Poke vegano de shimeji



Coloquei na cabeça que iria preparar meu primeiro poke, depois de ter experimentado um maravilhoso. Escolhi alguns dos ingredientes que mais gosto e fui procurar como fazer sunomono no youtube.

Demorei tanto para picar tudo bem pequenininho e montar o poke, que não vou ter vontade de preparar outro tão cedo. Mas uma coisa eu não posso negar: é uma verdadeira bomba de nutrientes que fazem bem para o nosso organismo. Eu poderia comer esse tipo de comida todo dia, mas, parafraseando o carteiro Jaiminho, quero evitar a fadiga.

Ingredientes:

para o sunomono de pepino
1 pepino japonês 
1 colher de açúcar
1 colher de vinagre de arroz
1 pitadinha de sal

Em uma panelinha, aqueça o vinagre e o açúcar. Retire o fogo, misture bem até dissolver todo o açúcar e deixe esfriar. Corte o pepino em rodelas bem fininhas (usei um mandoline) e coloque-o em uma tigela pequena com tampa. Salpique o sal, misture delicadamente e despeje a mistura de vinagre e açúcar sobre pepino.
Tampe a tigela e leve para gelar até montar o poke.

Obs: o sunomono dura até 3 dias na geladeira sem estragar.

para o shimeji
250g de shimeji 
1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva 
cebolinha a gosto - usei ciboulette, pois é mais fininha
Sal a gosto

Lave os cogumelos em água corrente, sem deixá-los de molho. Esfregue-os delicadamente, escorra-os e enxugue-os com um pano limpo.
Lave e escorra a salsa. Descasque e pique o alho com a salsa.
Refogue os cogumelos numa frigideira bem quente com ½ colher (sopa) de azeite de oliva. Mexa de vez em quando até que os cogumelos tenham depurado sua água. Escorra-os e seque a frigideira com um papel absorvente.
Aqueça o azeite restante com a manteiga na frigideira, adicione os cogumelos e a mistura de salsa e mexa delicadamente, deixando cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

para montar o poke
4 colheres de (sopa) de quinoa cozida - pode ser grão de bico, lentilha, etc
um punhado de mix de folhas baby
1 cenoura pequena ralada
10 tomates-cereja cortados ao meio
1 manga pequena e firme cortada em cubinhos
1 avocado fatiado
shimeji salteado
sunomono de pepino
gergelim preto torrado para salpicar
molho shoyu a gosto

Montagem:

Em um bowl, comece colocando a quinoa e em seguida vá dispondo os ingredientes de modo que fiquem todos aparentes. Finalize colocando o molho por cima. Sirva imediatamente.
Rende 2 porções generosas.



Salada de repolho roxo e manga no pote


Prometi que iria compartilhar esse meu processo e eis que aqui me encontro. Gente, não é nada fácil. Aliás, eu sabia que não seria fácil, mas eu não tinha noção do quanto seria difícil.
Perder peso é um processo muito mais lento do que eu imaginava. Ainda mais por ter optado pela reeducação alimentar e não por fazer dieta restritiva.
O lado bom é que, optando pela reeducação, você aprende a se alimentar corretamente e dificilmente voltará a ganhar peso.
Esta semana conheci o trabalho de uma nutricionista que prepara marmitas veganas e fiquei apaixonada pelo sabor da comida. O cardápio é super diversificado e só tem ingredientes do bem. Vou fotografar uma dessas marmitas para postar no Instagram. Aliás, tenho postado algumas receitas e dicas super fáceis relacionadas a alimentação saudável no insta. Quem tiver vontade de conhecer é só procurar por @studio1422
Bom, sobre a receita, hoje trago uma salada no pote bem fácil de fazer e que combina bastante com o verão. Pode acrescentar também abacaxi cortado em cubinhos que fica uma delícia. Eu não posso comer abacaxi e por isso não coloquei.
Acredito que todo mundo já conhece esse tipo de receita, mas achei tão bacana a dica que li em uma revista que resolvi compartilhar.
Quando for montar a sua salada, comece sempre pelo molho ou então leve-o à parte. Na segunda camada entram os alimentos que podem ficar em contato com o molho sem sofrer alterações, como por exemplo os legumes, grãos ou carnes (cortadas ou desfiadas). A terceira camada pode ser preenchida com alguma fruta picada (manga, tomate, etc). Finalize a última camada com as folhas como alface, rúcula, agrião, etc.

Ingredientes:
¼  repolho roxo pequeno fatiado bem fininho
5 tomates-cereja cortados ao meio
1 manga espada cortada
4 nozes ou castanhas-do-Pará
2 tâmaras ou 1 colher (sopa) de uvas-passas
um punhado de mix de folhas baby
um punhado de broto de alfafa

Para o molho:
1 pote de iogurte vegetal ou grego
2 colheres (sopa) de suco de laranja
raspas de ½  limão
sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque as tâmaras para hidratarem em uma tigelinha com água por aproximadamente 20 minutos. 
Pique as nozes e as tâmaras em pedacinhos bem pequenos e, em uma tigela, junte com todos os ingredientes do molho e misture bem. Reserve.
Monte a salada dentro de um pote, começando pelo molho, a manga, o repolho, os tomates e finalize com as folhas.

Rende 2 porções. 
Receita inspirada no livro Detox dia a Dia, de Astrid Pfeiffer. Editora Alaúde.