domingo, novembro 30, 2008

Pedro Rodrigues reeleito Presidente da JSD


Pedro Rodrigues foi hoje reeleito Presidente da CPN da JSD com 308 votos contra os 245 do seu opositor Bruno Ventura. A JSD Seixal endereça os parabéns aos vencedores.

Na lista de Pedro Rodrigues foi eleito o nosso companheiro e Presidente da JSD Seixal Miguel Pina Martins. O companheiro Pedro Pólvora foi ainda eleito para o Conselho Nacional.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Situação financeira "é insustentável


Sai esta noticia no Expresso:

O PCP admite que a sua situação financeira "é insustentável", mas o secretário-geral dos comunistas pretende que "a situação de tesouraria" seja resolvida mantendo "intocável" o "valioso património" do partido.
A situação financeira é má, as teses a apresentar ao congresso nacional do próximo fim-de-semana admitem resultados negativos de 2,1 milhões de euros, mais de 500 mil euros/ano de 2004 a 2007,e Jerónimo de Sousa defende que é preciso "esforço" e "criatividade" no financiamento do partido.
"Temos de resolver a situação de tesouraria com meios próprios, mantendo esse património que é herança de milhares de militantes que contribuíram para que aqui chegássemos", afirma Jerónimo de Sousa.
O líder comunista admite que o PCP é "um partido com um valioso património - o prédio da sede nacional, em Lisboa, a Quinta da Atalaia, Seixal, onde se realiza anualmente a festa do 'Avante!', e centenas de sedes de Centros de Trabalho espalhados pelo país". Esse "património muito valioso" deve "ser intocável", acrescenta.
De 2004 a 2007, lê-se nas teses, as contas do "partido da classe operária e de todos os trabalhadores" apresentaram "resultados negativos", sendo o "resultado operacional" negativo de 2,1 milhões de euros, mais de 500 mil euros/ano. "A situação actual é insustentável, exigindo o apuramento de orientações" no futuro próximo, lê-se no projecto de resolução política.
As teses propõem, entre outras medidas com vista ao "equilíbrio financeiro", um "aumento das contribuições de eleitos e membros do partido nomeados em cargos públicos" e um aumento do valor da quota, "tendo como referência 1% do vencimento (ou remuneração)" do militante.
É ainda proposto que se responsabilizem "mais camaradas" pela cobrança das quotas em todos os organismos, "tendo como referência um para cada 20 membros do partido", apelando-se ao pagamento por transferência bancária e por Multibanco. A proposta sugere uma política de "gestão, contenção e mesmo redução de despesas", em especial de "custos de estrutura" que não "implicam directamente com a acção política".

Em suma: O património é intocável... Mas aumentar nas quotas já se pode tocar! Quase que parece um governo PS!

XX Congresso Nacional da JSD



Inicia-se hoje o XX Congresso Nacional da JSD que decorrerá nos próximos 3 dias em Penafiel.

Disputam a liderança, numa reedição do confronto de Espinho de 2007, Pedro Rodrigues (o actual Presidente da JSD) e Bruno Ventura.

A JSD Seixal conta com quatro delegados a este Congresso: Miguel Pina Martins; Pedro Pólvora; Mauro Santos; Davide Ferreira.


Perguntar por Perguntar

Já agora, em que situação é que se encontra a 2ºfase da Candidatura ao QREN com vista á requalificação do Bairro Quinta do Cabral, na Arrentela ?


É que segundo me lembro, e não vou dizer mal do 6 milhões, mas segundo me lembro o Sr. Presidente de Câmara disse-nos em Assembleia Municipal extraordinária marcada para o efeito de discutir a incompetência desta perda, que uma 2ºfase iria ser aberta para o Seixal, e neste enquadramento eu pergunto Sr. Presidente:

Como é que está o andamento desta candidatura? E não aceito desculpas ou subterfúgios de choques tecnológicos como resposta para aquilo que é o fracasso da sua gestão.

quinta-feira, novembro 27, 2008

Segundo a propaganda, 2009 vai ser em grande!

À semelhança dos nossos amigos aqui do Seixal os senhores do Governo também gostam muito de promessas em véspera de eleições autárquicas.

Apesar das dúvidas ainda existentes relativamente à viabilidade económica do Metro Transportes do Sul, o Ministro Mário Lino (o mesmo que disse que a Margem Sul era um deserto) vem agora dizer que “O Governo não vai parar o desenvolvimento do MST. Já estamos a trabalhar e a estudar as extensões ao Seixal e ao Barreiro, porque sabemos que vão revolucionar todo o sistema de mobilidade da Margem Sul", sendo que o edil do Seixal diz que “É fundamental que esteja a funcionar em 2013 e há condições para isso."

