Neste blog, você encontra informações variadas e relevantes sobre esportes, cultura, política, humor, saúde, dicas de sites e muito mais.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Diário: Viagem a Gramado
A cidade está linda: toda iluminada e muito enfeitada. Parece mais um parque temático.
Desde que chegamos, não paramos. Tenho levado as meninas a todas as atrações.
à noite sempre há espetáculos belíssimos: O Desfile de Natal, que é uma grande parada no melhor estilo Disney; A Nativitaten, que é um show de músicas de Natal e fogos de artifício no Lago Negro, estonteante; A Incrível Fábrica de Natal, um musical meio no estilo Cirque du Soleil. Tudo muito bonito, verdadeiras produções da Broadway.
Além disso, há as atrações de sempre: Mini-mundo, Mundo a Vapor, Aldeia de Papai Noel, Museu de Cera (novidade, aberto há apenas 20 dias), etc., etc. etc.
Ontem também demos uma esticada até a praia de Torres (180 km de Gramado) e até as cidades de Cambará e Praia Grande, a 130 km de Gramado, onde ficam os maiores cannions do Brasil (Itaimbezinho, Caracala e Fortaleza). O visual é espetacular, mas o acesso para lá é muito complicado, muitos kms de estrada de cascalho. No nosso caso, como fomos primeiro a Torres, tivemos de subir toda a serra pela estrada de terra. Muita aventura, mas valeu a pena.
Infelizmente não dá pra colocar as fotos agora, pois a internet aqui do hotel é muito lenta e muito concorrida. Coloco assim que voltarmos para o Recife.
Feliz Ano Novo para todos.
Diário: Fotos atualizadíssimas (até que enfim)
Entre as últimas atualizações estão:
- Complemento da viagem à Europa (Budapeste, Viena, Maratona de Güssing e Lisboa);
- Fotos com a família em outubro;
- Casamentos de meu irmão Tony e de meu primo Vivaldo;
- Confraternização do Grupo de Corridas Corpore Sano;
- Troca de Corda de minha filha Luísa na Capoeira;
- Viagem de Marinês para a Maratona de Las Vegas; e
- Natal em Família.
As fotos da viagem de fim-de-ano a Gramado só publicarei após o retorno.
Feliz Ano Novo para todos.
Seu Direito: A Justiça na UTI
Estou me referendo àa decisões: do Supremo de soltar o médico Roger Abdelmassih, acusado de molestar sexualmente pelo menos 39 mulheres; e do STJ de suspender as investigações da Operação Satiagraha e de anular a sentença de condenação em primeira instância.
Os textos abaixo explicam melhor os casos.
Feliz Ano Novo (se é possível um ano feliz sem justiça),
Edilson.
OPINIÃO
A Justiça na UTI
JANICE ASCARI
ESPECIAL PARA A FOLHA
APÓS SUCESSIVAS intervenções jurídicas incomuns encontra-se agonizando, em estado grave, um dos mais escabrosos casos de corrupção e crimes de colarinho branco de que se teve notícia no Brasil.
A Operação Satiagraha surpreendeu o país. Nem tanto pelos crimes (corrupção, lavagem de dinheiro e outros), velhos conhecidos de todos, mas sim pelas manifestações de autoridades e de instituições públicas e privadas em defesa dos investigados.
Nunca se viu tamanho massacre contra os responsáveis pela investigação e julgamento do caso. Em vez do apoio à rigorosa apuração e punição, buscou-se desacreditar e desqualificar a investigação criminal colocando em xeque, com ataques vis e informações orquestradas e falaciosas, o sério trabalho conjunto do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, bem como a atuação da Justiça Federal.
O poder tornou vilões os que sempre se pautaram por critérios puramente jurídicos e recolocaram a questão no campo técnico, no cumprimento do dever funcional. Pouco se fala dos crimes e dos verdadeiros réus.
Em julho de 2008, decretou-se a prisão dos investigados pela possibilidade real de orquestração e destruição de provas.
A prisão preventiva do cabeça da organização foi criteriosamente determinada em sólida decisão, embasada em documentos e em fatos confirmados nos autos, como a grande soma de dinheiro apreendida com os investigados, provando ser hábito do grupo o pagamento de propinas a autoridades.
Apesar de tantas evidências, o presidente do STF revogou a prisão por duas vezes em menos de 48 horas. Os fatos criminosos, gravíssimos, foram ignorados. Pateticamente, o plenário do STF referendou o "HC canguru" (aquele habeas corpus que pula instâncias) e voltou-se contra o juiz, mas sem a anuência dos ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio -este, aliás, o único que leu e analisou minuciosamente as decisões de primeiro grau.
Iniciou-se um discurso lendário, inconsequente e retórico para incutir, por repetição, a ideia da existência de um terrível "Estado policialesco" e da "grampolândia" brasileira, uma falação histriônica a partir de um "grampo" que jamais existiu.
Alcançou-se o objetivo de afastar policiais experientes, de trabalho nacionalmente reconhecido e consagrado: o então diretor da Abin foi convidado a deixar o cargo; o delegado de Polícia Federal que presidiu o inquérito foi afastado das funções e corre risco de exoneração.
