31/03/11

OCTAVIO PAZ - ESCRITOR MEXICANO

EFEMÉRIDES DE 31 de MARÇO:
•1821 - É extinta a Inquisição em Portugal.
•1889 - A Torre Eiffel (na imagem) é inaugurada em Paris pelo seu arquiteto, Gustave Eiffel.
Nasceram neste dia…
•1596 - René Descartes, matemático e filósofo francês (m. 1650).
•1732 - Joseph Haydn, compositor austríaco (m. 1809).
•1914 - Octavio Paz, escritor mexicano (m. 1998).

DE TODAS ESTAS EFEMÉRIDES RESOLVI FAZER UM POST SOBRE OCTÁVIO PAZ - ESCRITOR MEXICANO; no seguimento da minha vivência no México, li sobre este escritor e gostei.
Partilho com todos vós:




OCTAVIO PAZ LOZANO (Cidade do México, 31 de Março de 1914 — Cidade do México, 19 de Abril de 1998) foi um poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda.
Recebeu o NOBEL DA LITERATURA de 1990.
Escritor prolífico cuja obra abarcou vários gêneros, é considerado um dos maiores escritores do século XX e um dos grandes poetas hispânicos de todos os tempos.
Passou a infância nos Estados Unidos, acompanhando a família.
De volta ao seu país, estudou direito na Universidade Nacional Autônoma do México. Cursou também especialização em literatura.
Morou na Espanha, onde conviveu com diversos intelectuais.
Viveu também em Paris, no Japão e na Índia.
Em 1945, ingressou no serviço diplomático mexicano.
Quando morava em Paris, testemunhou e viveu o movimento surrealista, sofrendo grande influência de André Breton, de quem foi amigo. Em sua criação, experimentou a escrita automática, tendo praticado posteriormente uma poesia ainda vanguardista, porém mais concisa e objetiva, voltada a um uso mais preciso da função poética da linguagem.
Publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde Luna Silvestre, seu primeiro livro, de 1933.



O que é a solidão?
Por que ela tanto nos incomoda?
Por que tantas vezes nos sentimos tão sós em face ao mundo?
Talvez as seguintes palavras não tragam essas respostas, mas sejam, de certo modo, um trampolim para ajudar um pouco a compreender isso:

“A solidão, o sentir-se e saber-se só, desligado do mundo e alheio a si mesmo, separado de si, não é característica exclusiva do mexicano. Todos os homens, em algum momento da vida sentem-se sozinhos; e mais: todos os homens estão sós. Viver é nos separarmos do que fomos para nos adentrarmos no que vamos ser, futuro sempre estranho. A solidão é a profundeza última da condição humana. O homem é o único ser que sente só e o único que é busca de outro. Sua natureza – se é que podemos falar em natureza para nos referirmos ao homem, exatamente o ser que se inventou a si mesmo quando disse “não” à natureza – consiste num aspirar a se realizar em outro. O homem é nostalgia e busca de comunhão. Por isso, cada vez que sente a si mesmo, sente-se como carência do outro, como solidão”.
(palavras de Octavio Paz)




FRENTE AO MAR
1
Chove no mar.
Ao mar o que é do mar
e que as herdades sequem.
2
A onda não tem forma?
Num instante se esculpe,
no outro se desmorona
à que emerge, redonda.
Seu movimento é forma.
3
As ondas se retiram
- ancas, espáduas, nucas -
logo voltam as ondas
-peitos, bocas, espumas.
4
Morre de sede o mar.
Se retorce, sozinho,
em sua cama de rochas.
Morre de sede de ar.
(Trad. Haroldo de Campos)

As três fotos são de minha autoria e em todas elas, estão imagens alusivas a versos do poema.

27/03/11

MUITAS SAUDADES DA MINHA PRINCESA

Quase 2 anos depois, voltei a visitar o seu quarto e encontrei o cantinho da Tânia, como ela gostava:



Todos sabemos como a Tânia era forte seguidora do BOOKCROSSING, 1 mês e alguns dias após a sua partida deste Mundo, aconteceu um encontro e foi feita uma homenagem póstuma à Tânia:

I CONVENÇÃO NACIONAL BOOKCROSSING
HOMENAGEM PÓSTUMA
SNOWSHOE
MACEDA, MAIO 2009



Na foto, o ELEFANTE que a tia trouxe da Índia e que fui vê-la ao hospital e lhe ofereci, bem como um BUDA que comprei e levei-lhe mais tarde, quando a vi tão atrapalhada e disse-lhe que talvez o Buda lhe desse forças, pois ela era muito ligada a tudo que tinha a ver com o Oriente:

25/03/11

MARÇO 2005 - 6 ANOS DE BLOGOSFERA



MARÇO
para mim, MARÇO é um mês que significa muito na minha vida; tantas coisas têm acontecido nos MARÇOS da minha existência.

