quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UM NOVO COMEÇO

Para que tenhamos todos um VERDADEIRO ANO NOVO aqui deixo a receita de Carlos Drummond de Andrade



Receita de Ano Novo


"Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)

novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."


E é com estas palavras de Carlos Drummond que desejamos a todos um ano de 2012 realmente novo. A receita não é difícil, mas requer uma grande força de vontade e optimismo. Um beijinho e muito obrigadas pelo carinho que nos tem dedicado neste ano que está a terminar


Emília e Hermínia

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

´ENTÃO É NATAL!





PS. É Natal! Eis chegados à quadra mais bonita do Ano.
Lembro dos Natais de miuda,na casa dos meus avós uma mesa bem comprida e bancos corridos e a familia toda bem juntinha,foram Natais , que recordo com saudade!.
Hoje o Natal , é com a familia que formei, é pequena ,mas sã, consegui passar-lhes a mensagem , a importância da familia, A UNIÃO, NÃO SÓ NESTA QUADRA, o respeito e o amor pelo próximo,sinceramente amigos ,sei que consegui .
A todos os que por aqui passam em meu nome e em nome da Emilia, do fundo do coração desejamos , que todos tenham um BOM NATAL.~
LemBramo-nos dos mais carenciados, pois tanto eu como ela somos voluntárias numa loja social, há pobresa sim, muitos desempregados!
ISTO DOI MESMO!
BOM NATAL PARA TODOS!

HERMINIA e EMILIA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

POR MUITO TEMPO...


".... eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga; aí sim, a vida de verdade começaria.

Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade.

Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo. E lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade, até que você volte para a faculdade, até que você perca 5 kg, até que você ganhe 5 kg, até que seus filhos tenham saído de casa, até que você se case, até que você se divorcie, até sexta à noite até segunda de manhã, até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova, até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos, até o próximo verão, outono, inverno; até que você esteja aposentado; até que a sua música toque; até que você tenha terminado seu drink; até que você esteja sóbrio de novo; até que você morra e decida que não há hora melhor para ser feliz do que agora mesmo...
Lembre-se: felicidade é uma viagem, não um destino. "

Henfil

Por muito tempo perdemos tempo....ele corre....não se compadece e nem espera por nós; já é tempo de começarmos a pensar que AGORA é o tempo para SERMOS FELIZES


Quem foi Henfil?

Como outros dois de seus irmãos — o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia.


Com o advento do AI-5 — garantindo a censura dos meios de comunicação, e os órgãos de repressão prendendo e torturando os "subversivos" —, Henfil, em 1972, lançou a revista Fradim pela editora Codecri, que tornou seus personagens conhecidos. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e, mais tarde, Ubaldo, o paranoico.[1]

Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, mas não teve lugar nos tradicionais jornais estadunidenses, sendo renegado a publicações underground. Ele então retornou ao Brasil, publicando mais um livro.

Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras

in Wikipédia


Emília Pinto



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FAZENDO ESCOLHAS CERTAS NA VIDA




Tudo na vida depende de escolhas que fazemos. Até mesmo pequenas escolhas podem influenciar toda uma vida. Você escolhe aceitar ou não, ser responsável ou não, revidar ou não, comprometer-se ou não, mudar ou não, resistir ou não. Se fizermos escolhas certas, certamente conquistaremos nossos objetivos.Mas como se sabe qual é a escolha certa, principalmente em momentos críticos, tenebrosos onde tudo parece tão obscuro?O maior dom do ser humano é a liberdade para fazer escolhas. Ele é o produto de suas escolhas. Viver é uma sequência de escolhas certas ou erradas com consequências positivas ou negativas para o envolvido e os demais. Não há dúvida de que as escolhas são o principal fator determinante da vida.Por que é tão difícil escolher? Fazer escolhas é ponderar entre o conhecido e desconhecido, analisar os poucos benefícios do certo e os enormes do duvidoso ou refletir sobre os riscos e oportunidades. Tudo isso mesclado, pensado e repensado, colocado na balança junto com o medo, a coragem e as incertezas, para se chegar finalmente à escolha que se espera ser a melhor. As dificuldades para optar pelo caminho certo são muitas. Fazer regime ou assumir o próprio corpo? Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Economizar para o futuro ou desfrutar melhor o presente? Ter um filho aos 25 ou aos 35 anos? Trocar o carro usado por um novo, ou viajar? Trabalhar numa empresa de grande porte ou ter o próprio negócio? Muitas pessoas não se dão conta que a escolha e a renúncia são como as duas faces da mesma moeda. Ao pensarmos nas vantagens de optar por uma alternativa, também teremos que ter consciência das desvantagens de renunciar à outra. Como fazer a melhor escolha? Às vezes não é muito difícil, pois basta optar entre uma alternativa cheia de obstáculos e outra muito mais agradável. Em outras ocasiões aparece o dilema de escolher a opção menos ruim... Ao fazer escolhas as pessoas não podem esquecer a importância de se manter em sintonia com seus valores e crenças, para não se arrependerem mais tarde, entrando em conflito consigo mesmas.
No processo de escolhas, existem três tipos de pessoas.
As “pessoas do ontem” que escolhem se lamentar sobre o que passou, tentando modificar o que não pode ser mudado, como se fosse possível viajar na máquina do tempo e não aproveitando as coisas boas do presente.
As “pessoas do amanhã” que são exclusivamente voltadas para o futuro sem viver o presente, com escolhas ilusórias, decisões instáveis, se preocupando com problemas que nunca acontecerão e sempre sonhando com os olhos fechados.
As “pessoas do hoje” que são centradas na realidade e desfrutam verdadeiramente cada momento, pesando suas escolhas com sabedoria, um olho no passado para não repetir os mesmos erros e outro no futuro provável procurando escolher certo no presente.
O ser humano deve escolher sendo honesto consigo mesmo, pois ele será escravo de suas escolhas, muitas delas irreversíveis, com sequelas terríveis em caso de mudança. Nem sempre ele irá conseguir o que deseja, mas certamente terá obtido o que escolheu.
Existem duas coisas das quais as pessoas não conseguem escapar: a morte e fazer escolhas. Portanto, cada um deve acordar pela manhã e ir à luta selecionando o melhor caminho para realizar seus sonhos de olhos acordados e conquistar seus desafios.