Outra vertente é aniquilar a atuação da Justiça de 1º grau, afastando o juiz. Cada decisão técnica, porque contrária aos réus, passou a ser tachada de arbitrária e parcial. Muitas foram as armadilhas postas para atacar pessoalmente o juiz e asfixiar a atividade da primeira instância, por meio de centenas de petições, habeas corpus, mandados de segurança e procedimentos disciplinares.
No apagar de 2009, duas decisões captaram a atenção da comunidade jurídica. A primeira, pelo ineditismo: na Reclamação 9324, ajuizada diretamente no STF, alegou-se dificuldade de acesso aos autos. O juiz informou ter deferido todos os pedidos de vista. Sobreveio a inusitada liminar: o ministro Eros Grau determinou que todas as provas originais fossem desentranhadas do processo (!) e encaminhadas ao seu gabinete. Doze caixas de provas viajaram de caminhão por horas a fio e agora repousam no STF.
A segunda foi a liminar dada pelo ministro Arnaldo Esteves Lima (STJ, HC 146796), na véspera do recesso. Por meio de uma decisão pouco clara e de apenas 30 linhas, apesar da robusta manifestação contrária da Procuradoria-Geral da República, todas as ações e investigações da Satiagraha foram suspensas e poderão ser anuladas, incluindo o processo no qual já houve condenação por corrupção.
A alegação foi de suspeição do juiz, rechaçada há mais de um ano pelo TRF-3ª Região. Curiosamente, o réu não recorreu naquela ocasião. Preferiu esperar dez meses para impetrar HC no STJ, repetindo a mesma tese. As duas decisões são secretas.
Não foram publicadas e não constam dos sites do STF e do STJ. Juntas, fulminam uma megaoperação que envolveu anos de trabalho sério. Reforçam a sensação de impunidade para os poderosos, que jamais prestam contas à sociedade pelos crimes cometidos.
Espera-se que os colegiados de ambas as cortes revoguem as decisões e permitam o prosseguimento dos processos. A sociedade precisa de segurança e de voltar a ter confiança na Justiça imparcial, aquela que deve aplicar a lei a todos, indistintamente.
JANICE AGOSTINHO BARRETO ASCARI é procuradora regional da República e ex-conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Repassado por Maria Ricardina,
O caso Abdelmassih
De Fernando de Barros e Silva:
Vamos começar fazendo três perguntas:
1. Quantas pessoas estão encarceradas hoje no país, em regime de prisão preventiva, sem que ainda tenham sido julgadas?
2. Quantas, entre as pessoas que se encontram nessa condição, chegam a ter seus pedidos de soltura apreciados pelo Supremo Tribunal Federal?
3. E quantas conseguem ver seu caso atendido em apenas quatro meses pelo presidente da mais alta corte do país?
A resposta talvez conduza à conclusão de que o doutor Roger Abdelmassih é um homem de sorte. Ou que pagou os advogados certos. O jornal "Le Monde" tinha razão, mas pegou leve ao dizer que nosso Judiciário é "preguiçoso". Às vezes, só às vezes, é ágil até demais.
O habeas corpus de Gilmar Mendes, que, no recesso da Justiça, libertou o médico acusado de molestar sexualmente pelo menos 39 mulheres, causa óbvio mal-estar.
As vítimas (supostas?) depositavam na expertise do doutor a esperança de engravidar -e a situação de vulnerabilidade física e emocional em que foram atacadas, conforme os relatos, confere ao escândalo feição especialmente repugnante.
Assinante do jornal leia mais em O caso Abdelmassih
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Internacional: Le Monde elege Lula como "Homem do Ano"
A publicação francesa apontou o presidente brasileiro como o responsável pelo renascimento do Brasil como um gigante na cena mundial. O jornal espanhol El Pais também escolheu Lula como a "Personalidade do Ano", destacando que ele passará à história pela ambição realizada de tornar o Brasil um país desenvolvido. Para o Le Monde, o presidente soube ser um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbros naturais. "A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil", resume o jornal
> LEIA MAIS | Política | 24/12/2009
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Orçamento: Oposição retira R$ 800 Mi dos Estados que sediarão a Copa
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Diário: Feliz Natal!
Agradeça a Cristo tudo o que você tem recebido, todos os presentes que a vida tem lhe dado.
Agradeça inclusive pelos seus problemas, porque eles trazem lições fundamentais para seu crescimento pessoal.
Sinta que o perdão do Mestre transforma sua vida e celebre a ceia de Natal com as pessoas queridas e a alma lotada de amor.
Se sua família ou seus amigos não têm o costume de lembrar o aniversariante na noite de Natal, não fique de mau humor.
Quando o anfitrião ou anfitriã anunciar que a ceia está servida, com muita simplicidade proponha:
que tal nos darmos as mãos e rezar um Pai-Nosso?
Tenho certeza de que, depois da oração, todos vão agradecer por você ter convidado o aniversariante para a festa.
E essa noite será o melhor Natal de sua vida.
Este é o meu maior desejo para você:
que este Natal tenha todo o amor que você merece, com a presença do aniversariante abençoando a sua ceia e a sua família.
Vídeo - Música: Lulu - To Sir, With Love
Foi graças a Deus, ao Orkut, e à vontade de revê-la, que conseguimos reunir novamente nossa turma de ginásio, que frequentemente se encontra para relembrar os bons momentos, honrar à nossa mestra e perpetuar nossa amizade.
