Existe uma coisa que se come muito aqui no inverno - pelo menos na minha família come-se! - e este foi o primeiro do ano de 2008.
Espero os próximos tradicionais gansos, para comer com repolho roxo, knödel, grünkohl e muito molho.
Minha sogra faz assim e eu também já fiz assim:
Você compra um ganso (congelado, polonês, pode ser do Aldi que é bom), descongela, retira os miúdos de dentro dele, corta um pouco da gordura, limpa a ave direitinho, corta as asas e o pescocinho do bicho e daí é só temperar por dentro com sal, pimenta do reino e artemísia seca, pode ser em pó. Quando você achar que já colocou bastante artemísia, você coloca um pouco mais. Depois disto você enfia umas duas maçãs e uma cebola cortada em 4 partes dentro do ganso, fecha com um palito, põe o ganso com o peito para baixo num refratário, junta mais ou menos 1 litro de água, tampa e põe no forno (180°C) por 1 hora.
Depois de 1 hora você destampa o refratário e retira parte do líquido, deixando mais ou menos uns 2 cm de líquido dentro do refratário. Deixe o ganso por mais 1 hora no forno, agora sem a tampa e regando-o de vez em quando com o líquido de dentro do refratário.
O líquido que você retirar, você resfria rapidamente para separar a gordura (que não será usada!). Com este líquido pode-se fazer um molho, basta reduzir e temperar direito.
Depois de uma hora você vira o bicho e deixa-o por mais 1 hora no forno que é para assar agora o peito e deixá-lo com a pele bem crocante.
O fígado você pode fritar e servir com uma salada de rúcula ou maché como entrada. Ou comer no outro dia. Ou até mesmo deixar congelado e juntar uns dois ou três para fazer uma "terrine de fois".
Bom apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário