sábado, março 28, 2009

Percebes, agora, por que não me importo de ter asas?

© Foto: ? / Na foto: Adriana Lima

Para voltar para o meu Mundo da Lua. Para me proteger de ti.

Etiquetas: ,

XX vs XY

(...) Enquanto Adão fuma um cigarro enrolado à mão e pensa na eficácia das armadilhas para coelhos que inventou no dia anterior, Eva pergunta, Gostaste?. Claro, responde-lhe Adão (é evidente que gostei, que raio de pergunta, se não, não estava aqui). O laconismo não satisfaz Eva, que não desarma. Mas gostaste mesmo da minha maçã? Quanto é que gostaste? Numa escala de um a dez quanto é que lhe dás? E Adão, já chateado que nem um peru com o interrogatório que o obriga a fazer contas de cabeça com o único neurónio de que Deus o dotou, espera que o assunto morra ali com a sua sinceridade, Gostei muito, mas por acaso gosto mais das bravo-esmolfe, são mais docinhas, apesar de estarem pela hora da morte. Aquilo que é a mera constatação de uma preferência inocente, é visto por Eva como uma ofensa pessoal e um sintoma de rejeição. Ao princípio, ainda tenta esmiuçar a preferência de Adão, esforçando-se por compreendê-la (no que seria imitada por todas as fêmeas vindouras). Mas porque é que preferes as bravo? A minha não era doce? E onde é que ficaste ontem até às tantas? Perante a incapacidade de resposta por parte de Adão (que bloqueia, bombardeado com tanto pedido de informação ao mesmo tempo, como um PC dos antigos) segue-se a vingança.(...)

Tão bem explicadinho: no Controversa Maresia. Vão lá ler na íntegra.

quarta-feira, março 25, 2009

Querer já era [quase] poder...



mas o amor... ah, esse, arruína-nos, definitivamente, a ambição!

Querer é [quase] poder (VIII)


sexta-feira, março 20, 2009

Momentos de Felicidade (2)

© Foto: ?

Um grau lá fora e eu nadar, à noite, numa piscina ao ar livre, quentinha, quentinha.

Uma gaja de Ermesinde...

© Foto: Terry Richardson/ Na foto: Lindsay Lohan

para o Miguel Marujo, pelos 4 anos de "E Deus Criou a Mulher".

quarta-feira, março 18, 2009

Momentos de Felicidade

© Foto: Sofia Bragança Buchholz

E em que a minha máquina ficou, literalmente, uma porcaria.

Deutschland, Deutschland... [que me divide o coração!]

Para grande desgosto da minha família, detesto o clima, irrita-me o tom pedagógico [superior] do povo, abomino a obsessão pelas regras e a incapacidade de improvisação. Ah! mas gramo à brava isto:





© Fotos: Sofia Bragança Buchholz

terça-feira, março 17, 2009

Momentos de nostalgia


Lucilectric - Mädchen

Mir geht's so gut weil ich'n Mädchen bin, weil ich'n Mädchen bin
Komm doch mal rüber man und setz dich zu mir hin
Weil ich'n Mädchen bin, weil ich'n Mädchen bin
Keine Widerrede, Mann, weil ich ja sowieso gewinn'
Weil ich'n Mädchen bin


Em 1993, esta era uma das músicas que mais passavam na VIVA e cujo refrão (Weil ich'n Mädchen bin = Porque eu sou uma rapariga) mais se ouvia cantado em uníssono nas pistas de dança das discotecas aqui, na Alemanha.
Também eu, nessa altura, era ainda uma jovem rapariga. Bons tempos, esses!

domingo, março 15, 2009

Relatividade da teoria

Estão 10 graus na Alemanha. Iupi, finalmente, está calor!

domingo, março 08, 2009

Dia Internacional da Mulher

© Foto: ? / Na foto: Colin Farrel

enjoy it!

quinta-feira, março 05, 2009

Gostar de ti (II)


Gostar de ti é um exercício árduo de flexibilidade para com o imprevisível: uns dias, sufocas-me com o teu desejo profundo, com o teu amor desmedido, a tua presença constante, quase companheira de todos os meus actos e passos; outros, esquivas-te sem dizeres porquê. Sem eu perceber a razão, sem eu entender o motivo, somes. Evitas-me, escapas-te por entre os meus dedos à mínima intenção de tocar-te. Foges, refugias-te num mundo hermético, só teu, onde escreves bilhetes ambíguos que suponho serem inteligível apenas por ti.
Se ao menos houvesse uma luz, uma luzinha que fosse que me guiasse neste labirinto escuro e incompreensível que é o teu cérebro.