A você, Janete, com Amor:
Letra Original:
Those schoolgirl days, Aqueles dias de escola,
of telling tales and biting nails are gone, De contar estórias e roer as unhas se foram.
But in my mind, Mas, em minha mente,
I know they will still live on and on, Sei que eles viverão para sempre.
But how do you thank someone, Mas como agradecer alguém
who has taken you from crayons to perfume? Que te levou dos lápis de cera para o perfume
(te ajudou a crescer)?
It isn't easy, but I'll try, Não é facil, mas eu vou tentar.
If you wanted the sky Se você quisesse o céu,
I would write across the sky in letters, Eu escreveria até o céu com letras
That would soar a thousand feet high: Da altura de mil pés (300 metros):
To Sir, with Love "Ao mestre, com amor".
The time has come, A hora chegou
For closing books De fechar os livros
and long last looks must end, e interromper os últimos olhares atentos.
And as I leave, E enquanto eu me vou
I know that I am leaving my best friend, Sei que estou deixando meu melhor amigo.
A friend who taught me Alguém que me ensinou a diferença
right from wrong, Entre o certo e o errado,
And weak from strong, Entre o fraco e o forte.
That's a lot to learn, É tanta coisa para aprender...
What, what can I give you in return? O quê, o que eu posso dar em troca?
If you wanted the moon Se você quisesse a lua
I would try to make a start, Eu poderia tentar lhe dar,
But I, would rather you let me give my heart, Mas eu preferiria lhe dar meu coração:
To Sir, with Love "Para o senhor, com amor".
Confira também um trecho do filme:
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Política: Aécio Neves flagrado batendo em mulher
O Blog do Juca Kfoury publicou as seguintes postagens sobre agressão pública do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, contra sua acompanhante durante uma festa:
Covardia de Aécio Neves
Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.
Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.
A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.
Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.
O blog a mantém inalterada.
Confira a postagem no Blog do Juca.
--------------
Desmentidos
Rodapé de minha coluna de hoje, na Folha de S.Paulo:
Aécio Neves e sua namorada negam que tenha havido um incidente entre eles numa festa da Calvin Klein, no Rio, no domingo retrasado.
É possível mesmo que não tenha havido.
A nota que dei em meu blog, no UOL, no domingo passado, uma semana portanto depois da tal festa, diz claramente que ele deu um tapa e um empurrão em sua acompanhante.
Repito: acompanhante.
A fonte que ouvi, testemunha do incidente, disse com todas as letras:
"Ele deu um tapa, um empurrão, ela caiu e depois cada um foi para um canto, diante de constrangimento geral."
Então, perguntei: "Era a namorada dele?".
E a fonte respondeu:
"Isso não sei, porque não a conheço. Era uma loira bonita e que estava inconveniente".
O fato grave, é claro, permanece: a agressão.
Leia a postagem no Blog do Juca.
Educação: Guia da Internet 2009
Para acessar o Guia, clique na figura ou link abaixo:
http://www.etecpta.xpg.com.br/guia-internet-2009.htm
Dica repassada por Hilton Caldeira.
Educação: Cortador de cana é aprovado em Medicina
Ana Braga // anabraga.pe@dabr.com.br
![]() Foto: Fotos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press |
Além de Jonas, apenas o caçula da família, Renato, de 20, completou o ensino médio. Outros quatro largaram os estudos para trabalhar. "Minha mãe foi acabada pela cana de açúcar. Foi massacrada pelo destino. Minha avó até hoje se arrepende de ter tirado o sonho dela, de ter tirado ela da escola", conta Jonas. "Então, quando meu pai me disse que se eu não estudasse, eu iria cortar cana, fiquei danado. Daí para frente disparei. Fui aluno laureado no 1º, 2º e 3º ano", orgulha-se o rapaz, que salvou na memória afetiva, da pracinha de Joaquim Nabuco, os nomes dos professores da época. "Tive Alex, de matemática, e três professoras que foram mães. Dona Eulália, de história, dona Risonete, de português, e Elian, de geografia", recorda.
Foram quatro anos de tentativas, até a aprovação na UPE. Na primeira, em 2006, ainda morando em Joaquim Nabuco, levou ponto de corte. "Senti todas as carências do ensino público aí. Pensei em pedir emprego na prefeitura", afirma. Em 2007, recuperou o "prejuízo". Passou em um concurso do IBGE para ser agente do censo. Realizou o trabalho, mudou-se para Jaboatão (onde mora a irmã mais velha, Márcia) e pagou um curso pré-vestibular com o dinheiro que guardou. "Eu escutava falar muito de vestibular no rádio. Aí, já sabendo que para a minha condição social passar em medicina era difícil, decidi investir nesse curso, em um colégio famoso da capital", recorda o jovem, criado no bairro de São Miguel, que ele chama de "Coque de Joaquim Nabuco". "As pessoas diziam que eu nunca ia passar porque era pobre". Ele não acreditava nisso, mesmo reprovado pela segunda vez, no vestibular de 2007. "Aprendi a lutar com a dor da minha mãe e com a sabedoria do meu pai. São dois filósofos, apesar da dureza. Sempre ouvi deles que eu deveria me dar bem com Deus e o diabo", reproduz.
