terça-feira, novembro 30

AINDA SOBRE NÓS (SUPER) PAIS...E FILHOS


Dia desses lendo Mário Prata, peguei uma crônica com o título: Criança diz cada uma...

Nem preciso dizer  porque parei pra ler...
Só não sei se dei mais risadas dos "causos" ali narrados  (vocês certamente já imaginam o teor das histórias, especialmente quem tem filhos, sobrinhos e afins), ou do próprio autor, se divertindo com as frases inusitadas dos pirralhinhos.

E nessa levada sobre filhos, pais e suas peripécias, imaginei alguns possíveis trechos daquelas crônicas (impublicáveis), que seriam inspiradas nos exageros daquele que, com muito amor, me criou.
Claro que sucumbi à tentação de dividí-los com todos, visto também que, pelos comentários do meu último post sobre o assunto ( Super Pais e Super Mães), entendi que outros pais fazem companhia ao meu, no quesito babação deslavada (em tempo, confesso que na qualidade de mãe,  faço parte desse time rs).


Assim, baseados na essência do ser paterno, aqui estão trechinhos do que, tenho certeza, dariam boas crônicas:

- Vou dizer aos policiais parados em frente a sua casa, que a carteira que você perdeu já foi encontrada...
- O quê???
- Ah, coloquei polícia nisso, sim!
***

   E olhando a expressão confusa da filha, ele arriscou:
- Bem, eu seguia o ônibus que te levava pra faculdade, mas p... era preocupação!


***
...Então, explica pro meu genro (aí me pergunto se era ao Sandro que eu deveria explicar alguma coisa), que hoje é dia dos paaais, não dos mariidos e vem passar o dia com o pai...

O que pensar de tudo isso?
Fazendo todas aquelas continhas de novo, o saldo deu... positivo.
Acho é fofo demais!


(...) O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos (...)

PARA TODOS
Chico Buarque


P.S: Mamis, você também faz parte de tudo de bom que me cerca!

segunda-feira, novembro 29

CAIXA DE BOMBOM

Num post recente, registrei o quanto fico feliz pelas surpresas bacanérrimas que as amigas blogueiras (algumas já conheço pessoalmente, são tudo de bom) preparam e dedicam nesse universo tão... brilhante!
Uma outra vez, a Ana, queridíííssima Mãe Mochileira, dona de dicas de ouro sobre passeios e viagens pra quem além das malas, carrega crianças no bagageiro, também mencionou o quanto nossa vida e caixa de correio ficam mais recheados, depois que iniciamos um blog. É verdade...
E ele próprio vira e mexe fica mais enfeitadinho e recheado destas gentilezas das amigas. É, recheadinho como essas caixas de bombons sortidos. O meu por exemplo, tá mais enfeitado e mais gordinho de tantos bombons, digo, selos que ganhou. Estão meio atrasados eu admito, mas nem tanto, foram muitos presentes de uma vez, meeesmo.

Este ganhei da Michelle do Blog da Michelle. Um cantinho delicioso, repleto de textos magníficos, mega inspiradores e Mi, pra lá de bem escritos. Adoramos tudo isso junto rs! Beijão!




Recebi estes outros da Chris Ferreira, dona de um espaço irresistível, cheio de guloseimas divinas e dicas super legais para as crianças. Livros, passeios e claro, doces rs! 
Tudo Inventado por ela, na companhia das filhas. Beijão meninas!
Chris, acho que nem você se lembra quando postou alguns destes selos, né rsrs?

Amiga o terceiro selinho que entre outras regrinhas pede pra colocarmos uma foto de um visual radical rs no cabelo, eu já havia ganho, então estou apenas postando.





Ai que mimos! Estes vieram da Ju do Mil Faces de Juliana. O blog dela tem assuntos diversos. 
Acho o máximo. Parece reunião de amigas que não se encontram há muito tempo e, resolvem por na roda aqueles conflitos que somente nós mulheres carregamos. É entrar e ter a certeza de um... chá com cupcakes, delicioso. 
Os três são lindinhos. Coisa de mamis! Beijão Ju.


Este cute veio da Márcia do Relacionamentos. Amiga obrigadíssima.
O bloguinho dela é cheio de flores e poesia. Passem por lá pra se inspirar.

O selo pede pra que contemos nossos sonhos.
O meu é de verdade apenas um: Paz e equilíbrio! O resto é resto.
Beijos Ma!



Agora olhem para os fofos que ganhei da Valéria do
O blog dela também é super poético. Beijos Val!


 
Por último tem este igualmente especial. Recebi da Re do No Balanço das Horas. Ela é uma fofa e o blog também. Quem visita volta sempre! 
Beijos pra ti, amiga!