Uma maravilha, portanto. Pelo menos para a concessionária. É que nos termos do contrato actual, aquilo é lucro garantido!

Por outro lado, parece que, finalmente, o concurso público para a construção do Hospital do Seixal vai ser lançado no próximo ano. A informação é da autarquia.

Face a tudo isto, o ano de 2009 vai certamente ser em grande para o Seixal. Metro e Hospital para breve. O que é que poderíamos querer mais?

quarta-feira, novembro 26, 2008

Mural da Discórdia: os anarquistas juntam-se as comunistas!



No Mural da Discórdia existem agora novas pinturas. Os anarquistas juntaram-se à causa comunista e deixaram, na mesma parede, as inscrições que as imagens nos mostram.

terça-feira, novembro 25, 2008

25 de Novembro

Um dos dias mais democráticos que conheço.

segunda-feira, novembro 24, 2008

JSD Seixal TV

Neste vídeo iremos abordar o tema dos Esgotos não tratados do Seixal.
Cuidado, contém imagens susceptíveis de chocar os espectadores mais sensíveis.

Pelo Hospital do Seixal


Estivemos presentes numa iniciativa que reúne o consenso de todas as forças políticas do concelho: O Hospital do Seixal.

Centenas de pessoas compareceram nesta iniciativa da comissão de utentes para reivindicar ao Governo que não adie mais uma situação para um problema que é já insustentável.

A JSD Seixal acredita que com a ajuda de todos é possível realizar este projecto.

sábado, novembro 22, 2008

Pelo Hospital do Seixal


A JSD Seixal, convicta da necessidade da construção de um hospital que proporcione melhores condições de acesso à saúde, está com a população na luta pela construção de um Hospital no Concelho do Seixal.

Assim, e face a mais uma afronta a este Concelho feita pelo Governo, não podemos deixar de participar em todas as manifestações de protesto contra a surdez do PS. O Hospital do Seixal foi considerado a 3.ª prioridade na rede hospitalar Nacional, no entanto, o Governo lançou recentemente o Concurso Público para a construção do Hospital de Vila do Conde – 6.ª, prioridade - e Concurso Público para a construção do Hospital de Évora – 4.ª prioridade. Não podemos dissociar esta decisão do facto de ambas as Câmara Municipais serem do Partido Socialista.

Por isso, apelamos à participação de todos para que no próximo domingo dia 23, entre as 10h e as 12h façamos um pouco de exercício físico e simultaneamente façamos ouvir a nossa voz exigindo do Governo o lançamento, sem mais demoras, de Concurso Público para a Construção do Hospital no Seixal.

sexta-feira, novembro 21, 2008

Conselho Municipal Juventude no Barreiro

Não é que o Barreiro seja o meu exemplo de uma autarquia bem gerida, mas tenho de reconhecer que no Barreiro, e daquilo que eu tenho conhecimento, volta e meia aparecem novas formas de fazer política bastante interessantes e que visam permitir uma maior aproximação entre as pessoas e os eleitos.

Estou-me a recordar de uma medida aprovada pelo executivo no Barreiro, que permite que as reuniões da autarquia sejam transmitidas em directo pela Internet , a outra medida que me agrada e não vejo igual correspondência por parte deste executivo no Seixal, é o Barreiro não ter vergonha de assumir a CUF do Industrial Alfredo da Silva como seu património legitimo e um legado para as próximas gerações, e por ultimo, surpreendam-se com o Barreiro porque este criou um Conselho Municipal de Juventude, uma proposta já antes reivindicada pela JSD Seixal em Assembleia Municipal e que foi chumbada pelo executivo da CDU, delimitando assim fortemente a Juventude do Seixal na sua intervenção pública e política.

Sendo os 2 concelhos administrados pelo PCP não conseguimos compreender esta dualidade de critérios, dando o PCP do Seixal razão quando nos queixamos que no Seixal faz falta democracia e humildade ao executivo da CDU.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Imagens dos eventos


Como anunciado pelas 19 horas, tivemos a oportunidade de estar com o Bruno Ventura, que explicou em breves traços as linhas programáticas do seu projecto de candidatura à nacional da JSD.

Houve ainda tempo e disponibilidade para uma série de perguntas e respostas ao candidato.