Internacional: Israel prende o coordenador da campanha "Stop the Wall"
Israel prende o coordenador da campanha "Stop the Wall" |
Meio-ambiente: Lula homologa 50 mil km de terras indígenas
Lula homologa nove terras indígenas, em mais de 50 mil quilômetros |
![]() Uma área de mais de 50 mil quilômetros quadrados – equivalente a 34 vezes o tamanho da cidade de São Paulo - foi confirmada como território indígena. O decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aumenta o volume de floresta protegida no país, será publicado na edição de hoje do "Diário Oficial" da União. A maior das nove terras indígenas homologadas ontem é a Trombetas Mapuera, no Estado do Amazonas. Mede quase 40 mil quilômetros quadrados, mais do que o dobro da área da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, objeto de disputa no STF (Supremo Tribunal Federal) neste ano. A segunda menor terra indígena homologada ontem é provavelmente a que mais renderá polêmica. Arroio-Korá fica em Mato Grosso do Sul, em terras disputadas por fazendeiros. "A questão indígena em Mato Grosso do Sul é complexa e corre o risco de ser transformada em um novo grande conflito, repetindo a crise que envolveu a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol", registra documento da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). O presidente da Funai, Márcio Meira, não acredita em reação semelhante à dos arrozeiros de Roraima. "Quando o presidente homologa essa área gigantesca de terras indígenas, está dando um sinal de que o Brasil vai cumprir as metas de corte das emissões de gases de efeito estufa, além de reconhecer o direito dos índios", disse. A maior parcela da meta de corte das emissões depende da queda do desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Terras indígenas são áreas ambientalmente protegidas, assim como as unidades de conservação. As nove terras indígenas homologadas ontem têm culturas muito diferentes. Elas abrigam aproximadamente 7.000 indígenas de 29 etnias diferentes. Há povos com quase cinco séculos de contato, como os guarani kaiowá, de Mato Grosso do Sul, assim como grupos isolados identificados na terra Trombetas Mapuera, no Amazonas, ou os zo'és, no Pará. Os zo'és ocupam a segunda maior terra indígena homologada ontem, no município paraense de Óbidos, com 6,2 mil quilômetros quadrados, ou quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A população estimada nessa área (178 índios) é menor do que na terra indígena Balaio, que abriga 350 índios de dez etnias diferentes: tukáno, yepamashã, desána, kobéwa, pirá-tapúya, tuyúka, baníwa, baré, kuripáko, tariáno. A Balaio é a terceira maior terra indígena do pacote de ontem. O Brasil detém hoje mais de um milhão de quilômetros quadrados de terras indígenas em diferentes fases de reconhecimento. Isso equivale a 12,5% do território nacional. A homologação por decreto do presidente da República é a penúltima etapa do processo de reconhecimento de um território indígena. Depois da homologação, ocorre o registro em cartório. Segundo levantamento da Funai, ainda existem cerca de 28 mil quilômetros quadrados de terras indígenas pendentes de homologação, além de mais de cem áreas ainda não demarcadas, em estudo ou com restrição de acesso a não índios |
Fonte: Boletim Informes no. 4388 - 23/12/2009
Diário: Mais algumas fotos e aniversário da Bilu
Em breve colocarei as de Viena e da Maratona de Gussing.
Quanto à maratona gastronômica, até que eu tô tirando de letra. Marinês foi que sentiu um pouco e passou o final-de-semana um tanto debilitada.
Por falar em Marinês, o aniversário dela é no dia 26. Ela pede àqueles que querem lhe dar presentes, que dêem cestas básicas. Hoje ela já entregou uma parte das que já arrecadou, mas não quis bater fotos da entrega. Então, segue só uma foto das cestas dentro do carro.
Seu Direito: Cartilha "O Idoso e o Banco"
Traz dicas sobre o relacionamento bancário entre idosos e bancos, além de abordar diversos procedimentos que geram mais dúvidas entre os idosos, como o uso de caixa eletrônico, cédulas falsas, uso de cheques, débito automático, portas automáticas, golpes e acesso à Defensoria Pública, dentre outros.
Para acessar o documento na íntegra, clique aqui:
Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Economia: Impactos econômicos do Bolsa-Família
O jornalista Fernando Dantas publicou no Estado de S. Paulo de 16/10/2009 uma reportagem com os resultados de um estudo recente sobre os impactos do programa Bolsa Família na economia. A conclusão do trabalho é que o acréscimo no valor dos benefícios pagos, entre 2005 e 2006, de RS 1,8 bilhão, resultou num crescimento adicional do PIB, no período, de R$ 43,1 bilhões. Resultou também em receitas tributárias adicionais de R$ 12,6 bilhões. “O ganho tributário”, escreveu Dantas, “é 70% maior do que o total de benefícios pagos pelo Bolsa Família em 2006, que foi de R$ 7,5 bilhões.
Esses cálculos foram feitos pelo economista Naercio Aquino Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o antigo Ibmec-São Paulo, que também é professor na Faculdade de Economia da USP, e por seu aluno na graduação do Insper, Paulo Henrique Landim Júnior. É de se notar que o Insper e Naercio filiam-se a correntes do pensamento econômico situadas a anos-luz de distância das teorias heterodoxas ou mais à esquerda e não têm nada de lulistas.
