Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

FOTOS da SEMANA

Portugal tem uma tradição: A CALÇADA PORTUGUESA. Realmente, podemo-nos orgulhar dos mais variados exemplos de revestimento que são visualizados por este País, de Norte a Sul e a influência que sofreram os Países de Língua Lusófona. Passeios e espaços públicos, são embelezados de forma única e original desde meados do Séc. XIX.
Mas, como Portugal está em crise e a contenção de custos está cá instalada para durar, penso eu, cá ficamos nós com o BELO DO REMENDO. Bem vistas as coisas, a Edilidade Tomarense está já a trabalhar em prol da Reciclagem e da Preservação da Natureza. Primeiro, porque ALCATRÃO é mais barato do que PEDRA. Segundo, não se arrasam montes e serranias a retirar a respectiva pedra.

Não deixa de ser, no entanto, ridícula esta situação. Esta mistura de materiais, penso ter a ver somente e só com uma situação: Uma gigantesca e ridícula falta de BRIO URBANÍSTICO.
Resumindo, mais um belo exemplo de como abrilhantar a Turística Cidade de Tomar.
Fotos: Joaquim Francisco - Tomar (Junto ao Edifício da PT) 27-02-2011

O AQUEDUTO DOS PEGÕES

Como é visível e nítido, o Aqueduto dos Pegões encontra-se num adiantado estado de deterioração. Não tanto ao nível da pedra pois como é natural (mas reprovável), sendo um Monumento isolado e sem controlo ao nível da segurança (todo o cidadão tem acesso ao mesmo sem restrições), os atentados à sua integridade, são uma constante. Desde pedras partidas, deslocadas e roubadas, até ao “pintar” e escrever nas paredes das diversas Casas Abobadadas que o integram.

Não bastava a “mão” humana atacar este magnífico Monumento. Também a sensibilidade e poder decisório dos responsáveis pelo Património Cultural está a atacar o Aqueduto dos Pegões. Este ataque é caracterizado pelo esquecimento e abandono a que o mesmo foi votado, sendo evidente o nível da manutenção a bater no zero, bem patente nas fotografias que aqui estão representadas. Esta situação é na verdade inaceitável tanto do ponto de vista Cultural como Turístico.
As raízes das ervas e arbustos têm um papel muito grave na destruição do Aqueduto dos Pegões. O seu crescimento faz-se entre as pedras, arrancando o reboco (argamassa) que se encontra a unir os Blocos que constituem os muros e pilares desta Obra Tomarense. Património Nacional votado ao abandono e vergonhosamente desprezado.
Património Nacional votado ao abandono de tal maneira que, cumulo dos cúmulos, até um pinheiro está a crescer lá em cima. Será que as autoridades competentes não vêm esta situação. Não existem visitas dos responsáveis pelos Monumentos. Não saem dos gabinetes e corredores ministeriais para inspeccionar o decadente estado de conservação desta Construção?
URGENTE: Manutenção no Aqueduto dos Pegões já…
Fotos: Joaquim Francisco – Tomar - 2011-02-06

FOTO da SEMANA

Um "Monumento" em Mação (mesmo à entrada da localidade) que é a imagem e semelhança do nosso País: NÃO SE VAI A LADO ALGUM...

Golfe em Tomar e os Pegões por restaurar (II).

Desta vez é que é: As ofertas turísticas em Tomar vão ficar mais ricas com a instalação de um Campo de Golfe (paredes meias com o Aqueduto dos Pegões) e diga-se com frontalidade e realismo que bem falta faz uma estrutura com estas características, cá na nossa Santa Terrinha. Espero no entanto que o Executivo Camarário peça contrapartidas e/ou crie ele próprio contrapartidas para a nossa Cidade. Lá por se apregoar aos “Sete Montes” um empreendimento turístico de grande importância (pois este não vai ser a Galinha dos Ovos D’Ouro), não pense a Edilidade Camarária que deve agora receber palmadinhas nas costas e bolos com velas para cantarmos os parabéns, pois muito mais há que fazer.
De F R A S E S e T E X T O S
Passo a explicar a minha ideia (mais uma vez): Embelezar as entradas de Tomar desde o FLECHEIRO sem lixo e outras coisas mais, passando pelo ALVITO sem sucata e sucata e, CAPELA S. GREGÓRIO sem imagens deprimentes. O LARGO DO PELOURINHO sem carros, CAMINHO PEDESTRE para o CASTELO (ao lado do pelourinho) limpo e calcetado, etc. etc. etc. Uma contrapartida não menos importante seria o restauro do Aqueduto dos Pegões. Quem se interessa minimamente por construções de grande beleza arquitectónica, repara no vergonhoso esquecimento a que aquele Aqueduto foi votado, o Aqueduto e o seu respectivo Túnel, ambos destinados ao abandono e a necessitar urgentemente de recuperação. Penso que não faz sentido e até era grotesco ter uma infra-estrutura turística ladeada de ruínas e arbustos a crescer nas centenárias pedras (que rico Cartão de Visita dava uma fotografia oportunista, a documentar a coisa). Lanço pois o repto aos Responsáveis Camarários e porque não à Empresa que irá explorar o Campo de Golfe, a pensarem seriamente nestas duas situações (é o mínimo que se pode pedir, digo eu).
-
Por: Joaquim Francisco
Tomar: 2011-02-05
Ver este TEXTO