Posteriormente, as 21 horas, Fernando Negrão e Felícia Cabrita proporcionaram um colóquio sobre um tema que esta na ordem do dia: Políticas Públicas de Segurança.

Houve ainda espaço para debate, não se esquivando os convidados de responderam as perguntas da audiência, e já passava da meia noite quando se deu por encerrado o debate.

Em nome da JSD Seixal um agradecimento aos convidados e também aqueles que estiveram presentes.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Bruno Ventura no Seixal


O candidato à presidência da JSD, Bruno Ventura, vai hoje estar presente na sede do PSD Seixal a partir das 19:00, para esclarecer os militantes e delegados ao próximo Congresso Nacional da JSD sobre as suas ideias e projectos.

Conferência: Politicas Públicas de Segurança: onde estamos a falhar?


É já hoje que se irá realizar na sede do PSD Seixal um debate promovido em conjunto pela JSD Seixal e pelo blog Psicolaranja subordinado ao tema: Politicas Públicas de Segurança: onde estamos a falhar?

terça-feira, novembro 18, 2008

O pior da União Europeia...




O título nada honroso de pior Ministro das Finanças da União Europeia cabe ao Ministro das Finanças Português - Teixeira dos Santos.

A notícia vem no conceituado jornal Financial Times.

O jornal britânico usa três critérios principais: economia (segundo vários indicadores económicos), política (baseado nas opiniões de um painel de economistas e comentadores) e estabilidade.

Ver a notícia aqui

Ponte sobre a A2 nos Foros de Amora


A imagem que hoje trazemos é da ponte que passa por cima da A2 na zona dos Foros de Amora, um local onde passam diariamente milhares de veículos e de pessoas ligando a Cruz de Pau aos Foros de Amora.

Como podemos observar pelas imagens a zona para a circulação pedestre nesta ponte é verdadeiramente exígua, sendo certo que não ultrapassará um metro de largura.

Sabemos que nesta ponte passam diariamente alguns milhares de pessoas a pé, em particular jovens que se dirigem para as escolas e também muitos idosos, sendo que o espaço reservado para a sua circulação é insuficiente e as coloca em risco.

Estamos certos que a responsabilidade pela execução de uma obra que permita que se circule a pé de uma forma mais segura não depende inteiramente do poder camarário. Mas basta observar este exemplo (que está a causar profundo constrangimento junto da população e o seu descontentamento) para verificar que a Câmara Municipal do Seixal também pode solicitar, junto das entidades competentes, os melhoramentos em questão.

Por ora fica meramente a chamada de atenção, que certamente se consubstanciará numa Moção à próxima Assembleia Municipal, caso o poder político não dê a devida atenção.

segunda-feira, novembro 17, 2008

Novos órgãos distritais da JSD

Decorreram este sábado as eleições para os novos órgãos distritais da JSD que culminaram com a eleição do nosso companheiro Miguel Pina Martins como Presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal e ainda dos nossos companheiros Mauro Santos, Pedro Sousa e Daniel Geraldes.

A lista eleita tem a seguinte composição:

Presidente: Miguel Pina Martins
Vice-Presidente: Miguel Salvado
Vice-Presidente: Mauro Santos
Vice-Presidente: Jorge Tavares
Secretário-Geral: Pedro Margarido
Vogal: Tiago Alves
Vogal: Joana Hásse
Vogal: Adriana Nunes
Vogal: Tânia Morais
Vogal: Tiago Reis
Vogal: Pedro Sousa
Vogal: Paulo Sabino
Vogal: Sara Correia
Vogal: Daniel Geraldes
Vogal: Tiago Barbosa

Jantar do "Comércio do Seixal e Sesimbra"



A JSD Seixal esteve presente no 1ºaniversário do Jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra".

Jornal esse que ao longo deste ano de existência ajudou a informar a população, sendo um espaço onde as várias forças politicas fazem passar a sua mensagem livremente no exercício da liberdade de expressão .

Os nossos sinceros parabéns e o desejo de continuação de um bom trabalho.


domingo, novembro 16, 2008

Posição oficial do PSD Seixal

O PSD Seixal emitiu a sua posição sobre as obras que estão a ser efectuadas no cruzamento na EN, junto á Galp- Fogueteiro.

"O PSD/Seixal vem ainda solicitar esclarecimentos relativamente ao papel da CMS neste assunto uma vez que as afirmações do sr. Vereador Joaquim Santos são desmentidas por um ofício da Direcção Geral de Estradas datado de 7 de Novembro último onde se lê "…que a colocação física do separador central, com o inerente fecho do acesso a essa rua de viaturas provenientes de Sesimbra/Lisboa/Setúbal, foi solicitada pela Câmara Municipal do Seixal…".

