terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobrevivi

Dezembro está acabando e consegui fazer tudo que precisava para finalizar 2009. Montei árvore, comprei presentes, passei o Natal com a família e agora estou me preparando para viajar pois estou de férias.
Volto com as energias renovadas na segunda quinzena de janeiro.

Boas vibrações na chegada de 2010 para todos!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Dois pesos...


Piracicaba tem um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, aprovado em 2006, conforme preconizava o Ministério das Cidades. Segundo o site do Ipplap (Instiuto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba),"a expansão desordenada das últimas décadas gerou toda sorte de problemas, tais como a falta de infra-estrutura (habitação, saneamento, transportes, equipamentos sociais) e o comprometimento de nossos recursos naturais, dentre os quais as agressões aos recursos hídricos em geral e à bacia do rio Piracicaba em particular são, talvez, os principais exemplos. Nessas condições, reordenar o crescimento da cidade e planejar são ferramentas que não podem ser desprezadas. Desenvolvimento com qualidade de vida para a atual e as futuras gerações, portanto, é uma exigência que não pode ser ignorada.
Por tudo isso, as propostas apresentadas passaram pelo crivo da sociedade civil. Os instrumentos propostos são avanços extraordinários, reconhecidos pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município e pelo Estatuto da Cidade. São princípios do Estatuto da Cidade: autonomia para o município legislar sobre seu território; o direito à cidade para todos; o exercício da função social da cidade e da propriedade; o combate à especulação imobiliária; a democratização da gestão da cidade."
Na atual realidade piracicabana esse texto parece saído de um livro de ficção!
Como repórter de um jornal local acompanhei a maioria das audiências públicas, as discussões na Câmara de Vereadores, fiz entrevistas com especialistas e depois do plano aprovado imaginei que a cidade seria melhor planejada e pensada.
E o que vemos agora? A explosão imobiliária de condomínios de luxo e classe média em locais sem a mínima infra-estrutura. Onde estão os vetores de crescimento e a ocupação dos vazios urbanos?
A cidade está crescendo para locais que não comportam tanta gente e próximos a recursos naturais que precisam ser preservados. As zonas de adensamento prioritárias passam longe de bairros como o Santa Rosa, o Jupiá e o Taquaral, que vão abrigar os condomínios mais recentes.
Até quando o interesse econômico de poucos vai se sobrepor à necessidade de organização e planejamento de uma cidade? Está na hora de deixarmos o sistema feudal de lado!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sobrevivendo a dezembro

Eu sempre adorei o Natal, a casa enfeitada e a reunião com a família. Quando eu era criança minha avó paterna passava o ano enchendo um saco vermelho enorme de presentinhos para os seis netos. Era uma delícia ganhar todos aqueles presentes.
Esse ano ainda nem consegui montar a árvore, mas tenho fé que até dia 24 ela estará pronta. Preciso ia aos Correios adotar duas cartinhas como combinei com o Enrico, que alías faz 9 anos essa semana e ainda preciso encomendar um bolinho para comemorar.
Vou sair de férias em janeiro, o que no meu calendário significa trabalho dobrado em dezembro!
Comprei apenas parte dos presentes de Natal e passei a semana passada ajudando minha mãe a cuidar do meu sobrinho de 5 meses.
Consegui visitar um casal de amigos queridos, ir na festa de final de ano da "firma"e jantar na casa de outro casal tão querido quanto o anterior. Já ganhei presente adiantado do namorado e de amigos!
Passei um mês de molho por causa de uma distensão na coxa direita e estou voltando aos poucos à academia.
Meu filho entra de férias hoje e não sei o que inventar para entreter um moleque da idade dele enquanto tenho de trabalhar.
Não vejo a hora que chegue dia 31 de dezembro, quando estarei numa pousada no meio do mato escutando o barulho das cachoeiras!
Que venha 2010!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tecnologia do abraço

Recebi esse texto por e-mail da amiga Adriana Ferezim e achei muito lindo. Está em caipirês, quem tiver dificuldade de entender me pergunta que eu traduzo!

O matuto falava tão calmamente, que parecia medir, analisar e meditar sobre cada palavra que dizia...

- É... das invenção dos hómi, a que mais tem sintido é o abraço.
O abraço num tem jeito dum só apruveitá! Tudo quanto é gente, no abraço, participa duma beradinha...
O abraço é mió qui quarquer raiz ou ramo qui o Raizêro possa cunhecê...
- Condi ocê ta danado de sordade, o abraço de arguém ti alivia...
- Condi ocê ta danado de rarva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum rarva...
- Si ocê ta filiz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim de sua alegria...
- Si arguém ta duenti, condi ocê abraça ele, ele começa a miorá... I ocê miora junto tomém...
Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê pruquê quié qui o abraço tem tanta tequolonogia... Mas ninguém inda discubriu... Mas iêu sei... Foi um isprito bão de Deus qui mi contô...
Iêu vinha andano... pensano na vida, condirrepênti vi um tatuzim pertim do mato... Vi ele cum esses mermo zói qui a terra um dia há de cumê...I ele falô cumigo... Falô com a fala quié a merma fala qui ocês cunhece iquiêu tô falano pruceis agora.
Iêu vô contá pruceis uqui foi qui ele mi falô:
O abraço é bão prucausa do Coração...
Condi ocê abraça arguém, fais massage no coração!...
I o coração do ôtro é massagiado tomém! Mas num é só isso, não...
Aqui ta a chave do maior segredo de tudo:
É qui, condi abraçamo arguém, nóis fiquemo tudo é com dois coração no peito!...
INTONCE... UM ABRAÇU PROCÊ QUI É MEU AMIGU !!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dica de presente de Natal

Não sabe o que dar de presente de Natal para suas amigas e familiares, clique aqui e veja colares lindos feitos por uma amiga querida. Vale a pena, eu já comprei três, um pra mim e dois para presentear.

Vamos todas passar as festas de Dona Flor e vem novidade por aí para o Reveillon. Está dada a dica!