(Baseado em texto de Laércio Garrido)


Ps.Gostei deste texto é o nosso dia a dia, é a ponte ,que parece que cai ,mas não cai, é o arriscar, é o arrependimento, é o passo que tanto se pensa nele, são as noites mal dormidas, transformando-se num tormento , logo... foi mesmo o dia certo, o passo bem dado, foi o sonho realizado.

São estes desafios, que nos mantêm frenéticos , que nos dão aquela força, tão necessária para prosseguir o caminho!


Herminia

terça-feira, 29 de novembro de 2011

AQUI ESTÁ A RESPOSTA!


Robert Happé nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou religiões e filosofias na Europa e dedicou-se desde então a descobrir o significado da vida. Estudou também Vedanta, Budismo e Taoísmo no Oriente durante 14 anos, tendo vivido e trabalhado com nativos de diferentes culturas de cada região onde esteve - Índia, Tibet, Camboja e Taiwan.

Em seu retorno à Europa, sentiu necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido e suas experiências de consciência. A partir daí, trabalhou em várias universidades, e tem trabalhado continuamente com grupos de pessoas interessadas em autoconhecimento e desenvolvimento de seus próprios potenciais como seres criadores.

Desde 1987 vem compartilhando informações em forma de seminários e workshops em países da Europa, na África do Sul, nos EUA, na Austrália, e no Brasil.

Seu trabalho é independente, estando desvinculado, sob todo e qualquer aspecto, de organizações religiosas, seitas, cultos e outros grupos.




Foi através da minha amiga Isabel, do blog inescrever.wordpress.com, que tive conhecimento deste video. Achei-o fantástico! Obrigada, Isabel!

Espero que gostem

Emília






terça-feira, 22 de novembro de 2011

SE VOCÊ......


Se você errou

Se você errou, peça desculpas...

É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil se arrepender?

Se você sente algo diga...

É difícil se abrir?
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?

Se alguém reclama de você, ouça...

É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir você?

Se alguém te ama, ame-o...

É difícil entregar-se?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?

Nem tudo é fácil na vida...
Mas, com certeza, nada é impossível...

Cecília Meireles


PS. Gostei....Parece que nada é impossivel ,Será?


Herminia

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MAIS OU MENOS

"A gente pode morar numa casa mais ou menos,
numa rua mais ou menos, 
numa cidade mais ou menos 
e até ter um governo mais ou menos. 
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, 
comer um feijão mais ou menos, 
ter um transporte mais ou menos e 
até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.  
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais 
ou menos, tudo bem!  
Mas o que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum: 
É amar mais ou menos, 
é sonhar mais ou menos, 
é ser amigo mais ou menos, 
é namorar mais ou menos, 
é ter fé mais ou menos, 
é acreditar mais ou menos. 
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou 
menos."

Chico Xavier

Há três anos, aquando do 80º aniversário do meu pai, na missa
celebrada em acção de graças, o Sr. Padre leu esta mensagem de 
Chico Xavier que a todos agradou.
A mim agradou-me especialmente por ver um Padre Católico a
transmitir uma mensagem de uma pessoa que professava uma
outra religião. Quis mostrar a todos que não importam as
diferenças de raças, religiões ou culturas; o fundamental 
é não corrermos o risco de sermos PESSOAS MAIS OU MENOS

Emília Pinto


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENSINANDO CAVALO A VOAR













Um velho rei da Índia condenou um homem à forca.
Assim que terminou o julgamento, o condenado pediu:
“Vossa Majestade é um homem sábio, e curioso com tudo que os seus súditos conseguem fazer. Respeita os gurus, os sábios, os encantadores de serpentes, os faquires. Pois bem: quando eu era criança, meu avô me transmitiu a técnica de fazer um cavalo branco voar. Não existe mais ninguém neste reino que saiba isto, de modo que minha vida deve ser poupada”.
O rei imediatamente mandou trazer um cavalo branco.
“Preciso ficar dois anos com este animal”, disse o condenado.
“Você terá mais dois anos”, respondeu o rei, a esta altura meio desconfiado. “Mas se este cavalo não aprender a voar, será enforcado”.
O homem saiu dali com o cavalo, feliz da vida. Ao chegar em casa, encontrou toda a sua família em prantos.
“Você está louco?”, gritavam todos. “Desde quando alguém desta casa sabe como fazer um cavalo voar?”
“Não se preocupem, porque a preocupação nunca ajudou ninguém a resolver seus problemas”, respondeu ele. “E eu não tenho nada a perder, será que vocês não entendem? Primeiro nunca alguém tentou ensinar um cavalo a voar, e pode ser que ele aprenda. Segundo, o rei está muito velho, e pode morrer neste dois anos. Terceiro, o animal também pode morrer, e eu conseguirei mais dois anos para treinar um novo cavalo. Isso sem contar a possibilidade de revoluções, golpes de estado, anistias gerais. Finalmente, se tudo continuar como está, eu ganhei dois anos de vida, onde posso fazer tudo o que tenho vontade: vocês acham pouco?”