A JSD Seixal solidariza-se com os moradores e comerciantes e com os que os sofrem diariamente com os erros da gestão do PCP, que por se encontrar já em campanha eleitoral, não tem em conta os interesses dos munícipes, apenas tem em conta os seus interesses eleitoralistas.

sábado, novembro 15, 2008

Blog Psicolaranja no Seixal


A JSD Seixal em conjunto com o blog Psicolaranja vai organizar no próximo dia 19 de Novembro na sua sede uma conferência/debate subordinada ao tema: Políticas Públicas de Segurança: onde estamos a falhar?

Esta conferência/debate terá como oradores Felícia Cabrita (do Jornal Sol) e o deputado Fernando Negrão.

Contamos com a presença de todos.

sexta-feira, novembro 14, 2008

O que fizeste do nosso Seixal,PCP???


É curioso ver os dois principais responsáveis pela betonização maciça do Concelho do Seixal juntos: o ex-Presidente da CM Seixal Eufrázio Filipe ao Centro e o actual Presidente da CM Seixal, o Professor Alfredo Monteiro, ao seu lado. Estes dois senhores juntos conseguiram aumentar a população do Seixal em 100 mil pessoas em cerca de 30 anos sem que para isso tivessem tido em conta as infra-estruturas necessárias, sendo neste momento o Concelho do Seixal uma manta de retalhos no que ao ordenamento do território diz respeito e com os projectos faraônicos de betão que tem previsto trazer para o nosso Concelho, serão mais de 50 mil novas pessoas (estimativas por baixo), fixando a população no Seixal em cerca de 220 mil pessoas (cerca de 2% da população portuguesa), causando o colapso total dos serviços públicos. Assim é caso para perguntar:
o que fizeste da nossa Natureza CDU??

quinta-feira, novembro 13, 2008

A Liberdade de Expressão continua a ser ameaçada no Seixal




Apesar de nos terem mais uma vez vandalizado um dos nossos cartazes, fico feliz por saber, que até aqueles que são contra a democracia e a liberdade de expressão, acreditam tanto como eu que no Seixal está a ocorrer uma mudança. Força Dr. Paulo Edson.

Mais de 30.000 visitas


O blog da JSD Seixal atingiu hoje as 30.000 visitas e mais de 62.000 pages views, tendo no mês de Outubro ultrapassado as 3.300 visitas.

Este blog é cada vez mais um espaço de informação e discussão para todos aqueles que se preocupam com o que se passa no concelho do Seixal e comprometemo-nos a continuar a apresentar as nossas ideias para o futuro da terra onde vivemos e a denunciar os seus verdadeiros problemas.

A Blogosfera continua a crescer...



Um deputado da Assembleia da República na sua tentativa de aproximar eleito de eleitores cria um espaço de reflexão na Blogosfera, fica aqui o link.

Miguel Pereira Almeida

quarta-feira, novembro 12, 2008

Nós existimos para isto, servir os seus interesses!!!


Cada vez mais se assiste, por parte dos nossos munícipes, a demonstrações de confiança nos lideres de Oposição no Seixal, é um muito bom prenúncio que demonstra que há de facto muito capital politico na Oposição no Seixal, e esta cada vez mais é uma alternativa a sério para o Seixal, e demonstra evidentemente que o PCP não consegue corresponder as expectativas da nossa população, senão reparem (aqui) (aqui). Da minha parte, uma palavra de agradecimento por este enorme voto de confiança dado pela sociedade civil do Seixal, aos Partidos da Oposição.

terça-feira, novembro 11, 2008

Estão cheios de mural!


Ainda recentemente falámos aqui de dois militantes da JCP que estavam a ser julgados pelo crime de dano em virtude de terem pintado um mural num viaduto público em Viseu.

Ora, de acordo com esta notícia do Jornal Público, estes dos militantes da JCP foram condenados pelos factos praticados.

Não nos vamos aqui pronunciar sobre a realidade jurídica – que é complexa – no que a esta matéria diz respeito, mas queremos chamar à atenção para uma frase da advogada da defesa – Odete Santos, representante dos paladinos da democracia e da justiça! – que consideramos de lapidar:

“Se for para o Sul, onde a CDU tem a maioria nas Câmaras, não encontra nenhuma perseguição assim, nem uma só. O que eu quero dizer é que onde as Câmaras são geridas por gente democrata as regras que se cumprem são as regras da democracia"

É pena é que a excelsa ex-deputada não se recorde do que se passou com a JSD Seixal e o processo levantado contra esta estrutura política devido à colocação de um outdoor em Corroios que resultou numa tomada de posição pela Comissão Nacional de Eleições a favor da pretensão da JSD Seixal.

