quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Alguém falou em primavera?!

A neve que caíu ontem à noite era molhada e como a temperatura estava “amena”, as árvores ficaram assim... deslumbrantes. 









 Estas fotos não lhes fazem justiça.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Uma das notícias mais comentadas hoje – para além dos resultados dos Óscares, e de como o filme Argo pouco realça os esforços do embaixador canadiano que planeou a fuga dos seis americanos pondo em risco a sua própria segurança pessoal – foi o estudo realizado em Espanha sobre os benefícios da dieta mediterrânea e publicado no “The New England Journal of Medicine”.

Alimentação rica em vegetais, fruta, peixe (3x por semana - salmão, atum, sardinhas), marisco, galinha, peru (evitar ou reduzir o consumo das outras carnes), azeite extra virgem (1 litro por semana), nozes, amêndoas e outros frutos secos, legumes, vinho (7 copos por semana!), ovos, chocolate...

Evitar crémes, manteiga, margarina, patés, batatas fritas, chips, bolos, refrescantes...

E assim continuei a minha alimentação mediterrânea...




Hoje não houve batidos, nem gelados.... : (


Não era assim a nossa alimentação na era pré-McDonald’s, pré-KFC? ... quando ainda não sabíamos o que eram calorias, quando ainda não era obrigatório, por lei, indicar o teor de gordura, de açúcar...?

E carne de coelho? Não mencionaram, que eu saiba... 


domingo, 24 de fevereiro de 2013




Noite dos Óscares!  I am ready! 








E numa noite em que celebramos o cinema, as pipocas são um must! : )


: )

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

E porque continua a fazer muito frio e está a nevar, a foto de hoje é esta...


o vermelho está em destaque!

Um excelente fim de semana!
: )

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Entrou e cumprimentou-me.

Não o conhecia. Estatura média, de uns setenta e poucos anos.

Fez as perguntas da praxe acompanhadas de curtos comentários bem humorados. Não estava à espera mas gostei. E finalmente pede-me para lhe mostrar o que me preocupava.

Mostro-lhe o motivo da minha apreensão. You have a cute little thing here! Não se preocupe. Nada de grave. Palavras que soam como música aos meus ouvidos! 

Dá-lhe um nome. A sério? Neste local? Estou sempre a aprender.

Não pretendo revelar as minhas características físicas, digamos assim, e muito menos com esta “thing” que embora “cute” está mais ligada a figuras pouco simpáticas dos nossos tempos de criança. Mas o tratamento aconselhado foi tão inesperadamente diferente do que pensava ouvir que vos quero contar.

Esta coisa, tradicionalmente, associamo-la a bruxas más, velhas (um adjetivo que rigorosamente não se deve aplicar a pessoas! : ), narigudas  e feias. E eu não sou bruxa, nem má, nem velha, nem nariguda e nem...   

Por mais voltas que dê, não encontro nada mais suave que “pequena excrescência cutânea” ou “pequena protuberância rugosa”. Pois é. Tinha uma verruguinha (um diminutivo sem qualquer intenção ofensiva para a verruga mas mais suave aos meus olhos enquanto escrevo) na têmpora esquerda, que ninguém via não só por ser pequena mas porque uso franja. Um dia senti-a enquanto aplicava a maquilhagem. Na impossibilidade de a poder contemplar quando muito bem entendesse devido à sua localização, pedi aqui em casa que a fotografassem para a examinar!

Depois de me confirmar que se tratava de uma verruga, o dermatologista descreve-me alguns tratamentos, sendo estes os que me recordo: remoção cirúrgica ou tratamento por nitrogénio que não aconselhava porque deixam cicatrizes e são dolorosos. Pergunta-me: tem acesso a leite materno? Senhor doutor, vai ser difícil! E a bananas? Come bananas? Como, senhor doutor, porque são muito ricas em potássio! Sorriu. Então, vai fazer o seguinte. Tem máquina fotográfica? Estava-se mesmo a ver que não sabia nada acerca de mim. Tenho. Quando chegar a casa peça que lhe fotografem a verruga. Já a tenho no meu computador, sr dr. Depois vai colocar um quadradinho de casca de banana em cima da verruga durante a noite. Todas as noites. Tire uma foto todas as semanas até a verruga desaparecer.  E se quiser marque uma consulta para daqui a seis semanas e traga as fotografias.

