domingo, 15 de novembro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Noite de autógrafos!
As blogueiras do RAINHAS DO LAR lançaram seu primeiro livro aqui em Salvador nesta terça feira. Fui conferir e adorei o programa, as duas são fofas D+!
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Bolo de banana com okará
Meu querido tofu!
Esse é o tipo de receita que a gente faz num sábado, com parte do dia livre pra se dedicar! Pra quem não vê graça e nem faz questão de consumir tofu, é sem duvidas uma furada desperdiçar tanto tempo pra isso. Já eu amo soja e isso é um esforço recompensador, pois economizo muito fazendo em casa! Não me lembro ao certo quanto sai um tofu no supermercado, creio que seja mais que R$30,00 o quilo, e a receita se muito gasta R$5,00.
Pré requisitos:
Prepare uma panela grande, alguns potes, desinfete panos para coar (com tramas bem fechadas,pano de prato é bom) e fabrique as forminhas para deixar o tofu compacto. Essas dão pra fazer com peneiras, caixinhas de leite longa vida furadinha, ou até mesmo com potes de margarina que gosto mais, fure a base e as laterais com um prego quente e pronto!Também deve-se providenciar uma técnica de prensar, pode fabricar as tampinhas com caixinhas de leite, deixando bem firme e embrulhada no papel alumínio.
Feito isso você precisa de:
1 kg de grãos de soja
Salamargo
Primeiro passo:
- Descarte casquinhas soltas e impurezas, lave muito bem os grãos;
- Deixe de molho por uma noite em temperatura ambiente.
Segundo passo:
- Escorra a água;
- Bata no liquidificador pequenas partes dos grãos com água. Para 1kg, usa-se 8litros de água;
Terceiro passo:
- Coloque tudo numa panela grande e ferva por uns 30 minutos;
- Sempre misture para não pegar no fundo e cuidado, o leite levanta espuma e indico descarta-la;
- Depois do tempo de cozimento, desligue e espere esfriar.
Quarto passo:
- Passe o liquido num pano separando o leite do okará (resíduo da soja).Não descarte a parte sólida pois da pra congelar e futuramente fazer pães e bolos;
- Esquente mais uma vez o leite, deixando a 80°C, tire do fogo e separadamente num copinho, dissolva o salamargo com um pouco do próprio leite de soja quentinho. A proporção do coagulante é de ½ colher para cada litro;
- Misture bem e deixe descansar por 20 a 25 minutos.
Quinto passo:
- prepare o molde para o tofu forrando com o pano úmido. Despeje delicadamente o leite coagulado e com muita calma e carinho, prense cuidadosamente com a tampa que você providenciou e deixe drenando por 20 a 30 minutos, quanto mais tempo ficar nesse processo, mais sequinho o tofu ficará!
- coloque o molde em água gelada por uns 5 minutinhos, retire depois desse tempo e desenforme com cuidado seu tofu.
- Guarde-o num recipiente com água na geladeira. Para preservar mais, renove todos os dias a agua.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
bobó de camarão
domingo, 17 de maio de 2009
Salpicão da Sogra
Hoje pra completar essa atmosfera de saudade, vou sem nenhuma cerimônia, apresentar o salpicão que minha sogra faz que é fantástico! Alias, devo ressaltar que é ela minha inspiração para o preparo de comida baiana feita da forma mais saudável possível!
É mais ou menos assim...
Deixe um peito de frango em cubinhos marinado com sal, alho e pimenta do reino
Doure a cebola e em seguida adicione o frango junto com alguns tomates fatiados e esqueça no fogo para tudo cozinhar.
Terminando esse processo, chegou a hora de desfiar a carne que dá um trabalhão e particularmente não gosto, mas não tem jeito e então reserve!
Misture uma colher de maisena num copo de leite, aqueça o frango e misture o com esse leite por uns 5 a 7 minutos. Deixe esfriar e leve a geladeira.
Nessa hora comece a picar minuciosamente os pimentões, maçãs, azeitonas, cheiro verde e o que mais você quiser. Junte, nessa festinha colorida, o amigo frango + 1 colher de maionese, mexe bem e finito!
domingo, 19 de abril de 2009
Strogonoff e porque não!?
Desde então só fiz a versão básica com creme de leite e o próprio molho da carne sem nada de ketchup ou extrato de tomate, mas quando dei de cara com uma receita elaborada no livro Jamie Oliver em casa, quis por que quis fazer, mas me deparei com dois probleminhas...
1º a receita vai carne de veado, onde raios eu vo achar carne de veado? Só se eu atropelasse um na estrada!
2º creme franchê, tem certeza que é de comer?
É, duvidas de uma aspirante a cozinheira amadora, mas como boa aluna comecei a ver que a receita não precisa sair uma caca só pq fiz algumas substituições, acontece e a mágica na cozinha esta ai, tem como a gente criar nossas versões.