(Paulo Coelho)




Ps. Quantas lições se tiram daqui? Tantas!!!!!!!!!!!!!!!!! A primeira está mais do que certa, preocupação não resolve problema a ninguém pelo contrário ,atrapalha ainda mais... mas é tão dificil de gerir!..






Herminia





























quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATÉ QUANDO?


Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!


Gabriel o Pensador

Esta pergunta foi feita ao povo brasileiro, mas creio que o mundo inteiro se interroga: Até Quando?
Destaquei a última parte da letra, porque creio que a Mudança será a única forma de melhorarmos a sociedade. Comecemos então por nós mesmos!


Emília

domingo, 30 de outubro de 2011

ONTEM FOI DIA DE CASAMENTO!








PS.-Este video vem a propósito, fui ontem a um casamento,foi diferente,celebrado na torre dum forte sobre o mar, as vagas rebentavam duma tal forma pareciam convidadas para o enlace, estavam histéricas, uma maior do que a outra,enrolavam vestidas de branco ,vaidosas todas encapeladas... lindos os noivos , amorosos, olhava para eles e a verdade é que a luz a alegria, a pureza de sentimentos notavam-se , estavam realmente apaixonados, mas por segundos puxei o filme a tràs......
Bem dirão o vosso parecer sim ou não , a relação duradoura entre dois seres que parecem completar-se ou.....houve um engano...não era aquele!

Até breve!

Herminia

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A VIDA É...

.....UMA FESTA QUE SEMPRE ACABARÁ EM VELÓRIO !



A vida é uma festa na qual todos nós somos convidados, e onde cada um recebe de presente a própria vida. Ela vem embrulhada em um pacote feito de pele, ossos, carne e sangue, entre outros componentes orgânicos. As semelhanças entre os presentes terminam por aí. Pois muitos recebem a vida somente com o kit básico, chamado de corpo, não necessariamente em boas condições de uso. Já outros chegam ao mundo contando com diversos acessórios, tais como: dinheiro, beleza, um palpite certeiro dos números da mega-sena acumulada, etc. Estes acessórios acabam determinando uma coisa que não deveria ter preço, que é o quanto vale a vida de cada um.



Enquanto para uns parece que a vida não vale nada, para outros ela vale milhões (muitas vezes cotada na bolsa de valores). Sempre ouvimos histórias de como algumas pessoas transformaram suas vidas em um verdadeiro presente maravilhoso, brilhando e fazendo sucesso através delas. Mas também encontramos aqueles cuja existência parece ser algo insignificante, agem como se não soubessem muito bem o que fazer com a vida que fluí em suas veias e acabam estragando-a, seja no mundo das drogas, da marginalidade, da futilidade, da mesquinharia, ou mesmo pelo total desprezo com as demais vidas que circulam em sua volta. Também não podemos esquecer aqueles que sempre se colocam no papel de pobres coitadinhos, sem fazer nada para melhorar sua situação.



Partimos do princípio que nós todos somos iguais, porém, dotados de corpos e mentes diferentes. O ser humano passa por muitas dificuldades, pois se já é um parto para poder nascer, imagine o trabalhão que dá para se manter vivo então. É neste contexto de superar limites para viver e sobreviver, que muitas pessoas impõem para si mesmas a meta de alcançar a perfeição. Muitas vezes sem se darem conta de que esta busca é uma espécie de ato egocêntrico.



Dizem que até já existiu alguém totalmente perfeito andando sobre a Terra (as fábulas fazem parte da alma do ser humano ou vice-versa). Por isso, qualquer outro indivíduo disposto a repetir tal façanha poderia ser considerado um mero plagiador, sem falar que o esforço despendido para alcançar tal grau de perfeição deixaria qualquer um literalmente pregado.



Somos seres perfeitamente imperfeitos, contrastando com a nossa imagem de imperfeita perfeição. As pessoas julgam que junto com a perfeição alcançarão também a felicidade, mas estas duas coisas não estão necessariamente atreladas. Ao contrário, muitas vezes esta procura pode causar erros e danos no livro de nossa história existencial. E assim seguimos nossas vidas errando ao tentar acertar. Por exemplo, ao tentar deixar um planeta melhor para os nossos filhos, nos esquecemos que o ideal seria criar os filhos para que fossem pessoas melhores para o nosso planeta.


Mais do que trabalhar para a própria perfeição, deveríamos tentar adquirir doses maiores de afeição. Trabalhar para que outros também consigam melhorar em suas vidas, ou pelo menos, auxiliá-los diante de seus fardos. Fazendo isto, provavelmente conseguiremos melhorar a nós mesmos.