Assim fiz.

E não é que a verruguinha já desapareceu?! : )


Algum de vós conhecia as propriedades terapéuticas da casca de banana? : )

Quando saí do consultório, no coração da linda cidade de Toronto, e com o meu leve, olhei para o céu e não resisti ...







segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013





Para uma refeição rápida, há sempre uma embalagem de inhoques no congelador ...



Inhoque de batata



Da Wikipédia:

“Nhoque da Fortuna
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.”

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Uma árvore enfeitada com fantasminhas brincalhões ...



Quando faz muito frio, é o que acontece...



Que a vossa semana seja muito mais quente que a minha! : )



sábado, 16 de fevereiro de 2013


Tarde de sábado.



Como é bem-vinda a neve! 

A tarde é minha.



E assim começo a ver a série "Downton Abbey”! Fascinante. Imperdível. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



Durante o período da Quaresma, algumas das minhas colegas fazem sacrifícios, abstendo-se de comer chocolate, por exemplo, ou doces de uma maneira geral, na esperança velada (já agora!) de perder alguns gramas.

Preferi – pela incerteza de conseguir manter o controle perante uma caixa de tartarugas de chocolate – fazer uma boa ação todos os dias, durante quarenta dias. Disseram-me logo: mas não deves dizer! Ao que respondi: ninguém vai saber como, quando ou a quem praticarei esta boa ação!

Como todos nós trabalhámos até às 20/20:30 esta noite... -  Sim, foi dia de S. Valentim, mas ninguém se revoltou contra a entidade patronal; amanhã apenas trabalhamos até às 11 e segunda-feira é feriado, Dia da Família..., portanto, um fim de semana prolongado – tivemos que pensar no jantar; encomendar e comer no local de trabalho ou ir a um restaurante? A maioria escolheu encomendar umas belíssimas sandes italianas de galinha ou vitela. Porém, uma colega passou a tarde inteira a manifestar o seu desejo de jantar sushi. Quem conduz, quem não conduz, há tempo, não há tempo... Pensei: aqui está uma boa oportunidade para fazer uma boa ação: ser eu a conduzir quando detesto conduzir na baixa à hora de ponta. Irei fazer o meu primeiro sacrifício!

Como chegámos ao restaurante antes das 16h ainda conseguimos jantar ao preço do almoço! E como foi gostoso! Tempura de inhames, de brócolos e de camarões, salada, massa chinesa e sushi, sopa miso e chá de jasmim!  

De regresso ao local de trabalho tive que reconhecer que não tinha sido afinal sacrifício nenhum da minha parte. Esta não tinha sido apenas uma refeição. Foi uma refeição que me deu imenso prazer.

Tenho que pensar noutra boa ação... esta não conta!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Não parece... mas esta rodovia tem duas faixas no mesmo sentido.



Na manhã de sábado, açambarquei as duas.

Durante todo o percurso, fui a única condutora. Até deu para parar a meio e tirar umas fotas!

Sou uma açambarcadora de faixas de rodagem!








O que acontece quando os carros ficam estacionados na rua numa noite de nevão?

: )


domingo, 10 de fevereiro de 2013


Há dias assim...

“Everyone needs a lazy day...  
... once in a while”


Para compensar algumas das calorias “perdidas” na sexta-feira passada... : )

O Mr. Cole e o Mr. Esterol (personagens conhecidas  do Rogério do “conversa avinagrada”) não têm por onde lhe pegar hoje... : )

A passarela vermelha dos Grammys vai começar daqui a pouco. A CBS estabeleceu um código de vestuário este ano: evitar os decotes de ambos os lados, transparências e sei lá que mais. Será que vai aparecer alguém de burka?! Vamos aguardar.

