29.7.06

Pão de resíduo de soja (okará)

Eu e este pão temos uma relação de amor e ódio, a receita é do blog da Akemi. Deixe eu explicar melhor, já tinha tentado fazê-lo na primeira vez que preparei okará, mas o primeiro crescimento do fermento não deu certo e a massa não cresceu. Mas não desisti, fiz okará outra vez e fiz o pão novamente! Desta vez deu certo e os pãezinhos ficaram deliciosos, adocicados e macios. Não cresceram tanto quanto o da Akemi, mas ela sempre ganhou nesse quesito. rs
Quando as pessoas ouvem falar em "soja" sempre ficam imaginando que o sabor deve ser esquisito ou desagradável, mas isso é preconceito. O pão não tem gosto nenhum de soja, ele é rico em fibras e delicioso.


Pão de resíduo de soja

Ingredientes:
Fermento:
- 3 colheres (sopa) de fermento de pão ou um pacotinho de fermento biológico (usei 10g do fermento seco para pão)
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água morna

Massa:
- 1/4 de xícara (chá) de óleo de soja
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 2 xícaras (chá) de resíduo de soja (okará)
- mais ou menos 5 xícaras (chá) de farinha de trigo comum

Modo de preparo:

Fermento:
Em um recipiente (eu usei uma bacia muito grande na primeira vez e o fermento não cresceu, use um recipiente no qual o líquido não fique muito espalhado), dissolver o fermento com água e adicionar os demais ingredientes. Cobrir com plástico e, deixar em repouso para crescer, por 15 minutos. Se o fermento não der uma crescida após os 15 minutos pode ter certeza de que nem adianta continuar a receita, faça tudo outra vez.

Massa:
Misturar ao fermento o resíduo, o açúcar e o óleo. Adicionar aos poucos, a farinha de trigo, trabalhando a massa até que os ingredientes se unam e a massa se desprenda dos dedos. Sovar bem na mesa até ficar uma massa macia. Moldar os pães no formato desejado, dispôr em formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixar crescer por uma hora e, assar por 30 minutos em forno pré-aquecido(180oC).



***************************

These are wonderful okara (bean curd refuse) breads! It took some work to make them because i had to prepare the okara first, but they were worth it!


Okara Bread

For the sponge:
In a large bowl combine together 10 grams dry yeast, 3 tablespoons sugar, and 1 cup warm water (100 to 110 F). Let stand for 15 minutes.

¼ cup oil
3 tablespoons sugar
1 tablespoon salt
2 cups okara

3 to 4 cups flour

Add oil, sugar, salt and okara to the sponge after it bloomed. Mix well together and then start adding flour to the mixture, ½ cup at a time, until you get a smooth dough that doesn’t stick to your hands (you may or may not need all the flour). Put the dough on a bowl, cover with plastic and let it rise until doubled in size, about 1 hour.
Shape dough into desired shape, place it on greased baking sheet and let it rise for 20 more minutes. Bake bread at 350F for 20 to 30 minutes, depending on size of your bread.
Note: I baked mine in muffin tins and it took 20 minutes total. Also, the recipe did not say anything, but I brushed my rolls with egg wash before baking.


24.7.06

Como obter leite de soja e okará (resíduo de soja)

A Akemi do blog Pecado da gula vive postando receitas deliciosas que levam okará (resíduo de soja) e eu tenho dificuldades em achá-lo à venda por aqui. Entretanto, o problema foi resolvido, eu aprendi a obter o okará dos grãos de soja vendidos nos supermercados. Se a montanha não vai até Maomé, Maomé vai até a montanha! De quebra ainda sobra o leite de soja, dá para fazer tofu com ele, mas eu não tinha o produto químico para a coagulação.

Vi a receita em um programa de culinária japonesa da NHK (a tv japonesa), usei as mesmas medidas, mas há uma receita no site da Embrapa, lá você também encontra as receitas de tofu e outras que usam o okará. Achei o leite de soja obtido muito mais agradável do que aqueles que estão no mercado, ele não leva espessantes, açúcar e baunilha e você pode fazê-lo mais espesso ou ralo dependendo da quantidade de água que colocar.