Finalmente a parte mais legal: Compartilha-los. E estes são suficientes para todos meus amigos e mais um pouco rs.

Ufa, é isso! 
Amei. Pensei em postá-los de várias formas. Por partes, fazer capítulos tipo telenovela mexicana, posts individuais, mas tem sempre aquele empecilho conhecido de todos: Tem-po.

Obrigada e uma excelente semana a todos!

sexta-feira, novembro 26

SUPER PAIS (E SUPER MÃES)



Mi, você é superprotera!
Esta foi a frase que ouvi da esposa  de um amigo (ela é terapeuta), durante um papinho rápido. 
A conversa foi boa  apesar de rápida, e mesmo assim ela conseguiu identificar isso.

Porém, olhando bem pra mim, sinto que sou apenas cuidadosa...
Brigo (se necessário) com as tias da escola, vigio o lugarzinho deles na fila do escorrega, cheiro o pezinho, admiro durante o soninho...

Imagino que minha surpresa nisso tudo, tenha sido pelo fato de nunca  ter escutado a dita frase, de um profissional. Pra mim foi estranho e engraçado.
Isso porque nós, pais e mães zelosos, sempre achamos que essa palavrinha SUPER, colocada antes de PROTETOR, é puro exagero.  Não?! (...)
No fim das contas me peguei dedicando àquela agradavél conversa, mais horas de preocupação do que eu gostaria..

Será que minha tendência é sufocar os filhotes?

Seria herança?
Coisa de primogênito?
Coisa de leonino?
Ou tudo isso junto ?

Quando os pensamentos  me fizeram tais perguntas, lembrei-me automaticamente das mãos, sempre cheias de mimo, do meu pai.
Era como se elas se materializassem na minha frente, na forma do que fosse, sempre que eu precisava... meio que O Escudo do Leônidas, de Esparta, sabe rs?
E se é verdade que somos pais e mães, COMO NOSSOS PAIS  foram...
Meu comportamento quando o assunto é maternidade, está beeem explicado.

Meu pai superprotegeu pacas (e ainda o faz se eu der  a mínima brecha...) Fez, desfez, ensinou, aconselhou, explicou, destrinchou, guiou e um pouco mais.
Um bocado do que sou hoje vem mesmo dele.

Me acompanhava todas as manhãs à escola (até o primeiro dia da faculdade, pasmem), fazia minhas tarefas de geografia  (eu odiava pintar mapas hidrográficos), me ensinou a andar de bicicleta e secava as incontáveis lágrimas depois dos sucessivos tombos com ela...

Vez ou outra ele ainda me puxa pelo braço pra uma conversa da-que-las. Começa a enfileirar conselhos, querendo me passar seus ensinamentos de pai coruja, até hoje. Os papos são longos, viu?
Com absoluta certeza, ele ainda me exerga como uma menina de 5 anos, estendendo-lhe a mão, para atravessarmos a rua (não, ele não admite que baba os filhos deslavadamente).
Certemente, seus excessos renderiam crônicas hilárias, porém impublicáveis (Theo e Sofia a mamãe promete não dar essas bolas fora... digo, juro me esforçar para isso)


Um final de semana cheio de mimo e babação paz a todos!
Beijo

quarta-feira, novembro 24

AKIRA KUROSAWA - EXPOSIÇÃO


A Vogue deste mês trouxe, entre muitos assuntos interessantes (400 páginas super recheadas com dicas sobre moda, viagem, arte e cinema), uma matéria divulgando a exposição "Criando Imagens para Cinema", em comemoração ao centenário do nascimento de Akira Kurosawa.
A mostra traz 80 storyboards - nunca antes tirados de Tóquio -  feitos pelo cineasta japonês, considerado referência no mundo cinematográfico. Seus trabalhos influenciaram e influenciam até os dias de hoje grandes diretores, tendo sido ele um dos  mais importantes do século XX. 
Seus filmes retratavam basicamente o Japão Medieval, de forma emocionante e dramática, levando os expectadores a um mergulho profundo nesse universo encantador. Kurosawa ganhou diversos prêmios, entre eles o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra, no ano de 1989.
Os desenhos, segundo o mestre japonês, eram uma forma de vivenciar seu dom original, de manter vivo um talento que ele protelara em nome do cinema, além é claro, de ser uma forma de dar início ao que seria  posteriormente filmado.
Os Storyboards reunidos, referem-se aos filmes da década de 80 em diante. Entre eles estão KAGEMUSHA (A Sombra de um Samurai - 1980),  RAN ( Os Senhores da Guerra - 1985), este foi uma adaptação de Akira Kurosawa para Rei Lear de Shakespeare, YUME (Sonhos - 1990) entre outros.

