sábado, 29 de dezembro de 2012

LISTA COMPLETA DO NOVO SECRETARIADO DE SÃO LUÍS


Por Hugo Freitas

Com a divulgação de agora a pouco da relação complementar do novo secretariado municipal de São Luís (veja aqui), que tomará posse em 1º de janeiro de 2013, já são 30 (trinta) os nomes que irão ajudar o prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) a administrar a capital maranhense durante os próximos quatro anos.

Confira abaixo a lista completa dos novos secretários de São Luís:

1. RICARDO ANDRÉ CARREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Administrador pela UEMA, mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, especialista em Projetos pela UFMA. É professor dos MBAs da Escola de Negócios, professor de Ciências Contábeis e Administração da UFMA e Conselheiro Efetivo do CRA/MA.

2. MARCIO JERRY SARAIVA BARROSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

É jornalista formado pela UFMA. Atuou em assessorias de ONGs e entidades sindicais; ex-professor de jornalismo da UFMA; coordenou a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária; foi secretário de Comunicação e de Governo do município de Imperatriz. É presidente do PCdoB de São Luís e foi coordenador geral da Campanha de Edivaldo Holanda Júnior em 2012.

3. DEBORAH LIMA BAESSE - SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pedagoga, psicopedagoga, mestre em educação e militante de causas da infância e adolescência, direitos humanos e assistência social. É professora da UFMA e membro fundador do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE / MA).

4. ALLAN KARDEC BARROS DUAILIBE FILHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Professor da UFMA, consultor da CAPES e ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Formado em Engenharia Elétrica pela UFMA e pós-doutor na área em universidades do Japão, foi pró-reitor da UFMA, diretor de pesquisa e é editor associado da Signal Processing, além de servir como revisor de vários periódicos e conferências de referência internacional.

5. RAIMUNDO IVANIR ABREU PENHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES

Advogado, pós-graduando em direito público, foi Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas- UMES e Presidente do Conselho Estadual de Juventude. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Juventude de São Luís.

6. RODRIGO DOS SANTOS MARQUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

Professor, formado em Relações Internacionais pela London School of Economisc, em Londres e MBA Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. É mestre em Administração Internacional pela FGV. Sua experiência profissional inclui a Embaixada Brasileira em Londres, e o Banco de Investimento JP Morgan em Londres, Paris, Bruxelas e São Paulo. Proprietário do Grupo Educacional CEI-COC e professor de Relações Internacionais.

7. GERALDO CASTRO SOBRINHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

Professor de História, educador há 25 anos. Assumiu mandato na Câmara Municipal de São Luís na gestão em vigor, tendo atuado em favor da Transparência dos gastos municipais e mediação de conflitos.

8. TATI LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA

Formada em Farmácia e Bioquíimica pela UFMA. É pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela FGV e Desenvolvimento Local pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (Itália), Gestão Pública pela Universidade de Zaragoza (Espanha) e pela EMPRETEC - United Nations/SEBRAE.

9. RODRIGO MAIA ROCHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Advogado militante, procurador do Estado do Maranhão, ex-membro por três mandatos do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. É professor da Escola Superior de Advocacia, pós-graduado em Processo Civil, Ciências Criminais e Direito Eleitoral. Hoje, é Conselheiro Seccional da OAB/MA, reeleito para seu segundo mandato.

10. VINÍCIUS JOSÉ SILVA NINA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Graduado em Medicina pela UFMA, tem doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela USP e especialização em Cirurgia Cardiotorácica na Universidade do Alabama(EUA) e no The Prince Charles Hospital (Austrália). Especializado em Cirurgia Cardiovascular, é atualmente diretor-geral do Hospital Universitário Presidente Dutra (UFMA), professor do curso de Medicina da UFMA E CEUMA e em mestrados da área da Saúde.

11. BRENO GALDINO DE ARAÚJO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA

Delegado da Polícia Civil há nove anos, passou por Viana, Pedreiras e Itapecuru-Mirim. Foi adjunto do Departamento de Combate a Narcóticos e é Chefe do Departamento de Crimes Tecnológicos. É tutor da Rede Senasp e palestrante no combate aos crimes tecnológicos.

12. MYRIAN AGUIAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE

Formada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis na Universidade Católica de Minas Gerais com MBA em Gestão Empresarial. Tem mais de 30 anos de experiência no setor de transporte e tem trabalho reconhecido nacionalmente.

