domingo, 17 de abril de 2016


Exploração de papel higiénico colorido
Registo de Raquel Quintinha – Estagiária do Mestrado Pre e Pri da ESE de SETUBAL – 2015/2016
 




 
Os nossos bebés brincam todos os dias com brinquedos convencionais... Brincar com outros materiais pode ser um desafio! E assim foi, a equipa que integra o berçário e sala rosa planificou um momento em que “os brinquedos” foram rolos de papel higiénico!
Sim rolos de papel higiénico... Só rolos de papel higiénico, espalhados pela sala! Rolos de papel de cores diferentes: brancos, verdes e laranjas! Rolos de papel no chão, dar tempo às crianças para explorarem estes materiais e observar as suas reações.
Os simples rolos de papel deram origem a diferentes explorações... Desde cortar o papel em pedacinhos, até levar os pedacinhos à boca (retirados pelos adultos atentos). Até brincar ao esconde-esconde debaixo das fitas de papel. Transportar rolos de um lado para o outro. Fazer fitas para o cabelo e colares... Muitas foram as explorações!
É através de momentos como este que podemos perceber que as crianças gostam de explorar diferentes materiais, e que elas são umas verdadeiras investigadoras! Com os seus cinco sentidos elas descobrem, inventam e reinventam diversas situações com materiais  que fazem parte do nosso dia-a-dia. Como dizem Formosinho e Araújo (2006), “materiais económicos encontrados dentro e fora de casa despertam um fascínio especial por parte das crianças.” (p. 138)
Criar oportunidades e dar espaço às crianças para explorarem os materiais com os seus cinco sentidos ocupa por isto um papel central na educação e no desenvolvimento das nossas crianças.
“A holicidade da sensorialidade da criança, que no sentir descobre o inteligir, que no sentir descobre o emocionar-se, só pode afirmar-se se o ambiente educativo e a mediação pedagógica forem abertos à experencialidade, à exploração, à descoberta, se a criança for imersa num mundo de experiências sensoriais que são a primeira forma de razão, inteligência e emoção.” (idem, p. 15) “ 
Raquel Quintinha, abril 2016

 

domingo, 27 de março de 2016




CONSULTANDO O PINTEREST

3eb3a308dda3&utm_content=285908345032947176
&utm_source=31&utm_term=3&utm_medium=2004

domingo, 6 de março de 2016

O Comboio dos mais pequeninos do Colégio do Vale vai fazer 1 ano...mas já fez tantas viagens: visitou muitas Salas de todo o Colégio, já foi ao Auditório, ao Bar - Cantinho do Vale, visitou imensas exposições, foi às Lojas da comunidade fazer compras...obrigada à Equipa de Manutenção do Colégio do Vale, que fez o primeiro Comboio para os mais pequeninos da Margem Sul.
 
 
 




Adoro este comboio...e os bebés ainda mais....
6702
 
 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

SETE RAZÕES PARA LER COM AS CRIANÇAS
 

 
O hábito de ler ou contar histórias constitui uma preciosa ferramenta para o relacionamento afetivo entre pais e filhos mas, acima de tudo, contribui para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual das crianças e para um melhor desempenho escolar.
As crianças que contactam com os livros todos os dias – através da leitura ou pelo simples ato de ouvir histórias – estão mais preparadas para desenvolver a criatividade, a imaginação e o sentido estético.
É importante que, num ambiente familiar, se crie um momento agradável e harmonioso, para que os pais e as crianças possam desfrutar da leitura, como um verdadeiro ato de prazer, criando com o livro uma relação de apreço. A leitura partilhada é uma atividade bastante divertida, que auxilia a criança no seu crescimento e formação enquanto indivíduo e na sua relação com o Outro e o Mundo.
Sete razões para ler com as crianças:
  1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.
  2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
  3. As imagens, as informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
  4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
  5. Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer do convívio.
  6. Os laços afetivos entre as crianças e os adultos tornam-se mais fortes.
  7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
(Extraído do site da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais)                  6361
 
Estamos a construir as várias ÁREAS DA NATUREZA nas Salas dos mais pequeninos.
Sim vamos ter a NATUREZA, um pouco pela Sala, mas também vamos recorrer aos Espaços Exteriores...
Vamos ter vários espaços com elementos da Natureza...
 
 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Uma Caixa  com areia,  conchas, pedras, estrelas do mar, cavalos marinhos...
um grupo de Bebés e uma Equipa de Sala atenta e motivada
Descobrir, Explorar, Interagir...
O contacto com a natureza, neste caso areia e elementos associados ao mar, é uma das atividades mais apreciadas pelos bebés...
 
 
 









Uma Caixa  só com objetos de Madeira,  um grupo de Bebés e uma Equipa de Sala atenta e motivada
Descobrir, Explorar, Interagir...
O JOGO HEURISTICO POTENCIADOR DE TANTAS DESCOBERTAS
As fotos são as possíveis, tendo em conta a necessidade de garantir a identidade de cada bebé...

 
Goldschmied (1987) utiliza, para este tipo de brincadeira exploratória por parte da criança, o termo de brincadeira heurística. Visto que o foco de atenção da crianças está na descoberta dos objetos por meio da manipulação e experimentação
Ao observar e manipular os objetos, “a criança regista as suas características sensoriais (forma, cor, dimensão, textura) e desenvolve a perceção. […] Portanto, esta atividade oferece à criança uma “estimulação” visual, táctil e até auditiva, que a ajuda, entre outras coisas, a desenvolver a sua perceção das formas e das dimensões” (Ferland, 2006)