segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sorteio para comemorar o Dia da Mulher

Gente, tá rolando um sorteio especial e  rapidinho lá no
Bela Cacique com desejo de  homenagear as mulheres.
Passe por lá e se inscreva. Não fique de fora.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Palhaçada nesse país

Estava aqui recuperando minhas forças após a canseira do processo seletivo quando leio sobre a indicação do palhaço Tiririca como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmera .Não vou aqui levantar questões para não engrandecer mais a palhaçada. Pois um cidadão eleito pelo povo com número expressivo de votos, que foi considerado analfabeto funcional e que não soube distinguir entre o sim e o não na sua primeira oportunidade de votação  será capaz de presidir uma comissão dessa importância???

Assim , a lógica de que estudar é o melhor caminho para crescer profissionalmente pode ser questionada pela nova geração. Acredito que precisamos dialogar muito sobre tudo isso que está acontecendo e nos pronunciar. Não podemos nos acomodar frente as aberrações políticas e administrativas em nosso país.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Compartilhando ideias

Aqui no Conversa Mineira a prosa segue o ritmo da vida.

Quando estou muito envolvida com alguns temas gosto de passar aqui e postar. Gosto de conversar sobre muitas coisas e fazer muitas outras, sempre fui assim. Talvez por isso tenha feito duas graduações e as vezes fico com vontade de fazer mais outra. rsrs

Nos últimos dias estou envolvida com um processo seletivo para  contratação para professor na área da alfabetização inicial. Mesma área que fiz o ano passado no concurso para efetivo e fui aprovada, mas a vaga ainda não veio. Estou na fila .

Então, por isso as útlimas postagens  aqui, falam diretamente aos educadores e alfabetizadores.
Olhando minhas coisas encontrei algumas dicas para as colegas da área. Achei o cartaz que fiz em 2009 para trabalhar o Sanduíche da Maricota, que falei no outro post. Meus alunos amavam e todo dia passavam lá e contava a história toda. Ajudou tanto para desejarem ler mais e mais.


Encontrei também um jogo que fiz com os alunos. cada um tinha uma sacolinha com as cartelas variadas. Em casa e durante a aula a gente brincava de formar palavras. As letrinhas foram cortadas pelos pais e os desenhos foram coloridos pelos alunos. Como as cartelas  são variadas atendem as necessidades individuais. E o meu papel era a ajudar a meninada  a pensar sobre o som das letras para descobrir as letrinhas faltosas.
Como não tenho a autorização para mostrar a carinha, segue a imagem só do jogo espalhado na mesinha. rs





Tenho um arquivo enorme de fotos e as vezes venho pro micro matar saudades dos meus alunos queridos e lembrar o que fizemos juntos. Essa semana tenho que preparar uma aula para dar no processo seletivo e as imagens e as conversas aqui me inspiram, pois nesse concurso a gente dá aula para crianças fictícias, não há ninguém na sala além da banca. Algo meio maluco não? Dar aula para fantasminhas ..Mais do que nunca preciso das imagens de tudo que vivi.Essa é outra conversa.

E para quem passa aqui no Conversa Mineira... deixe sugestões e recadinhos. Afinal estou procurando amigos para dialogar. Muitos abraços mineiros e carinhosos

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Brincar para aprender

Brincar... jogo... brinquedo.... brincadeira 
A primeira vista tudo se parece, seriam sinônimos?

O importante está em que concepções professores possuem sobre o brincar na escola. Brincar por brincar, tempo livre  que chega para se "passar o tempo" não é o ideal.

O lúdico (ludus, do grego= jogo divertimento) precisa ser valorizado como oportunidade de aprendizagem e deseenvolvimento das crianças.Sua existência no planejamento se dá porque pesquisadores comprovam que enquanto brincam as crianças vivenciam situações que ajudarão em seu desenvolvimento pessoal, emocional e social. 

Ao brincar  aprende a se relacionar com o outro. A partir dos 7 anos começa a abandonar a fase egocêntrica e se envolve com o outro e observa as regras, busca descobrir como pode se envolver. Com isso pretendo enfatizar que, nós educadores precisamos observar nossos alunos enquanto brincam. É importante preparar propostas  para o momento de brincar como  meio educacional de forma objetiva e organizada também.

Para exemplificar  trago  a sugestão de um jogo (brincadeira orientada,) que desenvolvi em 1999 e venho utilizando ao longo dos anos procurando adequá-lo as necessidades dos meus alunos.

O jogo foi inspirado no livro "O sanduíche da Maricota de Avelino Guedes.
Construi  como um jogo de tabuleiro com  peças emborrachadas, roleta e cartela para cada participante. O desafio é rodar a roleta e conseguir a  cada rodada ganhar os ingredientes. Quem completar primeiro vence.Enquanto a criança brinca lê os nomes de cada ingrediente, conversa troca e ideias. É uma oportunidade para iniciação as regras. Antes de tudo começar procuro perguntar como eles acham que funciona e depois de alguma conversa conto como pensei as regras. O legal é que enquanto brincam vão surgindo dúvidas até mesmo do que é ou não válido.Nesse momento quando me chamam entro para conversar, esclarecer, mediar.