13. LUIZ CARLOS DE ASSUNÇÃO LULA FYLHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

É administrador de empresas, pós-graduado em Didática e em Gestão de Pessoas. Atualmente é mestrando em Administração. Foi Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e é empresário do setor de alimentação há 26 anos.

14. FELIPE COSTA CAMARÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO

Bacharel em direito pela UFMA, pós graduado em Direito Constitucional, Ciências Criminais, Direito Eleitoral e Direito do Consumidor.. Foi professor do Curso de Direito da Faculdade São Luís e da UNDB. Procurador Federal (Advocacia-Geral da União - AGU) dirigente do PROCON/MA entre 2011/2012. Atualmente é subprocurador-chefe da UFMA.

15. DELCIO RODRIGUES E SILVA NETO - CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

É auditor do Município de São Luís e presidente da Associação de Auditores de Controle Interno de São Luís. Bacharel em Ciências Contábeis, é também especialista em Auditoria Governamental e Direito Tributário.

16. CAROLINA MORAES ESTRELA - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO

Advogada e pós-graduada em Processo Civil pela UFAM, com experiências na Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e no Departamento Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Maranhão - DPHP – MA.

17. MARCOS LUÍS BRAID RIBEIRO SIMÕES - PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Advogado com atuação em Direito Civil, Bancário, Consumidor, Saúde e Administrativo. Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes, MBA em Direito Civil e Processo Civil pela FGV, Atualizações no Curso Avançado de Direito Processual Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

18. JOSÉ SILVEIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Engenheiro Civil formado pela UEMA, com mais de 30 anos de experiência em obras viárias, civis, de prospecção e sondagem, tendo atuado em parceria com o Ministério dos Transportes, Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado do Maranhão e diversas prefeituras do estado, incluindo São Luís.

19. GUSTAVO MARTINS MARQUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS ESPECIAIS

É arquiteto e urbanista, mestre em Planejamento Urbano pela Oxford Brookes University. Foi fundador e ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento do Município de São Luís, tendo participado da elaboração da Lei de Zoneamento de São Luís, Plano Diretor, Programa de Humanização do Centro Histórico, entre outros. É professor e pesquisador em Arquitetura e Urbanismo da UEMA, ex-conselheiro do CREA/MA e um dos fundadores do Instituto de Arquitetura do Brasil no Maranhão.

20. FÁTIMA MORAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Graduada em Nutrição pelo UNICEUMA; possui pós-graduação em Nutrição Clínica pela UGF-RJ e Gerontologia Social e Saúde do Idoso, pela UFMA. Possui também formação em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade Osho Multiversity-Índia. É nutricionista do Programa de Ação Integrada e Apoio ao Idoso Aposentado - PAI; professora da UNITI / UFMA e UEMA. Orientadora dos programas de Reeducação Alimentar, e Comunicação, Educação Alimentar e Nutricional – (CEAN/FAO) na Universidade da Terceira Idade- UNITI/UFMA. Atuou na Secretária de Segurança Alimentar, participando de programas voltados para a segurança alimentar e nutricional.

21. TED LAGO - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

É empresário e empreendedor social. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Finanças pela PUC (RJ), fez especialização em gestão de processos industriais na Doemens Schule, em Munique, Alemanha.Foi um dos fundadores da Rede Latino Americana por Cidades Justas e Sustentáveis e do ICE-MA - Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão.

22. OLÍMPIO SILVA – SECRETARIA DE JUVENTUDE

Graduado em Ciências Sociais (UFMA), com especialização em Gestão Pública (Unisul) e Gestão de Projetos (Unicsul). Fez aperfeiçoamento em formação de governantes (EFG/UEMA/USP) e em capacitação de gestores de juventude pela Secretaria Nacional de Juventude das Presidência da República. Foi coordenador do DCE UFMA e Coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís.

23. JERRY GONÇALVES DE ABRANTES – SECRETARIA DO TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA

Foi Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís; Secretário Estadual Adjunto de Comunicação Social – MA; Chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens de São Luís; Assessor Especial da Prefeitura de São Luis; Assessor Parlamentar Legislativo na Câmara Federal.

24. MÁRCIO BATALHA JARDIM – SECRETARIA DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NO DISTRITO FEDERAL

Graduado em História pela UFMA, professor da rede estadual de ensino (MA), ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, ex-conselheiro do Instituto de Cidadania durante gestão no órgão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá(RJ), membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Integrou a assessoria do ex-governador Jackson Lago.

