sexta-feira, 29 de agosto de 2008
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Vai ter inicio a Formação para Empreendedores
Ana Rita Duarte Gaiola
Angela Catarina Teixeira Sampaio
Bruno Gonçalo Rodrigues Nave
Carina Filipa Tavares Gouveia
Dina Isabel Tiago Esteves
Elisa Raquel Tiago Esteves
Hugo Afonso Campos
João Miguel Forte Marrocano
José Paulo Silva Canaveira Tourais
Nuno Miguel Fernandes Pinto
Ricardo Miguel Forte Alves
Sofia Felix Macedo
Tiago Bernardino Oliveira
Formação gratuita na Freguesia do Ferro
Estas formações modulares gratuitas, destinam-se a maiores de idade (igual ou superior a 18 anos) e têm 225 horas de formação. Funcionam em três dias da semana, das 19H30 às 22H30.
As turmas serão compostas por um número minimo de 12 formandos, e as vagas serão ocupadas pela ordem de inscrição.
Agradecemos aos potenciais interessados, que ainda esta semana (até sexta-feira) nos contactem, na Junta de Freguesia - Telefone 275 341 255/9 ou fax 275 341 253 ou jf-ferro@sapo.pt.
Leia mais AQUI
Lista de candidatos admitidos e excluidos a estágio
domingo, 17 de agosto de 2008
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Agosto - Mês de Folclore no Ferro
O Largo das Festas, e a Vila do Ferro, serão palco no próximo dia 16 de Agosto de mais um Festival de Folclore, desta feita organizado pelo Rancho Folclórico da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro. Cerca de duzentos e cinquenta elementos dos diversos Ranchos Folclóricos animarão a noite do próximo sábado, a partir das 21h00, no Ferro.
A organização deste Festival de Folclore é liderada pelo director Francisco Martins do Rancho Folclórico da Associação do Ferro, e contará com a presença dos Bombos do Ferro, do Rancho organizador, do Rancho Folclórico da Região de Guístola – Pombal, do Rancho Folclórico “Cravos e Rosas” Santa Maria de UL – Oliveira de Azemeis, do Rancho Folclórico da Associação CR da Malhada Velha e do Rancho Folclórico Juvenil e Infantil de Lardosa. Pela diversidade das zonas do país de onde são oriundos os Ranchos Folclóricos participantes, a noite do próximo sábado promete ser animada na Vila do Ferro.
Também este festival conta com o patrocínio da Junta de Freguesia do Ferro, que deseja um bom espectáculo a todos os intervenientes – público e artistas.
Concurso de Petanca da Vila do Ferro
Este ano a organização, colocou a fasquia de prémios bem alta, oferecendo duas libras de ouro aos vencedores entre outros inúmeros prémios, o que fez com que todas as equipas partipantes se empenhassem em vencer o torneio.
8º Festival Nacional de Folclore "Camponeses do Ferro"
Ficamos todos à espera do 9º Festival para o ano!
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Formação no Ferro - Junta de Freguesia
Se:
És um jovem empreendedor, com idade compreendidas entre os 16 aos 25 anos;
És jovem e estás à procura de emprego ou que pretendes criar o teu próprio negócio;
És um potencial empresário com pouco acesso às TIC;
És um potencial empresário com pouco conhecimento sobre como aplicar as TIC numa empresa;
e se gostas de saber nais,
Esta formação é para ti!!!
Vê aqui o video
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Ampliação e Requalificação da ETAR do Ferro.
Porque hoje de facto, o bem-estar e a qualidade de vida das populações, deve estar em primeiro lugar, a Junta de Freguesia do Ferro, congratula-se com esta ampliação e beneficiação.
Todavia, surgem aqui e ali, algumas dúvidas, sobre a reabilitação do equipamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR, pelo que entendemos dar aqui uma explicação sobre o assunto:
Um leito de macrófitas, é uma lagoa normalmente revestida por material impermeável, que promove o tratamento biológico das águas residuais através de processos naturais característicos de zonas húmidas, que ocorrem na vegetação, no solo e nos microrganismos associados.
O primeiro sistema de leitos de macrófitas em grande escala construído na Europa entrou em operação em 1974 em Othfresen, na Alemanha. Desde então, inúmeras novas instalações foram já construídas por toda a Europa, existindo uma aqui bem perto, situada na freguesia vizinha de Peraboa e cujas imagens passamos a expor.
