sexta-feira, 30 de novembro de 2007
PRESS RELEASE
63º Aniversário da BANDA da COVILHÃ
Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã comemora no próximo dia 1 de Dezembro (sábado) o seu 63º Aniversário – data da reorganização, visto que a sua fundação remonta ao séc. XIX.
UM POUCO de História – Francisco da Cruz Coelho – 1970
“Ao delinear estas linhas sobre a história de tão simpática agremiação artística, sou forçado a lembrar que, em 1907, existiram, na Covilhã, nada menos de cinco Filarmónicas: - A Regimental; Música Nova; Independente; Boa União, além da Banda da Covilhã...Em comemoração do dia da Restauração de Portugal (1944), o povo acorreu em aplausos, deitando flores, saudando a Banda, seus componentes, Maestro Soares Gonçalves e quantos trabalharam para que assim sucedesse…Pois a Banda da Covilhã aí está. Com sacrifícios imensos e dedicações sem par, todos os anos, no dia 1º de Dezembro realiza o Sarau anual com que vai obtendo alguns escudos para ostar às dificuldades que são muitas… Por toda a parte a crise das Bandas se manifesta. Mas não esqueçamos que cada qual sente os seus. Caberá neste ponto às entidades oficiais não esquecê-las. Mas também ao próprio povo desta nobilíssima cidade que nos viu nascer cabe um papel importante na sua manutenção. Todos serão demais para o efeito. E um pouco de cada um irá engrossar inevitavelmente a torrente de benefícios que destruirão o vírus que ataca a existência de tão belos ornamentos culturais da cidade”. Fonte: Boletim Municipal -Câmara da Covilhã 1971 – Edição especial -comemorações do centenário de elevação a cidade – págs. 94-95.
Programa das Comemorações do 63º Aniversário
Dia 30 de Novembro – Sexta-feira – DIA ABERTO
9:00 – 24:00 – Sede – Exposição/Demonstração de Instrumentos
17:00 – Convívio – Lanche – Sócios
Dia 1 de Dezembro – Sábado – DIA DO ANIVERSÁRIO
10:00 – Hastear da Bandeira ao som do Hino 1º de Dezembro e Desfile pelo Centro Histórico da Covilhã, com Romagem ao Cemitério e deposição de uma Coroa de Flores (em caso de tempo chuvoso não se realizará)
16:30 – Teatro - Cine da Covilhã – 1º COVILHÃ em DIRECTO – ver Cartaz Definitivo.
20:00 – Jantar de Aniversário
Dia 8 de Dezembro – Sábado – BALLET – Grupo de Ballet Infantil de Moura – Comboio da Fantasia – Uma história de Natal!
Destaques ao Programa:
1º Covilhã em Directo 2007. Dando seguimento a uma tradição com muitos anos – o sarau de Aniversário, a Direcção Artística da Banda da Covilhã decidiu apresentar um conceito diferente – o 1º Covilhã em Directo 2007. Além de apresentar o Concerto pela Banda, conjuga e mobiliza a Sociedade Covilhanense através de convidados a entrevistar, no sentido de valorizar, discutir, reflectir e acima de tudo apontar caminhos para o Futuro da Covilhã sob um ponto de vista Cultural.
Os entrevistados serão: Presidente da Câmara Municipal da Covilhã – Carlos Pinto; Reitor da Universidade da Beira Interior – Prof. Doutor Manuel Santos Silva; Reitora da Academia Sénior da Covilhã – Dr.ª Ascensão Simões e Directora do Museu de Lanifícios – Dr.ª Elisa Pinheiro. Haverá ainda tempo para receber a Desertuna – da UBI e outras Surpresas. Entrada livre, mediante o levantamento de bilhete.
No decorrer do Concerto será feita a apresentação do novo Músico que terá a sua 1ª saída nesse dia, fruto do trabalho desenvolvido pelo projecto – Escola de Música – Escola de Valores. O programa conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da EPABI, das Juntas de Freguesia da Cidade, Rádio Clube da Covilhã, mecenato e do Comércio Local.
A Direcção da Banda da Covilhã, aproveita esta oportunidade para apresentar o Balanço das suas actividades do último ano, com o qual se congratula por ter excedido todas as expectativas:
Fevereiro – Tomada de posse – Nova Direcção.
Março – Escritura dos Estatutos da A.R.M.C. – Banda da Covilhã
Março – 1º Concerto da Primavera – 50 anos do Tratado de Roma
Abril – 1º Moda e Música – Concerto e Desfile de Moda
Maio – Entrega de toda a documentação e filiação no INATEL
Junho – 1º Covilhã Filarmónico 2007 – Músicos das Bandas do Concelho em Desfile e Concerto.