25. MARCELO DE ARAÚJO COSTA COÊLHO – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO

Formado em Comunicação Social-UFPI, Acadêmico de Direito- terceiro ano, CESVALE; Pós-graduação em Gestão pública -FAERPI, Especialista em Marketing, Propaganda e Publicidade-CEUT; Instrutor do Seminário Internacional EMPRETEC, Saber Empreender; Ministrante das palestras: O Mito Empreendedor e Cooperar para Vencer.

26. JOSÉ CURSINO RAPOSO MOREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

Economista formado pela UFMA. Especialização em Consultoria de Pequenas e Médias Indústrias. Ex-Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de São Luís; Secretário Adjunto de Planejamento do Governo do Estado Maranhão; Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão.

27. MARIA SUELI LOBO BEDÊ FREIRE – SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA

Auditora Geral Adjunta da Prefeitura de São Luís no período de 1993 à 1997; Superintendente Executiva de Controle Interno, no período de 1997 à 2000; Secretária de Administração, no período de janeiro de 2003 à maio de 2003; Secretária de Fazenda, no período de janeiro de 2003 à 04 de abril de 2008; Secretária de Planejamento no período de agosto de 2008 à dezembro de 2008.

28. ORLANDO DE ABREU MENDES – PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Graduado em Direito (Uniceuma), Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Desenvolvimento Social, Analista do Seguro Social do INSS – MA.

29. FRANCISCO GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Jornalista; mestre e doutor em Comunicação e Cultura; Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

30. CYBELLE CUNHA DE PÁDUA LAUANDE - CHEFE DE CERIMONIAL

Formada em Desenho e Plástica, foi assessora especial da prefeitura de São Luís entre 1998 e 2004, coordenadora de eventos da Fundação Municipal de Cultura de 2005 a 2007 e Chefe de Cerimonial do Governo do Estado entre 2007 e 2009. Foi professora da Universidade Federal do Maranhão entre 1975 e 1997.

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLEMENTAR DO SECRETARIADO DE EDIVALDO HOLANDA JR.


Por Hugo Freitas

O prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) anunciou agora a pouco, por meio de sua assessoria, a relação complementar de seu secretariado. Com isso, sua equipe para a gestão 2013/2016 já está completa.

Confira abaixo os novos secretários de São Luís:

1. TED LAGO - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social

É empresário e empreendedor social. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Finanças pela PUC (RJ), fez especialização em gestão de processos industriais na Doemens Schule, em Munique, Alemanha.Foi um dos fundadores da Rede Latino Americana por Cidades Justas e Sustentáveis e do ICE-MA - Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão;

2. OLÍMPIO SILVA – Secretaria de Juventude

Graduado em Ciências Sociais(UFMA),com especialização em Gestão Pública(Unisul) e Gestão de Projetos(Unicsul). Fez aperfeiçoamento em formação de governantes (EFG/UEMA/USP) e em capacitação de gestores de juventude pela Secretaria Nacional de Juventude das Presidência da República. Foi coordenador do DCE UFMA e Coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís.

3. JERRY GONÇALVES DE ABRANTES – Secretaria do Trabalho e Geração de Renda

Foi Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís; Secretário Estadual Adjunto de Comunicação Social – MA; Chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens de São Luís; Assessor Especial da Prefeitura de São Luis; Assessor Parlamentar Legislativo na Câmara Federal.

4. MÁRCIO BATALHA JARDIM – Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal

Graduado em História pela UFMA, professor da rede estadual de ensino(MA), ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, ex-conselheiro do Instituto de Cidadania durante gestão no órgão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá(RJ), membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Integrou a assessoria do ex-governador Jackson Lago.

5. MARCELO DE ARAÚJO COSTA COÊLHO – Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Formado em Comunicação Social-UFPI, Acadêmico de Direito- terceiro ano, CESVALE; Pós-graduação em Gestão pública -FAERPI, Especialista em Marketing, Propaganda e Publicidade-CEUT; Instrutor do Seminário Internacional EMPRETEC, Saber Empreender; Ministrante das palestras: O Mito Empreendedor e Cooperar para Vencer.