Nossas vidas apresentam diversas ranhuras, imperfeições que são características pessoais de cada um. Dispomos de traços de personalidade que nos diferenciam de outros seres, e antes de tentarmos mudá-los, é preciso saber aceitá-los, entendê-los como são, e deste conhecimento forjarmos as ferramentas necessárias para nos tornarmos indivíduos melhores, desde que este melhor realmente seja o melhor para nós.



Antes de tentar ser alguém com todas as respostas, talvez devêssemos rever e quem sabe até mesmo apresentar novas dúvidas para tudo àquilo que se julgava já estar esclarecido. Afinal, tudo que é definitivo é incompleto em sua essência. A única certeza que podemos ter é a de que a vida é uma festa (boa ou má) que sempre terminará em um derradeiro velório.

De António Brás Constante



"UMA FESTA QUE SEMPRE ACABARÁ EM VELÓRIO" ; uma frase que merece reflexão.

Emília Pinto


domingo, 23 de outubro de 2011

HOJE....




PS. Espero que gostem e um BOM DOMINGO!
Até breve

Herminia

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VENDER SONHOS NUM ASILO?

..O grupo se reuniu pensando na melhor maneira de alegrar os velhinhos de um asilo; muniram-se de alguns instrumentos musicais velhos e lá entraram, desta vez sem o Mestre que, propositadamente, os deixou sozinhos.

"Mais de cem velhinhos e velhinhas sentaram-se comportadamente em frente da " banda" dos terrores....tocamos a primeira música, um rock romântico...os velhinhos não reagiam. Pensamos que deveria haver mais animação....mas ninguém sorria. Ninguém mexia o corpo. Ninguém batia palmas. Ninguém cantava.
O Mestre chegou...de repente, ele pegou nossos instrumentos e os distribuiu entre os idosos. Pensamos que nem sabiam o que era guitarra, contrabaixo ou saxofone. Para nossa surpresa, os velhinhos sr. Lauro, sr Mitchel e sr. Lúcio que pegaram as guitarras e o contrabaixo, os pegaram corretamente e começaram a afinar as cordas. Em seguida tiraram um som de arrepiar. Não acreditavamos no que ouviamos.
" Mas esse asilo não era um depósito de idosos?" Indaguei-me. Na realidade descobri envergonhado junto com meus amigos e as pessoas que assistiam, que não. O asilo era um celeiro de seres humanos experientes, com potenciais represados.
Momentos depois o mestre chamou os idosos e idosas que conseguiam se locomover para a pista e começou a dançar com eles. Os proprios velhinhos colocaram o asilo de pernas para o ar. O sorriso jorrou ao se sentirem gente. Não se alegraram no início porque os desrespeitamos; lhes demos o pior; achavamos que por terem uma idade avançada, uma memória comprometida e uma musculatura flácida, seus ouvidos e emoções podiam engolir qualquer coisa.
Mais tarde o Mestre disse que nos enviara aos idosos não com a intenção de que lhes vendessemos sonhos, mas que comprassemos deles.
Disse o Mestre: "O intervalo entre a Juventude e a velhice é mais breve do que se imagina. Quem não tem prazer de penetrar no mundo dos idosos não é dignos da sua juventude... Não se enganem, o ser humano morre não quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante. "

Extraído do livro O VENDEDOR DE SONHOS de Augusto Cury.


Nunca é demais falar do problema dos idosos na nossa sociedade; não é só nos asilos que eles se sentem com "um pé na cova"; todos os dias, em casa deles, em nossas casas, nas ruas, vemos idosos a morrerem, não porque o coração tenha deixado de pulsar, mas sim porque tudo é feito para que se sintam imprestáveis, se sintam completamente sem importância.

Emília Pinto

sábado, 15 de outubro de 2011

ESPELHO MEU





Amigos é com prazer que vos apresento:
A imagem da direita na segunda linha, um trabalho da minha neta Inês com 5 anos e o debaixo.. o meu, isto inserido numa exposição que se encontra na Biblioteca Municipal de Barcelos e que seguirá para outros concelhos.
Há dois anos inscrevi-me com a minha neta , uma vez por semana na "A CASA AO LADO -Escola de Artes Plasticas,", sediada em Vila Nova de Famalicão.
Costuma-se dizer que "burro Velho não apreende caminho", mas eu continuei e estou a gostar!
Para melhor compreenderem o Tema foi a IDENTIDADE e a partir do perfil de cada um, (excepto as crianças que se olharam ao espelho) tinhamos de criar um elemento que mais se identificasse connosco, pois, amigos, foram feitas coisas lindissimas,trabalhos de crianças doa 4 aos l2 anos e de Jovens/adultos (nestes adultos tem 3ª idade eu....e talvez outros); se gostarem de ver aí vai:
"acasasolado.blogspot.com ", do lado esquerdo encontrará "ESPELHO MEU" e poderá ver o que se fez e sei que vão gostar.
Para melhor ver as imagens acima, basta clicar. No meu poderá ver um livro, sobre a página da esquerda os meus óculos e na página direita lerá um poema que fiz há 5 anos, aquando do nascimento da minha neta Inês, passando a transcrevê-lo:

MINHA DOCE INÊS

FOI a Esperança....
FOI o Encontro....
FOI o Momento palpitante...
FOI o Olhar brilhando....
FOI a Mãe sorrindo....
FOI a Lágrima rolando...
Foi o Pai abraçando.....
FOI a doçura estonteante....
FOI o Amor............
FOI o nascer duma criança......