Não é novidade que programas bem focados de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família, produzem relevantes efeitos multiplicadores no conjunto da economia. Isso só não é verdade para os que não conseguem levantar o véu ideológico que tolda a visão sobre os programas de inclusão social, para os que resistem a repartir melhor a renda produzida ou para os cegos pelas paixões partidárias. Faltava, porém, uma medição quantitativa da dimensão do impacto econômico específico do programa Bolsa Família.
Pois bem, segundo as estimativas de Menezes e Landim, um aumento de 10% no repasse médio per capita do Bolsa Família leva a uma expansão de 0,6% do PIB, no ano em que ocorre o aumento e no seguinte. Em outras palavras, ou melhor, em outros números, cada R$ 0,04 do Bolsa Família aumenta o PIB em R$ 1.
Fica assim provado, com números, que o “assistencialismo” do Bolsa Família move profundamente a economia. Com a vantagem de que, como indicaram os cálculos de Menezes e Landim, o setor mais positivamente impactado é o da indústria – aquele em que os empregos são de mais qualidade. Enquanto no PIB agrícola cada 10% a mais nos repasses do Bolsa Família não apresenta impactos significativos, o efeito nos serviços é de 0,19% no PIB setorial. No PIB industrial, onde o impacto é maior, efeito multiplicador de cada 10% adicionais nos repasses do programa atinge expressivos 0,81%.
Uma tentativa leviana, mais ou menos recente, de confundir o Bolsa Família com programas de distribuição de cestas básicas, a partir de uma declaração crítica de um Lula ainda na Oposição, em relação à distribuição pontual de comida, tem sido largamente disseminada pela internet, via YouTube. Intelectuais de viés conservador utilizam o vídeo como gancho para sustentar suas retorcidas teorias anti-inclusão social e de preservação da renda em mãos de poucos. Com os dados agora disponíveis, o falatório reacionário fica apenas lamentavelmente ridículo.
Aqui o link para a reportagem do “Estado de S. Paulo”:
http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2009/10/16/A9.pdf
Vídeo: Como funciona o poder mundial
Repassado por: Antonio Santana
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Alimentação saudável: Jorge Ivan inaugura loja no Recife Antigo
Atenção Amigos/Colegas,
Esperamos sua visita a nossa Loja, com produtos sem Glúten, sem Lactose e Diet (sem açúcar) , vinhos, chocolates (alguns sem glúten, lactose ou açúcar ), algumas obras de arte , artesanato fino , etc.
Ainda não temos o estoque que gostaríamos, mas começamos a atender e pretendemos ir aprimorando as opções. Teremos o maior prazer em receber sugestões de produtos e outras.
Para quem desenvolve intolerâncias a Glúten (proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e malte) e Lactose ( contida em leite e derivados), o consumo de alimentos que contêm essas substâncias é péssimo para a saúde (veja mais informações abaixo). Além de ser ruim para a saúde, alimentos que contém glúten engordam.
Abraço,
Exibir mapa ampliado
Diário: Fotos atualizadas (nem tanto)
Cliquem aqui e confiram as fotos da inauguração da placa comemorativa dos 30 anos de minha turma de ginásio e parte das fotos da viagem à Europa, ocorrida em setembro. Por enquanto só coloquei as fotos de Berlim até Praga. Depois coloco as fotos de Budapeste e Viena.
Humor: Nova versão de "Saudosa Maloca": O Samba do Panetone
Cultura: Virtuosi homenageia Villa-Lobos e traz primeira ópera nordestina

Nota do Editor do Blog: infelizmente boa parte da programação já ocorreu, pois já transcorreram 4 dias do evento. Mas a ópera "Dulcinéia e Trancoso" ainda pode ser conferida nesta sexta-feira e no sábado.
LEIA MAIS
» Confira a programação completa do 12º Virtuosi
A maior parte da programação será concentrada no Teatro de Santa Isabel, dividida em duas séries de concertos intituladas Salão Nobre e Vicente Fittipaldi, sempre às 17h e 20h. A Igreja da Sé e o Seminário de Olinda, na Cidade Alta, em Olinda, terão dois dias de apresentações, com entrada gratuita. Quem abre o festival, dia 13 de dezembro, é o pernambucano Antônio Meneses, que se apresenta como solista da orquestra Virtuosi com o concerto duplo de Brahms com o violinista italiano Mauro Loguercio.
Na mesma noite, o maestro Rafael Garcia, diretor artístico do evento, apresenta duas obras. O sueco Christian Lindberg, pela terceira vez no Recife, mostra a segunda parte de "Kundraam's Karma", obra de sua própria autoria, inédita no Brasil.
Este evento também antecipa o Ano Schumann & Chopin, que acontece em 2010, quando o mundo todo irá celebrar os 200 anos de nascimentos destes dois conhecidos compositores. E, mesmo já tendo sido finalizado este mês, o Virtuosi ainda tem apresentações do ano da França no Brasil, com a pianista Monique Duphil, que apresentará o famoso concerto de Ravel.