Separei pra gente um dos desenhos mais famosos dele:

Desenho de Akira Kurosawa para o filme Ran


Abaixo, algumas das cenas de seus filmes:
 Cena de Yojimbo (O Guarda-Costas - Akira Kurosawa)
Emocionante!
Gosto de tudo na cultura oriental, meu coração fica mexido de verdade, gente.


Cena linda de Rachomon (Às Portas do Inferno - Akira Kurosawa)
Marcante!

A exposição acontece  até o dia 28 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

E vocês, curtem as histórias de samurais e os desenhos deste ícone do cinema japonês?
O Theo e a Sofia a-doram essas histórias. A Sô também adora pintar e já ensaia com seus pincéis e cavalete dados pelo Tio Franco rs!

Beijo especial a esses meus samuraizinhos!
Beijão a todos!


Todas as imagens google.

terça-feira, novembro 23

SURPRISE

 
Primeiro quero deixar registradinho que está tudo "alagado" (de lágrimas) por aqui. 
Isso. Estou emocionada de verdade, Esterzita!
São muitas coisas boas pela blogosfera.
Sabem aquela cena onde um amigo  vai guiando o outro, de olhos vendados, preparando-o para uma big surpresa? É assim que me sinto caminhando por esses corredores virtuais.
A Ester, uma amiga queridíssima, está na direção do que eu chamaria de Um Grande Espetáculo, onde estamos, algumas amigas e eu, participando hoje. E ela produziu e dirigiu tudo brilhantemente.
Está tudo lindo minha amiga. Você, o show e claro, seu Universos, que completa o terceiro ano de estrada!
E como estamos alegres por participar da festa.
Parabéns por teu espaço lindo!


Ok, vocês devem estar querendo saber mais sobre tudo o que a Ester programou para esses amigos convidados, não é? Sim, porque eu sou A curiosa pra tudo, imagino que vocês também rs.
Vamos lá:
Ela teve a super ideia de um Amigo Oculto Virtual. Estamos há algumas semanas nos segurando (amiga eu tive que me segurar viu rs) para revelar somente hoje, o nome de cada um deles.

A minha amiga secreta é...
Uma menina suuuuuper em tudo. 

Tem um super bronzeado das praias deliciosas do Rio, conversa sobre tudo com um suuuuper humor e nos proporciona momentos alegres pra valer, com seu blog..
Ela é um mix de super mulher, linda e muuuuito bem humorada e super blogueira, nos contagiando com a energia de tudo o que escreve.
Quando criei meu blog eu sabia que falaria bastante sobre ANDANÇAS. Por que como diz sabiamente a Ester, sou também um ser em construção, uma andarilha eterna, buscando, aprendendo;  cheia daquela sede de trocar logo todas minhas dúvidas e questionamentos, por respostas que façam meu coração sossegar.
ANDANÇA, caminhada... É essa nossa trilha  degraus afora, ansiosos por subir na escala do conhecimento e da compreensão de muitas coisas, uma delas o  amor.
E é de forma muito animada e repleta de sorrisos, que a Lilia contribui para que nossa jornada seja mais leve e poeticamente otimista.



Um beijão Lilia, amei conhecer você e o Andanças!

segunda-feira, novembro 22

AOS MEUS AMORES



Não quero lhe falar,
Meu grande amor,
Das coisas que aprendi
Nos discos...
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que
o amor
É uma
coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto
É menor  que a vida
De qualquer pessoa...
Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram
e o sinal
Está fechado prá nós
Que somos jovens...
Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço,
O seu lábio e a sua voz...
Você me pergunta
Pela
minha paixão
Digo que estou encantada
Como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
Cheiro de
nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva
Do
meu coração...
Já faz tempo
Eu vi você na rua
Cabelo ao vento
Gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança
É o quadro que dói mais...
Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais...
Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não...

Trecho de: COMO NOSSOS PAIS
Comp: Belchior

Amo Elis.
Dedico este trecho de COMO NOSSOS PAIS ao meu amor e à minha família, que me ensinam todos os dias (Pai, lembra quando você cantava essa canção pra mim? Me explicando os versos? bjo) e claro, aos meus amigos.
Uma excelente semana!
Beijo a todos!

quinta-feira, novembro 18

BLOGAGEM COLETIVA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


A Ingrid - Desconstruindo a mãe, sugeriu que contassemos uma história de superação, uma situação onde conseguimos dar a volta no monstrinho do instinto e ser racional, evitando aqueeela surra no (s) filhote (s) coisa que, fatalmente, seria motivo de arrependimento mais tarde.

Como parte integrante dessa blogagem  importantíssima segue o meu textinho:

Ano passado compramos um novo sofá. Mexemos em algumas coisas aqui em casa e o marido aproveitou para despachar o  jogo que tínhamos (pra mim era simpático, mas o Sandro detestava).

