E quero compartilhar com vocês!!!
Nos primeiros meses de gravidez é muito comum as grávidas terem náuseas e tonturas constantes. No entanto, em muitas mulheres, esses clássicos sintomas gestacionais variam de intensidade e em outras nem são sentidos.
Mas isso não deve ser motivo de preocupação!
A médica obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Cecilia Helena Barboza afirma que não tê-los é normal. "Uma pequena parcela não relata sintomas como enjoo, vômitos e tontura. Já sintomas como urinar com maior frequência são bem mais comumente citados", diz.
Dra. Cecília afirma que o enjoo não tem uma causa bem estabelecida: "Alguns acreditam estar relacionado com os níveis hormonais, principalmente do beta HCG, que aumenta até por volta do terceiro mês e depois declina, coincidindo com o período mais comumente associado ao sintoma".
Outros, porém, confiam ser um sintoma psicossomático, mais relacionado com a parte emocional e psíquica de aceitação dessa nova fase. "A tontura está mais correlacionada com a queda de glicemia e/ou pressão arterial. Já os desejos alimentares não encontram respaldo científico, mas são evidenciados na prática clínica", informa Cecília.
Como todos os sintomas a obstetra explica que o aparecimento e intensidade dependem de vários fatores, como sensibilidade individual, capacidade de suportar mudanças, emocional, psicológica, ambiente, relacionamento com a família e com o parceiro, idade, desejo de engravidar,planejamento prévio e outros.
E se você já ouviu que o fato de não ter sintomas significa que terá uma criança do sexo masculino, pode desencanar porque é mito! "Não existe nenhuma relação entre o sexo da criança e os sintomas. Apesar de ter relato constante no consultório de azia relacionada ao cabelo do bebê, feto mais agitado relacionado a meninos, formato da barriga relacionado ao sexo, não existe nenhum embasamento cientifico conhecido", assegura a obstetra.
Dra. Cecilia narra que normalmente os sintomas gestacionais surgem após o atraso da menstruação e, em sua maioria, são motivados pelas alterações hormonais, predomínio da progesterona e aumento do beta HCG. "Alguns são causados pelas mudanças físicas da gestante. Porém, passados os três primeiros meses assintomáticos, a chance de não sentirem mais enjoos é real", afirma.
A ausência de enjoos, no entanto, pode ocorrer durante a gestação inteira. "Existem mulheres que não experimentam esse sintoma por toda a gravidez e ficam em dúvida, no início, se de fato de estão grávidas", relatou Cecilia Helena Barboza.
Por Stefane Braga (MBPress)