Junho/Julho – Férias Dó-Ré-Mi – Ocupação de Tempos Livres
Julho – Participação no Covilhã em Festa
Julho – Concerto de Trompas – Igreja da Conceição
Julho/Agosto – II Estágio da Banda da Sinfónica da Covilhã
Outubro – Dia 1 – Abertura Oficial da Escola de Música – Escola de Valores
Novembro – Magusto de St.ª Cecília – Padroeira dos Músicos
Protocolos: Núcleo de Estudantes Biomédicas e Tuna de Medicina
Enaltecemos e sublinhamos o apoio de TODOS, que ao longo deste ano se associaram, apoiaram e contribuíram para que a Banda da Covilhã tenha um projecto com Futuro. Bem hajam.
A Direcção
JEB Cavaco
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Tribunal de Contas
Na semana passada foi divulgado um relatório do Tribunal de contas em que a Câmara da Covilhã aparece em quarto lugar como devedora enquanto aos empréstimos feitos em 2007.
Pelo que fui informado e também pelo que saiu na comunicação social na altura os empréstimos não serviram para mais nada a não ser para pagar outro empréstimo e assim ficar com uma taxa de juro mais baixa.
Ou seja a divida não aumentou.
Para mim a Câmara da Covilhã aparece ali naquele relatório apenas para que se possa falar mal e assim criar um clima de suspeição sobre o executivo, e até para dar algum tema para que a oposição possa atacar.
Houve também alguém que escreveu algures que devido ao tamanho do nosso Concelho ser o mais pequeno e menos populoso em relação aos que se encontram à frente no referido relatório, considerava então que a Covilhã estaria em primeiro lugar.
Nada mais descabido, então as contas nestes organismos não serão feitas tendo em conta todos estes parâmetros?
Ou o Tribunal de Contas também já não é de confiança?
Uma coisa eu vejo o P S sabe bem utilizar todos os meios para fazer passar a sua propaganda.
sábado, 24 de novembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
domingo, 18 de novembro de 2007
Mais uma vez parada.
Vamos ver quanto tempo temos que esperar para que a obra se conclua.
Ou ficamos ali com o gradeamento até que apodreça?
Parques para pesados.
Um dia destes neste parque construído há muito pouco tempo, foi multado um motorista que ali tinha estacionado um camião para ir almoçar.
O agente da autoridade cumpriu a sua missão já que o referido veiculo ocupa três lugares, então o que está mal?
O que está mal é que uma cidade tenha uma central de camionagem e os autocarros estejam parados por tudo quanto é sitio.
O que está mal é a referida central não ter capacidade para ali albergar todos os veículos pesados de passageiros, até porque há por ali algum terreno.
Se temos terreno então o que falta? Vontade talvez.
O que está mal é uma cidade com tantos motoristas de longo curso, ainda não tenha um parque para que estes possam deixar os veículos quando almoçam e quando querem passar o fim-de-semana com a família.
Todos nós sabemos que estes veículos não se podem estacionar em qualquer sitio pois são extremamente caros e por vezes têm cargas valiosas.
Era bom que a Câmara fosse pensando em alargar a central e encontrasse um local para que os motoristas pudessem deixar as suas viaturas e respectiva carga em segurança.
Inquérito.
O resultado da pergunta feita aqui “Sócrates deve uma Rua com o seu nome na Covilhã?” foi seguinte:
Sim 6 votos 35%, não 2 votos 11%, nunca 10 votos 58%.
Como se pode ver embora tenha votado muito pouca gente, a maioria é da minha opinião Sócrates não deve ter nenhuma Rua com o seu nome na Covilhã
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Finalmente.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
FOLCLORE
Já lá vai mais de uma semana após o acidente na A 23, na altura não me prenunciei mas agora mais a frio quero faze-lo.
Em primeiro lugar quero aqui deixar o meu pesar às famílias das vítimas.
Agora vamos então ao que eu penso.
Não quero minimizar a tragédia, porque o acidente foi muito grave mas uma coisa é certa tudo o que se passou a volta deste acidente para mim foi demasiado um autêntico “folclore”.
Toda a gente se aproveitou para aparecer, desde Políticos Aos meios de comunicação social toda a gente dava a sua opinião e queria aparecer, fizeram da tragédia um palco para venderem a sua banha da cobra para depois ficar tudo na mesma.