PS.Espero que gostem. A minha Amiga Emilia anda para me bater...já me mandou arregaçar as mangas; andei de férias e entrei agora a serviço!!!!!!!!!!!!

Herminia Coelho Lopes

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SERÁ QUE SABEMOS???



Como é por dentro outra pessoa? Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo, com que não há comunicação possível, nem há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma, senão da nossa.
As almas dos outros são olhares, são gestos, são palavras, supondo-se qualquer semelhança no fundo.
Entendemo-nos porque nos ignoramos.
A vida que se vive é um desentendimento fluido, uma média alegre entre a grandeza que não há e a felicidade que não pode haver.



Fernando Pessoa



Não sabemos...não queremos sequer procurar entender a outra pessoa; não nos preocupamos em saber " COMO É POR DENTRO OUTRA PESSOA "


Espero que gostem!

Emília Pinto

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

E CONTINUA... A VENDA DE SONHOS...



" Por que vocês estão desesperados? O sr. Marco Aurélio não está morto."

" Não lhes peço que silenciem sua dor, mas que silenciem o seu desespero. Não espero que estanquem suas lágrimas, mas que estanquem os altos níveis de angústia. A saudade nunca é resolvida, mas o desespero deve ser aquietado, pois não honra quem partiu.
" Marco Aurélio viveu momentos incrívei, chorou, amou se encantou, perdeu, conquistou. Vocês estão aqui tristes com a sua ausência, mergulhados num sentimento de vácuo existencial, porque o estão deixando morrer no único lugar onde ele tem de continuar vivo, DENTRO DE VOCÊS.
" Que cicatrizes Marco Aurélio deixou em suas emoções? Onde ele influênciou seus caminhos? Que reações marcaram sua maneira de ver a vida? "
O Mestre dos Mestres quis mostrar que o velório pode ser um lugar de lágrimas, mas deve ser acima de tudo um ambiente saturado de elogios e recordações solenes."
" Por favor, contem-me os feitos desse homem! Declarem o significado dele na vida de vocês!
"...foi incrível...muitos começaram a contar passagens únicas que tinham vivido com ele.
Alguém disse: " nunca vi alguém tão teimoso e obstinado como ele e acrescentou: " mas ele me ensinou que nunca devemos desistir daquilo que amamos."


Retirado do livro O Vendedor de Sonhos de Augusto Cury


Quando a nossa caminhada chegar ao fim, o que importa deixar é o nosso significado na vida dos que mais amamos. Os bens materiais, esses um dia acabam e com eles acabamos nós...desaparecemos para sempre.
Emília Pinto

domingo, 2 de outubro de 2011

NADA É IMPOSSÍVEL....




"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

Bertold Brecht

Tentemos, então, a MUDANÇA!

Emília Pinto

terça-feira, 27 de setembro de 2011

UM LIVRO...

Sou Parceiro Bendizer.org


...que li e recomendo: O Vendedor de Sonhos de Augusto Cury. Vou deixar-vos aqui um pedacinho que achei muito interessante, havendo muitos outros que me fascinaram. Tenho a certeza que vos levará a ler o livro.

" Felizes os que dão risada das suas tolices, pois deles é a fonte do relaxamento.
Eu detestava pessoas tolas que davam respostas superficiais, mas no fundo era uma pessoa saturada de tolices. Tinha muito que aprender para dar risada de mim mesmo. Tinha muito que aprender sobre a arte de desanuviar a cabeça, uma arte desconhecida no templo académico.
A universidade que eu ajudei a promover formava alunos que não sabiam olhar para si mesmos, detetar sua estupidez, se soltar, chorar, correr riscos, sair do cárcer da rotina e muito menos sonhar. Eu era o mais temido dos professores, uma máquina de criticar. Entulhava meus alunos de crítica e mais crítica social, mas jamais ensinara algum deles a curtir a vida. Claro! Ninguém pode dar o que não tem. A minha vida era uma droga.
Tinha orgulho da minha ética e honestidade, mas começava a descobrir que era antiético e desonesto comigo mesmo. Felizmente estava começando a aprender a expelir os "demónios" que engessavam a minha mente e me transformavam num sujeito quase insuportável

" Na universidade havia esquecido que os grandes filósofos discorreram sobre o sentido da vida, a politica do prazer e a arte do belo. Considerava tais pensamentos filosóficos desprezíveis frase de autoajuda. Era preconceituoso. Percebia, agora, que precisava bebê-los.. Foi a primeira vez que dancei sem uísque na cabeça. "

" Os normais eram tão famintos de alegria que, quando encontravam um maluco que lhes tirasse o gesso da emoção relaxavam e brincavam como crianças."


Não é só no meio académico que falta quem venda sonhos; o livro mostra-nos que cada um de nós pode ser um Vendedor de sonhos em qualquer lugar.
Espero que gostem


Emília Pinto

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E ASSIM DEVERIA SER....



Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Letra de Almir Sater

....andar devagar....carregar em si o dom de ser capaz e SER FELIZ.
Espero que gostem desta bela mensagem.
Emília

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CRONICA







Os homens têm medo de realizar seus maiores sonhos porque acham que não o merecem, ou não vão conseguir!
Mas o medo não é uma coisa concreta. Ele está em seus corações!!
Os corações morrem de medo só de pensar em amores que partiram para sempre... Em momentos que poderiam ter sido bons e não foram...
Quando isso acontece, acabamos sofrendo muito e o coração tem medo de sofrer.
Mas o medo é pior que o próprio sofrimento.
Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de vida, de energia, de encontro com Deus e com a eternidade.
Então... Ouça seu coração!
Ninguém consegue fugir dele.
Por isso, é melhor escutar o que ele fala para que não venha um golpe que você não espera, porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado.
Mesmo que finja não escutar o que ele diz, ele estará dentro do seu peito, repetindo o que pensa sobre a vida e o mundo...
O dia inteiro...
O tempo todo...
Ainda bem!
Por isso, ouça o seu coração!

Paulo Coelho

Ps. Gostei desta crónica, sei que não vale a pena ter medo, não vale a pena sofrer por antecipação....quantas vezes já quase morri de medo!!! É um aperto que não tem explicação, mas de que vale?

Herminia

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ACONTECE....








Acontece...


O peito doi...sufoca a respiração...

corta..tudo esmorece...

caminho amaralecido e frio..desilusão

Passa e destroi....

Queima..lagrimas sufocam...

O dia entontece...

Foge o sonho ...acontece

É o desacreditar...

Tudo pára....a Esperança enfraquece..

Mas no silêncio ...

Espreita a bonança...

Busca a força...a força da MUDANÇA!




Autoria de Herminia Lopes
































quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TOGETHER




Juntos
Oh yeah nós estamos de volta agora, oh!
Mais notícias ruins no rádio Planeta Terra, ela está pronta pra explodir, yeah.
As estrelas tem perdido todo seu brilho hoje Elas todas tem sido afastadas Juntos, somente tenho a esperança de poder ir pra longe
Deixe-me te ouvir dizer
Um dia nós estaremos juntos Nós nunca vamos nos separar Um coração, uma idéia yeah
Um dia nós estaremos juntos Lembre-se que esse velho mundo é seu e meu (yeah)
Vê esse homem com uma caneta e uma arma?Diz o seu fim para todos (oh não)
Não eu não acredito que é verdade Mas, eu acho que é para mim e você
Juntos, vamos encontrar uma solução.
Eu acredito em você
Um dia nós estaremos juntos Nós nunca vamos nos separar Um coração, uma idéia yeah
Um dia nós estaremos juntos Lembre-se que esse velho mundo é seu e meu (yeah)Oh oh oh...






Acredito que um dia o ser humano se convencerá de que só com união se poderá transformar o mundo

Emília Pinto

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ESCOLHA DE UM AMIGO



"Meus amigos?
Escolho os meus amigos não pela pele ou por outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, SÓ SENDO LOUCO.
Quero-os santos, para que NÃO DUVIDEM DAS DIFERENÇAS e peçam perdão pelas injustiças. Escolho os meus amigos pela CARA LAVADA e pela ALMA EXPOSTA. Não quero só o ombro ou o colo, quero também a sua maior alegria. Amigo que não ri conosco não sabe sofrer conosco. Os meus amigos são todos assim: metade DISPARATE, metade SERIEDADE. Não quero risos previsíveis nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade a sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os METADE infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, tolos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a NORMALIDADE É UMA ILUSÃO IMBECIL E ESTÉRIL.

Oscar Wilde

É uma maravilha ter amigos destes!!!!

Emília Pinto





terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESTUPIDAMENTE CHEIOS DE TUDO







"Existem pessoas tão cheias de si, que até suas caixas de recados são cheias. Tratam os outros com a mesma intolerância fria proferida nos recados de suas máquinas vazias.



Gostam de arrotar educação, com fina crueldade, mas discriminam qualquer um que não seja de seu status social. Sua arrogância está estampada em suas faces macias, tratadas com creme especial.



Sabem se portar a mesa, porém desconhecem as virtudes da simplicidade excluída na periferia. Dos muitos que eles poderiam auxiliar, dos muitos que poderiam lhes auxiliar, dos muitos que vivem sem lar, dos muitos que vivem sem poder sonhar.



Falam diversas línguas, mas desconhecem a língua universal da humildade. Vestidos como reis, escondem a própria pobreza de seus sentimentos egoístas, que acabam expostos nos seus pontos de vista, na sua fala esnobe, na empáfia de suas vidas.



Pobres animais pensantes. Pobres vítimas de sua soberba sem pudor. Pobres de nós quando encontramos estes seres sem amor. Que tratam a todos com ironia, que maltratam sua própria chance de viver com seus semelhantes em harmonia.



Cheios de tudo, donos de um mundo que não é seu. Enaltecem futilidades, muitas vezes vendendo sua dignidade em troca de glamour. Negam-se a beber do cálice da benevolência. Não sabem o que é clemência. Proclamam a si mesmos como doutores, como se um mero título fosse provar que por direito são melhores do que seus irmãos de carne e sangue. Apresentam-se como senhores da decência, maquiando a própria decadência com suas requintadas máscaras de cinismo e podridão.



