Se você acha que pode estar sofrendo de algum tipo de distúrbio de humor pós-parto, ou está ciente de alguma condição preexistente em sua vida que pode levar a ela, não perca tempo! Procure ajuda. Mesmo que não possua um histórico de depressão e se o que vc estiver sentindo parece ir além do que os poucos dias de sintomas associados com a melancolia depois de ter o bebê, então consulte um profissional.
Não fique envergonhada e não despreze o que está sentindo. É melhor ser pró-ativa. A depressão pós-parto é extremamente tratável. É importante se informar e conversar com outras pessoas sobre como está se sentindo (mesmo sendo difícil colocar em palavras o que realmente passa dentro de vc). Ela raramente passa sozinha ou sem causar danos.
E lembre-se: a depressão pós-parto está além do seu controle. Ela é bem real e ocorre com mais frequência do que as pessoas pensam. Você não precisa ser uma heroína, tê-la não significa que vc não é uma boa mãe ou que é louca, acima de tudo isso não significa que vc não ama seu filho. Não há razão para se sentir constrangida ou culpada, ou para acreditar que é algo que vc deveria ser capaz de suportar por si mesma.
Se vc não se sente confortável em falar sobre isso com amigos ou com a família, então converse com o seu médico em particular. A coisa mais importante é não ficar esperando ela passar, porque o mai provável é que ela apenas piore e cause mais dano.
Eu só estou me recuperando porque procurei ajuda e olha que me arrependo de não ter procurado antes, pois acabei desperdiçando tempo acreditando que os sintomas iriam passar em alguns dias e assim vivi um sofrimento de quase 5 meses. E o alívio veio quando senti que os remédios estavam fazendo efeito.
E digo mais, nunca parem de tomar a medicação por conta própria, tenham sempre um acompanhamento médico, assim vão poder desfrutar da maravilhosa e abençõada sensação de ser mãe.
"Enquanto a alma revela o que queremos, a atitude determina o que alcançaremos."