6. JOSÉ CURSINO RAPOSO MOREIRA - Secretaria Municipal de Planejamento

Economista formado pela UFMA.Especialização em Consultoria de Pequenas e Médias Indústrias. Ex-Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de São Luís; Secretário Adjunto de Planejamento do Governo do Estado Maranhão; Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão

7. Maria Sueli Lobo Bedê Freire – Secretaria Municipal da Fazenda

Auditora Geral Adjunta da Prefeitura de São Luís no período de 1993 à 1997; Superintendente Executiva de Controle Interno, no período de 1997 à 2000; Secretária de Administração, no período de janeiro de 2003 à maio de 2003; Secretária de Fazenda, no período de janeiro de 2003 à 04 de abril de 2008; Secretária de Planejamento no período de agosto de 2008 à dezembro de 2008;

8. ORLANDO DE ABREU MENDES – Presidente da Comissão Permanente de Licitação

Graduado em Direito (Uniceuma), Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Desenvolvimento Social, Analista do Seguro Social do INSS – MA.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CONFIRA: MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM 2012

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do Enem.

Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema.

Em 2013, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições.

Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições.

As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.

Concorrem às vagas do Sisu os estudantes que tenham obtido nota acima de zero na redação, conforme Portaria do MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2012.

Neste ano, mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem em todo o país.

VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
28 de dezembro de 2012
Divulgação das notas individuais do Enem 2012
7 a 11 de janeiro de 2013
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro de 2013
Primeira chamada do Sisu
18, 21 e 22 de janeiro de 2013
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro de 2013
Segunda chamada do Sisu
1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013
Matrícula da segunda chamada do Sisu

Com informações do Ministério da Educação

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CIÊNCIA E FÉ: Controvérsias sobre o nascimento de Jesus Cristo



Bilhões de pessoas em todo mundo celebram no mês de dezembro o aniversário de Jesus Cristo. A verdade, entretanto, é que ele não nasceu num dia 25 de dezembro.

"A teoria mais forte atualmente é que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24", afirma Valeriano Santos Costa, diretor da faculdade de Teologia da PUC-SP. Na data, os romanos celebravam o solstício de inverno, quando acontecia a noite mais longa do ano.

E não para por aí. O ano de nascimento de Jesus, que marca o início da contagem do nosso calendário - afinal, estamos a caminho do ano 2013 "depois de Cristo" - provavelmente está errado. "Os evangelhos não fornecem datas precisas, apenas indícios. E muitas variáveis devem ser consideradas, como a diferença de calendários adotados por judeus e romanos à época", afirma o historiador Julio Cesar Chaves, mestre em Ciências da Religião e pesquisador do cristianismo primitivo. "Tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo)", diz.

Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém. Mas o local também é contestado por alguns estudiosos, como o teólogo americano John Dominic Crossan e o arqueólogo israelense Aviram Oshri. Belém, que fica na Judeia, é citada nos evangelhos de Lucas e Mateus, mas os especialistas dizem haver indicações de que ele teria nascido na Galileia, onde começou a pregar. O fato de ambos evangelhos situarem o nascimento em Belém é visto como uma tentativa de associar Jesus à profecia de Miqueias, segundo quem o messias esperado pelos judeus nasceria naquela cidade.

Se nem data e local de nascimento estão livres de controvérsia, tampouco as imagens reproduzidas nos presépios mundo afora, com o menino na manjedoura recebendo a visita dos três reis magos, são encaradas por estudiosos como realidade. "As narrativas sobre o nascimento foram feitas três ou quatro gerações depois, quando as informações históricas e os testemunhos diretos já estavam perdidos", diz André Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos autores do livro "Jesus Histórico: Uma Brevíssima Introdução".

Sem detalhes claros sobre o nascimento de Cristo, há quem duvide de sua existência. Na opinião dos especialistas, entretanto, essas correntes apresentam mais motivações ideológicas do que históricas, uma vez que há, sim, provas da existência da Jesus. "Ele é tão histórico quanto o imperador Tibério, ou a maioria dos imperadores romanos. Se você vai colocar Jesus como ficção, tem que colocar boa parte da história antiga na linha da ficção. Do que não se tem provas científicas é de que ele seja o salvador. Aí entra a questão da fé", afirma Costa.

"A quantidade de fontes antigas de períodos praticamente contemporâneos a Jesus que o mencionam é considerável - inclusive em obras não cristãs. Não faria sentido pensar que uma quantidade tão grande de fontes compostas quase ao mesmo tempo e por autores diferentes fizesse referência a uma pessoa que nunca existiu, ou que fosse fruto de uma invenção", diz Chaves.