Comunicado Candidatura





Comunicado de Imprensa


Candidatura à Distrital de Setúbal da JSD



Vimos por este meio anunciar a nossa candidatura à Distrital da JSD de Setúbal. Após cinco anos à frente dos destinos da Comissão política de Secção da JSD Seixal, entendemos que chegou a altura de procurar um novo desafio.


Após os últimos anos de uma liderança forte e marcante na Distrital da JSD, a nossa candidatura apresenta-se com o objectivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, delimitando dois objectivos chave:


- Entusiasmar os Jovens do nosso Distrito a participarem mais na vida política activa, numa altura em que os políticos estão cada vez mais afastados dos jovens e vice-versa;


- Dar a conhecer a toda a população do nosso Distrito as nossas ideias e ideais de forma a encontrar o caminho da vitória nos actos eleitorais que se avizinham em 2009


Este projecto contará com elementos de norte a sul do Distrito para dar força a esta candidatura.


As eleições irão decorrer no próximo sábado dia 15 de Novembro na Pousada da Juventude de Almada a partir das 16:30.





Pela Candidatura:


Miguel Pina Martins


segunda-feira, novembro 10, 2008

PSD Seixal na SIC


Esta foi a mensagem que passou para todo o país! O PSD diz que, como nos Estados Unidos, não há vitórias impossíveis.


Obrigado a todos os que nos ajudaram a passar esta mensagem. Temos de ter esperança pois vivemos tempos de mudança, e essa mudança mais tarde ou mais cedo chegará ao Seixal.

Falta de bom senso e criterios

Ler para o mim o Boletim Municipal, é um momento tão especial como ler um dos romances do Miguel Sousa Tavares. É bonito como um jardim de éden, enternecedor como o Romeu e Julieta e mentiroso como as historias de carochinha que nos contam, mas enfim, é uma panóplia de sentimentos que me assaltam, confesso.

Para além de saber o seu custo anual e achar que é outro assalto ao erário publico e saber que está ao serviço do executivo comunista, desconheço-lhe mais alguma função de utilidade, mas confesso que quinzenalmente o devoro à procura de mais e melhor informação sobre o que se passa no Seixal e confesso que não fazia ideia de ler no Boletim Municipal de 7 de Novembro, noticias atrasadas de 10 de Outubro e que referem o Seixal Grafitti. Mas nem é sobre esta parvoíce a imitar cultura que me vou pronunciar, mas sobre o gap de um mês que antecede a publicação desta noticia, sabendo que ela podia ter sido claramente publicada no Boletim Municipal de 24 de Outubro, mas não o fo, e o mais triste é quando sei que no Seixal Grafitti esteve lá um grande Writter internacional (como majestaticamente são apresentados os sujeitos no BM) que assinava com o nome artístico, imaginem de, TOLAS.

Isto apenas para mostrar a falta de critério e bom senso que impera na publicação do Boletim Municipal, não tendo lógica uma noticia ter sido publicada depois de um mês de ter acontecido o evento, ou então isto aconteceu devido á tomada de posição da Oposição contra o Seixal Grafitti e a consequente vandalização pela JCP do mural na Antiga Fabrica da Arrentela, tendo o executivo preferido deixar a poeira assentar, para depois graciosamente publicar a noticia do Seixal Grafitti, sem que houvesse comparações de Arte.

Mas infelizmente para mim, as sucessões de asneiras não terminam por aqui, se formos curiosamente ler a Agenda Municipal nº29 correspondente ao mês de Setembro/Outubro , e curiosamente lermos também o editorial, ficamos a saber que o nosso Presidente de Câmara diz uma frase que têm tanto de giro como encapotado e político, que é a seguinte : "Depois da Festa do Avante, recomeça a programação regular de espectáculos no Auditório Municipal", o que claramente mistura o institucional (CM Seixal) com uma festa de cariz politica e privada (PCP), criando uma cumplicidade que não pode nem dever existir num Estado de Concelho Democrático.

