Para ser jornalista não precisa mais de faculdade, para ser blogueira não precisa nem saber escrever ou ter bons temas, basta ter internet, isso é fato!
Ano passado eu - Carla Figueira - fui a minha primeira Beauty Fair, fui como Carla Figueira. Carla Figueira é cabeleireira e é aficionada por produtos profissionais, logo tratou de visitar somente stands de produtos profissionais e com venda restrita.
Esse ano faria a mesma coisa, não fossem os convites que recebemos de algumas empresas, acompanhada da Simone Makeup do Tutorial Makeup fomos juntas representando os dois blogs e tratamos de nos identificar (camisa + credencial).
É muito legal essa facilidade e integração provocada pela Internet, mas é justamente a banalização do meio que torna nosso trabalho quanto blogueira tão difícil, hoje basta ter internet e comprar shampoo para ser Beauty Expert, basta assistir 2 vídeos no Youtube que você vira Maquiagora...
O Eu ♥ Cabelo não foi pra Beauty Fair pedir brinde, fomos investigar os lançamentos em cosmética. Após identificação solicitávamos a uma pessoa do stand (nem sempre a pessoa responsável pelo marketing) informação sobre os lançamentos e pedíamos autorização para fotografar.
Agora a noite - sim eu só cheguei em casa a poucas horas - quando liguei o computador vi vários blogs sérios reclamando da forma que foram tratados em alguns stands e decidi que também não posso calar.
Sabemos que em período de feira o tempo é corrido, mas alguns stands chegaram a ser hostis como o da Acquaflora em que não nos deixaram entrar e quando nos identificamos ouvimos "Ah, é blog? Vou pegar uma amostrinha pra vocês..." e bateram a porta na nossa cara, ainda esperei uns bons 5 minutos antes de perceber que quem acabou de dizer que ia "buscar" estava logo alí atraz do vidro conversando e nós com cara de meras pedintes. Sendo que nosso foco não era o brinde e sim o release e fazer fotos das novas embalagens que estão mais modernas, ironia é eu ser dona da segunda maior comunidade da empresa no orkut (perdendo da primeira por apenas 6 membros de diferença). Espero do fundo do coração que esse mal entendido passe em breve =/
Teve stand em que tinha mais de 10 expositores e ninguém veio falar conosco, teve stand que marcou almoço coletivo na hora que chegamos, teve stand..... aff...
Eu - Carla Figueira - não vou a feiras por conta de brindes, vou a feiras porque sou cabeleireira, hair stylist, hair design, tanto faz, chame como quiser... vou a feiras porque além de amar falar sobre cabelos sou consumidora direta nesse ramo. Ganhar ou não ganhar brindes não muda minha vida como profissional, já não posso dizer o mesmo com relação a empresa pois temos uma penca de clientes não só no blog como no Backstage que ficam aguardando nossa opinião justamente por sermos profissionais!
Para as Empresas de Cosméticos:
Sabemos que um incontável número de pessoas se entitulando blogueiro passou pela Beauty Fair esse fim de semana fazendo o "rapa", porém... Aprendam a valorizar as mídias sociais, um saché hoje possivelmente lhe renderá pelo menos 10 vendas amanhã!Assim que conseguir dormir mais de 4 horas seguidas começo a publicar matérias sobre a feira.
Beijocas e até a próxima ♥
Beijocas e até a próxima ♥