Depois de olhar  um e outro optamos por um preto. Bonitão o danado. Foi para nossa sala  todo imponente e eu, no final acabei gostando. Bom para darmos aquela esticada (é inevitável. Já tentei não cochilar no sofá, mas não consigo), ver um filminho mais confortavelmente, enfim o bom companheiro das horas preguiçosas. Como trocamos outas coisinhas, a sala ficou mesmo mais bonita, mais atraente; E como a gente gosta disso, né? Cuidar da casa, enfeitá-la e depois ficar pelos cantos apreciando... 

Estava tudo muito bem, tudo muito bom até que uma bela tarde, D. Sofia resolveu dar sucessivos... "golpes", com um lápis bem pontudo e afiado no meu queridinho. Foram umas 15 irremediáveis perfurações no meu sofá fofooo, que evoluíram para pequeninos rasgos, hoje gigantescos. 

Neste dia estava me preparando para tomar um belo banho, quando voltei à sala e peguei a mocinha sagaz numa atitude suspeitíssima. 
Ao me aproximar e ver os furos, que não eram poucos, passei por um mix de sensações. Nas frações de segundo seguintes, pensei em dar na cara dela, literalmente. Sim, dar na caaara (ela só tinha 5 anos)!

Porém,  parei. Lembrei-me de uma virtude que sempre me faltou e tornou-se indispensável  desde que a maternidade bateu a minha porta: Ela mesma, a paciência.
Respirei proooofundamente.
Mais uma vez. Respirei (aprendi esse exercicio no Reike e recomendo. A respiração acalma e nos dá tempo hábil para raciocinar, faça isso pausadamente e repedidas vezes).

Destruir um sofá novo não é uma atitude lá muito comum, ao menos para uma criança nesta idade. Foi o pensamento que me arrancou daquele "estado de graça", pra não dizer coisas piores - o blog é poético, gente rs - , e me trouxe a tona, de volta à racionalidade.
Conversamos muito. Ela entendeu.
Fiquei aliviada e mais que convencida sobre a importância de dialogar com nossos filhos. É essencial. No caso dos meus é frequente. Sou meio exagerada, vivo em função disso.

E em resumo, segundo o que pude apurar, a Sô estava estressada. Ela faz aquele perfil criança oriental introspectiva. Preciso estar sempre de olho nela. É super tranquila, suuuuper amiga, mas não é falaaante como o Theo... normalmente guarda seus sentimentos mais conflitantes. 
Tudo isso sobre a minha linda, prometo resumir numa outra história, que fica para um ooooutro post.
Mas ela é normal, tá rs? Estava mesmo é de saquinho cheio do irmãozinho mais novo, que é aquele chicletinho grudento. Uns pitchuquinhos bem docinhos esses meus dois.
Ah, o sofá?
Está conosco até hoje; nos recusamos a trocar, a Sofia tem que se sentar muuuuito nele, sentir o incômodo até chegar o momento de desfrutar de um novo, que já namorei muito e  já escolhi, mas deixa pra casa nova que um dia terei.  Prometo contar aqui também!

Falei um tiquinho da relação de irmãos do Theo e da Sofia, nesta postagem, se tiverem um tempinho a mais, leiam.

Beijão especial à todas as mamas!

Beijão amigos!


quarta-feira, novembro 17

BEM LEGAL

O Poético recebeu o Prêmio Dardos, da Márcia. Fiquei feliz da vida...Sim, cheia de bossa, como diriam alguns amigos.
A Márcia que me presenteou, mora aqui no Relacionamentos, vida e cotidiano!
Passar por lá significa se emocionar e vivenciar muita  poesia e romance. Ela é uma fofa!

Muitos queridos aqui  pela nossa cidade dos blogs (que a cada dia cresce mais e isso é tudíssimo de bom!)  já o tem. Então, gostaria muito de presentear meus amiguitchos que ainda não possuem. Fiquem a vontade para levá-lo, ok?
O Dardos é um selo  agregado a uma ideia bacanérrima. Além de inspirador, acho que nos incentiva ainda mais a divulgar e debater assuntos importantes em todos os âmbitos. Tenho trocado com muitas pessoas aqui na blogosfera, é um blá-blá-bla suuuuuper legal e positivo, portanto é um prazer dividí-lo com vocês.



«O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web».


Recebi outros mimooos dos amigos, logo mais publico.




Beijão Ma!
Beijos a todos!

segunda-feira, novembro 15

MARIA BRIGADEIRO - ATELIÊ (Simplesmente... irresistível!)