E para acabar com as curiosidades, sobre o 172º Aniversário do nosso Concelho, nem uma pagina sobre o assunto, é que pelo que consta não dá votos, e o PCP Seixal já esta claramente em campanha eleitoral.

domingo, novembro 09, 2008

JSD Seixal TV

sábado, novembro 08, 2008

Moção - Abrigo de Paragem de Autocarros




Considerando que:


- Existem várias paragens de autocarros na EN 10, na Zona do Fogueteiro junto ao Nó da A2;

- Nenhuma destas paragens tem qualquer tipo de protecção para os seus utilizadores;

- Os utilizadores destas paragens necessitam de esperar em cima da berma, colocando a sua integridade física em risco devido à falta de sinalização destas, em plena EN 10;

- Há mais de 30 anos que a CDU prometeu a criação destes abrigos.

A Assembleia Municipal do Seixal, reunida na sua sede aos 31 dias de Outubro de 2008 delibera:

- Que a Câmara Construa os abrigos nas paragens de autocarros mencionadas

Moção chumbada com os votos do PCP


Moção apresentada pelo Presidente da JSD Seixal Miguel Pina Martins na Assembleia Municipal de dia 31 de Outubro.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Diz-me com quem andas...

De acordo com o último Boletim Municipal, a Câmara Municipal do Seixal (CMS) esteve recentemente representada no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) que decorreu de 22 a 26 do mês passado, integrado no Espaço Seixal conjuntamente com um conjunto de empresas que se encontram a promover vários projectos no nosso concelho, como são os casos da Urbindústria, o grupo A. Silva e Silva e o grupo Libertas.

Gostaríamos de saber o que é que os nossos leitores pensam do facto de a CMS estar ao lado num salão imobiliário com as empresas a quem concedeu alvarás de loteamento, ajudando a promover (completamente fora das atribuições conferidas pela lei às autarquias) empreendimentos imobiliários.

quinta-feira, novembro 06, 2008

O Hospital do Seixal e o (des)ordenamento do território!

O Daniel Geraldes, no seguimento deste texto publicado no blog Seixal Sim pelo membro da Assembleia Municipal do Seixal pelo PCP, Dr. Paulo Silva (?), colocou esta questão.

Ora, de acordo com a informação disponibilizada pela Câmara Municipal do Seixal, o nosso concelho, entre 1970 e 1981 aumentou a sua população em 134,1% (o que corresponde a cerca de 50.000 novas pessoas). A média da Área Metropolitana de Lisboa (Sul) foi de 45,1% neste período, significativamente inferior à registada no Seixal.

No período entre 1981 e 1991 a população do nosso concelho cresceu 31,1% (o que corresponde a cerca de 27.000 novas pessoas). A média na Área Metropolitana de Lisboa (Sul) foi de 9,6% neste período.

Entre 1991 e 2001 o aumento cifrou-se nos 28,5% (o que corresponde a cerca de 33.000 novas pessoas). A média na Área Metropolitana de Lisboa neste período foi de 11,6%.

De acordo com os dados disponíveis no INE, no ano de 2007 habitavam no concelho do Seixal 173.406 pessoas, o que corresponde a um crescimento de cerca de 23.000 pessoas em apenas 6 anos.

Pelos dados que apresentámos, a evolução do crescimento populacional no concelho do Seixal é significativamente superior à média da AML, quer Norte, quer Sul e muito superior à média do crescimento (que em alguns casos é mesmo negativo) populacional em Portugal.

Face aos dados de que dispomos relativos às aprovações de novos alvarás de loteamento e aos Planos de Pormenor que têm sido elaborados e que prevêem a construção de milhares de novos fogos e tendo em consideração que nos primeiros 5 anos posteriores aos censos de 2001 a população do Seixal já aumentou em mais de 23.000 pessoas, é lícito que se diga que se prevê um continuado aumento da população do nosso concelho nos próximos anos.

Tudo isto está directamente relacionado com a construção do novo Hospital do Seixal, obra que a JSD Seixal considera importante para o aumento da qualidade de vida da população do nosso concelho.

No entanto, é preciso deixar bem claro algo que não é mera hipótese, mas facto assente: a Câmara Municipal do Seixal, através das suas políticas de (des)ordenamento do território é a principal responsável pelo facto de a população do Seixal não estar a receber os melhores cuidados possíveis no âmbito geral da assistência hospital e em particular da assistência médica.

Uma vez que não existe articulação entre a aprovação de projectos imobiliários e a necessária construção dos equipamentos que vão proporcionar qualidade de vida (hospitais, estradas, escolas, centros de saúde, etc.), estranhamos o tom acusatório com que a CMS aponta o dedo ao poder central e o responsabiliza pelo facto destes equipamentos não estarem construídos.