O rescaldo do Fantasporto 2009

Paul Schrader e Wim Wenders / © Sofia Bragança Buchholz

Com alguns dias de atraso, venho fazer o rescaldo do Fantas 2009.
Conforme tinha previsto, os últimos dias foram os mais entusiasmantes, repletos de vedetas, conferências de imprensa e eventos interessantes. Particular destaque teve a sessão de encerramento que, ao contrário do que acontecera na noite dos Óscares, contou com a presença massiva da organização e de um leque recheado de convidados notáveis. Destacam-se Wim Wenders, Paul Schrader e José Fonseca e Costa que estiveram presentes para receber os Prémios de Carreira. Este último, fez ainda questão de levar consigo um amigo especial – Paulo Pires – que quis chamar ao palco quando lhe foi entregue o galardão. Presentes estiveram também o sul coreano Phil-Sung Yim que venceu o Prémio Especial do Júri na Secção Oficial de Cinema Fantástico e o Prémio Melhor Filme Orient Express nesta categoria e a espanhola Macarena Goméz que arrecadou o prémio de Melhor Actriz com o filme SexyKiller. Esta foi protagonista de um dos momento de humor quando, perguntando ao júri presente quem tinha votado nela, ameaçou atirar um vistoso sapato encarnado a quem não o fizera.

Macarena Gómez / © Sofia Bragança Buchholz

Mário Dorminsky teve a seu cargo o discurso final, reforçando que, apesar de 2009 ter sido o ano em que o festival menos apoios económicos recebeu, foi o que mais filmes teve em competição e exibição e em que mais convidados importantes do cinema estiveram presentes. O Fantasporto 2009 cresceu também cerca de 25% em público, bem como em popularidade. Estima-se que 70 mil pessoas afluíram ao festival deste ano, com cerca de 50 mil espectadores pagantes.
O director do Fantas deixou ainda algumas pistas para a 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto que decorrerá de 26 de Fevereiro a 6 de Março de 2010 e que fará a ligação entre o cinema e a ciência robótica e homenageará o realizador Luís Galvão Teles que também esteve presente na cerimónia.

Mário Dorminsky / © Sofia Bragança Buchholz

Depois de uma agradável tertúlia e repasto com os restantes 31s destacados para a cobertura do congresso do PS em Espinho, fui ainda espreitar o famoso “Baile dos Vampiros” onde os Clã actuaram, num concerto com encores sucessivos, tão divertidos como a audiência. Divertido foi também ver entre esta, Mário Dormisky de cara pintada, a provar que, afinal, a organização também se envolveu com o público, ao contrário do que critiquei aquando dos Óscares.

Clã / © Sofia Bragança Buchholz

A noite acabou já a aurora começava a romper, com a promessa de que haveria ainda mais filmes premiados para ver e, apesar destes – “Idiots and Angels” e “Eden Lake”, nomeadamente, – na minha opinião, estarem longe de ter sido o melhor que este Festival já premiou nos seus quase 30 anos de existência, valeu a pena estar presente e fazer esta cobertura. Espero, sinceramente, que tenha sido do agrado dos leitores do 31 da Armada e também do vosso.


PS: Criei uma galeria de fotos aqui. As fotografias estão colocadas do acontecimento mais recente para o mais antigo.

[Originalmente postado aqui]

quarta-feira, março 04, 2009

Bem-vinda ao clube


Vicky Cristina Barcelona

Chronic Insatisfaction [onde é que eu já ouvi isto?]. Ou, por outras palavras, outra eterna descontente.

terça-feira, março 03, 2009

Como a outra

© Imagem: Vladstudio

Sabes? [Meu Amor], sou apenas uma menina, por mais anos que tenha.
Por mais experiência que ganhe, serei sempre uma menina pequenina, frágil e delicada. Uma boneca de porcelana; uma rapariga de papel. Uma princesa indefesa, amedrontada por um dragão, montada no seu corcel.
Por mais forças que consiga, nunca deixarei de ser um débil cristal, cintilante, sim, mas perdido, desemparelhado, como um sapatinho encantado.
Não sobrestimes a minha valentia, não faças de mim heroína, não me desprotejas por não precisar… Sabes, Meu Amor, por mais anos que tenha, mais experiência que ganhe, mais forças que consiga, sou tão frágil como ela.

Etiquetas:

segunda-feira, março 02, 2009

Próximos workshops de Escrita Criativa

Clique na imagem para ampliar

Amor, Amor, [Meu] Amor...


Lolita

quem é [apesar de tudo, incondicionalmente,] a alegria da tua vida? Quem?