Ora muito bom dia, hoje as temperaturas vão descer devido à influência de uma corrente de frio nórdico e à fraca resposta do anticiclone dos Açores, pelo que vamos assistir uma mudança de tempo generalizada.
No Porto, a bela cidade de Ramalho Ortigão e de Eugénio de Andrade, a máxima é de 14 graus e a mínima de 2, com alguns aguaceiros no período da tarde.
Na magniífica cidade de Lúcio Craveiro da Silva, 12 graus de máxima e 1 de mínima; mais abaixo, na lindíssima terra de Sá de Miranda, a mesma situação em relação aos aguaceiros e 5 graus celsius de mínima, 16 de máxima.
Lisboa, a cidade de Castilho, terá fortes aguaceiros com algumas abertas, máxima de 18 e mínima de 7 graus.
Em Santarém, a bonita cidade de Braamcamp Freire, terá 17 de máxima e 5 de mínima, e na excelsa cidade de Garcia de Resende a temperatura máxima rondará os 16 graus e a mínima, os 6. Por fim, na cidade berço de António Ramos Rosa, fará sol e as temperaturas oscilarão entre os 8 e os 19 graus.
- Isto fui eu que inventei, pelo que é provável que muita coisa esteja errada.
Mas o Senhor do Laço também inventa muito e toda a gente o respeita mesmo assim.
Talvez seja do laço, talvez seja do seu profundo conhecimento sobre as cidades onde nasceram todos escritores portugueses (mas apenas até ao Realismo), não sei, mas o homem diz-me que vai chover e eu levo o guarda-chuva. Quantas e quantas vezes em vão...
Vou com um peso desnecessário, é verdade, mas contentinho por ficar a saber que Braancamp nasceu em Santarém e que Ramos Rosa ia apanhar conquilha à Ilha do Farol.
Interpretação artística do Senhor do Laço por parte de
Antoine de Saint-Exupéry
Mas quem será este senhor? O que o moverá? Porque é que usa um laço? Será que sempre quis ser poeta, e daí o laço à Pessoa, mas foi cedo lançado à meteorologia por pais alucinados que na arte da adivinhação acharam encontrar um futuro melhor para o seu filho? Provavelmente nunca saberemos, o que sabemos é que em certos dias - dias esses que acabam por se tornar mágicos - encontramos nas notícias da manhã alguém que nos dá a previsão do tempo com um toque de loucura que podemos apenas aspirar vir a ter.
Enquanto tentava, em vão, encontrar uma imagem do Senhor do Laço, descobri esta coisa
aqui,que é uma maravilhosa terra de fantasia onde o espaço e o tempo não fazem sentido e todas as horas são horas de falar de meteorologia, onde se pode ver as temperaturas máxima e mínima na casa do senhor que fez o segundo comentário, e a diferenciação social se faz com nomes de nuvens...
"Epá, o gajo vira-se para mim e diz que para a semana a mínima vai descer... pfff... o gajo não passa de um simples
cirrus... E eu não admito isso nem sequer a um
cumulus ou a um
nimbostratus. Tem que comer muita couve com feijão para chegar a
cumulonimbus, ai tem, tem... Já não há respeito às nuvens altas."
É realmente um sítio da Internet fantástico onde podemos aprender um pouco de tudo, desde que tudo seja apenas sobre meteorologia. Fiquei a saber que o ecrã onde é apresentado o tempo tem 130 polegadas e não 100, o que faz dele o maior da Europa. É o DISPLAX, que pelos vistos, para além de ter nome de laxante, tem também polegadas suficientes para provocar orgasmos múltiplos a cerca de 8 a 10 meteorologistas (ou meteomaníacos, como se intitulam) em simultâneo.
A sério, ouvi na Hora do Sexo, da Antena 3 e para mim o que o Quintino Aires diz, é a Verdade. Menos quando ele fala em mamas, porque o homem claramente não aprecia mamas e pronuncia "mamas" como quem se refere a uma hérnia discal. "Ai as mamas isto e as mamas aquilo... E a pessoa deve tocar nas mamas das gajas, porque mamas é bom e mamas sabe bem..."
Bem, mas voltando à metereologia, a previsão para Portugal, hoje será:
Saramago pouco existencialista, temporariamente encoberto por Margarida Rebelo Pinto. Temática em geral fraca, do quadrante leste, tornando-se gradualmente moderada a forte. Períodos de Eça de Queirós forte, com ocorrência de algum Torga nas terras altas.
Acentuado António Lobo Antunes nocturno com formação de sonolência, em especial nas zonas de maior descrição.
Ocorrência de artigos de opinião matinal.
Post a 4 mãos:
A (que atende neste tasco),
e Grilus Falantis.
.