Oi! Tudo bem ?
Um colecionador, geralmente, tem uma lista de itens que ele determina como indispensável para sua coleção, principalmente quando não prioriza quantidade, mas outros aspectos. Esses exemplares serão o seu orgulho; representarão, com destaque, a sua coleção. No meu caso, as bonecas Mãezinha, Beijoca e Amiguinha, são esses itens.
Observe que não estou falando em preferido, em valor sentimental (minha Minuche Laranja), mas de valor colecionável e que pode variar de colecionador para colecionador.
A lista também pode se modificar. Posso, de repente, decidir focar nas Barbies, por exemplo. Vejo muito isso acontecer e acho normal.
E a lista pode crescer. "Consegui os itens representativos, que agregam valor à coleção e agora vou acrescentar outros que desejo.". Aí é que o colecionador começa, literalmente, a "enfiar os pés pelas mãos". Ao infinito.. e além!! kkkkk
Atualmente, estou nesse contexto. Tenho a esperança de que vou me controlar, já que o espaço que reservei para elas me priva de exageros. Mesmo assim, cometo certas loucuras. A loucura tem suas razões de ser, não é ?
Veja bem essa linda menina, de rostinho meigo e carente... como eu poderia resistir ?
Ela não estava em nenhuma lista, mas furou a fila e hoje está aqui comigo.
A Xodó, da Brinquedos Estrela, é uma boneca grande, de 75cm. Sua cabeça e braços é de Vi-Vinil, seu corpo e suas pernas são de Plastiflex. Possui olhos de dormir, cílios superiores implantados, cílios inferiores e sobrancelhas pintadas. O cabelo dela é daquele material mais grosso que a Estrela usava antigamente. Ela senta, anda e move a cabeça. Não sei o ano exato de sua fabricação, mas a Xodó foi fabricada apenas nos anos 60, aí eu digo que essa nasceu em 1964.
Comprei minha Xodó da Fernanda Melanda (Aqui). Ela chegou bem conservada, com uma roupinha réplica feita por Lana Araújo (Aqui). Mesmo assim, dei-lhe um bom banho, hidratei seus cabelos e encomendei outra roupinha a Lana. Ela ficou ainda mais bela!!
Dei-lhe o nome Juliana, que vem do latim e significa "jovem"
Observe o manchado. Normal para
o vinil que era utilizado na época.
Espero sinceramente não cometer outro desatino, pelo menos nesse ano de 2018. kkkkk Consegui chegar em 30/12/2018 sem cometer outra loucura!!
Abraço fraterno com votos de que 2019 seja um ano próspero para todos nós.