ÓPERA - A primeira ópera nordestina será apresentada dia 14 de dezembro, às 18h, no Teatro de Santa Isabel. O autor é o compositor paraibano Eli-Eri Moura, com texto do também paraibano W.J. Solha. Foi montada uma orquestra de 25 músicos, além de um time de bailarinos. "É uma peça satírica do início ao fim, com muito humor", afirma Ana Lúcia Altino, produtora do Virtuosi.
De conteúdo armorial, tem inspiração nos romances de Ariano Suassuna e em D. Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes. Os ingressos para o Virtuosi terão preço único de R$ 10 para as apresentações na série Vicente Fittipaldi. As demais têm entrada gratuita.
Serviço
XII Virtuosi13 a 20 de dezembro de 2009
I Virtuosi de Olinda
13 e 14 de dezembro de 2009
Igreja da Sé de Olinda e Seminário de Olinda
Entrada Franca
Série Salão Nobre
15 a 18 de dezembro de 2009
Horários: 17h, 18h e 19h
Entrada Franca
Série Vicente Fittipaldi
15 a 20 de dezembro de 2009
Horário: 21h
Ingressos serão vendidos antecipadamente para os concertos no Teatro de Santa Isabel
Preço Único: R$ 10
Vídeo - Música: Don't Let It Die - Hurricane Smith
"Furacão" Smith já alertava para a destruição da natureza há quase 40 anos atrás (1971).
A música continua atualíssima e virou um clássico, embora não seja muito executada nos dias de hoje e, portanto, seja desconhecida da maioria dos jovens da atualidade.
Já os jovens da época acho que nem se ligavam muito no seu significado, principalmente os brasileiros.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Diário: De casamentos, nascimento e maratonas gastronômicas
Mas minha tarefa de tentar manter a forma este fim-de-ano tem sido bem mais "árdua", pois, além das já tradicionais confraternizações, ainda tive de "encarar" uma viagem a Brasília, outra a Salvador de quase uma semana, dois casamentos e um nascimento na família. E tudo é motivo para comemoração e bebemoração, até mesmo quando se trata de almoços e jantares de negócios. Assim não tem dieta que aguente!
Em Brasília, mal cheguei fui direto para o Restaurante China Panda, onde se concentra a torcida do Náutico, pra assistir o jogo com o Flamengo, que praticamente decidiu o rebaixamento do alvirrubro para a Série B.
Depois veio o casamento de meu primo, Coronel Vivaldo, uma belíssima cerimônia no Forte do Brum, com direito a todas as honras militares, já que se tratava do casamento de um comandante. Felizmente, ou infelizmente, tinha decidido não beber na festa, pois tinha sofrido pela manhã a crise de taquicardia durante a corrida de confraternização do Grupo Corpore Sano, como já relatei em edição anterior. Isto refreou um pouco minha gula.
Na semana seguinte foi a vez do casamento de meu irmão, Tony, em Macaparana. Aí eu já estava mais "soltinho" e comecei a atacar de leve o churrasco e a cerveja.
Em seguida veio a viagem a trabalho para Salvador e aí eu me esbaldei de vez, pois foi um verdadeiro tour gastronômico pela cidade. Quando não estava almoçando ou jantando com os participantes do encontro, estava aproveitando as mordomias da hospedagem oferecida por minha sobrinha, Soraya, que me recebeu de forma magnífica em seu apartamento. E no fim de semana, dei uma esticadinha na boa terra, pois ninguém é de ferro. Curti muito a companhia de Mateus, meu sobrinho-neto, filho de Soraya. Uma figuraça!
Na volta, foi chegar no aeroporto do Recife e praticamente ir direto para a maternidade conhecer meu novo sobrinho-neto, Alysson, filho de Adonis e Aline, que deu à luz pouco após minha chegada. Pra variar, no fim da noite fui fazer companhia aos vovôs Verônica e Amaury, ao papai Adonis e aos titios Ariadne e Hugo num leve rodízio de massas no Macunaíma. Haja resistência!
Resultado: em poucos dias conquistei 3 kg a mais, dos quais até agora só consegui me livrar da metade, tentando comer menos nos curtos intervalos entre as confraternizações de fim de ano.
Por falar nisso, amanhã tem o almoço de confraternização do meu andar, quinta tem a festa de confraternização do banco e sexta tem o aniversário de minha amiga Rejane. Mas eu tenho certeza que vou sobreviver a toda essa deliciosa maratona.
E pra encerrar, uma boa notícia: medi minha pressão hoje e deu 13x8. Sinal que em breve deverei estar realizando minha segunda sessão de mergulhos e concluindo o curso.
Dica de Site: Viagens & Imagens
Todas as cidades foram visitadas pelos mantenedores do site, o que pode ser conferido nas fotos. Quem pode, pode...
Vale uma conferida:
Tecnologia: Nova identidade terá chip e proteção para prevenir fraudes
As atuais carteiras de identidade estão com os dias contados. Elas deverão ser substituídas por um novo modelo de cartão de identificação que foi proposto pelo Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (PF).
Esse novo cartão é mais seguro contra fraudes, mas ainda depende de regulamentação para entrar em vigor. O diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, explica por que esse novo cartão de identidade do cidadão será mais eficiente.
