quarta-feira, 20 de novembro de 2024

As crianças não são objectos


No dia 20 de Novembro de 1959, por aprovação unânime, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança.


Quando a Declaração completou 30 anos, em 20 de Novembro de 1989, a ONU também aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, um ano depois considerada lei internacional.




Faltará muito, ainda, para que os direitos de todas as crianças sejam respeitados?

domingo, 17 de novembro de 2024

Dia Mundial dos Pobres

(actualização)

8.º Dia Mundial dos Pobres - 17 de Novembro de 2024

7.º Dia Mundial dos Pobres 19 de Novembro de 2023

 6.º Dia Mundial dos Pobres 13 de Novembro de 2022

«Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7)
5.º Dia Mundial dos Pobres - 14 de Novembro de 2021

«Estende a tua mão ao pobre» (Sir 7, 32)
 4.º Dia Mundial dos Pobres - 15 de Novembro de 2020

«A esperança dos pobres jamais se frustrará» (Sal 9, 19)
3.º Dia Mundial dos Pobres - 17 de Novembro de 2019

«Este pobre clama e o Senhor o escuta» (Sal 34, 7)
 2.º Dia Mundial dos Pobres - 18 de Novembro de 2018


  No domingo, dia 19 de Novembro de 2017, por instituição do Papa Francisco, celebra-se o primeiro Dia Mundial dos Pobres, com o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”.

1.º

“Senhor, dai pão a quem tem fome /
e fome de justiça a quem tem pão!"
*
Mensagens para o Dia Mundial dos Pobres: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri.index.html


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Mais um Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza...

... e ainda cerca de 780 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza.

Exige actuação integrada dos diferentes sectores de intervenção pública.

Assim, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é uma chamada de atenção para a "necessidade de erradicar a pobreza e uma forma de apelar aos Estados e aos respectivos decisores políticos para que tomem medidas para acabar com esta forma de violação dos direitos humanos."
 
Em 2024, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a 17 de outubro, segue o tema “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais, agir em conjunto em prol de sociedades justas, pacíficas e inclusivas”.
 
A sociedade civil - e cada pessoa - é chamada a unir esforços no sentido de combater este flagelo.

É preciso despertar mentes e corações que parecem cada vez mais dormentes e acomodados. 

O mundo, os pobres do mundo, todas as formas de pobreza, merecem que os que podem, e mandam, se lembrem que o mundo é de todos e não só de quem tem poder. Merecem dignidade, respeito, o direito à diferença e a melhores condições, e não a que ainda os esmaguem de todas as formas e feitios e os privem até da saúde e da vida.

domingo, 19 de novembro de 2023

“A pobreza é um escândalo!”

... lamenta o Papa no dia mundial dos pobres.



"continuamos a ter 780 milhões de pessoas no mundo que vivem abaixo do limiar internacional da pobreza (com menos de 1,90 dólares por dia)".
(...)
"Em 2017, celebrou-se, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2016 no encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Celebra-se todos os anos, no XXXIII Domingo do Tempo Comum".
(...)
"No final de 2022, os números oficiais apontavam para 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal, um aumento de 78% em quatro anos. E prevê-se que, este ano, esta percentagem suba exponencialmente."
(...)
"A Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, que tinha como meta acabar com este fenómeno até 2023, vai ser prolongada até 2026, depois de não só ter falhado o objetivo principal como ter permitido o aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo."
(...)
"Quando é que vamos perceber que não estamos a resolver o problema? Quando é que vamos assumir que falhámos?" (...) "Até quando vamos continuar a arranjar justificações? Até onde se pode fechar os olhos?"



segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Dignidade para todos na prática

 

Dignidade para todos na prática” !!!


Já me cansa esta lonjura...


sábado, 16 de outubro de 2021

Construir juntos – Acabar com a pobreza persistente...

Construir juntos – Acabar com a pobreza persistente, respeitando todas as pessoas e o nosso planeta: é o tema para 2021 do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que é assinalado, todos os anos, a 17 de Outubro, desde 1992.

No entanto, está tudo sempre  não digo na mesma (como a lesma) mas  cada vez pior. Nestes tempos em que a pandemia veio acentuar a pobreza ainda mais.

Fala-se muito, escrevem-se Resoluções, há múltiplas Agendas, mas no final das contas tudo não passa de lindas cantigas para boi dormir.

E empurra-se com a barriga para o sector privado, sociedade civil, voluntariado, iniciativas filantrópicas, que vão fazendo o que podem, mas que não têm como atacar o mal pela raiz.

Parece que das mãos de quem tem o Poder sai tudo ao contrário do apregoado com falinhas mansas; e aos pobres é tirado ainda o pouco que lhes resta  até a dignidade  e são atirados para as ruas da amargura.

Este dia, que foi criado com o objectivo de mobilizar decisores políticos, organizações intergovernamentais e não governamentais, bem como a sociedade civil, para corrigirem as causas e consequências da pobreza, pouco ou nada tem trazido de melhorias concretas ao mundo dos pobres – sejam quais forem os temas propostos em cada ano.

Não tenho fé de que este ano seja diferente, e que este dia, com este tema proposto, venha acabar com a pobreza ou contribuir para a sua erradicação. 
Daqui a um ano voltaremos a falar do mesmo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A outra pandemia


 (do blogue A Vivenciar a Vida)


Mensagens mais pesquisadas aqui no blogue