terça-feira, 3 de março de 2009

Meia Palavra Basta # 6.



Faz tempo que não escrevo essa coluna né? Então aí está, começando com um de meus trechos favoritos (clique para ver maior) da clássica graphic novel "Ghost World" de Daniel Clowes, que infelizmente nunca foi lançada no Brasil. Como é que pode né? Essa é uma das HQs underground mais famosas de todos os tempos. Até o filme baseado no quadrinho já saiu no Brasil (se chama "Mundo Cão", altamente recomendado!). Vamos ficar na torcida que um dia a Conrad lance, eles já publicaram Daniel Clowes aqui e aqui.

A boa notícia é que a Cia. das Letras criou um selo somente para HQs, chamado Quadrinhos na Cia. e um dos primeiros lançamentos será "Blankets" de Craig Thompson, que eu ainda não li, mas diversas pessoas me indicaram, dizem que é muito boa. Espero!

Alguns devem ter notado que durante o carnaval o blog não foi atualizado. É que estava no Rio de Janeiro, participando ativamente no carnaval na cidade, pela primeira vez na vida. Adoro uma zoeira, então é óbvio que adorei. Conheci os blocos de rua e realmente é muito legal. Tem para todos os gostos, inclusive pros indies e roqueiros. O bloco que sai da Casa da Matriz e vai até a Pista 3 toca basicamente clássicos do rock em ritmo de marchinha. Dá pra se divertir bastante. Tava bem cheio e animado, apesar das piadinhas de que esse é um bloco de paulista haha!

Conheci também o Cachaça Cinema Clube, aonde assisti alguns documentários, dentre os quais um intitulado "Rock Paulista", de 1988. Teve um vídeo das Mercenárias que eu nunca tinha visto antes, foi o grande momento da noite. E olha que idéia fantástica: depois do cineminha os organizadores servem cachaça de graça, abrem uma pista de dança e ainda botam uma banda ao vivo pra tocar! Fala sério, que idéia genial. Tudo aconteceu no Cine Odeon, um cinema bem antigo que fica bem no centro da cidade, na Cinelândia. Nem lembro qual banda tocou.

Por falar em banda, domingo agora, no aconchegante Café Elétrico, vi o primeiro show do Your Favourite Songs.



Rapaz, que coisa linda. Pai e filha tocando um indiepop remanescente dos Softies, Marine Girls e Legendary Jim Ruiz Group. "Red and Grey" é um hit. O Fernando toca muito, dá para perceber que ele sabe o que tá fazendo. Selene e sua voz angelical deixava o local flutuando em nuvens. Como cover escolheram "Waterloo Sunset" dos Kinks. Já acompanho a Selene faz tempo. Lembro do Hífen, a primeira banda dela, uma coisa meio riot grrrl que eu realmente gostava, inclusive marquei show do Hífen no finado Atari Club! Depois ela montou o Zucchinies, já numa linha twee pop e agora temos o ótimo Your Favourite Songs, que sexta-feira, dia 06/03, toca seu segundo show no Berlin.

Por falar em shows, nossa senhora, tem show bom pra cacete essa semana. Hoje, terça, dia 03/03, tem o ótimo Holger no Studio SP. Vi eles no mesmo local semana retrasada e foi um dos shows mais divertidos dos últimos tempos. Hoje promete ser igual, se tudo der certo vou estar novamente dançando e cantando na primeira fila hehe. Dizem que eles vão tocar uma nova música, que segundo Eduardo Ramos "é a maior obra prima já feita por uma banda indie brasileira". Wow! Hahaha! Ainda vai ter Macaco Bong, que eu não gosto e Garotas Suecas, que nunca vi ao vivo.

Na sexta tem Gasolines as 21 h no Choperia do SESC Pompéia e depois Holger novamente, dessa vez na Funhouse. E sábado os prediletos da casa Haxixins, banda que procuro ir em todos os shows, toca novamente. Esse vai ser no Centro Cultural Popular Consolação, que fica na Av. da Consolação, 1987, próximo ao Metrô Consolação. Somente R$ 5 com nome na lista para pedrobonani(at)gmail.com.

É isso, até a próxima. Amanhã entra mais discos no blog. Opa, ia esquecendo de avisar: acaba de sair mais uma edição do indispensável Poeira Zine. Traffic na capa, Soft Machine etc etc.

3 comentários:

sol_moras_segabinaze disse...

Gilberto, vc está esquecendo do bloco fundado por mim, pelo Lariú e outros colegas, er, "indies" chamado Bloco dos Malditos, que já sai (ou fica parado haha) há uns 3 anos antes da Maldita de carnaval. Neste ano, rolou a banda DJ6 tocando músicas rock (tipo Pixies) com letras em português no espírito momesco. Apareça no próximo ano, quero botar pilha pra revivermos o lança-perfume! haha Uma das vantagens da loló é que não é diurético, poupando as ruas da onipresente urina. hehe

Gilberto Custódio Junior disse...

Pois é, esse bloco que eu fui era um pouco mais comercial haha, era mais da Casa da Matriz mesmo. Essa segunda-feira retrasada pretendia ir na Maldita, mas não deu. Esse ano ainda devo ir mais vezes ao RJ, tou agitando com Gordinho uma discotecagem, vamos ver se rola. Ano que vem estou no carnaval aí novamente se tudo der certo! Abraços!

Anônimo disse...

Opa Gilberto...estavamos na mesma área, só faltou o esbarrão e uma cervejinha!

abraços, Tadeu.