“Não é a forma definitiva ainda, depende da regulamentação da lei, que deve sair nos próximos dias. O comitê gestor vai definir a nova carteira de identidade”, explica. “Os itens de segurança da nova identidade incluem sete camadas, na qual a fotografia é gravada na terceira delas, por exemplo, o que impede que ela seja retirada, além de tintas anti-scanner, imagens fantasmas e chip para biometria, o que garante que ele é antifraude”.
Leia a matéria na íntegra na Revista Algo Mais.
Vídeo - Música: Reflections of My Life - The Marmalade
Deixo-a aqui como uma homenagem especial aos meus amigos de ginásio no Colégio Estadual de Beberibe, há 30 anos atrás. Sinto não ter podido comparecer aos últimos encontros, mas espero revê-los em breve.
Tradução:
A mudança da luz do sol para a luz da lua...
Reflexões da minha vida...
Como enchem meus olhos...
O rastejar das pessoas em apuros...
Reflexões da minha vida...
Como enchem meus olhos...
Toda a minha tristeza...
triste amanhã...
Leve-me de volta para o meu lar.
Todo o meu pranto...
(Sinto que estou morrendo... morrendo...)
Leve-me de volta para o meu lar.
Estou mudando... me ajeitando...
Estou mudando... estou mudando tudo...
Tudo à minha volta.
O mundo é um lugar mau... um lugar mau...
Um lugar terrível para viver...
Mas eu não quero morrer.
Meio-Ambiente: Brasil encabeça ranking de combate à mudança climática
O Brasil encabeça a lista do ranking de combate à mudança climática publicado ontem por uma organização não-governamental europeia. Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido pela ONG Germanwatch e a rede Climate Action Network (CAN), um país emergente ocupou a liderança no ranking, passando para trás países desenvolvidos como a Suécia, a Alemanha e a Noruega. O Brasil obteve uma nota 68, o que o coloca no grupo dos países cujo desempenho nesse sentido é considerado "bom". No mesmo grupo ficaram a Suécia (67.4), Grã-Bretanha e Alemanha (65.3), França (63.5), Índia (63.1), Noruega (61.8) e México (61.2). Na avaliação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) os resultados comprovam o resultado das ações que o governo Lula vem implementando no País. "Uma política efetiva e reconhecida internacionalmente para a diminuição das emissões de gases estufa. Ou seja, o Brasil está tomando todas as medidas para isso, mas significa também que temos uma pauta para aprofundar essas medidas, zerar o desmatamento e ampliar a produção de fontes renováveis de energia", disse Paulo Teixeira. O diretor europeu da rede CAN, Matthias Duwe afirmou que "é muito bom que países emergentes estejam ganhando posições neste ranking". "Estão mandando um sinal claro, durante as negociações de Copenhague, de que estão comprometidos em combater a mudança climática. Gostaria apenas que outros países europeus estivessem demonstrando o mesmo compromisso para com as mudanças positivas", disse Duwe. Mulher vestida de "Cavaleira do Apocalipse", em protesto do Greenpeace |
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
CT do Náutico já é o melhor do Norte-Nordeste

12.12.2009 - por Ana Campos
O Centro de Treinamento Wilson Campos se tornou o melhor do Norte/Nordeste do Brasil neste sábado (12), que marcou a conclusão de diversas obras, com muita animação, homenagens, jogo de bola e música.
O diretor do CT Ricardo Malta era só alegria. "Hoje estamos vendo a realização da segunda parte das obras do CT, que foram concretizadas com muito esforço e ajuda dos alvirrubros. Nós temos que agradecer e comemorar".
E quem foi ao Centro de Treinamento se encheu de orgulho. Novidades não faltaram. Todo calçado, desde a entrada até o acesso aos campos de futebol, plantio de diversas mudas de árvores, ajardinamento, espaço de apoio para os atletas, dois novos campos profissionais, redes de proteção nos campos, caixa d'água, poço artesiano e novo estacionamento.
E outras obras já estão sendo planejadas, fazendo com que a cada dia o CT Wilson Campos cresça e seja admirado por todos que fazem parte do futebol.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Saúde e Esportes: Andar ou Correr?
EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Entre andar ou correr, o importante é observar sua frequência cardíaca.
O organismo humano é como um carro flex: funciona com vários tipos de combustível. Sendo que seus principais combustíveis são a gordura e os carboidratos, e a contribuição que cada um desses dá à mistura de combustível no organismo depende da intensidade do exercício. Quanto maior a intensidade, menor é a contribuição da gordura. Mas, para emagrecer, o gasto calórico total é o mais importante.
Assim, especialistas advertem que o fator a ser levado em consideração não é "correr ou andar?", e sim a frequência cardíacada que você atinge durante o exercício. A melhor frequência cardíaca para obtenção de melhores restultados, tanto para a saúde quanto para o gasto calórico, é de 75% da frequência cardíaca máxima.
Só lembrando, uma forma simples de calcular a frequência cardíaca máxima (FCM) é por meio da fórmula 220-idade (subtrair a idade de 220). Outra fórmula considerada mais atual e mais completa é 208-(idade*0,7), pois relativiza a influência da idade.
Mas não se deve correr no limite, isto é, atingindo a FCM. Deve-se praticar exercício em um ritmo mais confortável, entre 65 e 85% da FCM. No meu caso: entre 114 e 150.