Leite de soja e okará

300g de grãos de soja secos
cerca de 3l de água

Limpe e lave os grãos e deixe-os de molho em água de um dia para o outro (para a água, calcule cerca de 3 vezes o volume de grãos). Eles vão inchar bastante.


No dia seguinte leve 1 litro de água para ferver em uma panela grande.


Bata os grãos com a água no liquificador aos poucos (adicione mais água para ir batendo) e junte essa mistura à água fervente, cozinhe em fogo médio misturando sempre para não grudar no fundo. Quando levantar fervura (ele sobe como o leite), desligue o fogo e deixe esfriar. Filtre o leite de soja usando uma peneira forrada com um pano de queijo ou pano de prato limpo, esprema bem. O resíduo que fica no pano de prato é o okará. Agora é só empregar!


Na primeira vez que fiz, achei o leite meio ralo e diminui a quantidade de água, fiz uma segunda vez e achei o leite grosso, creio que o ideal é usar 2,8l de quantidade de água total para fazer o leite.



***********************************


Akemi from Pecado da gula is always posting delicious recipes whose main ingredient is okara (bean curd refuse) which i can't find on sale anywhere here. So I had to make it myself if i wanted to try Akemi's recipes. The process is simple and you obtain not just okara but soymilk as well.
I've seen this recipe on a NHK program.


Okara and soymilk

300 grams soybeans
About 3 liters water

Soak the beans in water overnight; they will soften and get swollen.
On the next day put 1 liter of water in a big pan and bring it to a boil.
While the water comes to the boil, process the soybeans in a blender, adding the water that it was soaked as necessary.
Add the processed soybean mixture to the boiling water and cook over medium-high heat, stirring frequently so that it does not stick to the bottom of the pan. When the mixture reaches the boil, turn of the heat and let it cool down in the pan. After cooled, strain the milk using either cheesecloth or a very fine sieve. The liquid is your Soymilk, and the residue left in the cloth (or sieve) is the okara.



21.7.06

Pão de queijo do Baby Beef Rubaiyat

Voltei a SP outra vez ontem, os "pedaços" de computador que O comprou na semana passa deram problema e lá fomos nós até a loja no Tatuapé, aliás, foi a primeira vez que fui ao Tatuapé. Longe, longos minutos na ida e na volta pela Marginal do Tietê, muita poluição, cheiros estranhos. Felizmente tudo foi resolvido bem rápido e voltamos para casa após o almoço. Enquanto esperávamos o conserto do computador na assistência técnica, ficamos lendo jornais.

Foi assim que descobri que o Estadão tem um encarte sobre culinária às quintas, como geralmente leio apenas a Folha pela internet, não tinha conhecimento disso. Havia algumas receitas de pão de queijo servidos em restaurantes da cidade, fiquei com tanta vontade de experimentar que, na volta passei por um supermercado e comprei um pedaço de queijo mineiro para fazer uma das receitas. Escolhi a do Baby Beef que me pareceu mais simples, as outras duas (do Rodeio e do Varanda Grill) alimentariam um batalhão e eu não queria ter que dividir a receita por 4 para preparar em casa. Dividi a do Baby Beef em duas e deu certinho, usei dois ovos e quase nada de leite para dar o ponto. A quantidade de queijo pode assustar (1kg), mas vale a pena! Ele tem uma casquinha crocante por fora, muito boa.

Li apenas depois, nas folhas internas do encarte, que é melhor modelar os pães com grande quantidade de queijo em formas cilindricas e meio compridas porque as bolinhas tendem a ficar achatadas (como as minhas), mas estava com pressa de comer e todas acabaram redondas, inclusive as que coloquei no congelador.

Se quiser que a receita renda as 100 unidades mencionadas (50 no caso de meia receita), faça pãezinhos beeeem pequenos.