Amigos, neste finde o maridones me levou ao Maria Brigadeiro (estávamos afins de provar esse doce, doce, porém com o toque deste ateliê). O hermanito e a  cunhadíssima estavam conosco (adoro muito esses dois!) e a presença deles adoça de forma especial nossos tours gastronômicos.
(Quando o assunto é comida eu aproveito, acho até que passo um tequinho do ponto. Curto desde o tradicional até o mais ousado).
O Maria Brigadeiro é um espaço suuuper mimoso, especializado neste docinho brasileiro pra lá de conhecido. O primeiro em São Paulo que prepara  os sofisticados brigadeiros gourmet (em outras palavras pra comer rezando, sabe?).
Imaginem aqueles segredinhos da vovó aprimorados, combinados a blends de chocolates diferenciados.... isso deu origem ao que eu chamaria de uma bolinha de chocolate Magnifique!, e apresentada na forma de 40 receitas di-fe-ren-tes.
Os sabores vão desde o tradicional, queridinho da casa, passando pelos de nozes e os mega abrasileirados como os de café, até os extremamente exóticos (pimenta e masala), que tal?
Bem, melhor irmos devagar. Como já diria minha mãe o lugar não vai fugir não, rs! Além do mais, num ritmo menos frenético, dá pra voltarmos mais vezes com a desculpa de provar o que ficou pra trás.
Desta vez escolhemos a caixinha de vinte unidades com direito a mesclar nossos preferidos. 


Há outras opções de embalagens igualmente lindas e finalizadas no capricho. As caixinhas por exemplo, são super fofas amarradinhas com laçarotes de fita; as marmitas vem embaladas com lenços exclusivos Alexandre Herchcovitch (que chiquice, né?)  e trazem diversas opções de estampa.


Achamos o máximo (obviamente me refiro às impressões femininas; os homens limitaram-se a olhar e olhar, só).
A loja oferece ainda, alguns outros produtinhos interessantes como livros de receita e jóias com motivos do tema.
O espaço é todo retrô,  meeega simpático.
A-mei! E como diz o próprio slogan deles: 

"A vida é curta, comece pela sobremesa!"

...então... comecemos! 


Obs.: Como muito falei em brigadeiro, não posso deixar de citar que o de colher tem sido a atração da vez;  a Gabi Cristal, fez um post completinho com altos toques de como e em que ocasiões preparar essa tentação. Está aqui.
Acompanho e curto a bessa o blog dela. Os textos são deliciosos, ela é uma linda sempre muito carinhosa. Lá, encontramos também super dicas de viagem, decoração e outros assuntos que a gente quer e precisa estar por dentro. Vale conhecer.

Beijão Ju, beijão Clau!
Beijo doce a todos!




Todas as imagens: Maria Brigadeiro

sexta-feira, novembro 12

SEMPRE



Fim de mais uma semana.
Havia me programado para fazer mil coisas. Sim, mil rs. Destas, algumas muitas ficaram perdidas pelo caminho... o fim de semana chegou e para ele também já inventei mais outras mil (hoje pela manhã o marido disse: Nem o Batman, com todos os problemas de Gotham, corre tanto quanto você ou é tão agitado rs...).
Parando e pensando bem, essa "coisarada" nem é lá tããão importante...
O que quero de verdade é entender que muitas vezes planejarei e  não terei tempo, imaginarei mas poderei não concretizar, desenharei, mas se faltarem algumas cores pra finalizar, tudo bem...
Deixar pela metade?
Não, apenas saber e sentir que cada coisa vêm a seu tempo, que a história do um passo por vez, que meu pai buzinava em meus ouvidos era mesmo verdade verdadeira.
Às vezes estamos vindo bem pelo trajeto, com tudo engrenadinho, motor a pleno vapor, aquela certeza booa de que o desfecho será mesmo aquele que projetamos e tanto desejamos e, por um ou outro motivo, nos vemos obrigados a  pisar no freio...  (ah tá, esse motivo diversas vezes assume a carinha feia de pessoas que não valem a pena, dúvidas, medos, instinto de preservação, inseguranças ou tudo junto. Mesmo nestes casos, penso que devemos ter serenidade para aceitar a pausa, que pode ser essencial).
Se soubermos "apreciar" essa parada forçada, olhar à volta, redefinir alguns trechos do percurso e retomar o fôlego, é possível que alcancemos a(s) sonhada(s) meta(s), antes do previsto. 
Preciso me lembrar de repetir tudo isso pra mim mesma, em voz bem alta, todos os dias, como mantra.



Um beijo e um excelente final de semana!

quarta-feira, novembro 10

O VISITANTE




Pela pequenina fresta da cortina adentravam os primeiros raios de sol.


Sobre a mesinha de cabeceira, algumas flores e um copo com água. Nas paredes apenas um relógio meio empoeirado marcando exatas 10h00.
Jacinta entreabria os olhos. A luz a incomodava. 
Passou a mão pelos cabelos e com esforço saiu de sob os lençois. Inexpressiva, apenas pensava... esfregava o rosto. A alegria do ambiente ficara por conta das rosas que lhe eram, por hora, única companhia. 

