sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Pobreza em Portugal é persistente

- Aurora Teixeira

A Pobreza é persistente e menosprezada - "nunca será exagerado insistir em que a estratégia de erradicação da pobreza reclama três linhas de acção inalienáveis: a desocultação, a personalização e a universalidade."
- Cáritas Portuguesa

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

É possivel transformar o pesadelo em sorriso

"Há seis anos foi passar férias a Bombaim e deparou-se com um realidade que desconhecia: muitas crianças a pedir, a maior parte delas com faltas de membros ou de dedos. Só mais tarde soube que as máfias fazem isso às crianças para que provoquem pena e recebam mais esmolas na hora de mendigar junto a hotéis e restaurantes de luxo. Por vezes são os próprios pais que as amputam para que não sejam roubados pelas máfias, pensando que já têm patrão. Há várias pessoas a alugar crianças destas para receberem avultadas esmolas.

Isto revoltou Jaume Sanllorente Trepat* que resolveu no ano seguinte dedicar-se a proteger as crianças pobres de Bombaim, para que não caiam nas mãos das máfias.
Depois de conhecer um pequeno orfanato que se preparava para fechar as suas portas, colocando quarenta crianças na rua e nos prostíbulos da cidade de Bombaim, Jaume Sanllorente toma a decisão que mudará o resto da sua vida. E, em consequência disso, mudará as vidas de muitas outras pessoas. O seu trabalho é agora apoiar o maior número de crianças pobres daquela cidade. E está a conseguir com a ajuda de muitas pessoas que o apoiam. Uma lição de amor, entrega, sacrifício e esperança que nos convida a acreditar que todos podemos contribuir para um mundo melhor."


*"Jaume Sanllorente Trepat nasceu em Barcelona a 9 de Julho de 1976. Estudou jornalismo. Trabalhou em meios de comunicação catalães como a COM Rádio e a BTV. Especializou-se depois na área de jornalismo económico, tendo desempenhado durante vários anos o cargo de delegado na Catalunha da revista Comercio Exterior e trabalhado em numerosas outras publicações desse sector. Desde 2004 que Jaume Sanllorente dirige a ONG Sorrisos de Bombaim


que ele mesmo fundou e que, neste momento, dá educação e possibilidades de futuro a mais de 2700 crianças «intocáveis» das ruas de Bombaim. Jaume Sanllorente vive actualmente nesta cidade da India, onde prossegue, dia a dia, uma constante luta pacífica contra a pobreza."


SONRISAS DE BOMBAY

Mensagens mais pesquisadas aqui no blogue