segunda-feira, 30 de abril de 2018

Alimentos coloridos – saudáveis e um regalo para os olhos!!


"Pimentos da Holanda - amarelos com listras vermelhas que aparecem pintadas em faixas.  Estes pimentos bicolores são enxertados à mão e amadurecidos lentamente para maximizar o sabor e manter a consistência. 




Estes foram importados dos EUA

Tem um sabor doce e uma textura crocante. É uma variação natural, uma surpresa híbrida de variedades de pimento amarelo e vermelho. Foi descoberto na estufa de Wilfred van den Berg em 2013, na cidade de Est, província de Gelderland, Países Baixos.

Esta qualidade de pimento ganhou o 3º lugar na Fruit Logistica, uma feira de produtos frescos realizada todos os anos em Berlim, na Alemanha. 

É conhecido na Holanda por ter um valor altamente decorativo."


https://thisrdeats.com/2015/06/18/holland-peppers/






domingo, 29 de abril de 2018

Um prato tipicamente português



Hoje foi a primeira vez que comi sardinhas assadas na casa de uma amiga. Provavelmente, serão as únicas, a não ser que seja convidada para outra sardinhada.



(Pequeno pormenor: depois de tirar a foto, virei as sardinhas. A cabeça do peixe deve estar virada para o nosso lado esquerdo! : )))


As febras (pork cutlets) vieram a seguir, depois a sobremesa; entre elas esta torta de chocolate, 



uma mousse de chocolate, fruta e uma mousse de lima! 



A very, very addictive lime mousse!! 

sexta-feira, 27 de abril de 2018

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Migração interprovincial

Nem sempre os jovens conseguem encontrar emprego na cidade onde vivem e onde terminaram os seus estudos. Muitos escolhem outras províncias, a muitos milhares de quilómetros de casa.

A Colúmbia Britânica é uma das províncias que oferece mais oportunidades de emprego.

Pude confirmar este facto na pequena cidade onde passei algumas semanas, para além de ser o caso de um membro da minha família.




Perante esta foto, estarão a interrogar-se: o que é que os lindos e coloridos porquinhos têm a ver com a migração interprovincial?

Eu explico!

Ao longo deste mês tive a oportunidade de conhecer muitos casais novos, vindos de outras províncias, que encontraram emprego naquela cidade.

É o caso do casal, proprietário destes suínos. Ele era professor numa cidade perto de Toronto, mas durante 2 ou 3 anos foi apenas professor substituto. Como tinha dificuldade em encontrar um cargo efetivo, como acontece a centenas de professores recém-formados, candidatou-se ao cargo de vice-diretor (vice-principal) numa escola secundária em B.C. Foi aceite.

Depois de viverem no centro da pequena cidade durante dois anos, compraram outra casa, esta no campo, rodeada de extensos terrenos e, nos tempos livres, dedicam-se à criação de porcos. Há dois anos tinham também galinhas e coelhos. Estive com eles algumas vezes. 

Um casal feliz, com dois filhos pequenos, que adora o campo!

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Cake scraps – aparas de bolos






Estas aparas (suponho ser este o termo correto) são de três bolos – bolo de chocolate, bolo de cenoura sem glúten e bolo de morango – que a minha filha fez para levar para a festa de aniversário de uma amiga.

Desnecessário será dizer que eu prestei muita atenção às aparas dos ditos bolos. Fabulosamente deliciosas.

Podem ser consumidas assim, como se fossem fatias normais (consumo caseiro!), ou podem ser usadas em parfaits, em batidos, com iogurte, com gelado, misturadas com flocos de aveia...

Lamento que não (eu) tivesse tido mais tempo para as aproveitar melhor... Por outro lado... teria chegado a casa um pouco mais pesada... o que não seria aconselhável. : ))

terça-feira, 24 de abril de 2018


A propósito do post “Histórias que comovem” no blogue “Reflexos” - http://reflexosnexos.blogspot.ca/ - recordei os cães com os quais "convivi" durante um mês.

Estes, como já vos mostrei.



Neste momento, o seu companheiro estava no quintal. Ela não quis acompanhá-lo.


São os cães mais disciplinados que conheço. Não ladram em casa. Não são irrequietos a não ser quando ouvem o carro a chegar e sabem que alguém vai entrar. Não se aproximam da mesa quando estamos a comer. Quando me queriam “cumprimentar” e demoravam demasiado tempo com as saudações, ou entreabriam a porta do meu quarto de noite ou de manhã, bastava eu  mencionar, em voz calma (assim me foi sugerido), os seus nomes e acrescentar “bed”. E iam para uma das suas camas, espalhadas pela casa.

Raramente os vi separados. Gostam de dormir na mesma cama. Por uma questão de conforto e de segurança, suponho.

Conheci muitos cães durante esta estadia. Todos os amigos e amigas da minha filha tem um ou dois cães.  Apenas um casal que conheci tem cães de rua. Quando as temperaturas atingem valores muito baixos, dormem em casotas na garagem.

Durante uma reunião do clube de leitura, um dos membros “apresentou-me” o seu cão d’Água Algarvio (Portuguese water dog). Bonito, mas demasiado irrequieto para o meu gosto. 

Uma questão de hábito!!

Ontem. Dia de sol. Quinze graus positivos em Toronto.



Refeição simples e descanso a apanhar um pouco de sol no jardim. 