Teté, amanhã esperamos por uma análise pormenorizada do evento. : )




sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


A minha saga matinal

Pela janela vejo que a neve continua a cair, miudinha, leve, ora em sentido vertical ora em diagonal, para segundos depois cair de forma atabalhoada consoante a deliberação do vento fraco.

Abro a porta com a intenção de avaliar a espessura da neve acumulada no acesso à casa, ou seja, no “driveway”- um termo muito usado por aqui, mesmo que se esteja a falar em português!

Estou só em casa. Alguém tem que limpar a neve. Quem? Eu!

Preparo-me. Calças enfiadas nas botas, gorro e casaco com capuz, cachecol a tapar o nariz e luvas. Toco na neve pela primeira vez este ano. Macia, branca, fria...

Não levei régua para medir a altura da neve, mas já deveria ter atingido os trinta centímetros... 



Tenho que me concentrar. Limpar da esquerda para a direita e apenas o espaço suficiente para o meu carro passar. Os reforços chegarão mais tarde. Se há tarefas que devem ser partilhadas, esta é uma delas.



Passado quase uma hora, o “meu” lado estava limpo!



Entretanto...

Now you see it...



... now you don’t!

: )








quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Que fazer quando está um dia lindo de sol apesar dos - 14°?

Passear pela lagoa congelada...



... ou jogar hóquei com os amigos.





 Danger. Ice unsafe. Keep off!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Duas das notícias mais comentadas do dia foram:

A partir de hoje, são retirados da circulação, “os pennies” canadianos, ou seja, as moedas de um cêntimo.

Foi confirmado, também hoje, que vivem no Canadá, dois descendentes diretos de Anne de York, irmã mais velha do rei Ricardo III, cujo esqueleto foi encontrado em Leicester, cidade onde passei quatro dias há dois anos.

E agora levanta-se a questão: teria este rei sido considerado e retratado como vilão e malvado devido à sua deformação física “provocada por uma escoliose severa?” 

Teriam os preconceitos da época contribuido para que Ricardo III fosse vilipendiado? Uma descoberta extraordinária que poderá alterar toda a história relacionada com este rei.

Quinhentos anos se passaram... os preconceitos continuam a existir mas de uma forma menos visível, menos declarada...







Um mercado de fruta e hortaliças a ótimos preços!





domingo, 3 de fevereiro de 2013


Noite de Super Bowl!

Sentada no sofá, de tabuleiro no colo com o meu jantar, em frente do televisor, estou pronta para ver o início do Super Bowl XLVII no estádio Mercedes-Benz de Nova Orleães, uma cidade que voltou a sentir a alegria, a vivacidade que lhe é característica.

Antes da partida começar, Jennifer Hudson, acompanhada pelo coro da Escola Elementar Sandy Hook de Newtown, interpreta “America the beautiful”. Alycia Keith canta o hino nacional.

Algumas curiosidades sobre o dia deste grande desafio de futebol americano que li na net:

A seguir ao Dia de Ação de Graças, este é o dia em que os americanos consomem mais alimentos.

A venda de antiácidos irá aumentar cerca de 20% amanhã porque, para além das pizzas, batatas fritas e pipocas, e tudo o que serve de “snack”, vão devorar umas 8,2 milhões de libras (peso) de tortilla chips, 2,5 milhões de libras de nozes, amendoins e afins, 1,23 mil milhões de asas de galinha e comprarão cerca de 51,7 milhões de caixas de cerveja!

E quanto custa 30 segundos de publicidade na TV? Cerca de 3,7 milhões de dólares!

Um jantar pouco ou nada tradicional para um jogo de futebol americano.


Não podia faltar a sobremesa:

Uma simples salada de fruta com sumo de mirtilos, mirtilos, maçã, morangos e uma colher de iogurte! : )