Tradutor

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A história do Arco -Íris

Uma vez,há muitos anos, todas as cores do mundo começaram a discutir reclamando cada uma ser a melhor, a mais importante, a mais útil, a favorita.


 O verde dizia: "É evidente que sou a mais importante. A minha cor é sinal de vida e de esperança. Fui a cor escolhida para os prados, para as árvores, para as folhas. Sem mim todos morreriam. É só olhar por campos afora para ve...r como eu estou em maioria". 

 O azul interrompeu: "Só estás a pensar na Terra, mas olha para a cor do céu e do mar. A água é a base da vida e são as nuvens que a tiram do mar azul. O céu oferece espaço e paz e serenidade. Sem a minha paz, não passaríamos de corpos atarefados".

 ... O amarelo riu: "São todas tão sérias. Eu trago o riso, a alegria e o calor para o mundo. O sol é amarelo, a lua é amarela, as estrelas são amarelas. Sempre que se olha para um girassol, o mundo inteiro começa a sorrir. Sem mim, não havia nada de divertido".

 Foi o laranja que a seguir fez soar a sua voz :"Sou a cor da saúde e da força. Posso não existir em quantidade, mas sou preciosa porque sirvo às necessidades interiores da vida humana .Trago comigo todas as vitaminas mais importantes. Pensem só nas cenouras e nas abóboras, nas laranjas, tangerinas. Eu não estou sempre presente, mas quando encho o céu, ao nascer ou ao pôr -do -sol, ninguém mais pensa em vocês".

 O vermelho já não aguentava mais e berrou :"Sou eu que mando em vocês todas, sou sangue, o sangue da vida. Sou a cor do perigo e da bravura, estou sempre pronta a lutar por qualquer causa. Trago fogo no sangue. Sem mim, a Terra estaria tão vazia quanto a lua. Sou a cor da paixão e do amor, da rosa vermelha e da papoula".

 O rosa púrpura ergueu-se em toda a sua majestade: era muito alto e falou com grande pompa: Sou a cor da realeza e do poder. Os reis, os chefes e os bispos escolheram-me sempre porque sou sinal de autoridade e de sabedoria. Ninguém me questiona: todos me escutam e obedecem".

 O violeta falou muito mais calmamente que os outros, mas com a mesma convicção: "Pensem em mim. Sou a cor do silêncio. Mal dão por mim, mas, sem mim, todos são superficiais. Represento o pensamento e a reflexão, o crepúsculo e as águas profundas. Sou preciosa para o equilíbrio e o contraste, para a oração e a paz interior ".

 E assim continuaram a contar os seus louvores, convencidas de que cada uma era melhor do que as outras, e a discussão tornou-se cada vez mais barulhenta. De repente, um relâmpago riscou o céu com o seu terrível brilho branco: o trovão ribombou. A chuva começou a cair incessantemente. As cores encolheram-se com medo, encostando-se umas às outras à procura de um pouco de conforto.

 Então a chuva falou: "Vocês estão a lutar uma contra as outras, cada uma a tentar dominar as outras. Não é nada inteligente! Dêem as mãos e venham comigo. Venham lançar-se num grande arco de cores a cruzar o céu, a lembrar que todas são queridas e que podem viver juntas em paz".

Lenda indiana .O sabor do texto.

Fique de Olho: Dia Mundial do Riso

 
 
 
Olá queridos amigos do Riso!

Dia 5 de Maio é Dia Mundial do Riso e como coincide com o Dia da Mãe vamos fazer a comemoração do Riso no dia 4 de Maio.

 Convidamos a todos a partilharem conosco este momento de alegria e Boa Disposição! 


 Juntos Somos mais Fortes a Espalhar o Riso! 


Não é uma mera comemoração. É um posicionamento diante da vida e da sociedade!
É comunicar ao mundo de que existem alternativas mais saudáveis para "dar a volta a crise", para crescer individualmente e para ser mais Feliz!

Estaremos juntos para Rir, cantar, dançar e caminhar na VIda! Sempre!


A nossa presença é o testemunho do quanto o
Riso é capaz de mudar tudo para melhor!

Programação:
Dia: 4 de Maio de 2013
Encontro às 11h na Estação São Bento - Porto
Atividades do Riso
Caminhada até a Avenida dos Aliados.

Juntem todas as "tribos" e amigos e venham Rir para transformar
Portugal em um lugar melhor de se viver!




Fique de Olho! Maio cheio de surpresas...


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Meditação ajuda a melhorar desempenho escolar


Pelo site: Boas Notícias!