Recostada na cama, movia-se com dificuldade em direção ao café da manhã deixado a seu lado, porém faltava-lhe apetite. Ha vários dias acamada, entregara-se completamente à palidez de sua convalescença.
Novamente deitou-se.

De olhos fechados, sentiu repentinamente um calor suave tocar-lhe a face direita; 
A batida leve da porta acusava a presença de um visitante... o calor súbito tomava-lhe o restante do corpo.

Em pé diante de Jacinta, o estranho olhava-a profunda e docemente...
Ela sorria.
Sentia-se arrebatada por uma estranha sensação de ânimo!
- Olá! - disse o homem, com simpatia.
- Olá! - respondeu Jacinta, com curiosidade de criança.

A figura de cabelos claros e vestes azuladas inclinou-se em sua direção. Enquanto ela observava, ele tocava delicadamente sua testa, respirando intensamente. Fitando-a, disse:
Vim para olhar-te de perto, tocá-la de forma mais próxima, sentí-la em seus medos, em seu desconforto... Vim atendê-la.

Revestida de várias nuances e de uma multidão de novos  pensamentos, nada dizia. O sorriso que há muito fugira de suas expressões, mantinha-se fixo agora.

Mais algumas frases, cortaram o silêncio entre as quatro paredes:
Hoje querida, é para ti o recomeço, um amanhecer para horizontes que desde muito buscas afoitamente. Finalmente sinto-a adentrando seu verdadeiro destino e ele, alegremente te dá as mãos. Apenas saúda-o e lembra-te de abraçá-lo sempre.

Retribuindo com afeto, uma lágrima emocionada brotou de seus olhos.
Envolvida e refeita pelos ares pertumados que pareciam carregá-la, deu o primeiro gole em seu café, provou o doce dos pãezinhos que o acompanhavam e sorriu ainda meio confusa. Alegrava-se.

O oxigênio que preenchia seu peito e seus poros era doce. O ambiente puramente cores, a cantoria dos pássaros como novidade para aqueles ouvidos... o corpo era outro.

segunda-feira, novembro 8

GENTILEZAS E CORDIALIDADE

 E mesmo em meio ao turbilhão de carros e amontoado de caras fechadas que é o trânsito das grandes cidades, vez ou outra avistamos um rosto simpático que nos cede a vez e permite que também passemos...
Naquele metro quadrado sufocante, muitas vezes abarrotado que são os elevadores de nossos shoppings e prédios comerciais, ainda cruzamos com pessoas gentis que, educadamente, seguram as  portas para que também entremos...


São apenas exemplos de situações onde a cordialidade e a boa educação falam primeiro. É raro, mas acontece sempre que vibramos nesta sintonia. 
De verdade?
Quando presencio ou vivo um episódio como estes, reflito... fico feliz. Abraço aquele presente e procuro perpetuar suas boas energias...
E se eu gosto de receber gentilezas, outras pessoas também. Se me agrada, aos outros idem. É simples.

Imagino que por aqui, na blogosfera, esta regra seja igualmente válida, pois como blogueiros, sabemos que para cada postagem dedicamos tempo e atenção, em respeito aos leitores e seguidores. Depois, nos  sentimos gratificados (eu me emociono rs) ao ler os comentários atenciosos, cordiais e pertinentes ao que pensamos e postamos. Não é difícil imaginar que, da mesma maneira, é  para nossos amigos ou vizinhos de blog.


Amigos, praticar e falar de gentileza é importante. Acho bacana alimentarmos o assunto em nome, especialmente, da harmonia e interação entre  nós blogueiros, apaixonados pelo ofício (rs), por isso aderi à campanha A ARTE DE COMENTAR NOS BLOGS, da Flávia Shiroma.


E vocês topam postar sobre isso?
A Flávia fez uma campanha bem legal. No blog dela (acessem o link acima), há comentários de algumas leitoras, opinando sobre os tópicos que ela separou para estruturar a ideia que queria nos passar. Ou seja tudo o que ela pensou foi dividido e discutido entre os que fazem parte desse universo. Bom, né?
Para prepararem a postagem, seguem algumas regras:

1- Levar o selo;

2- Colocar o link da postagem da Flávia, para que outros acessem as dicas;

3- Colocar de quem receberam o selo; 

 "O intuito deste selo fixo de campanha "Blogueira Educada" é promover a harmonia na blogosfera. No nosso dia-a-dia é natural seguirmos alguns padrões de boa conduta pelo bem de uma convivência calorosa e sadia. No mundo virtual isso também pode ser feito. Vamos espalhar pelos quatro cantos que a educação deve existir também no mundo dos teclados e que o respeito às idéias de cada blog deve estar acima de tudo."  
 Flávia Shiroma - Blog Compartilhando Ideias com uma mulher de 30 e poucos.