Segundo ele, a ideia segundo a qual Jesus seria uma invenção mítica surgiu por volta do século 18, e nenhum estudioso sério defende tal tese. "A quantidade de fontes antigas que mencionam Julio César, por exemplo, é muito menor do que as que mencionam Jesus. No entanto, nunca vi ninguém questionar a existência do primeiro", completa.

Pesquisadora de Harvard segura fragmento de papiro que sugere casamento de Jesus

A mais recente pesquisa sobre a vida de Jesus trata de um fragmento de papiro traduzido do copta - idioma usado por cristãos no Egito antigo - pela professora da Escola de Teologia de Harvard, Karen King, e cita Jesus dizendo "minha mulher".

A própria historiadora reconhece que o documento, escrito cerca de quatro séculos após a morte de Cristo, segundo suas estimativas, não prova que ele fosse casado, apenas que cristãos dos primeiros séculos acreditavam nisso. "E ninguém sabe ao certo se esse papiro é real ou uma farsa", ressalta Costa.

Estudar a vida de Cristo é um tema polêmico pois envolve não só ciência, mas fé. Para Chevitarese, jamais existirá um retrato único dele. "É como um caleidoscópio. Existem inúmeros retratos de Jesus: no evangelho de João, Jesus é Deus; para Paulo, ele é o messias, mas não Deus. No fundo, Jesus é uma percepção de cada comunidade", conclui.

Com informações do UOL

domingo, 23 de dezembro de 2012

NADA É POR ACASO: Prefeitura e Governo "juntos" pela Saúde de São Luís???


Por Hugo Freitas

Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, anunciou, por meio de Nota, uma parceria em caráter de "emergência" com a Prefeitura de São Luís.

A "união" dos Executivos municipal e estadual visa tentar socorrer os socorrões I e II, além do Hospital da Criança, que padecem, há tempos, de superlotação, falta de medicamentos, de materiais hospitalares básicos, de leitos e de alimentos para os pacientes, de ambulâncias em estado de funcionamento, inclusive de combustível, além de deficiência em seus quadros, como escassez de médic@s e enfermeir@s e ameaças de paralisação dos que sobrevivem ao estado calamitoso das unidades de saúde da capital.


O interessante é que a aliança entre Governo e Prefeitura é anunciada às vésperas do fim do mandato do atual gestor de São Luís, João Castelo (PSDB), que entregará o cargo para o novo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) em 1º de janeiro de 2013.

Para os que acreditam tratar-se de uma ação efetiva da prefeitura castelista antes do fim de sua malfadada gestão, em relação ao caótico estado da saúde pública de São Luís, não se iludam!!! O pedido de socorro de Castelo ao Governo Roseana Sarney é proveniente do "ultimato dado pelo MPF" ao atual prefeito, precisamente por conta do abandono das unidades de saúde da quatrocentenária cidade.

Não se trata, portanto, de uma ação pensada enquanto política pública, visto que faltam apenas oito dias para o fim da administração tucana na capital, depois de quatro anos de (des)governo, mas de atendimento a uma determinação de um órgão fiscalizador federal.


Na verdade, nem poderia ser diferente, já que na visão do prefeito João Castelo a saúde de São Luís vai muito bem, obrigado! Ou alguém já esqueceu que ele disse isso em pleno debate na TV durante o segundo turno das eleições na capital???

Por sua vez, o Governo do Estado ao aliançar-se à Prefeitura nessa derradeira(?) empreitada castelista tenta conquistar, em última análise, o apoio do PSDB e de seus partícipes (incluindo Castelo) num provável alinhamento para as eleições de 2014, como forma de fazer frente ao projeto dinista de ascensão à cadeira de comando do Executivo maranhense.

Se assim não fosse, por que não fizeram isso antes? Por que esperar justamente o resultado das eleições para pensar na Saúde de São Luís enquanto pauta urgente na agenda das máquinas administrativas?

Independente de tais indagações, ainda assim foi necessária uma determinação federal para que se olhasse "de forma emergencial" para a saúde municipal, que clama por socorro há muito tempo.

Diante de todo o exposto, cabe aqui a reverência ao sociólogo francês Pierre Bourdieu, que em seus estudos asseverou: "Nenhum ato é desinteressado", nem aquele que une a observação da lei aos ganhos políticos de seu cumprimento.