Alguns destes leitos de macrófitas, conjugados com os tanques Imhoff, conseguem purificar as águas da rede de esgotos até 95%, servindo estas para regas agrícolas, sem qualquer inconveniente para a saúde pública.
Actualmente o sistema de tratamento de esgotos, do Ferro é apenas constituído por tanques Imhoff, manifestamente insuficientes para o tratamento de efluentes da população servida por esta ETAR.
O proprietário da parcela necessária para a implantação da lagoa de macrófitas, tem manifestado a vontade de não ser instalada na sua propriedade esta lagoa, pelo que a Junta de Freguesia tem acompanhado este processo e promoveu já diversas reuniões no terreno com os responsáveis da ADS, no sentido de se encontrar uma alternativa de localização desta lagoa, pois os tanques Imhoff, situam-se no Desbucho, e este novo equipamento não pode estar muito distante.
Aguardamos a decisão técnica da ADS, para encontrar a melhor solução.LEITO DE MACROFITAS DE FERRO - EDITAL
NORMA HABILITANTE
A ADS - ÁGUAS DA SERRA. SA-. Concessionária da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos Municipais de Tratamento e Rejeição de Efluentes do concelho da Covilhã, bem como responsável pela execução das obras constantes do Plano de Investimentos, nos termos do DECRETO nº 379/93, de 5 de Novembro, Decreto-lei n.º 14/02 de 26 de Janeiro, Decreto-lei nº. 147/95, de 21 de Julho, Decreto-lei nº. 362/98 de 18 de Novembro e Decreto-Lei n.º 151/02, de 23 de Maio e por força do Contrato de Concessão celebrado por escritura pública datada de 21-04-2005, lavrada no Notário Privativo do Município da Covilhã, exarada a fls.I a 3 verso do Livro 72 e respectivo documento complementar elaborado nos lermos do disposto no art. 64° do Código do Notariado que contêm as clausulas do mencionado Contrato de Concessão, arquivado no Maço de Documentos respeitante a esta escritura pública, se encontra habilitada a recorrer ao regime legal das expropriações por utilidade pública e à constituição de servidões administrativas de aqueduto publico subterrâneo pelo nº. 2 do artigo 13º do citado Decreto-Lei nº 379/93, de 5 de Novembro e pelas clausulas 20ª, nº. 1 e 26, número 1 do mencionado Contrato de Concessão
II
CAUSA DE UTILIDADE PÚBLICA A PROSSEGUIR
Faça às deficiências observadas nos actuais sistemas de tratamento de efluentes, esta Sociedade, no âmbito do seu Contrato de Concessão, está em vias de iniciar A ampliação e beneficiação da ETAR existente, dotando-a de um leito de macrófitas capaz de assegurar o correcto funcionamento e integridade de todo o sistema de saneamento previsto em projecto e objecto da Concessão.
Para a prossecução de tal objectivo, esta sociedade necessita de ter disponíveis os terrenos necessários para a aludida ampliação.
Após os primeiros contactos com os proprietários do prédio abrangido pela expropriação, verificaram-se fortes resistências à tentativa de resolução pela via do direito privado, implicando, consequentemente o adiamento indeterminado do inicio das obras, face à irredutibilidade dos titulares do prédio em causa.
Tais resistências prejudicam o cumprimento do objecto do Contrato de Concessão, assim como, o cumprimento dos prazos de execução assumidos por esta Concessionária perante a Concedente.
Paralelamente, estão postos em causa o interesse e saúde públicos da população a abranger pelo sistema, uma vez que não serão cumpridos os requisitos mínimos impostos e regulamentados pelos DL n 152/97 de 19 de Junho e DL nº. 234/98 de 1 de Agosto.
Em termos de previsão em instrumento de gestão territorial as parcelas a expropriar localizam-se em Áreas de Grande Aptidão Agrícola” e “Áreas de. Leitos dos Cursos de Água e Zonas Ameaçados pelas Cheias”, conforme Plano Director Municipal actualmente em vigor.