Meditação ajuda a melhorar desempenho escolar
A prática de meditação antes das aulas pode ajudar os estudantes universitários a conseguir melhores notas e um desempenho escolar superior. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que procurou compreender se esta atividade ajudaria os jovens a manter o foco e a reter informação.
 
A investigação, desenvolvida Robert Youmans e Jared Ramsburg, da Universidade George Mason e da Universidade do Illinois, respetivamente, consistiu na realização de três "experiências" de sala de aula numa instituição de ensino superior da Califórnia, nos EUA.
 
Uma amostra aleatória de estudantes foi convidada a seguir algumas instruções básicas de meditação antes das aulas e os jovens que meditaram obtiveram, depois, melhores resultados num inquérito realizado de seguida. Num dos casos, a meditação determinou mesmo quais os alunos que passaram e quais reprovaram no teste.
 
De acordo com um comunicado divulgado pela Universidade George Mason, o estudo mostrou também que os efeitos da meditação são mais fortes entre os alunos do 1º ano da universidade, o que quer dizer que pode ser mais benéfica para estes estudantes.
 
"Os dados do nosso estudo sugerem que a meditação pode ajudar os jovens que têm dificuldades em prestar atenção e em concentrarem-se. Infelizmente, as aulas do 1º ano contém mais estudantes deste tipo do que as dos anos seguintes porque alunos com estes problemas têm mais probabilidade de deixar a universidade", explica Youmans, professor assistente de psicologia.
 
Segundo o especialista, "uma das principais dificuldades dos investigadores que estudam a meditação é que os supostos benefícios desta prática nem sempre se verificam em diferentes estudos e populações", pelo que, em conjunto com o colega, tem tentado perceber porquê.

Rezar, fazer caminhadas ou planear o dia também é benéfico
 
Embora a razão ainda não esteja clara, Youmans acredita que, face às vantagens observadas, a autorreflexão poderá ter um papel importante entre os "caloiros", já que o estudo mostrou melhorias significativas com apenas 6 minutos de exercícios de meditação, o que leva os investigadores a crer que um treino mais extensivo e com acompanhamento poderá trazer melhores resultados.
 
"Pessoalmente, descobri que a meditação ajuda à clareza mental, à concentração e à autodisciplina", afirma Jared Ramsburg, budista e principal autor do estudo. "Acho que se a atenção plena tem estes efeitos, poderá ser útil numa variedade de situações e para uma grande diversidade de objetivos", salienta.
 
Os investigadores sugerem mesmo que outros tipos de autorreflexão poderão ter consequências igualmente positivas, quer consistam em rezar, fazer longas caminhadas ou planear o dia de forma detalhada e atenta pela manhã.
 
"Basicamente, estar um pouco mais atento a nós próprios e ao nosso lugar no mundo pode ter um benefício prático muito importante - e, neste caso, permitir a obtenção de melhores notas na universidade", concluem.

Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês) publicado na revista científica Mindfulness.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Borboleta





A lenda conta que uma menina curiosa, decide colocar à prova o velho sábio, por duvidar de que fosse realmente um sábio. 

Tomou nas mãos uma borboleta azul, escondeu-as mãos com a borboleta para trás, foi até o sábio e disse: tenho nas mãos uma borboleta azul, ela está viva ou morta. 

Antes que o sábio respondesse tinha preparado o seguinte ardil: se ele disser que está viva, eu a esmago e ela estará morta; ele não é um sábio. Se ele disser que ela está morta , eu a deixo voar; ele não é um sábio.



Mas o sábio, como podíamos esperar de um sábio, foi muito sábio em sua resposta, ele disse: Ela está em suas mãos, depende de você.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Urso e a Abelha


 Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas. 

Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco. 

O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir o ninho. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele. O urso fugiu a toda a velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.


Moral: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio que perder o controle e acabar todo machucado.

Moral da História:É mais sábio suportar uma simples provocação em silêncio, que despertar a fúria incontrolável de um inimigo mais poderoso. 

Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mudar hábitos!


Nós temos um hábito: de querer mudar tudo ao mesmo tempo e no final do percurso, não mudamos nada. A ansiedade, a falta de foco e a falta de clareza nos objetivos nos impedem de ir adiante e de conquistar aquilo que desejamos.  Aos poucos o desânimo e a falta de esperança se instalam e, então, paralisados, nos sentimos perdidos no caminho.

Façamos diferente! Analisemos todos os aspectos da vida (saúde, trabalho, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, etc) e identifiquemos um ponto a ser melhorado inicialmente. Um aspecto que, ao ser alterado, nos dará energia e motivação para o planeamento e mudança de outros. 