Em nosso entender, a politica de ordenamento do território no concelho do Seixal é desproporcionada em relação à realidade do resto do território nacional. Assim sendo, a pergunta do Daniel Geraldes é obviamente pertinente, sendo a resposta do Dr. Paulo Silva demagógica e irrealista. Ficamos à espera de melhores esclarecimentos.

Fiz esta pergunta???

"Há aqui uma coisa que me faz um certa confusão, eu sou claramente a favor do Hospital do Seixal, mas visto que temos um enorme problema no que a cuidados médicos de saúde no nosso Concelho diz respeito, não acham que para tentar minorar esse problema, o executivo devia diminuir (ou parar) claramente os números de construção civil habitacional no nosso Concelho, ou seja, se o Hospital a Curto Prazo não é ainda uma realidade, e no curto prazo constroem-se no Concelho mais umas dezenas de milhar largas de Habitações que faz com que o Concelho cresça perto de 50 mil pessoas (estimativas por baixo) cria ainda um maior problema no sector da saúde, causando mesmo o seu colapso.

Ou seja,trocando por miúdos, mais 50 mil pessoas a residir no Seixal, e com a debilidade no sector da saúde que temos, não é claramente, uma péssima politica da Câmara,visto que sabe de antemão que não vai conseguir corresponder as expectativas,aumentado desproporcionalmente a população sem ter a conta os serviços básicos de saúde de uma sociedade????"

quarta-feira, novembro 05, 2008

Militantes da JCP levados a Tribunal


Na passada semana dois militantes da JCP sentaram-se no banco dos réus do Tribunal de Viseu.

Os jovens em questão foram identificados pela PSP aquando a pintura de um mural alusivo ao 8º Congresso da JCP, e por decisão do Ministério Público e da Câmara Municipal de Viseu acusados de "desfiguração da parede de um viaduto público, o que configura um crime de dano". Ora, como é do conhecimento dos nossos leitores, no nosso concelho a pintura de murais pela Juventude Politica supra citada é uma prática recorrente, no entanto, a Câmara Municipal do Seixal "inexplicavelmente" nada faz para contrair este tipo de danos.

Recorde-se ainda, que este executivo camarário já adoptou posições parciais, condenando o Outdoor da JSD relativo à Alternativa à Estrada Nacional 10.

Ora a questão que se coloca é, quando é que a Câmara Municipal do Seixal adopta uma posição imparcial nesta matéria e segue o exemplo do executivo de Viseu condenando este tipo de propaganda política?!

Para mais informações consultar a noticia do DN em http://dn.sapo.pt/2008/10/30/nacional/jcp_pintou_mural_pediu_condenacao_da.html.

Sim, nós também conseguimos










Após a significativa vitória de Barack Obama, cumprindo na plenitude o "sonho Americano", torna-se imperioso o mundo perceber o simbolismo desta vitória, que permitirá que doravante não haja mais nenhuma vitória considerada impossível.


A Comissão Política do Seixal do PSD, associando-se ao momento histórico que se vive neste dia, tentando passar aos Seixalenses precisamente a mensagem de que não há vitórias impossíveis, vem dar conhecimento a todos os frequentadores deste blog do outdoor que hoje mesmo será colocado no Seixal.

Barack Obama ganhou as eleições!


A esta hora da noite (3:10am em Portugal), Barack Obama já garantiu os estados chave nesta eleição e a única dúvida é saber a diferença de votos entre os candidatos.

Barack Obama com a sua mensagem de esperança e mudança conseguiu aquilo que queria: Um mandato para revolucionar a política dos EUA.

Update: Barack Obama teve uma vitória expressiva e ainda com 2 estados em empate técnico (ou seja nesta altura ainda não se sabe qual o resultado final), teve 349 votos eleitorais para 162 de McCain. A mensagem final do candidato foi "Change has come to America".


terça-feira, novembro 04, 2008

QREN outra vez...

Já tínhamos alertado neste blog para as candidaturas aos fundos do QREN e para as vicissitudes que afectaram decisivamente alguns projectos e em particular aqueles que redundaram na perda da possibilidade de obter financiamentos avultados em virtude de, por manifesta incúria, não terem conseguido apresentar a candidatura em tempo útil.


Somos agora confrontados com esta notícia, que nos informa que, por não reunir as condições de admissibilidade, foi recusado um projecto de promoção da Mobilidade Sustentável do Município do Seixal, no valor de € 953.000,00.