Espero testar as outras.

Nota: Não posso reclamar mais da Canon, lembram que o visor da minha câmera fotográfica tinha ficado escuro e a moça que me atendeu disse que o conserto poderia ficar em R$400,00? Liguei para a assistência hoje para saber o orçamento e me disseram que o conserto seria cortesia, pois era um defeito de fábrica e a empresa estava substituindo as peças no mundo inteiro (como no recall dos carros), só vou ter que esperar 90 dias. Ainda assim, é melhor do que pagar os R$400,00!

Clique na imagem para ampliar a receita

9.7.06

Carne Louca

Como gosto de lagarto! Deve ser um dos cortes que mais aparecem na minha cozinha. Nunca tinha preparado carne louca, mas me deu vontade e preparei esta aqui baseada em várias receitas que vi. Ficou muito, mas muito, boa! Dizem que dá bons sanduíches, mas não sobrou nenhum pedaço para experimentar.


Carne louca

1 peça de lagarto
(as medidas e o tempo de cozimento servem para um lagarto de até 1kg)
1/2 x. de vinho branco (ou água)
1/2 x. de vinagre de vinho branco (ou outro vinagre claro)
1 folha de louro

Doure o lagarto inteiro de todos os lados em uma panela antiaderente sem óleo. Transfira para uma panela de pressão, junte o vinho, o vinagre e a folha de louro, feche e cozinhe em fogo bem baixo por uma hora. Espere esfriar (recomendam deixar na geladeira por algumas horas antes de fatiar, mas eu não fiz isso) e corte em fatias bem finas. Reserve o líquido do cozimento que sobrou na panela de pressão.

Molho:
líquido que sobrou na panela de pressão (ele é ácido, uso no lugar do vinagre)
1/2 maço de coentro picado
1/2 maço de salsinha picado
1 pimentão vermelho (ou verde) em fatias
1 cebola em fatias
1/2 x de azeitonas verdes sem caroço picadas
1 talo de salsão picado
1 punhado de alcaparras
azeite, sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes. Faça camadas de carne e do molho. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira.


********************

I'm without time to translate all the recipes, but if you want me to translate some of them, please ask me and I'll do it gladly!

8.7.06

Pão de centeio com sementes de linhaça

Acho que descobri o que faz com que meus pães não cresçam na máquina, parece que ela não esquenta muito quando começa a assar e por isso a massa murcha. Segundo meu marido, pode ser a oscilação da corrente elétrica aqui de casa, para vocês terem uma idéia, eu não uso nenhuma das funções especiais do meu microondas com medo de que ele estoure algo. Desta vez, usei a máquina apenas para amassar os ingredientes, depois, retirei a massa e modelei os pães (maneira de dizer porque eu não sei modelar nada, limitei-me a fazer algo parecido com bolas), deixei crescer um pouco, coloquei no forno e, surpresa, eles cresceram muito! Já estava feliz com isso, mas quando experimentei o pão fiquei mais feliz ainda, deeeeelicioooosoooo! Lembra vagamente o pão do Outback, levemente adocicado, estou viciada. Receita do allrecipes.

Pão de centeio com sementes de linho

1 1/8 x de água morna
2 c. sopa de melado
1 c. chá de sal
2 x de farinha de trigo
1 1/2 x de farinha de centeio
3 c. sopa bem cheias de açúcar mascavo
1 c. sopa de cacau em pó (sem açúcar)
3/4 x de sementes de linho (opcional)
2 c. chá de fermento biológico em pó

Coloque os ingredientes de acordo com as recomendações do fabricante da máquina de pão. Escolha a função amassar, quando terminar, retire a massa, modele os pães e coloque-os sobre uma assadeira enfarinha. Deixe crescer por cerca de 1 h e asse até dourar.

********************

Find this marvelous, delicious, dark rye bread recipe here. (I've just used 3/4 cups flax seeds instead of the caraway seeds).