quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto Consciência Negra e máscaras africanas II


                As máscaras africanas de papel foram  confeccionadas pelos alunos do 6º ano B e 9º anos A e D. Sempre quis confeccioná-las com meus alunos, mas somente este ano foi possível. Pedi a eles que trouxessem penas de aves e lacres de latinhas.Separei a turma em pequenos grupos e depois distribui a cópia de alguns modelos para eles terem noção dos grafismos africanos. Antes lemos um texto sobre a importância da Máscara na cultura africana.A professora Alessandra coordenou o trabalho com a turma 9ºA. Eles moldaram em seus próprios rostos na gaze gessada. Depois pintaram o trabalho.Um lindo resultado!







Máscaras do 9ºA - Profesora Alessandra


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto Consciência Negra e máscaras africanas:Confecção


              Confecção de objetos decorativos para as apresentações do Projeto Connsciência Negra com algumas turmas do 6º ano e 9º ano.Como na vida  muita coisa a gente copia, capturamos imagens e modelos da Internet para servirem como orientação. Depois os alunos colocaram a criatividade em ação.Ficaram lindas!Em uma próxima postagem mostrarei algumas delas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Peça musical Pedro e o Lobo

           
             Tive a oportunidade de assistir juntamente com os alunos a peça musical Pedro e o Lobo no Centro Cultural do São Geraldo. Para nossa surpresa havia uma orquestra linda ocupando parte  do salão.A programação fazia parte dos Concertos Didáticos nos Centros Culturais de Belo Horizonte. Era a Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Nova Lima, cuja a regência estava na responsabilidade do Maestro Edilson Rocha.
         Aproximadamente 100 alunos sentaram-se para ouvir, ver e conhecer a orquestra.Um mar de sensações. Belos e reluzentes instrumentos diferentes representavam os personagens da história. O regente nos apresentou toda a história que seria executada através dos sons das corda, flauta, oboé, clarinete,fagote e trompa, tímpanos e percussão.Antes da execução da peça, o regente chamou um dos alunos para reger. Ele queria nos fazer entender sobre a importância de entender a notação musical, ritmo e outros conhecimentos para se obter uma música agradável. O aluno  Mozart (6ºanoD), foi convidado pelo maestro para que experimentar a regência da orquestra por uns minutos. Um pouco tímido no início, mas depois bem desinibido ele pegou a varinha e puxou o som à sua maneira. Engraçado e ao mesmo tempo cativante, pois quando a desarmonia criada por ele nos foi bastante agradável. Recebemos também um roteiro todo colorido para acompanharmos tudo.
           Para meus alunos foi riquíssima e agradável experiência, pois o contato com uma orquestra e seus instrumentos não eram conhecidos pela maioria dos meninos.Um deles relatou que a escola poderia sempre proporcionar a ele experiências tão gratificantes como esta. 

O aluno Mozart regendo a orquestra. Foto autorizada pelos pais.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Papai Noel no 6º ano

 
               Para  alegrar, descontrair e entreter os alunos do 6 ano B, resolvi dobrar com eles um Papai Noel. Na realidade um deles viu o origami acidentalmente e pediu para eu ensiná-lo. Depois  levei o diagrama e deixei para alguns alunos, que rapidinho aprenderam.Depois ensinei para toda a turma. Eles aprendem melhor com um coleguinha e aqueles que primeiro dobraram o papai Noel, depois me ajudaram.Foi uma aula muito bacana!Houve é lógico um pouco de barulho e aparentemente uma desorganização, pois todos queriam trocar informações e mostrar o produto final. O resultado pode ser conferido nas fotos. Ficaram lindos e fofos!!! O diagrama do Papai Noel está aqui .



sábado, 3 de novembro de 2012

Rádio Espaço Interação na escola

          

          O projeto Rádio na escola teve sua primeira apresentação durante a amostragem das do Projeto Qualidade de vida. O 9º ano A foi a turma estreante e devo admitir que produziram um material bastante diverso e de nível alto para a apresentação como paródia, reportagens, entrevista, músicas, sorteio, horóscopo e outras coisas.
        O nome escolhido pelos alunos foi Rádio Espaço Interação.Talvez seja provisório.Durante a organização e formulação do programa que apresentaríamos no dia programado, brigamos literalmente bastante.Ouvir opiniões e entender que nem sempre a sua é a melhor é difícil para alguns adolescentes.Eu mesma interferi várias vezes e depois entendi que o melhor era deixar as ideias dos meninos fluirem.Eles acabaram entrando num consenso.Na realidade queriam muito algo com a cara deles.Escolheream a trilha sonora, mixagem e textos.Foi bacana as várias interferências feitas pelas  alunas Samara, Francislene e Júlia.Tivemos um pouco de dificuldade em relação ao equipamento, pois ainda a aparelhagem não estádevidamente  instalada como eu e a turma queríamos.Utilizamos mesmo microfone, caixa de som adaptada à caixa e também houve uso do computador.Uma bela produção merecia mais crédito, porém no dia da apresentação muitos quadros não foram apresentados como os alunos ensaiaram.Havia outras apresentações e o programa foi cortada pela metade. Percebi que tal fato desmotivou alguns, entretanto outros alunos mais interessados estão apresentando todos os dias na escola.
            Espero que a rádio se desenvolva e conquiste novos adeptos para a sua permanência.