   
Beijão a todos 
 Mi
  

domingo, novembro 7

O AMIGO IMAGINÁRIO DOS NOSSOS FILHOS


Sim, eles são fato e a maioria das crianças entre três e seis anos os têm (ou tiveram). Não é exclusividade ou preferência dos mais solitários.
Me recordo que a Sofia tinha longas conversas com o Bibido, isso por volta de  seus 3 ou 4 aninhos; na época ela já frequentava escolinha e também já não era filha única, mesmo assim, ainda encontrava um espaço para esse companheiro invisível, que praticamente tinha lugar à mesa de jantar, conosco.
Alguns dias o papo era exteeenso, cheio de risinhos, caras e boquinhas. Em outros a troca se resumia a conversas mais tímidas...
Nos momentos mais críticos, digamos assim, em que a filhota havia aprontado, quem levava a culpa? O Bibido, claro rs!
E dessa forma eles percorreram juntos, uma boa parte dessa fase da infância dela. Tudo dentro do que , observando, poderíamos chamar de normal. O Sandro e eu nunca podamos ou censuramos; depois de um tempo, ela e seu amiguinho transparente, despediram-se naturalmente...
...hoje, de amizade imaginária, só nos resta o Soren Lorensen, quando estamos assistindo todos juntos, ao Charlie e à Lola.

******
Essa memória, arranquei lááá do fundinho do baú, após ler uma matéria sobre o assunto na Super Interessante deste mês.
Segundo especialistas - e aqui cabem  pedagogos, psicanalistas, educadores, psicólogos etc etc etc - os amigos imaginários são comuns e absolutamente normais na primeira infância, especialmente entre filhos únicos e primogênitos, já que na maior parte dos casos, ainda não possuem um parceiro/confidente real.
Esses amiguinhos são importantes para o desenvolvimento da oralidade, da personalidade, ajudam a organizar o pensamento e a treinar a experiência da amizade. São uma espécie de apoio para os pequenos.

Obviamente para nós pais, na maioria das vezes, flagrar o filho num bate papo com alguém que não estamos vendo, causa estranheza... e susto; porém essas figurinhas como o Soren Lorensen, o Bibido e alguns outros que também já abandonamos lá trás, como o coelhinho da páscoa e o papai noel, cooperam para o crescimento mental das nossas crias, estimulando atenção, imaginação, percepção, raciocínio, aprendizagem, enfim todo o processo cognitivo de uma forma geral ,e que lembremos, está em pleno vapor nesta fase. Deixá-los dividir o café da manhã ou o brinquedo predileto com esses companheiros pode significar um adulto mais criativo e inteligente, entre tantas outras coisas. Uma criança que convive desde cedo com o que não vê, tem mais capacidade de compreender um átomo ou uma raiz quadrada, segundo esses estudiosos.

Acho que a nós pais cabe estarmos atentos ao grau de amizade e ao tempo dedicados aos Bibidos da vida, se a criança se relaciona e socializa com tranquilidade com aqueles à sua volta.
Depois de um certo tempo o adeus deve acontecer. Comumente, o laço perdura até no máximo seis anos, e alguns nem se lembram que trocaram segredos com essas criaturinhas que não enxergavam.

Se puderem, leiam mais um pouquinho sobre essa fase, aqui.

E seus filhotes meninas, têm amigos imaginários? Tiveram?
E vocês, se recordam de ter tido?


Eu, de vez em quando ainda falo sozinha rsrs!

Beijos a todos e um excelente domingo!

quinta-feira, novembro 4

E A PERFUMADA É....

Ansiosos?
Eu confesso que passei estas últimas horas aflita pra postar o resultado e saber quem seria o felizardo. Também pra dizer que estou como aquela anfitriã de fim de festa meeeesmo, cansada, ajeitando a casa, recolhendo  copos e taças, apagando as velas, a última lâmpada acesa... e felicíssima!

Fiz uma lista com todos os comentários válidos. Infelizmente tivemos um último comment que não posso considerar, por respeito às regras, mas teremos muitos e muitos e espero que voltem, ok?
Alguns amigos não tem blog; os que possuem especifiquei ao lado do nome na lista que segue abaixo. Alguns estão com dois números, são os que divulgaram o sorteio.
Preparados?