Ao identificarmos este primeiro FOCO delineamos um objetivo real e alcançável que contemple a melhoria deste aspecto, pensamos em várias alternativas para alcançá-lo, estabelecemos uma ordem de execução e seguimos para a parte principal: a Ação! 

Alterar hábitos é transformar hábitos, ou seja, colocar no lugar, através da AÇÃO, novos padrões de comportamento, emoções e pensamentos. E para isso, é importante o treino e a persistência. Dia após dia! 

O convite é alterar um hábito, apenas um, que seja capaz de influenciar todos os outros! 
Modificar as consequências negativas de determinados hábitos para mais positivas e saudáveis! PASSO A PASSO.

Se precisar de ajuda, estou aqui. O processo de Coaching ou psicoterapia é um bom aliado!

domingo, 14 de abril de 2013

Agradecimentos!

Sou grata, a Deus e à Vida por tudo e tanto que tenho aprendido e recebido na escola "Terra". 

Mais um ano de vida! Mais um ano com muitas demonstrações de carinho. 
Sou rica, muito rica! 
Não de moedas ou de euros e, sim, de afetos e amizades!

Agradeço aos amigos por tantas mensagens, abraços, surpresas e telefonemas que chegaram ao meu coração. 

Agradeço à turma do Curso de Comunicação e Assertividade por tornar o Meu Dia mais especial e feliz! Adorei as prendas e os abraços de todos! Vejam como ficou lindo o ramo em minha casa! 

Façamos, sempre, a diferença na positiva na vida de alguém! "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas..."

Risobeijos!






segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nando Reis - Mantra

Mantra

Nando Reis

Quando não tiver mais nada Nem chão, nem escada Escudo ou espada O seu coração Acordará!...
Quando estiver com tudo Lã, cetim, veludo Espada e escudo Sua consciência Adormecerá!...
E acordará no mesmo lugar Do ar até o arterial No mesmo lar No mesmo quintal Da alma ao corpo material...
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Quando não se têm mais nada Não se perde nada Escudo ou espada Pode ser o que se for Livre do temor...
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Quando se acabou com tudo Espada e escudo Forma e conteúdo Já então agora dá Para dar amor...
Amor dará e receberá Do ar, pulmão Da lágrima, sal Amor dará e receberá Da luz, visão Do tempo espiral...
Amor dará e receberá Do braço, mão Da boca, vogal Amor dará e receberá Da morte O seu dia natal...
Aaadeeeus Dooooor...(4x)
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare (6x)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Antes de Desanimar!


  
    Antes de você desanimar porque fracassou em alguma coisa, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo.

    Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando, ao fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu as informações de que não sabia atuar. Era careca, dizia o relatório, e ainda dançava um pouco.

    O professor de Enrico Caruso dizia que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.

    Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou primeiro ministro da Inglaterra depois dos 60 anos. Sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu. Chegou a dizer um dia:"eu deixaria a política para sempre, se não fosse a possibilidade de um dia vir a ser Primeiro-Ministro." Conseguiu. E talvez poucos saibam: ele foi prêmio Nobel de literatura em 1953, por suas memórias da segunda guerra mundial.

    Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa? Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes.  Nunca desanimou.

    Richard Bach teve recusada a sua história de dez mil palavras por 18 editoras. Era a história de uma gaivota que planava. Uma gaivota chamada Fernão Capelo Gaivota. Porque ele não desistiu, em 1970 a Macmillan publicou a história e em 5 anos vendeu mais de 7 milhões de exemplares, só nos Estados Unidos.

    Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes. Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura como o pensador, o beijo e filho pródigo. Chegou a ficar afastado do mundo das artes por dez anos, quando teve uma de suas obras recusada para exposição. Contudo, em 1900, em Paris, foi lhe destinado um pavilhão inteiro para a mostra de 168 trabalhos seus. Ao morrer, o hotel em Paris, onde viveu seus últimos nove anos de vida, se transformou em museu Rodin, tendo ele legado suas obras ao estado.

    Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se permitindo desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados.

    Portanto, se você está a ponto de desanimar, pare um pouco e pense. Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas.

    Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos e muitas conquistas a alcançar.
    Não há limites para quem acredita que pode atingir os seus objetivos, que pode concretizar os seus projetos.

    Charles Darwin, conta sua biografia, que ele era considerado por todos seus mestres e por seu próprio pai, um garoto comum e intelectualmente bem abaixo do padrão médio. Por que não se permitiu desanimar, se transformou no pai da teoria da evolução.

    Pense nisso e tente outra vez. E outra mais.
    Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas.
    Vá em frente.  Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.

    (Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap.  Pense nisso do livro Histórias para aquecer o coração - Edição de Ouro, de Jack Canfield e Mark V.  Hansen, Ed.  Sextante.