Título: Perseguidos
Autor: Gerson Moreira
Editora: Lura
Páginas: 287
Ano:2017
Sinopse: Em uma noite super quente no campinho que fica no alto do morro da Vila Ruth, está havendo um baile funk de favela, que se encontra hiper lotado de adolescentes e jovens.
Matheus, Juliana e Patrick estão entre a multidão curtindo o baile, quando algo terrível acontece, e eles recebem uma mensagem pelo aparelho celular informando o que aconteceu. Ao lerem o conteúdo da mensagem, todos ficam apavorados e com muito medo e remorso por estarem lá.
No centro da cidade de São João de Meriti, Jefferson está na praça do skate. Ele é morador desse morro. Ao receber a mensagem com o mesmo conteúdo e lê-la, ele fica muito preocupado com a sua família.
Patrícia é uma líder militante e está coordenando uma manifestação na Avenida Presidente Dutra que deixa tudo fechado. Mas, quando ela recebe o mesmo conteúdo da mensagem, fica extremamente preocupada e sai correndo, abandonando a manifestação. Ambos vão se encontrar com Matheus, Juliana e Patrick, que estavam no morro; porém, quando estão juntos, são abordados pelo policial Charles, que ameaça prendê-loa, matá-los e também a seus familiares pelo que acabou de acontecer, entretanto o policial faz uma proposta que espera que os cinco não rejeitem.
Os jovens necessitam decidir se aceitam ou não.
Resenha: O livro gira em torno de um acontecimento onde esconde um suspense por trás de uma mensagem recebida nos celulares de algumas pessoas, além do que retrata a realidade social de quem vive em comunidades pobres trazendo toda a influência que rondeiam essas pessoas como também retrata a realidade do cristianismo. Matheus, Juliana, Charles, Patrick e Patrícia são personagens que enredam a estória, todas as atitudes deles e das pessoas que os rodeiam ganham destaque, cada um deles possui uma característica própria e uma personalidade distinta.
Chega um momento em que o leitor irá perceber que o livro põe em evidência um acontecimento que está relatado na Bíblia e que os cristão aguardam para que ocorra, mostrando o pós dessa situação também, relatando a situação das pessoas envolvidas no momento, durante e depois que tudo já é feito.
A preocupação do autor foi em trazer duas coisas: a realidade social da comunidade e a condição de fé das pessoas, há um enfoque nessas duas esferas que pude perceber que as duas se ligavam durante todo o livro, há momentos em que também nota-se a evidência do preconceito religioso, que é outro assunto relatado, apontando uma metáfora com a realidade atual. Há um momento em que cada um deles se veem com suas vidas expostas e tendo que prestar contas de tudo aquilo que fez.
O material é muito bem produzido, a qualidade é muito boa, em comparação a materiais que eu já vi, a escrita também, ele conseguiu trazer a linguagem informal da comunidade nos momentos certos e a linguagem formal quando devido, o enredo cresceu muito durante o desenrolar da estória. Eu espero vocês deem uma chance para essa história, fará vocês refletirem e ao mesmo tempo fazer uma ligação entre a realidade e a ficção.
Gerson Moreira
Nasceu no Estado do Rio de Janeiro e viveu toda a sua infância e adolescência morando em uma favela. Nesse período, para conseguir dinheiro, trabalhava como flanelinha e vendedor de rosas e flâmulas nos bares nas noites e madrugadas no Rio e em São Paulo. Essa realidade mudou quando entendeu o valor do amor de mãe. No intuito de ajudá-la, voltou a estudar e se formou em arquitetura e urbanismo.
Atua há mais de 20 anos em trabalhos voluntários de orientação e recuperação de pessoas, ajudando-os a ter um futuro melhor. É rapper e palestrante para adolescentes e jovens.