Meio-Ambiente: MP-PE lança cartilha sobre poluição sonora
Para ver, baixar ou imprimir a cartilha na íntegra, clique aqui.
Dica repassada por Paulo Lacerda.
Dica de Site: PRF - Alerta
Mas o maior destaque fica por conta do Sistema Alerta (http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/alerta.faces), um serviço por meio do qual você pode registrar o roubo ou furto de seu veículo.
Assim que você registra o roubo no Sistema Alerta, o sistema envia a informação para todas as viaturas e postos do estado onde ocorreu a infração e também para os estados vizinhos. Se você registrar a ocorrência apenas na delegacia de polícia, a informação só é disponibilizada no Sistema Renavam em 72h, o que pode inviabilizar a recuperação do seu veículo.
Para registrar a ocorrência no Sistema Alerta, clique em Registro de Ocorrência via Web, na página do serviço.
Curiosidade: a foto acima, mostrando o roubo de um carro foi flagrada pelo Google Street View, serviço do Google Maps que permite visualizar as ruas de algumas cidades em 3D.
Dica repassada por Ricardo "Piau" Morais.
Vídeo - Música: Michael Jackson - Earth Song
Obviamente, esta música nunca foi proibida, muito menos nos EUA.
Ganhou inclusive o prêmio Le Film Fantastique de Melhor Clipe em 1996 e foi indicada ao Grammy de Melhor Clipe de 1997.
Mas é uma música fantástica e o clipe é maravilhoso.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Diário: Curso de Mergulho e parada nas corridas
A maior novidade é que comecei um curso de mergulho, junto com minha filha Luísa, e fiz meu primeiro mergulho em alto-mar.
Enjoei bastante na viagem de ida ao local de mergulho. Estava tão preocupado com o mergulho em si que esqueci de me prevenir contra possíveis enjoos na viagem. Infelizmente não tenho fotos ainda do mergulho em si.
Mesmo assim, apesar de meus temores, o mergulho foi maravilhoso. Na verdade, mergulhamos em dois naufrágios: o Servemar X e o Vapor de Baixo. O Recife é considerado o melhor local de mergulhos em naufrágios do Brasil.
Também fiquei um pouco assustado porque apareceram algumas bolhinhas nas pontas dos meus dedos, que ficaram bastante sensíveis, e fiquei com medo que fosse algum efeito da descompressão na volta à superfície.
Como não estava me sentindo muito bem nem muito seguro, preferi adiar a segunda sessão de mergulhos, após a qual estarei apto a fazer a prova final do curso e receber o certificado.
Assim, no dia marcado para a segunda sessão de mergulhos, preferi participar da confraternização da Corpore Sano, na Cidade Tabajara. A confraternização começou, como não poderia ser diferente, com uma corrida pelas estradinhas de terra da Cidade Tabajara.
Apesar de receoso, resolvi participar do trajeto mais curto (7km). Embora o caminho fosse aprazível, o tempo estava muito abafado. No ponto de retorno havia uma descida mais íngreme e após descê-la e subi-la de volta parei bruscamente para beber água.
Neste instante, senti uma palpitação como eu não sentia desde que me operei do coração, há alguns anos atrás. O coração chegou a cerca de 250 batimentos e minha vista ficou totalmente ofuscada. Assim, a confraternização acabou para mim e fui bater na emergência da Unicordis. Felizmente, ao lá chegar, a palpitação já havia passado e o médico de plantão me liberou, recomendando que procurasse meu cardiologista. Fica aqui o registro do meu agradecimento ao Deco e toda equipe Corpore Sano por toda a assistência prestada até a minha chegada na emergência. Felizmente foi só um susto.
Por coincidência, tinha consulta marcada com minha cardiologista para a segunda-feira seguinte e a mesma diagnosticou que estou com pressão alta. Assim, passou remédios para controle de pressão e recomendou que eu não voltasse a praticar mergulho ou corrida enquanto a pressão não estiver devidamente controlada. A boa notícia é que não há qualquer sinal de retorno do mau que me afligia antes da cirurgia (Síndrome de WPW - Wolff Parkinson White, que é uma espécie de curto-circuito causado por uma terminação elétrica acessória e anormal, chamada de Feixe de Kent).
Comecei a tomar a medicação, mas minha pressão ainda não voltou ao normal. Continua em torno de 15 por 10. Assim, as corridas e os mergulhos estão suspensos por hora.
Hoje voltei a caminhar e percebi que a caminhada leve não é eficaz, pois para ter um bom efeito o esforço deve levar os batimentos cardíacos a 75% da Frequência Cardíaca Máxima, que por sua vez é calculada subtraindo a idade de 220. No meu caso, a FCM é de 175 bpm e o esforço adequado é em torno de 130 a 135 bmp.
Nas corridas, minha FC chega fácil a 180/190 bpm após alguns km e na caminhada leve fica em torno de 110 bpm. Descobri que a FC adequada é atingida quando caminho em ritmo acelerado, semelhante à marcha atlética, que mantém a FC em torno de 135 bpm. Assim, pretendo ficar algum tempo fazendo apenas este tipo de exercício, de preferência diariamente.
Por ora é só. Depois conto outras novidades e dou mais detalhes das últimas aventuras, principalmente do mergulho.