Solucionando os probleminhas..
1º carne de veado aqui no Brasil, sem chance, carne exótica também está muito alem da minha vã experiência na cozinha, então uma boa alcatra ta valendo!
2º Creme franchê, pesquisando vi que dá pra fazer o tal creme em casa, mas eu precisava de creme de leite fresco coisa que não encontrei quando fui fazer minhas comprinhas. Mais uma vez na frente da net, descobri que ele pode ser substituído por iogurte natural integral então mandei vê!
Corte a carne em pedaços da grossura de um dedo, tempere com sal, pimenta do reino e páprica e deixa descansando.
Frite uma cebola alguns dentes de alho e quando tiver douradinho reserve
Na mesma frigideira, aqueça em fogo alto bote azeite e frite cogumelos frescos, os quais quiser, mas tem que ser frescos! Em seguida jogue a carne e cozinhe por 1 ou 2 minutos
Passando esse tempinho coloque a cebola e o alho que estavam reservados e mais salsa picadinha
Misture agora na frigideira uma colher de manteiga em temperatura ambiente e 1 dose de conhaque, é a melhor parte FLAMBAR!Eu adoro flambar, ver aquela chama de dentro da panela me sinto uma chef, hahaha!
Quando a chama se apagar deixe cozinhar um pouquinho mais só pra ficar um pouco mais sequinho o molho, não queremos deixar a carne dura!
Coloque raspas de limão e o iogurte bem mexidinho
E finalize com um punhadinho de pepino em conservas e mais folhas de salsa!
domingo, 12 de abril de 2009
meu pão folha integral de soja
Hoje foi dia de inventar, estava sozinha sem aquela preocupação do almoço sair pelo menos comível e decidi fazer algumas experiências em um acompanhamento para minha saladinha.
Decidi fazer pão folha, experimentei do mac donald’s dias atrás o tal lanche com esse pão e detestei ter pago tão caro por algo tão insosso.Eu tinha certeza que poderia fazer melhor na minha cozinha!
Só que como é páscoa, esqueci que os supermercados estariam fechados depois do meio dia aqui na minha cidade e só fui ver que não trigo quando já estava preparando a massa lá pela 1hora da tarde...aff! Isso é pra mostrar que o correto é ler a receita e confirmar se tem todos os ingredientes antes de fazer!
Então ,num ato de desespero por estar com muita fome, xeretei todo o armário e vi minhas coisinhas de soja, mandei bala!
Peneirei 250g de farinha de soja + 4 colheres de açúcar + 1 colher de sal + meia caixa de fécula de batata + 100g de fibra de soja
Acrescentei 3 colheres de manteiga + 15g de fermento biológico dissolvido em um copo de água morna e comecei a trabalhar a massa, já com a mão mesmo. Sovei colocando mais fibra e trigo de soja para deixar bem homogenia e botei pra descansa 20 minutos protegido num papel filme.
Fiz bolinhas e abri com o rolo e botei pra assar por poucos minutos no forno pré aquecido. Fiquei de olho pq queimei o primeiro pão em questão de segundos, o melhor é retirar assim que algumas bolotas estiverem começando a dourar na superfície.
Não ficou tão maleável como deve ser, mas não ficou quebradiço tbm, deu pra fazer sanduíches dobrando no meio sem quebrar e ficou mto gostoso.Estou com idéia de assar de outra forma essa massa na próxima vez e acrescentar uns temperos.
domingo, 29 de março de 2009
Lasanha de abobrinha
Esse é aquele tipo de almoço que faço quando não tenho nenhuma criatividade, sabe como é, nesse inicio de carreira de piloto de fogão é muito difícil ter um repertorio farto para experimentar uma comida nova a cada domingo.
E a lasanha de abobrinha é um exemplo de sabor e baixa culpa na consciência que vale muito a pena prepara. Pra mim a abobrinha é uma ótima substituta da massa, seu sabor não é muito marcante e tem uma textura delicadíssima, ao contrario da berinjela que seu sabor e consistência distorcem a proposta do prato que é para saborear um bom molho e um bom recheio!
Para 2 pessoas precisamos de meio quilo pra menos de carne moída (patinho de preferência), queijo mussarela, presunto, uma abobrinha de pescoço, brócolis, cebola, alho,4 tomates, azeitonas, quanto baste de sal e curry.