III
RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAR COM CARÁCTER DE URGÊNCIA
De acordo com as razões anteriormente aludidas, a ADS - ÁGUAS DA SERRA. SA., nos termos do artigo 10º do Código das Expropriações aprovado pela Lei n..° 168/99 de 18 de Setembro e no quadro de competências referido no ponto 1, delibera requerer a declaração de utilidade pública com carácter de urgência da expropriação das parcelas de terreno a seguir identificadas, bem como, autorização para a sua tomada de passe administrativa.
O montante global de encargos a suportar com as expropriações é de 6339,43 € (Seis mil trezentos e trinta e nove euros e quarenta e três cêntimos), de acordo com relatório do perito da Lista Oficial.
Covilhã 2 de Julho de 2008
Presidente do Conselho de Administração
(Sophie Lemazurier)
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Internet sem fios - abertura de sinal
Esta abertura do sinal de internet, vem no sentido da comemoração dos dois anos de cobertura total da freguesia em ADSL e das mais de 50.000 visitas a este blog.
Assim, associando o posto público de internet, de utilização gratuita, disponibilizado pela Junta de Freguesia na sua sede (a Câmara Municipal cedeu o computador), ao espaço internet sem fios (wireless), pretende-se segundo o Presidente Paulo Tourais, “combater a exclusão digital e promover a participação cívica dos cidadãos e cidadãs da Freguesia”.
Assim, poderão os utilizadores, não só “surfar” na net, mas também consultar o seu correio-electrónico, teclar com os seus amigos, e muito mais, e tudo isto através de um acesso fácil, gratuito e aberto a todos!
terça-feira, 5 de agosto de 2008
domingo, 3 de agosto de 2008
Acampamento anual da Catequese Paroquial do Frro
Uma vez mais contámos com o apoio da Junta de Freguesia do Ferro no transporte do equipamento dos jovens e seus catequistas para as Castanheiras, Foi um acampamento cheio de diversão e animação, onde cerca de 30 jovens passaram 2 noites e 3 dias maravilhosos.
Este ano o tema do acampamento era o Maravilhoso 7, tendo por base os 7 Dons do Espírito Santo, os 7 Pecados Mortais, 7 Virtudes Humanas, os 7 Sacramentos e os 7 Dias da Criação do Mundo.
Esta foi a 7ª edição do Acampamento/Acantonamento da Catequese do Ferro, todos eles tiveram diversão ao máximo, foram todos diferentes, mas todos muito bons. Os jovens nestes acampamentos, têm grandes momentos de animação, mas também momentos de oração, onde elevamos as palavras do Senhor, onde fazemos ver as leis de Deus; tudo isto torna estes acampamentos/acantonamentos tão especiais e únicos.
1º - Acantonamento - Casa paroquial do Ferro (2002)
2º - Acantonamento - Vale de Prazeres (2003)
3º - Acampamento - Monte Serrano (2004)
4º - Acantanomanto - Casa Paroquial do Ferro ( Outubro de 2005)
5º - Acampamento - Monte Serrano (2006)
6º - Acantonamento - Vale de Prazeres (2007)
7º - Acampamento - Castanheiras (2008)
Anabela Almeida
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Requalificação da Rua D. Zeca Gonçalves e Rua da Igreja
Estas propostas, com valores compreendidos entre os 250.000,00€ (mais alta) e 125.883,49€ (mais baixa), vão agora para a comissão de análise de propostas, para que o executivo camarário possa adjudicar a mesma, e os trabalhos tenham inicio.
Recordo que estes arruamentos, sofrerão remodelações profundas, desde a Matibeira até ao cruzamento da Rua dos Soutos, a diversos níveis nomeadamente, na rede de águas pluviais, ramais, pavimentos, passeios, iluminação, etc, pelo que sendo uma obra complexa e de custos financeiros elevados, tem de ser devidamente analisada.
No final tenho a certeza, que todos teremos orgulho no trabalho efectuado.
Entretanto, na próxima semana, a Junta e a Câmara irão proceder a diversos e ligeiros melhoramentos, tendentes a uma melhor circulação rodoviária e pedonal.
Paulo Jorge Tourais
Presidente da Junta
Empresas admitidas a concurso:
Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda
Botão Bidarra, Lda
Consequi – Construções, SA
Irmãos Almeida Cabral
José Manuel Pinheiro Madaleno – Unipessoal, Lda
Opsan – Sociedade de Construções, Lda
Valério & Valério – Terraplanagens e Construção Civil, Lda