Fique com a Nota Oficial da Secretaria Estadual de Saúde:

“Considerando a grave situação de atendimento da rede municipal de saúde de São Luís, especialmente nos Hospitais Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança, ocasionada pela falta de insumos básicos para a devida prestação dos serviços médicos, pela dificuldade de operacionalização dos equipamentos por falta de manutenção, e ainda a ameaça de paralisação das equipes de saúde por atraso no pagamento dos seus salários, fatos que estão causando graves prejuízos à comunidade usuária do Sistema Único de Saúde na capital do Estado, com risco de morte para os pacientes em demanda a esses serviços.

Considerando, ainda, que essa situação também está ocasionando o congestionamento das UPAS da rede estadual e dos hospitais de retaguarda clinico-cirúrgica, como o Hospital Geral, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital Infantil Juvêncio Matos, os quais estão sendo obrigados a realizar atendimentos muito acima de sua capacidade operacional, o que pode ocasionar queda na qualidade dos atendimentos, e a suspender o desenvolvimento de algumas ações como cirurgias oncológicas, neurocirurgias e cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão vem, por meio desta Nota Oficial, comunicar à população que resolveu, de forma emergencial e inadiável, adotar as seguintes medidas, até que o prefeito eleito assuma o comando da administração municipal:

1-Disponibilizar, em caráter de urgência, para os hospitais da rede municipal de São Luís, materiais médicos, medicamentos e alimentação, assim como serviços de ambulância, de limpeza e de desinfecção hospitalar, de exames laboratoriais, e ainda, caso necessário, equipes de profissionais da saúde, de forma que os atendimentos nas unidades da rede municipal voltem, o mais breve possível, à normalidade;

2- Requisitar emergencialmente à Universidade Federal do Maranhão a cessão do prédio construído pela UFMA em terreno do Hospital Tarquínio Lopes Filho, que está atualmente sobrecarregado em decorrência da crítica situação descrita na rede municipal. Esta cessão possibilitará o imediato acréscimo de 100 leitos no Hospital Geral, trazendo uma rápida resposta às necessidades de atendimento à saúde da população.

3- Colocar à disposição do SAMU ambulâncias da Secretaria de Estado da Saúde até que sua frota seja recuperada e colocadas em operação”.

Secretaria de Estado da Saúde

domingo, 16 de dezembro de 2012

AMOR NO DNA: CORINTHIANS, O MELHOR TIME DO MUNDO!!!


Por Hugo Freitas

Foi lindo e emocionante ver o CORINTHIANS sagrar-se BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA. Hoje, domingo, 16 de dezembro de 2012, é um dia histórico na vida dos mais de 30 milhões de corintianos espalhados mundo afora.


A primeira vez que o Timão levantou a taça de Campeão Mundial da FIFA foi em 2000, quando o torneio foi disputado no Brasil, contando com a participação de times como o Manchester United, da Inglaterra, e o Real Madrid, da Espanha.

CORINTHIANS, campeão incontestável

Após a conquista inédita da Libertadores, de forma invicta, onde o CORINTHIANS derrotou o Vasco de Diego Souza, o Santos de Neymar e o Boca de Riquelme, o TIMÃO fechou com chave de ouro este glorioso ano de 2012 vencendo o Chelsea de Ramires e Oscar na final do Mundial de Clubes da FIFA, disputado no Japão, no mesmo estádio onde há 10 anos a Seleção Brasileira conquistou o Penta.


Com o ímpeto dos grandes campeões, o CORINTHIANS entrou em campo determinado, concentrado, aplicado na marcação e jogando para a frente, com mais volume de jogo e criando mais oportunidades de gol, calando a boca dos inúmeros críticos de plantão, que chamavam o técnico Tite de "retranqueiro". Não entendem eles que um time forte e vencedor baseia-se primeiramente numa defesa consistente e num meio-de-campo coeso e dinâmico.

Cássio, o "paredão" corintiano

Falando em defesa, o que dizer das espetaculares defesas do excelente goleiro Cássio. Do alto de seu 1,95m, o goleirão se agigantou ainda mais e deixou o gol pequeno para os atacantes do Chelsea. Em partida iluminada, Cássio foi uma barreira intransponível, transformando-se no "paredão" corintiano.


Por cima e por baixo, o goleirão fechou a meta alvinegra operando verdadeiros "milagres". Merecidamente, sua excepcional performance foi coroada com o prêmio "Bola de Ouro", entregue ao melhor jogador do torneio intercontinental. Veja as monumentais defesas do goleiro Cássio clicando aqui.

