O poder curativo e unificador da dança como linguagem universal são sublinhados na mensagem deste ano do Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de Abril com espectáculos, debates e outras iniciativas por todo o país.
Criado em 1982, por iniciativa do Comité da Dança do Instituto Internacional do Teatro, o Dia Mundial da Dança celebra o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança.
A mensagem de 2008 intitula-se "O espírito da dança não tem cor" e foi escrita pela coreógrafa e bailarina sul-africana Gladys Faith Agulhas, premiada pelo trabalho que tem desenvolvido ligando a dança, a educação e a integração social.
"O espírito da dança não tem cor, forma ou tamanho, mas envolve o poder de unir, e também a força e a beleza que se encontra em nós. Cada alma que dança - jovem, velha ou de uma pessoa incapacitada - cria e transforma ideias em movimentos artísticos que podem mudar as nossas vidas", escreve a coreógrafa. A mensagem descreve ainda a dança como "uma força curativa à qual todos podem aceder" e como "espelho que reflecte o impossível tornado possível".
Aqui vos confidencio...
1 - Não me importo de brincar com os meus netos, que nem uma criança, de gatas pela casa, fazendo barulho, rindo que nem uma tola, quando vejo que eles estão felizes e os adultos me olham com ar de poucos amigos.
2 - Não me importo de fazer viagens de 10 horas de avião (mesmo com aquele arrepio frio na espinha) só para estar em locais que sonho conhecer, conviver com diferentes culturas, ver paisagens magníficas, estar longe de casa.
3 - Não me importo de «ainda» acreditar que um dia serei Feliz, junto de alguém que me compreenda, me dê miminhos, me saiba dar o valor que mereço.
4 - Não me importo de conduzir horas e horas, atravessando bosques e auto-estradas sem destino ou mesmo com destino certo à minha espera. Se o carro fosse descapotável adoraria levar os cabelos ao vento, sentindo a brisa a acariciar-me a pele.
5 - Não me importo de estar com uma Amiga, sentadas na areia da praia e contemplar o azul do céu, o barulho das ondas do mar, as gaivotas a voar em cima das nossas cabeças e…sem falar, ouvindo o silêncio da nossa Amizade.
6 - Não me importo de estar horas na net, pensando o que vou colocar no novo post, pesquisando imagens para vos oferecer, em prol da partilha que entre nós existe.