sábado, 31 de maio de 2008

Sulamericano 2008

O quarto sulamerciano JKA será realizado em outubro na cidade de Santiago, Chile. Se a organização for tão boa quanto a do primeiro sulamericano, realizado lá em 2002, podemos esperar um evento excelente. Nós, brasileiros, temos que treinar forte, pensando principalmente nos tarimbados lutadores argentinos, treinados pelo sensei Enoue, e liderados pelo Cristian Salvemini, que deve voltar a lutar depois da cirugia no joelho, que fez ano passado. Além dele, os sempre perigosos Jorge e Gastón, além de Daniel e Cristian Garcia, que devem retornar também.
Uruguaios e paraguaios têm o estilo de luta mais parado, sem tanta velocidade e versatilidade. Mas são muito fortes (especialmente os uruguaios) e deve-se evitar cruzar golpes ou bater de frente com eles. São perigosos, mas nem tanto.
Já os chilenos são da WKF, e usam a velocidade e as fintas características dessa federação. Muita calma para não cair no jogo deles, pois é exatamente isso o que querem quando ficam saltitando na nossa frente.
Os peruanos não costumam se destacar, e os venezuelanos são sempre uma incógnita. Levarão a equipe que costuma ir aos mundiais a JKA? É esperar para ver.
É treinar muito e montar uma equipe forte e unida para tentar manter a escrita, já que o Brasil é o único país a ir a todas as finais de luta por equipe nos sulamericanos JKA realizados até agora.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Lyoto Machida

Lyoto lutou nesse último sábado, subindo mais uma vez no ringue do UFC para defender sua invencibilidade. Dessa vez, enfrentou um astro local, que apesar de já estar na descendente em sua carreira, é um lutador com um histórico impressionante. Extremamente perigoso, Tito Ortiz teve o apoio de sua torcida e de sua imensa legião de fãs para tentar impor a primeira derrota da carreira do carateca brasileiro.
Mas Lyoto se mostrou confiante e tranquilo, como sempre, e dominou a luta desde o começo, sem se arriscar desnecessariamente. Com um bom mawashi jodan e uma joelhada que provocou um knockdown, passando em seguida para o ground and pound, ganhou por pontos em decisão unânime dos juízes.
É o karate shotokan brasileiro fazendo bonito mais uma vez. Agora será que vão dar a ele a chance de lutar pelo título? Ou será que ele pega o Lidell primeiro? Vamos ver.
Para quem não sabe, Lyoto já foi campeão brasileiro de kata e luta na JKA, e de kata, luta, luta por equipes e fuko-go no tradicional. Além de ter sido campeão panamericano individual e por equipes no Chile, em 2001, com a seleção brasileira de karate tradicional.

domingo, 25 de maio de 2008

começando...

Há muito tempo sinto falta de um espaço que divulgue o karate jka brasileiro. Temos o site oficial (www.nkkbrasil.com.br), que vem com agenda de eventos, resultados das principais competições, etc. Há também o site do Wagner Silveira (www.wsfotografias.com.br), que tem fotos magníficas das principais competições da jka, como brasileiros, sulamericanos, mundiais...

Mas acho que faltava um espaço com mais informações, interação, comentários, ranking... ou seja, um lugar onde todos os caratecas da jka do Brasil possam se encontrar, trocar idéias, e , principalmente, se informar.

Pois bem, depois de muito reclamar por não encontrar um espaço assim, decidi deixar de falar e passar a agir. Assim, iniciei esse blog como um lugar para que todos se sintam em casa. Notícias, novidades, fotos e entrevistas com os principais lutadores da jka do Brasil estarão aqui para que nossa arte marcial seja divulgada da melhor forma possível.

Um grande abraço a todos....OSS!