Ralf e Paulinho, consistência no meio-de-campo

O meio-de-campo forte, coeso e consistente do TIMÃO, formado pela dupla de volantes da Seleção, Ralf e o excelente Paulinho, recebeu o reforço e a dedicação de todos os atacantes, desde o incansável Jorge Henrique ao guerreiro peruano Paolo Guerrero, autor dos dois gols do CORINTHIANS neste Mundial, contra o Al Ahli do Egito e, agora, contra o Chelsea, ambos de cabeça.

Coração bate forte por ti, CORINTHIANS!!!

O coração bateu mais forte e o grito emocionado de campeão, regado pelas lágrimas, saiu da garganta e ecoou por toda a vizinhança quando o juiz apitou o fim da partida, selando a vitória do CORINTHIANS por 1 a 0 contra o Chelsea, sagrando-se BICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL!!!

CORINTHIANS, amor no DNA

O AMOR PELO CORINTHIANS ESTÁ PRESENTE NO DNA!!! NINGUÉM ESCOLHE SER CORINTIANO!!! CORINTIANO JÁ NASCE CORINTIANO!!!


Agora, o CORINTHIANS não precisa provar mais nada para ninguém!!! CAMPEÃO INCONTESTÁVEL!!! SIMPLESMENTE, O MELHOR TIME DO MUNDO!!!!


CORINTHIANS, BICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL!!!



CORINTHIANS, O MELHOR TIME DO MUNDO!!!!

CAMPEÃO INVICTO DA LIBERTADORES E BICAMPEÃO MUNDIAL!!!



VENCEMOS O VASCO DE DIEGO SOUZA, O SANTOS DE NEYMAR, CALAMOS A "BOCA" DE RIQUELME E SILENCIAMOS OS INGLESES DO CHELSEA!!! CAMPEÃO INCONTESTÁVEL!!!!



ORGULHO DE SER CORINTHIANO!!! O CORINTHIANS NÃO PRECISA PROVAR MAIS NADA PRA NINGUÉM!!!

SÓCRATES, ESSE TÍTULO É PRA VOCÊ, NOSSO ETERNO "DOUTOR DO FUTEBOL". 


Igreja Universal é condenada em São Luís por contratação irregular de PMs


O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Igreja Universal do Reino de Deus, que havia contratado vários policiais militares para prestar serviços de segurança privada e transporte de valores em São Luís.

A 4ª Vara do Trabalho da capital reconheceu a conduta irregular da Igreja e determinou o pagamento de 80 mil reais por danos morais coletivos, entre outras medidas.

De acordo com a procuradora responsável pelo caso, Anya Gadelha Diógenes, os contratados tinham seus direitos trabalhistas desrespeitados, uma vez que não havia anotação em carteira de trabalho, o que resultou em sonegação de recolhimento de FGTS e Previdência Social, além de ausência de férias e de pagamento de 13º salário.

"A Igreja utilizou mão de obra treinada e aparelhada pelo Estado em benefício próprio. Os policiais prestavam serviços no horário em que deveriam estar em descanso. Esse acúmulo de atividades (pública/privada) reflete na precarização dos serviços prestados, além de representar riscos à população, que passou a ser servida por policiais estressados e fadigados", ressalta.

O mercado de segurança privada é regido por lei específica, que determina a contratação de profissionais que passaram por curso de formação. As atividades são autorizadas e fiscalizadas pela Polícia Federal. "Dezenas de vigilantes regularmente capacitados para o exercício da profissão deixaram de ter acesso a um posto de trabalho em razão da contratação ilícita de policiais militares", observou ela.

Na sentença, a juíza do Trabalho Ângela Cristina Mota Luna afirma que os documentos reunidos pelo MPT-MA comprovam as irregularidades cometidas pela Igreja Universal.

Segundo a magistrada, os policiais tinham que adequar sua escala de trabalho na Polícia Militar do Maranhão à conveniência da Igreja, o que causou prejuízos à população de São Luís – pelo desvirtuamento do serviço de segurança pública – e aos vigilantes devidamente credenciados, que perderam espaço no mercado de trabalho. A Igreja Universal foi proibida de contratar policiais para prestação de serviços de segurança privada.

A juíza determinou também que a Igreja Universal registre em livro, ficha ou sistema eletrônico a admissão e manutenção de empregados em seu quadro funcional. Os 80 mil reais de danos coletivos podem ser revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Da decisão cabe recurso.

Com informações da Ascom / MPT-MA