E nessa história não ficamos apenas no jogo. Trabalho com a receita de sanduíche que a turma desejar  e depois preparamos tudo para saborear.  Afinal ensinar exige sabor.

"O sábio é um degustador. 
Eu quero que meus alunos sejam educados para serem degustadores do mundo!"
Rubem Alves

Em breve o jogo será disponibilizado na loja do Bela Cacique Atelier.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jogos e materiais na escola

Todo início de ano é aquele movimento entre as professoras para organizar a sala de aula, os planejamento e recursos didáticos. Por muitos anos vivo nesse borburinho e escuto as amigas reclamarem do pouco de investimento das escolas nesse sentido. Mas se pararmos para pensar, nem sempre o mercado  de jogos e materiais pedagógicos disponibiliza produtos acessíveis, em geral são bem caros.

Pensando nisso, me dispus a  produzir alguns produtos e colocá-los no Bela Cacique. 

Também optei por compatilhar algumas ideias e links aqui no Conversa Mineira para dar uma força às educadoras que nem sempre possuem tempo para as longas buscas na internet. Mas desde já deixo a  recomendação: Procure inovar, refletir  e  selecionar materiais que venham de encontro com a necessidade de sua turma. 

Organização da sala

Para anunciar os aniversariantes fiz este cartaz em eva para a Núbia. Ela queria que a turma visualizasse todos os nomes e datas dos aniversariantes. Com as setinhas  indicarão quem é o felizardo do dia. Daí surgiram os deliciosos cupcakes que viraram moda... rs


Para dar um novo visual na rotina da turma desenhei duas carinhas sapecas. Aliás queria dizer que todos os desenhos são criados por mim e não possuo moldes. Acho que o legal é inventá-los na hora que crio. Brinco com o eva, o papel e a tesoura e eles nascem.




Estou preparando um novo post sobre Jogos pedagógicos  aguardem.Enquanto isso deixo uma sugestão para leitura e consulta sobre  Jogos e brincadeiras na Ed. Infantil.
 Passe lá:

E se quiserem ver aqui ou no Bela Cacique  algum material deixe seu comentário ou sugestão
E aí, em que posso ajudar?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Virei notícia : entrevista para a Revista RDM

A internet pode aproximar as pessoas sim e também contribui para a nossa formação, para  conquista  de novos amigos e espaços.

Conheci a jornalista Dayane Nascimento pelo twitter e conversa aqui e ali ,ela precisava de um profissional ligado a Educação com uma visão contemporânea com experiência nas redes sociais. E logo estávamos envolvidas nessa entrevista que agora foi publicada no site e será comercializada na versão impressa. 

Assim de Minas para Cuiabá, seguem os registros das minhas ideias sobre vários assuntos.

Outra coisa que me encantou foi o respeito da equipe ao publicarem na íntegra as minhas ideias. Tenho que agradecer ao editor Rui Matos que também abriu uma exceção e ampliou o espaço da entrevista  na revista de duas para três páginas. E vejam só a forma educada  do editor ao se referir ao nosso trabalho.


"Em outra frente, conversamos com a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte (Nupea) e pedagoga com mestrado em Educação, Beloní Cacique Braga. Nosso bate-papo foi sobre a importância de os educadores assumirem de forma responsável um ensino que privilegie, além da exigência formal de conteúdos, a vivência da ética e o desenvolvimento de virtudes.
Beloní filosofou e foi longe na conversa inspirada no ‘pai da complexidade’, o sociólogo e pensador francês Edgar Morin. Ambos fazem um alerta para a necessidade de entender o mundo das incertezas e aprender a transitar por ele para que sejam valorizados os diferentes conhecimentos.
Produzimos, especialmente para você, uma edição cheia de boas-novas. Delicie-se. Boa leitura!
Rui Matos, editor"

Aproveitem para conhecer  RDM-online - Revista de Mato Grosso que é muito boa.Passem por lá.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Inspiração : Produzir o próprio papel

Sempre gostei da ideia de coisas personalizadas. Admiro o artista Henri Matisse que passou uma fase de sua vida  produzindo seus papéis e tintas. Acho que já falei isso por aqui. Na escola gosto de usar as imagens das crianças  na decoração e nas lembrancinhas para as mães e pais.

Hoje cedinho encontrei uma ideia inspiradora e compartilho com vocês.

Essa é a minha invenção e que me inspira nessa manhã de domingo.

Como amo as palavras escrevi algumas que me desafiam a cada dia. E bom dia para vocês também!!