Esta  é a lista de todos que vieram (muitíssimo obrigada a todooooooooos!):

1-Thaís Relicário Fashion
2- Maricota  Retalhos
3- Tati  Vida Bicultural
4- Tati  Vida Bicultural
5- Sol e Lulu Mimo Chic
6- Dama de Cinzas Confissões Ácidas
7- Gabi Gabriela Cristal Blog
8- Dri Bolsinha da Dri
9- Cássia
10- Tata Mais de Mim
11- Ana Mãe Mochileira
12- Gize
13- Fê Mamma Mini
14- Albuq Cotidiano e Vida
15- Laila Café Feminino
16- Larissa Larissa Jorge Blog
17- Larissa Larissa Jorge Blog
18- Tati Canto I love shoes
19- Chris Ferreira Inventando com a mamãe
20- Mi Tagarelices
21-Cris João Recomadres
22- Malu Cadinho de poesia
23- Isa Tantos caminhos
24- Deia Rumo a escrita
25- Deia Rumo a escrita
26- Chica Sementinhas
27- Patricia
28- Shana Dreams come true
29- Mika Gato q pesca
30- Di Mãe Bipolar
31- Ester Universos
32- Ester Universos
33- Mi Blog da MIchelle
34- Mi Blog da Michelle
35- Betty Gosto disto
36- Gi Toque de elegancia
37- Gi Toque de elegancia
38- Carla Eu mesma
39- Mari Mundo do Pedro
40- Mari Mundo do pedro
41- Flavia Compartilhando ideias
42- Carol Viajando na maternidade
43- Bonfa Casos e Coisas da Bonfa
44- Rosi Tresse Bien
45- Re Fagundes Citrico e cintilante
46- Vaneza Balzaquiana com z
47- Dani Burman
48- Karina- Quintal da madame
49- Pat  Vou chamar um taxi
50- Wal Donna Wal
51- Monique Mimirabolantes
52- Caroline
53- Cris Ciclica
54- Rerz Dicas green
55- Ana Paula Casinha da Sophia
56- Juliana
57- Chris Corcino Blog Chris Corcino
58- Cris Miscelânea
59- Mi Flores de Cristal
60- Leticia Letys a Letys
61- Leticia Letys a Letys
62- Adriana
63- Ju Mil Faces
64- Mineia História pra criança ler..
65- Karin Vanessa
66- Andrea Andrea Blog
67- Andrea Andrea Blog
68- Karina
69- Jaque Blog da jaque
70- Jaque Blog da jaque
71- Ana Balde areia e balanço
72- Ana Pelos caminhos da vida
73- Ana Pelos caminhos da vida
74- Silene Cantinho da silene
75- Regina No balanço das horas
76- Livinha  Palavras e poemas

and the winner is...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

WAL MARQUEEES, DO BLOG DONNA WAL!
Amiga parabéns!
Logo mais te mando o email pra trocarmos mais detalhes e informações, tá? 

Novamente, meu obrigadíssima por prestigiarem meu primeiro evento. Foi o máximo e nada seria sem a participação de vocês.
Logo mais, tem MAIS!

Beijos e uma excelente quinta-feira a todos!

segunda-feira, novembro 1

EU, DOCE COLORIDA


Você já pensou em ser um doce? E um objeto?
Pois é. Eu não, até receber este selinho convite, irresistível da Juju, pra parar e soltar o pensamento.
A Juju mora aqui, em cada cantinho, em cada canção do Como Aprendi a Sorrir! É Filha da Déia, do Rumo, que apresentei no post anterior.
O blog dessa pequena é um mimo. E ela? Bem, com uma ideia açucarada dessas (se não me falha a memória ela tem por volta de uns 7 anos), dispensa comentários, né?
Mas sobre o doce e o objeto...
Pensei...
Pensei mais... 
Aí, vendo ao meu redor, sentindo minhas coisas, meu eu, concluí que seria uma pintura. Uma tela. Essa seria eu versão muher objeto, digo versão objeto rs rs. Não necessariamente pela beleza ou poesia registradas nesse tipo de arte, mas pela graça, pela susgestividade.
Só que teria que ser um Romero Brito ou Gustavo Rosa; acho alegre o estilo deles.... todas as cores, as formas... ah, e também ia querer ficar (de)penduradinha numa parede de quarto infantil, observando os pitchucos brincar, pular, comer jujubas, pipoca, sujar tudo naquela farra, montando e desmontando seus brinquedos.
Agora o doce.
Esse foi mais fácil. Eu seria uma maçã do amor, certamente. Meladinha. É bom pra comer de se lambuzar, perambulando pelas boquinhas, principalmene naquelas noites animadas de São João. Taí... Eu, maçã do amorrr.

Beijos Déia
Beijão Juju

Esta brincadeira, mais o selinho também repasso para todos os amigos e amigas que seguem e visitam o blog. É divertida, não é?
Então estou esperando pra ver além das travessuras, vocês versão doces e objetos
Até já já!

Beijos a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...