Com uns sinistros olhos azuis, um macho de Enallagma cyathigerum descansa durante a noite, imóvel a salvo de predadores. Este tipo de libélulas com o seu pequeno tamanho assemelham-se a um pequeno galho quando em posição de descanso, sendo descobertas na noite apenas pelo brilho das suas asas e o azul do seu corpo.
Lagoa da Saibreira, Mata Nacional de Leiria
quarta-feira, 25 de julho de 2012
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Quinteto em Flash maior
Uma brincadeira com luzes e sombras que andava para fazer há já algum tempo. O difícil foi fugir à luz para (eu) não aparecer na imagem mas com insistência lá se arranja maneira. A disposição das árvores é curiosa tal como o terreno limpo, apenas coberto de caruma e um ou outro galho numa zona onde não existe limpeza de mato.
Mata Nacional de Leiria
Mata Nacional de Leiria
terça-feira, 3 de julho de 2012
Descanso nocturno
Activas durante as horas de maior calor durante o dia, as libélulas e libelinhas descansam quando as temperaturas estão mais baixas e mantém-se praticamente imóveis durante a noite, onde descansam longe dos locais que frequentam durante o dia, a salvo de predadores. São por vezes difíceis de fotografar devido à sua camuflagem e pequeno tamanho. Quando detectadas, continuam imóveis, esperando que o perigo passe. Fêmea de Enallagma cyathigerum.
Lagoa da Saibreira, Mata Nacional de Leiria
Lagoa da Saibreira, Mata Nacional de Leiria
Subscrever:
Mensagens (Atom)