Queridos,
No dia seguinte ao lançamento da "Campanha do Bem" recebi um e-mail muito especial.
.
Quem acompanha o blog lembra da história do uso indevido de muitas das minhas fotos, em julho, divulgada no post
Respeito. Os amigos de origami ficaram muito chateados pela atitude, inclusive foi aberto pelo
Roberto um tópico no fórum da comunidade A Arte do Origami, no orkut.
.
Na época a Sheila me escreveu, explicando-se pelo ato. Disse que queria divulgar a arte, não o artista. Eu estava muito chateada com ela, e esse argumento não "colou". Mesmo porque não consigo visualizar a arte sem o artista... Silenciei-me, não a respondi. As palavras limitaram-se às ditas no blog.
.
Passados exatos quatro meses e onze dias, dia 19 passado recebi um e-mail da Sheila. Conforme combinado cokm ela vou divulgar nossa conversa pra quem se chateou entender:
.
.
Boa noite Isa,
.
Como vc nunca respondeu meu e-mail e vc está certa não merecia um retorno. Quero dizer que hoje penso diferente graças a vc, aprendi muito com meus erros e hoje estou fazendo do modo certo, entrei em um curso de origami para realmente aprender. Não posso mudar o passado mas posso fazer um futuro diferente. Devo desculpas a muitas pessoas que hj não sei quem são, exclui as fotos, apaguei os recados e não anotei os nomes.
.
Desculpas sempre,
Sheila Alves.
.
. .
.
Sheila,
.
Você não imagina como fiquei feliz com seu e-mail. Nunca te respondi porque não havia mais o que ser dito àquela época.
.
Infelizmente a história se repetiu, não sei se vc viu meu blog esses dias. Foram 3 fotos no álbum e a foto da comunidade da pessoa. Novamente os origamistas se indignaram e ela colocou os créditos.
.
Quando a gente faz um origami com amor - e pra ser bonito tem que ser assim - a gente coloca um pouquinho do nosso coração naquela peça. Ela leva sorrisos e carinho ao coração que a recebe e aos corações que a contemplam simplesmente. Ver essa peça, recheada do que sentimos de melhor, estampada num álbum sem indicar de onde vem, é como se ela não tivesse mais alma, como se fosse apenas um amontoado de dobras... É como se perdesse o encanto... Por isso fiquei chateada e ficarei sempre que isso acontecer comigo ou com qualquer outro origamista. Espero que por situações como essa não fique mais chateada!! Sou otimista com as pessoas!!! :)
.
Fico feliz de vc estar num curso. Não tem como a gente transformar um papel sem se transformar também... Com certeza você, eu e qualquer outra pessoa seremos cada dia melhores à medida que as dobrinhas entrarem nos nossos corações.
.
Se precisar de alguma coisa, algum diagrama, pode chamar!
.
Boas dobrinhas!
Isa
.
Ah!!
.
Só completando, não tenha dúvida que a gente na vida colhe o que planta. Você acaba de plantar uma sementinha certa... :)
.
.
.
.
Muito obrigada Isa,
.
Você não imagina o peso que saiu da minha consciência eu nunca conseguiria dobrar em paz depois do que aconteceu, você é uma pessoa muito boa e sinto de coração ter entristecido seu coração mexendo no que faz com tanto carinho, estou descobrindo as dobras aos poucos e muito feliz. Simplismente encantador quando o origami vai ganhando forma.
.
Estou tão feliz escrevendo esse e-mail mas mesmo assim gostaria de fazer alguma coisa por tudo que aconteceu... Quando penso em origami logo lembro de uma origamista em especial Isa Klein que sua vida seja cada vez mais iluminada e que suas dobras transforme os sentimentos de tristeza em alegria que toda alma se renda a bondade, fé e esperança.
,
Uma ótima tarde querida Isa que Deus sempre acompanhe seus passos.
Sheila Alves.
Isa,
Verifiquei no seu blog as últimas postagem que se referiu no e-mail, que vergonha eu que praticamente começei isso que horror...
.
.
.
Sheila,
.
Todos que disponibilizam material na internet estão sujeitos a isso. No "mundo do origami" eu, sinceramente, posso até ser uma boba, imaginava não acontecer; por toda a magia, toda filosofia, todo sentimento que envolve o origami. Mas acontece...
.
Aos trancos e barrancos aprendi que tudo na nossa vida, principalmente o que é ruim, acontece para nosso bem - ainda que na hora não pareça; e não parece mesmo!!! Eu acabei tirando muita coisa boa, e tenho certeza, pelo que falou no outro mail, que você também tirou.
.
Não sei se te fará sentir melhor, mas se você quiser posso colocar no blog essa nossa conversa, para tirar das pessoas a impressão ruim que ficou de vc. Ou se vc quiser escrever alguma coisa para ser publicada, pode escrever que eu publico.
.
Bjo no coração,
Isa
.
.
.
.
Isa,
.
Quero que o ocorrido fique sempre registrado no seu blog quem sabe sirva de exemplo para outras pessoas. Assim todos vão perceber que além de ser errado é muito feio e vergonhoso. Sempre conte o ocorrido para inibir outros a cometer o mesmo erro.
.
Se vc desejar relatar as nossas conversas eu ficarei feliz talvez assim eu consiga chegar nas pessoas que enviaram os recados no orkut para pedir hoje minhas sinceras desculpas. O meu orkut está largado, ele não tem mais graça vou deixar ele aberto para todos.
.
Eu sei que a primeira impressão é que fica, espero que todas as pessoas que magoei perdõe os meus atos do passado.
.
Muito obrigado Isa,
.Sheila Alves.
.
.
Os textos foram copiados na íntegra e na ordem das nossas conversas via e-mail.
.
Todos os dias erramos um pouco, acertamos um pouco; estamos vivos!!! E estamos aqui para nos darmos as mãos quando o caminho parece mais difícil... Não somos sozinhos, não somos mais que ninguém; precisamos uns dos outros e não podemos deixar que sentimentos ruins nos afastem das pessoas nem apodreçam em nossos corações. Ficamos tristes sim, nos magoamos sim, mas tem sempre um sorriso esperando pra colorir nossos dias!!! E um belo origami surgirá sempre de um coração que conhece o amor e o perdão!!!
..
Tenham todos um fim de semana radiante e feliz!!!
Bjos especiais, com muito carinho!
Isa
♥