O molho de tomates caseiro é a coisa mais rápida e pratica que tem pra se fazer no mundo. Muita gente acha que prepara-lo demanda tempo e empenho...mas não!Pegue 4 tomates maduros, corte em fatias ou da forma que preferir, sabendo que quanto mais finos mais rápido para derreter. Corte uns dentes de alho também, jogue na panela os dois ingredientes e vai mexendo como se tivesse preparando um molho industrializado.Te garanto que em menos de 10 minutos o molho estará pronto, com um vermelho e uma consistência linda sem perigo de ficar acido como os de latinha! Se por um acaso não gostar das peles do tomate no meio do molho, retire a casca antes num processo muito simples que aprendi num livro de receitas do Jamie Oliver. É só fazer cortes superficiais no tomate e escalda los por 1 minuto, aí é fácil arrancar a pele!
A abobrinha fica muito mais gostosa quando é fatiada finamente, já ralei e não ficou tão legal quanto as carismáticas rodelinhas. Deixe submersas as fatias numa panela e misture curry na água, bote pra cozinhar. Quando estiver pronta, deixe escorrendo sem jogar água fria em cima pra não tirar o tempero, o fundamental é deixar bem sequinha a abobrinha pra não juntar muita água na hora de assar.
Molho pronto junte a carne moída mexa bem pra ela ficar soltinha e depois jogue água para render um pouco, esqueça por alguns instantes no fogo até volta a engrossar.
A parte cozinhe a vapor o brócolis, pra depois dar uma sapecada numa frigideira com manteiga, ops!
Tudo cozidinho, chegou a hora de botar o forno pra esquentar e montar a lasanha!
Uma camada de abobrinha bem escorrida, depois o molho, um pouco de presunto picadinho e brócolis bem miudinho, arremate com queijo mussarela e comece outra camada!
Bote pra assar por uns 20 minutos ou mais, o tempo depende se conseguiu escorrer bem a abobrinha e se seu forno é bom, coisa que o daqui de casa passa longe de tão ruim que é!
Pra acompanhar uma saladinha com pimentões coloridos + cenoura ralada + cebola + tomate + cebolinha + quiabo e quanto baste de pimenta calabresa!
domingo, 22 de março de 2009
pernil assado
Não quis esperar por uma ocasião e acabei fazendo neste domingo! A receita mais simples possível proporciona um sabor incrível!
Fiz um molho com uns 4 limões + 5 dentes de alho picadinhos + 1 cebola + quanto baste de pimenta do reino, sal e cheiro verde.
Furei o pernil varias vezes e embebi a carne com esse molho, passei bem com a mão pro tempero penetrar na carne. Depois envolvi num saco plástico e deixei marinando na geladeira de um dia para o outro.
Pela manhã enrolei o pernil em papel laminado (com a parte mais brilhosa pra dentro) junto com o caldinho e botei pra assar em forno pré aquecido por uns 45 a 55 minutos ou até o pernil ficar cozido por inteiro.
A parte cozinhe algumas batatas e chuchus, não muito para não despedaçarem.
Depois disso, tirei o papel laminado e voltei a colocá-lo no forno, dessa vez pra pegar uma corzinha bacana. Aproveite e coloque junto com a carne as batatas cozidas, o chuchu, alguns dentes de alho na casca e rodelas de cebola para assarem com o molho que irá se formar. Nessa etapa temos que embeber a carne de 15 em 15 minutos com um molhinho de água + limão + sal para não ter perigo de ressecar.
Meus acompanhamentos foram farofa e uma vinagrete feita de grão de bico!
domingo, 15 de março de 2009
As maravilhosas porpetas da Selma
Quando fazia a dieta de South Beach fiquei muito envolvida com CARNE, tudo pra mim se resumia a proteína e salada e os produtos mais integrais possíveis. Não tenho que reclamar, ela foi uma alavanca para sair daquele peso horroroso que me encontrava, controlei o nível de açúcar no meu organismo, aprendendo a consumir carboidratos complexos e deixando de lado o lixo dos alimentos refinados.
A parte coloque a carne numa vasilha e amasse com as mãos muito bem, vai amassando, amassando, amassando até perceber que a carne ta parece uma massa. Coloque sal, cheiro verde e o alho bem picadinhos e amasse mais!
domingo, 8 de março de 2009
Salada e frango com batatas e tomates amassados
Mas o sabor ficou agridoce, bem bacana!
A salada é a coisa mais fácil de fazer!
2 cabeças de alface americana rasgadas + cebolinhas em conservas + uns 3 tomates secos picados + umas colheradas de palmitos + ovinhos de codorna + queijo parmesão não muito maturado ralado na hora... finito!
O que mudaria:
O prato ficou bem interessante, mas a carne de coxa não gostei muito não, prefiria até mesmo uma sobre coxa ou então o multifuncional peito...
domingo, 1 de março de 2009
Minha primeira feijoada
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Quiche
Hoje preparei algo novo, na verdade não tenho nem parâmetro pra saber se ficará bom ou não, pois eu nunca experimentei, mas sempre tive vontade!