Existem muitos seres assim, na riqueza e na pobreza. Entre ateus e religiosos. Entre todas as raças do planeta. Trajando uma armadura de espinhos feita de ofuscante orgulho. Abrem caminho para um falso futuro, sonhando com o topo, mas vivendo em um túnel escuro, abraçando a solidão tecida por sua amargura, por acharem que neste mundo são as únicas criaturas. "


Autoria de António Brás Constante


Pena que no coração do ser humano haja cores sombrias....pena que nele não vejamos sempre o azul suave dos céus!

Emília Pinto

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

UMA GOTA ....

....em busca de um oceano


"Sou um ser vivente.

Um pingo de vida que nasceu nas entranhas do mar da existência;


Ando pela correnteza do tempo, sem saber se meu futuro será grande ou pequeno;


Não sei se como gota salvarei alguma vida do deserto do desespero, ou afogarei nas imensas águas de meu egoísmo;


Talvez eu seja engolido pelos peixes da ganância, ou evaporado pelo calor insuportável da miséria;


Ó mundo sem alternativas!

Daqui a meses ou anos, segundos talvez, deixarei de existir.

E se existir será enfim para chegar ao oceano,

com toda uma bagagem de vida guardada dentro de mim;


Talvez alguém me pergunte:

- De que te adiantou sofrer tanto para chegar a este oceano?


E eu responderei:

- Para viver em paz, neste lugar chamado MAR"


Autoria de António Brás Constante


É o que todos nós desejamos: " Viver em paz neste lugar Chamado MAR"


Emília Pinto

sexta-feira, 29 de julho de 2011

NÃO ENTENDO!



"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo. "




Clarice Lispector.

Espero que gostem! Um beijinho e dias maravilhosos para todos!
Emília Pinto

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PEDIDO QUE FAÇO....


...principalmente aos meus amigos brasileiros que moram na grande S.Paulo. Este pedido é feito pela minha amiga Rosário do blog opresentedopresente, sempre preocupada em ajudar os doentes e pessoas carenciadas. Não podemos ficar indiferentes!


Sou Parceiro Bendizer.org



"ELOS PARA AQUECER ....

Olá pessoas como vão ?

Mais uma vez venho através do blog, face,twitter, e-mail, boca-boca fazer um pedido.

A ONG BENDIZER, esta fazendo um trabalho de ir ate comunidades que necessitam de ajuda naquilo que ela se propôs no seu inicio que é ajudar o paciente de câncer, mas nesse trabalho sempre encontramos outras necessidades.

Neste fim de semana, fui na comunidade de Paraisopolis, encontrei com uma pessoa que faz estágio em um hospital em Itapecerica da Serra, aqui mesmo em São Paulo (na grande São Paulo) e deixei lá com ela muitas roupas que foram doadas na nossa campanha do agasalho.
E ela me disse que além das roupas que muito vão ajudar, existe uma outra necessidade simples:
MEIAS USADAS ,pois a maioria dos pacientes tem internação prolongada e são pessoas na sua maioria carentes.
Além das meias precisam aquecer estes pés, pois como ficam muito tempo acamados estão com feridas e, sendo assim se movimentam muito pouco.
O PEDIDO: Você tem uma Avó, Mãe, Tia, Prima, Amiga, Vizinha ou mesmo você,sabe fazer tricô ou crochê? Precisamos de sapatos feitos de trico ou crochê, como aqueles feitos para bebês, só que será para adultos.
Já tenho alguns novelos de lã, e também tenho uma voluntária querida D.THÄIS, é a mãe da minha amiga Zelinda que já está com a mão na lã.

Espero mais uma vez ,que vocês passem adiante esse pedido, a gente sempre conhece um elo do bem, para cada vez mais aquecer corações, almas e pés.

O local para entrega das meias usadas: Rua Luiz Gois, 1497 Vila Clementino - SP

O mesmo endereço para retirar a lã, e fazer os sapatinhos.
Se você tiver a lã e, puder fazer os sapatinhos, ou tem as meias usadas, podemos retirar em seu endereço."

Abraços apertados,

Rosário

Desde já, muito obrigadas a todos

Emília e Hermínia

domingo, 17 de julho de 2011

NÃO TENHAS NADA NAS MÃOS!



Não tenhas nada nas mãos
Nem uma memória na alma,

Que quando te puserem
Nas mãos o óbulo último,

Ao abrirem-te as mãos
Nada te cairá.

Que tronos te querem dar
Que Átropos to não tire?

Que louros que não fanem
Nos arbítrios de Minos?

Que horas que te não tornem
Da estatura da sombra

Que serás quando fores
Na noite e ao fim da estrada.

Colhe as flores, mas larga-as
Das mãos mal as olhaste.

Senta-te ao sol. Abdica
E sê rei de ti próprio.

Fernando Pessoa

Quando chegarmos ao fim da estrada o que resterá serão só os afectos que por ela tenhamos espalhado. Não nos esqueçamos disso!

Emília Pinto

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TERAPIA DO ELOGIO












Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.ausência
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.
Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.
Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam.
O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que
se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Arthur Nogueira (Psicólogo)


E que bem que sabe receber um elogio!!!!

Emília Pinto

terça-feira, 5 de julho de 2011

SENTIMENTOS!



