Simeon BĂRNUŢIU (1808-1864)
Ela começa a escola em Bocsa / Salaj (onde ela nasceu, em uma família pobre onde ela está enterrada) e depois sai para Carei. De Carei a Blaj inculcando para estudar teologia.
Ele ensina história e filosofia no ensino médio da cidade.
Em Sibiu, ele chega para estudar Lei 3 anos como resultado de um desaconselhável processo Blaj.
IMPORTANTE :
Ele está fervorosamente envolvido na vida política romena, sendo um dos iniciadores da Revolução de 1848 na Transilvânia.
Na Assembléia Nacional de Blaj ele lê sua própria " Proclamação aos romenos" (dissolução da servidão, liberdade nacional), um dos mais importantes programas políticos dos romenos da Transilvânia. Ele é eleito vice-presidente do Comitê Revolucionário.
Em 1849 ele fugiu para Viena, onde continuou seus estudos. Em 1853 ele fez uma pausa, desistiu e mudou-se para Pavia, matriculando-se na Universidade e obtendo o seu doutorado.
Ele voltou para Viena e de lá para Iasi (em 1854) com o convite de outro Sibiu, AT Laurian. Em Iasi ele ensinará durante dez anos lógica, filosofia, pedagogia ou lei.
Ele fica doente e quer voltar a sua aldeia natal, mas infelizmente morre em seu caminho em 28 de maio de 1864, com apenas 56 anos de idade.
Como um sinal de conhecimento para o seu trabalho em Sibiu e para o seu contributo para a cultura romena, a Faculdade de Direito de Sibiu tem seu nome.
Ele publicou várias obras, como estudos de direito, antropologia, filosofia (incluindo uma enciclopédia e uma história da filosofia), a estética.
Ex: Direito público romeno (1867), Direito natural privado (Iasi, 1868), Direito natural público (1870)
este foi mais um artigo compartilhado com vocês que estão lendo o nosso trabalho, não deixe de curti e compartilhar com seus amigos.