Pesquisei no maior e melhor livro de receitas que disponibilizo, a Internet! Fiz minhas adaptações mas a receita tirei desse site.
Esse prato é um dos que sempre fui curiosa em experimentar e só agora tive coragem de encarar! O único problema é que fim de mês já viu, to sem grana e acabei só conseguindo comprar os ingredientes dessa receita, que por sinal é muito barata não deu nem R$10,00 de mercado! Gostaria de fazer uma salada bacana com telhas de parmesão para acompanhar, mas paciência, ficará pra próxima!
A mudança que fiz foi trocar a massa, ao invés de usar trigo, fiz uma mistura de 1 caixa de creme de arroz com 2 colheres de amido de milho, mexendo com a mão juntando a manteiga e água gelada sendo acrescentada aos poucos para deixar com aspecto de massinha de modelar!
Ficou uma delicia, comi tanto.....
Problemas com lactose?
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Arroz de forno
Manisfesto contra caldos industrilizados
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Inhoque de batata doce com chicória refogada
Substituir a batata inglesa pela batata doce, alem de proporcionar um sabor surpreendente ela não precisa de nenhuma adaptação para que o inhoque dê certo!
mais informações
Por que a fécula de mandioca?
É da fécula que é obtidas a maltodextrinas que são açúcares (carboidratos) complexos. Essa classificação garante, a quem as ingerir, digestão mais lenta e mais saudável, ela tem a vantagem de não interferir no aumento da glicemia (índice de açúcar no sangue).
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Inicio
São receitas adaptadas por mim para que o cardápio saia mais leve e equilibrado, mas apesar dessa preocupação o que mais tenho que tomar conta é a PORÇÃO que boto em meu prato, mas esse assunto não será tratado por aqui!
Neste domingo...
Mini vaca atolada e vinagrete de chuchu
(almoço sem gluten)
Mini vaca atolada (para duas pessoas)
Ok, pra começar um blog que fala sobre comida light ela não é nada coerente com o tema, porem foi uma experiência gostosa e tentei ao maximo deixá-la dinâmica!
O esquema é, escolher uma carne magra ao invés da tradicional costela, pode ser paleta ou coxão duro, mesmo assim retiro qualquer gordurinha visível que tiver. (500 gramas já basta)
Para o molho, prefiro bons tomates maduros do que aquele pronto vendido no supermercado cheio de sódio, estabilizantes e conservantes. E não tem segredo, apenas dê uma refogadinha no alho (sem óleo) e em seguida jogue os tomates picados para refogar (3 ou 4 já basta).
O outro ingrediente principal é a mandioca, essa também não precisa jogar meio quilo na panela para cozinhar com a carne, basta apenas uma bem picadinha para derreter na hora da pressão, só que depois deixo a panela no fogo para evaporar o resto da água assim o molho fica bem grossinho.
A parte, pico grosseiramente pimentões coloridos, brócolis e abobrinha de pescoço e coloco para cozinhar à vapor. Como não tenho a parafernália especial para fazer isso, utilizo um escorredor de metal em cima de uma panela cheia de água e ta beleza! Essa é uma ótima opção de preparo, pois os nutrientes dos vegetais não são desperdiçados na água e ainda ficam muito mais bonitos e coloridos.
Quando a carne já estiver pronta, junto os vegetais e boa!
DICA:
Para o molho de tomate ficar mais vermelhinho e os vegetais a vapor ficarem com as cores bem vibrantes, não tampe a panela.
Apenas para comparação:
Costela assada – 100g 380kcal
Coxão duro assado – 100g 200kcal
Mandioca/macaxeira cozida – 100g 149 calorias
Vinagre de chuchu é muito simples!
Basta colocar 1 chuchu descascado, picado bem pequenininho e cozido à vapor (cozinho ele junto com os vegetais da vaca atolada) num punhado de repolho ralada, tomates, pimentões e cebolas milimetricamente cortados.
Eu adoro cebola, mas evito consumi la pois da muito gases, me deixando bem desconfortável. Mas como vinagrete não é vinagrete sem cebola eu tento amenizar sua reação bombástica, escaldo elas e depois deixo um pouco submersa em água quente com folhas de louro.Tempero com vinagre balsâmico que é doce e cheiro verde
Porque o chuchu?
Em 100g = 31cal e 90,80% de água
Fonte de fibras ajuda no trato intestinal
É uma alimento de calorias negativas, ou seja, condição em que exige que o nosso corpo faça um esforço maior do que a caloria que tal alimento fornece para digeri-los.
Enche a barriga não engorda e ainda não interfere no sabor da receita!
Por que o louro na cebola?
Uma de suas indicações é no combate aos gases
RESULTADO DESTE ALMOÇO NA SEGUNDA FEIRA:
- Não engordei mas tbm controlei pra caramba minha alimentação desde sabado.