Faz alguns meses, escrevi sobre a crise do "terrible two" que estávamos vivendo antes mesmo de Alice completar 2 anos, lembram?
Pois bem, foram dias, aliás meses, BEM difíceis, desses da gente já achar que chegou ao limite.
Mas a BOA NOTÍCIA é que agora quase aos 2 anos e meio essa crise parece estar se acalmando.
Alice continua "surtada" (haha), ainda quer espernear aos "não", ainda quer achar que é a dona da razão e do mundo MAS também parece que está crescendo, compreendendo melhor as coisas, as nossas conversas estão sendo mais eficazes.
Ela quer assistir o desenho bem na hora do meu programa preferido, eu converso com ela, negociamos, explico que eu vou assistir o programa e ela vai fazer outra coisa e que depois, se ela se comportar, vai poder assistir o desenho.
Birras no shopping... Alice quer porque quer ir no parquinho do shopping brincar, mas estamos com pressa ou sem grana, sentamos com ela, explicamos o que viemos fazer ali, o quanto nos deixa chateados quando ela começa a agir daquela forma, que voltaremos em outro dia.
E por incrível que pareça, em vários dias tem funcionado!!!! #obrigadaSenhor
Lógico que tem dias que conversar as vezes até piora a situação rs mas no geral ela tem entendido bem nossas conversas e está bem mais cooperativa.
Birras são normais nesses primeiros anos da infância (e não, isso não tem nada a ver com a sua criação!) mas creio que isso não pode se tornar regra e sim, em momentos excepcionais.
Eu me perguntei muito o que faria para que essa fase passasse (lembrando que ela NÃO passou! Só teve uma melhora significativa!) mas a única coisa que descobri e é o conselho que posso dar: paciência!
É difícil mesmo! A gente pensa que vai pirar mesmo! Mas cada mãe vai descobrindo aos pouquinhos uma forma de lidar com as birras, de conversar a criança e agora eu tenho certeza... um dia vai passar! rs
Uma ótima semana para todos!!!