Foram marcadas reuniões ao mais alto nível para se apurar as razões, foram logo accionados seguros para que os sobreviventes e as famílias dos falecidos recebessem já algumas indemnizações.
Tudo muito bem, mas, isto tudo só aconteceu porque este acidente dava uma grande visibilidade porque se não fosse assim se os estragos tivessem sido menores acontecia às vitimas deste acidente o mesmo que acontece a centenas de vitimas que ficam nas estradas quando se deslocam para trabalhar em Espanha no principio de semana e vice versa no final.
Estes têm sido dezenas mas como são uns pobres que se deslocam para trabalhar e assim poderem dar algum pão aos seus não se dá a importância devida.
Parece-me a mim que as famílias destes pobres diabos necessitariam bem mais depressa de alguma ajuda mas como só há uma ou duas vítimas por acidente o palco não é tão favorável a tanto folclore das autoridades deste Pais.
Neste Pais até as tragédias servem para alguns se exibirem é triste.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
terça-feira, 6 de novembro de 2007
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Segurança.
Depois dos acontecimentos desta semana dois crimes de morte, um aqui no nosso Concelho outro em Gaia, não podia ficar sem desabafar aquilo que penso sobre o assunto.
Para mim a segurança e a justiça estão num péssimo estado pois a lei está quanto a mim a favor do delinquente.
O que para mim deveria mudar:
1- Os direitos humanos são para cumprir, mas não ao ponto de quem cumpre penas se sentir melhor do que em casa.
Para mim os condenados deveriam ter o mínimo de condições e terem de trabalhar nas prisões fazendo de preferência aquilo de que não gostam, só assim a cadeia é um castigo e não um hotel.
2- As forças de segurança têm de ter uma boa formação para que lhes seja atribuída mais competência, para que possam usar a força quando necessário.
3- Quando uma força de segurança faz uma detenção e o Juiz condena a pessoa em causa esta tem que ser castigada de alguma forma e não sair em liberdade, por vezes ainda fazendo troça do agente que o prendeu.
4- É necessário um reforço de policiamento
5- As forças de segurança têm que ser incentivadas a fazerem o verdadeiro combate ao crime “droga, furtos, assassinatos, etc.”.
Parece-me a mim que os governos de algum tempo para cá descobriram uma mina de ouro nas estradas portuguesas e então cá vai disto vamos mas é dotar as forças de segurança para a caça à multa que é isso que nos interessa.
As policias parece que é o único serviço para que são treinadas, se alguém que precise de saber o nome de uma Rua bem pode perguntar a outro, se um idoso necessitar ajuda para atravessar a rua bem pode pedir a outro, parece que estes deveres cívicos antes também pertenciam ás autoridades para alem de a nós todos cidadãos.
Srs. governantes deixem de tratar os automobilistas como criminosos e dêem poder ás polícias para combater os verdadeiros crimes, para que não haja gente que tenha a tentação de cometer crimes como o da Borralheira do Teixoso e o do taxista de Gaia.
Poupança…
Ontem foi o Dia da poupança.
Para a maior parte dos Portugueses foi o dia de dividir o pouco salário que auferem.
Luz €-xx ---agua €-xx ---gás €-xx ---Transporte €-xx ---empréstimo €-xx---comida €-xx , e agora vamos lá ver com quanto ficamos para poupar.
Olha mulher afinal este Mês temos é que comer as batatas sem conduto porque se não temos que ir a pé para o emprego.
Para quem não sabe esta é a vida de quem recebe ao menos uns 500 € mensais, mas também temos que pensar nos que nem isso ganham, reformados, desempregados, etc. etc. etc.
Ou seja para a maior parte dos Portugueses foi um dia de Me..da como todos os outros dias do ano.
Latada
Ocorreu ontem na Covilhã a Latada um dos inventos mais popular, se não o mais popular de todos os que são organizados na recepção ao caloiro.
A recepção ao caloiro quanto a mim deveria ser mais aproveitada pelo comércio, restauração, turismo e Autarquias para em conjunto com a dinâmica da festa do caloiro se promover a região.
São festas como esta, assim como também a rampa da Serra de Estrela, o meeting de atletismo e outros que trazem grande numero de visitantes à nossa Cidade que podem ajudar a que as pessoas comentem por lá que na nossa região existem excelentes locais para se visitar, restauração etc.
No tempo em que estamos não podemos dar-nos ao luxo de deixar passar estas oportunidades de darmos a conhecer tudo o que temos de melhor.