Hoje estou numa de recordações. Houve tempos em que queria esquecer a fase final do meu KALINKA, mas agora já aceito, porque eu mudei e fui à procura de uma nova vida.
SIM, com a ajuda daquela pessoa que tudo fez para que eu tivesse um blogue, a minha sobrinha TÂNIA, que partiu deste Mundo, há quase 2 anos - vai fazer domingo - dia 27 que a princesa nos deixou. Era um SER ESPECIAL e DEUS quer junto d'Ele todos os seres especiais.
Daí que eu esteja numa fase de introspecção neste fim de semana, pois a TÂNIA faz-me muita falta, mesmo muita.
Com ela partilhava tudo!
Estou aqui a recordar o início do blog "KALINKA"
20 de Março de 2005 – Início de uma nova vida!
Gosto da escrita... tenho algo que me leva a escrever e, por vezes surpreendo-me com aquilo que escrevo, sai melhor do que eu pensava e há quem leia e diga que tenho queda para a escrita, talvez por isso, a vontade de publicar apenas 1 livro, sim, pois já tenho algumas partes escritas para esse livro tão idealizado e desejado.
Mas, também me deparo com outra questão: "Que fazer, quando o que temos necessidade de escrever magoa os que nos são mais próximos?
Penso em várias respostas: não publicar, mesmo que seja o que mais verdadeiro temos para escrever. Durante o nosso percurso, muitas vezes magoamos os que nos estão próximos e, ao magoá-los, atingimo-nos também a nós próprios. Ora, se já tantas vezes a nossa própria escrita, e o processo de escrever, nos fere, para quê torná-la ainda mais perigosa e com espinhos ?
Se os que nos amam, tantas vezes proclamam, babados, aos outros aquilo que escrevemos, para quê transformar a razão do seu orgulho em inesperadas e dolorosas revelações? Não tentamos nós a todo o custo proteger os que nos estão próximos?
Daí a minha dúvida tantas vezes em exprimir o que sinto, pois este blog procura ser um local de descontracção e, não, um local para crispações.
Não gosto é de ser cínica, e esconder as minhas opiniões mesmo que sinceras e acutilantes, para desse modo agradar a gregos e troianos parecendo simpática aos olhos de todos.
Se aqui estou devo-o à minha sobrinha, que me ajudou a criar este blog... não imagino com que frequência virei cá escrever, mas...estou feliz por poder ter algo meu onde posso conviver, partilhar e apenas «estar»...!!!

Lógico, que o 1º comentário foi da minha sobrinha TÂNIA:
snowshoe disse...
Olá tia!!! Então, contente com o blog? Espero que sim! Espero que blogue bastante sem pensar muito nos "outros"... Eu também já fui criticada muitas vezes pelo que escrevo... Mas um blog é mesmo para escrevermos o que sentimos e pensamos... Cada um é como é! Boa Sorte para o blog! Desejo tudo de bom!!

AMO-TE TÂNIA!

12/03/11

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este post é um complemento ao outro que fiz no blog: MOMENTOS PERFEITOS.
No passado dia 6 de Março de 2011 realizou-se mais uma Actividade d'A Natureza ensina!
Conhecer a Mata da Machada!
Durante toda a manhã visitámos a Mata Nacional da Machada.
"Designa-se hoje Mata Nacional da Machada, a propriedade constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada.
A Quinta da Machada pertencia ao “Convento de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo”, porém quando foram extintas as Ordens Religiosas em 1834 foi adquirida por um particular, sendo mais tarde aforada ao Estado que a anexou ao Pinhal de Vale de Zebro.
Encontra-se situada no centro da Península de Setúbal, entre as povoações de Coina, Palhais e Santo António da Charneca.
Sujeita a Regime Florestal esta Mata encontra-se hoje, sob a gestão da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste e ocupa uma área com cerca de 385,7 hectares.Sendo a única área florestal de razoável dimensão do Concelho, a Mata é considerada o “Pulmão da Cidade” e um local privilegiado para actividades de recreio e lazer, dispõe de um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas, permitindo à população uma melhor qualidade de vida."
Fomos acompanhados por 2 Técnicos do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do rio Coina (CEA)
"O Centro de Educação Ambiental, tem como missão sensibilizar a população, especialmente os mais novos, para a preservação e valorização ambiental do património do concelho.
Trata-se de um investimento que se concentra especialmente nas crianças, na sua educação e motivação, preparando-as para práticas ambientalmente correctas e para o respeito pelos valores naturais.
A Mata Nacional da Machada constitui a área florestal de maior relevância do concelho, ocupando cerca de 10% da sua área.
As zonas húmidas constituem sistemas altamente produtivos, contribuindo para a conservação da biodiversidade. Quem vem ao centro tem uma oferta diversificada.
Este está orientando para a promoção de actividades diversificadas, para que as pessoas possam vir cá e possam fazer um percurso pedestre guiado pela Mata, um atelier de reciclagem, de poupança de água, ver um pequeno vídeo, entre outras iniciativas. Existem espaços previstos para a cultura biológica.
Aqui é possivel fazer a observação de garças brancas e cinzentas que habitam no local, mediante as explicações dos membros da AÇOR, Associação Científica para a Conservação das Aves de Rapina.
Este rebento indica a chegada da Primavera:



Este SINAL indica o caminho onde é permitido passar de BICICLETA:



Para passar da MATA DA MACHADA para o SAPAL DO RIO COINA tivemos que atravessar esta estrada nacional, que passa em frente aos Fuzileiros:


04/03/11

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS

Por cá, hoje aconteceu o DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS com um bonito dia de sol, os vários grupos de crianças encheram de música e alegria as avenidas e ruas da Moita.
Este post é um complemento do outro que fiz no blog "MOMENTOS PERFEITOS"
Nesta 1ª imagem um casal de agricultores - camponeses!

Este grupo do "Chão Duro" trouxe ao desfile as
"Tradições e Costumes" da Moita


Este grupo da Escola dos Brejos traz-nos uma "VIAGEM PELA LEITURA"

Os Homens do Amanhã, vestidos a rigor e a marchar!


Esta "Bruxinha" estava mais preocupada em varrer o chão, do que pegar na sua vassoura e ir por aí voando...

Nem faltaram os "cozinheiros e cozinheiras"!!!