A inspiração veio daqui:

Inspiração  e a fonte

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Placas de portas , enfeites e uma boa reflexão

Sempre gostei de ver a escola bem organizada e com aquele "ar de volta às aulas". Quando lecionaava em BH passava dias confeccionando enfeites e indo a escola antes das aulas começarem. Para mim era como que se houvesse uma festa. Isso, a volta às aulas é uma festa. A meninada fica em casa doidinha pra saber as novidades, a professora nova  e tudo que envolve esse mundo gostoso  da escola.

Ontem andei aqui no atelier como uma doidinha preparando três placas para enfeitar as portas das salas lá na Eseba (Escola de Educação Básica-UFU) e mais 20 meninos e  meninas. As professoras  me pediram ontem e logo comecei a desenhar e cortar. Ai que saudadinha da minha sala rsrs Gosto e apoio esse movimento.




 
Então, gosto de tudo isso pois mostra organização  no ambiente escolar. O que me preocupa apenas é que em algumas escolas as professoras perdem um pouco quando exageram com muitos cartazes.

Assim o ambiente fica carregado, poluído visualmente  e terminam por perder o caráter pedagógico. Outra coisa que me faz pensar é que ao longo dos anos são reproduzidos modelos de cartazes que intencionam ajudar na aprendizagem. Será mesmo?

Por exemplo: Um desenho de um sol, nuvem  ou chuva dariam conta de registrar o que de fato ocorre no nosso ambiente? Nossas crianças já sabem bem isso.Essa ideia vem desde a década de 1970 e já está um pouco ultrapassada. 

Precisamos seguir um pouco as  mudanças que acontecem na vida cotidiana. Depois dizemos que a educação anda a passos lentos... precisamos refletir sobre nosssas práticas.
E você o que pensa sobre estas questões? Vamos prosear?
Abraços mineiros

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Produto do Atelier Bela Cacique em destaque

Imagem : http://blog.tanlup.com/dupla-do-dia-24/
Já postamos no blog do atelier Bela  Cacique a divulgação sobre o destaque da necessaire xadrez como produto do dia no blog Tanlup. Façam uma  visitinha, leiam as informações e conheçam nossos produtos nas duas lojas virtuais.

                                                   TANLUP                                     ELO7



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Meus comentários sumiram temporariamente

Ando maluquinha por aqui....Os comentários antigos deixados aqui não estão visíveis para os leitores
Gostaria de justificar a todos que seguem o blog que ao instalar uma ferramenta nova no blog, os comentários deixados anteriormente não ficaram visíveis a vocês, mas estão arquivados no próprio blog.
Valorizo muito o que cada um escreve... e depois de muita procura, pois minha cabeça está fraca hoje rsrs consegui resolver e tudo está normal. Uma coisa simples, era só excluir o que inventei de adicionar. Ufa!!!
Obrigada pelo carinho

Entrevista : Processo criativo e o Atelier Bela Cacique

Já faz um tempo que acompanhamos a dinâmica da querida Manoela e sua agilidade para realizar tantas coisas, divulgar o trabalho de outras artesãs e artistas além de ensinar a fazer um monte de coisinhas legais.
Como a Manu nos convidou para participar no seu  blog com uma entrevista ficamos muito felizes e assim passei aqui pra convidar a todos para prestigiar o blog Ateliê da Manoela Nunes e ler um pouco sobre o Bela Cacique e sobre mim. Passe e nos prestigie, pois tudo foi escrito e produzido com muito carinho.Leiam a entrevista e deixem a opinião de vocês: O que acharam ?


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Presentinhos, carinhos e novas amigas

Estou muito feliz por chegar de viagem, conhecer novas amigas e ganhar presentinhos claro. rsrs

Participei da Promoção da Lapomme e ganhei um "emocionômetro"

O encontro em Sampa rendeu  abraços e a novidade de ver a carinha de cada uma.

Encontrei com as meninas do Tacho da Pepa (Angélica e Vi) e ganhei uma Thilda.
Meire, Angélica, Vitória e Beloní

Conheci a Cissa e a Helô do Cupcakehortelã e ganhei sabonetinhos cheirosos.

A Thiara da Tuty é também uma fofa e me deu essa linda bolsinha.

Meire do Coisas de MeireHele me recebeu em sua casa.

A Ester do Louca por Scrap  e a Nanda do Atelie da Nanda  também estavam lá e eu ainda não conhecia o trabalho delas. 

Enfim, me senti muito amada.
Mas agora conheço e compartilho aqui para quem quiser fazer uma visitinha para essas meninas talentosas.



E quando voltei para casa com minha companheira de viagem e filha Isabela , também blogueira, fomos recebidas pelo Zenrique(marido) e pelo Pedro Henrique (filho) com o maior carinho. Um glamour....
Assim 2011 chega abençoado...
Cansadas depois de um voo com muiiiita turbulência, mas felizes demais.