Há que aproveitar! Previsão de chuva nos próximos dias...


segunda-feira, 23 de abril de 2018

A caminho do aeroporto na província de Alberta



Ainda em B.C.
(clicar)


Já em Alberta





A minha primeira vez num avião pilotado por uma mulher... até  Edmonton.




Paisagens aéreas de Alberta





Depois Edmonton – Toronto!

quinta-feira, 19 de abril de 2018

segunda-feira, 16 de abril de 2018


Já passava das 19:30 quando entrámos na autoestrada. 

Estou sentada no banco de trás e presto atenção à paisagem com o tablet pronto para fotografar o que achar interessante.

Há dias que espero pelo sol a esta hora para tirar a foto que me vai fazer famosa. Mas ainda não foi hoje. Se ampliarem a foto, poderão ver uma mancha no céu mais clara por entre as nuvens. Suponho que seja vestígios do pôr do sol. A  paisagem é formada, diria, por cinquenta tons de cinzento: a neve acinzentada do campo, os vários tons de cinzento do céu ...

Mas se os metereologistas acertarem nas suas previsões, amanhã (segunda-feira) vai ficar tudo branco porque vai cair neve, muita neve, entre 15 a 25 cm.

Entretanto Toronto esteve em estado de alerta este fim de semana: grande tempestade com chuva congelada, granizo e ventos fortes.

Não sei o que pensar...

domingo, 15 de abril de 2018

Take-out

Almoço indiano encomendado. Posso dizer que foi a melhor comida indiana que comi até agora. 

Dois jovens indianos são os proprietários e cozinheiros deste pequeno restaurante que abriram há um ano. 

Esta é a segunda vez que lhes encomendo uma refeição e mais uma vez não me decepcionaram. 

 Butter chicken (frango com molho de caril), frango tandoori, rogan josh (cabrito),  chana  masala ( grãos ), samosas, dois tipos  de arroz, um deles com coco, e naan  (pão chato)








Os cozinheiros aqui de casa necessitavam de descansar e nós devemos  ajudar a economia local para que a  cidade  continue a prosperar. :)


sábado, 14 de abril de 2018

Os EUA, o Reino Unido e a França acabam de lançar ataques aéreos contra a Síria, sábado de madrugada.

E alguns de nós a pensar que alguém o tinha acalmado...Sabem a quem me estou a referir... Aquele que está a viver escândalos atrás de escândalos ...

E a seguir, o que vai acontecer? Como irá a Síria reagir?

Como a humanidade é beligerante!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Os dias continuam cinzentos. Ontem até nevou um pouco.

As saídas são as mesmas. Essencialmente idas ao supermercado, lanches e jantares em casa de amigos e duas visitas à loja do museu das belas artes para comprar algumas lembranças.  Poucas e pequenas, pois a bagagem está reduzida a uma mala de cabine e a uma mala de mão enorme. Como disse, a cidade é pequena, todos os locais de destaque foram visitados e revisitados, as montanhas e os campos estão cobertos de neve e com um bebé não é aconselhável viagens muito longas.

Assim, passa-se muito tempo em casa que, nas circunstâncias presentes, é muito agradável. 

Já "apresentei" Vivaldi à pequenina (baby). Tem ouvido o "Inverno".  Ontem à tardinha, à hora que escolheu para ficar um pouco irrequieta (restless), escolhi a "Sonata N° 16" de Mozart. Não resultou. Então optei por uma canção que faz parte do meu repertório: "O meu chapéu tem três bicos". Tive algum sucesso pois a canção foi acompanhada de dança.  Ainda bem que tive a brilhante ideia de fazer exercícios com halteres nos últimos meses!

As refeições também são planeadas com cuidado, mesmo as simples.

Porco desfiado, polenta feita com leite, sour cream e um pouco de parmesão, kale (couve frisada) e uma salada de batata com rabanetes.

 :)

O prato não deslumbra pela apresentação,  mas confirmo que a refeição estava muito saborosa.   :)

terça-feira, 10 de abril de 2018

Pôr-do-sol




Foto tirada no parque de estacionamento de uma escola. Se ampliarem a imagem poderão ver um grande espaço de terreno coberto de neve e parte de uma floresta.

Indicaram-me outro local onde o pôr-do-sol é espetacular. Estou apenas à espera de um dia em que o céu não se encontre nublado por volta das 20h.

domingo, 8 de abril de 2018

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dia de visitas

Dois alces - mãe e filho - visitam a nossa rua.


Vi-os de manhã à entrada da garagem da casa da frente. Depois atravessam a rua e vão para o quintal do vizinho.  Aqui estão eles!


-*-

quarta-feira, 4 de abril de 2018

A men's car? Not anymore!!

O meu veículo por umas semanas: um camião de porte médio  (mid-size truck), parecido a estes.







Em Toronto, conduzir um veículo destes não seria muito prático para mim. Não poderia estacioná-lo na garagem.

Neste local onde me encontro é o veículo ideal.

Gosto de conduzi-lo porque parece que estou num primeiro andar e há pouco trânsito. 

Talvez vos tivesse dito há dois anos que quando os condutores do burgo têm meia dúzia de carros à sua frente já pensam que é um engarrafamento (traffic jam)!!

Quando o estaciono num parque de estacionamento procuro um lugar onde não estejam outros carros e estaciono de frente! :))



terça-feira, 3 de abril de 2018

Jiaozi, também conhecidos como pot stickers ou dumplings, com recheio de carne. Caseiros.

Este foi o meu prato. 
E, a título de curiosidade, não comi apenas três dumplings! :)))



domingo, 1 de abril de 2018