Em resposta à recusa pela CCDR-LVT o Presidente da Câmara Municipal do Seixal (CMS) vem dizer que o “projecto permite criar estacionamentos, limita a circulação automóvel nas zonas antigas e aposta em redes cicláveis para incentivo ao uso da bicicleta em várias zonas da cidade”.


Efectivamente estamos parcialmente de acordo com o Presidente da CMS. No entanto e apesar de lamentarmos o facto de a candidatura não ter sido aceite, estamos em crer, que com a vontade política necessária o mesmo se possa concretizar. Basta para isso que acabem com os gastos irresponsáveis de verbas do orçamento municipal e as canalizem para os projectos em favor da população ao invés de os gastarem em propaganda.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Uma Câmara faz de conta

"A ambição de quem não tem capacidade é um crime"
Chateaubriand
Depois de um interregno de alguns dias sem escrever, ainda me consigo surpreender com este executivo que tem atitudes do Arco da Velha e consegue com a maior das celeumas ter posturas que até ao mais desprovido sujeito com falta de sentido crítico, faz saltar a tampa. Depois de 30 anos no poder, e supostamente (pelo menos assim o devia ser) com o total conhecimento dos grandes desafios que o Concelho do Seixal enfrenta o executivo não fez senão gestão corrente do nosso património, mas parece que após 30 anos não tem a noção do rumo que quer para o Seixal e adicionando a isto a falta de boas praticas politicas que tenham em conta a população, resta dizer que a única opção conhecida e ganha no Seixal foi desafio de betão que vai nascendo por todo o sitio, e assim constata-se que pouco ou nada se fez de sério no Seixal.
Mas no meio daquilo que já há muito tempo devia ser o rumo do Seixal, aparece no site da CM Seixal um inquérito para a Câmara Municipal perceber a Mobilidade sustentável no Concelho, o que me leva a depreender que tanto a alternativa á EN10 como o Metro Sul do Tejo, foram feitos com base em preocupações eleitoralistas e não com as reais preocupações das necessidades da população do Seixal, não havendo para isso qualquer estudo prévio, e assim sendo não houve em conta nenhuma necessidade de ordenadamente do nosso território e as suas variáveis.
Mas tendo em conta o inquérito que o executivo apresenta nota-se um falta alarmante de conhecimento do que são as vias de comunicação no Seixal e as possíveis alternativas, preferindo-se antes perguntas absurdas, como a cilindrada do nosso carro, ou o combustível que consome, mais parecendo um estudo de Mercado da Galp ou de qualquer outra gasolineira.
Para terminar peço-lhe encarecidamente que participe neste inquérito para que de uma vez por todas, o executivo Municipal tenha em conta as suas e as nossas preocupações, e não continue esta politica irresponsável de planeamento das nossas acessibilidades e estas perguntas inconsequentes.

domingo, novembro 02, 2008

Nacionalização do BPN

Em finais de 2006, o ministro Manuel Pinho disse a famosa frase "A crise acabou"

Na Eslovénia, durante os dois dias de reunião dos ministros das Finanças dos 27 países da União Europeia Ministro Teixeira dos Santos repetiu que Portugal está atento e "a acompanhar os desenvolvimentos da economia internacional".
Teixeira dos Santos não corrobora, portanto, qualquer posição de que a instabilidade financeira internacional possa contagiar a economia portuguesa.

7 de Outubro de 2008, O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, considera que «a banca portuguesa está a reagir bem» à crise financeira internacional. «Nós seguimos permanentemente a situação de liquidez de todos os bancos do nosso sistema, é um acompanhamento muito próximo e diário, por forma a que qualquer problema que possa surgir, possa ser resolvido», adiantou ainda.

12 de Outubro de 2008, O antigo presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, mostra-se convicto de que a banca portuguesa está imune à crise internacional.

Hoje depois da reunião extraordinária de Ministros, vem a "bomba" o governo vai proceder a nacionalização do Banco Portugues de Negócios!

Será que nos andaram a mandar areia para os olhos este tempo todo? Ou será que estes Srs. realmente não sabiam o que estava a acontecer? Onde andava o regulador Banco de Portugal e o Vítor Constâncio durante este tempo todo? Será coincidência que o BPN vá a falência durante esta crise?

Ficam aqui o resumo (1min) das palavras do Ministro das Finanças.

Hackers


No dia 2 de Novembro, ao tentar aceder ao site da J.F. de Paio Pires, deparei-me com esta imagem. Ao que parece, o site foi alvo de um ataque por parte de fanáticos religiosos.

sábado, novembro 01, 2008

JSD Seixal TV

blogaqui?