Sentimentos...
Eternos momentos de um tocar de corpos...
Num rodopiar leve..sublime...
Um segredar..corações apressados...
Mas os corpos de mansinho parados..
Bailavam...enlouquecidos...
Salões de candeeiros dourados...
Espelhos...só dois corpos refletiam...
Era amor...
Era o afagar dum abraço ...
Era o correr duma mão ..
Era o laço na cintura estreitecida...
Recordações...
Uma mão cheia de sentimentos......

Autoria:Herminia Lopes

domingo, 3 de julho de 2011

FIM DE DOMINGO........







Ps.Hoje domingo à noite, o meu estado de espirito é este : um pouco nostálgico!
Mas para melhorar nada como procurar o que nos possa aliviar!
Por isso fui ao encontro de boas recordações!

Herminia

terça-feira, 28 de junho de 2011

O ASSENTO E O VELHO...



















Ainda o dia espreitava.. já o sol presenteava...
Calçadas lustrosas...ficavam animadas!
Gatos espreguiçados...nas janelas enfeitadas...
Espreitavam... canteiros e latadas...
Tudo era Sol... tudo brilhava...
Baloiços, atropelados de corações palpitantes...
Crianças de risos contagiantes...
Voavam, sonhavam... baixinho cantavam...
Brincavam e as horas passavam...
Entardecia... o relvado...era de amores...
Beijos de promessas...entrelaçados...
Ao lado o velho ... sentado...
Boina caída... há muito calado
As rugas do tempo marcavam a diferença!
No dedo apertado...ainda a aliança...
O velho sorriu... espreitou...
No assento...suspirou...
AH!..AINDA SOU UMA CRIANÇA!



Autoria :Herminia Lopes

sexta-feira, 24 de junho de 2011

REPASSANDO...

...principalmente para os nossos amigos brasileiros; este pedido está no blog da minha amiga Rosário do Bendizer. org

O que você faz em 15 meses?

Boa noite.

Antes de tudo, gostaria de dizer que este e-mail não é um spam, uma propaganda ou um vírus. Sou eu mesma, Ana, que estou escrevendo.


Você pode ter achado estranha a pergunta do título do e-mail...mas você já parou para pensar no que você pode fazer em 15 meses?
15 meses são 450 dias mais ou menos, 10800 horas, 648000 minutos...dá para fazer muita coisa nesse tempo, né?
Pois é, esse tem sido o tempo que minha cunhada, a Carol, está usando para lutar contra a leucemia. Faz todo esse tempo que ela está fazendo quimioterapia e radioterapia, deixando o Luan (meu sobrinho de 8 anos) e o Nuno (meu irmão amado) longe de sua presença, e com muita dor e preocupação.
Nesta semana, soubemos que a única maneira da Carol ser curada é através do transplante de medula, pois a quimio não pode mais combater a leucemia. Ela já está na "lista de espera", porém ainda não existe um doador compatível no Registro Nacional...e é por isso que eu estou te enviando este e-mail.


30 minutos do seu tempo (as vezes até menos que isso) é o suficiente para você ir até o Hemepar (se você estiver em Curitiba, - se você estiver em outra cidade, abaixo tem o link com os endereços onde você pode ir) e se cadastrar como doador de medula óssea. O processo é simples mesmo, digo com conhecimento de causa, pois já sou doadora cadastrada. Você vai preencher uma ficha com seus dados, e em seguida será retirado 15 ml de sangue (só isso mesmo, até menos que a quantidade para um exame de sangue convencional). E só! Você então estará liberado...
O seu sangue será enviado para análise, e caso exista um paciente esperando o transplante que tenha compatibilidade com você, o Hemepar entrará em contato para verificar seu real interesse em doar, e marcar os exames clínicos. Dando tudo certo, a doação também é tranquila...não tem cortes ou pontos...uma agulha será inserida na região da sua bacia para retirar um pouco do líquido - que é a medula - que as vezes (como no nosso caso) é a única salvação para a vida de alguém. Esse processo é feito sob anestesia, e em 24 horas você está liberado.


Pense na sensação maravilhosa de saber que você pode salvar a vida de alguém...e sem prejuízo nenhum à sua própria! Deve ser um sentimento de honra!

Pois bem, o que te peço é isso...cadastre-se como doador de medula óssea. De verdade mesmo, você pode ser a última esperança de sobrevivência para alguém.


O link para saber o endereço dos locais onde você se cadastra como doador é este:


http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2639


Este link abaixo é um videozinho que nós fizemos para divulgar nossa campanha pela vida da Carol, e eu aproveito e peço que você o encaminhe para os seus contatos. As pessoas que estão nas fotos são minha família, pessoas de verdade precisando da ajuda de pessoas de verdade:


http://www.youtube.com/watch?v=1tHqn3pji6k


Espero poder contar com a sua ajuda, mesmo que apenas para divulgar entre os seus amigos!
Muito obrigada.

--
Ana Cia
41 3345-2001
41 9255-8617

Neste caso, o pedido destina-se aos nossos amigos que moram no Brasil, mas ser doador de medula é um dever de todos nós. Afinal, não custa nada, não é verdade? Obrigada!

Emília Pinto

domingo, 19 de junho de 2011

PAROU E PENSOU NO QUE VALE?








Para termos uma noção do pouco que valemos, basta subtrair ao que somos o que aprendemos, o que lemos, o que vivemos com os outros. É só ver o que fica. Coisa pouca. Sozinho quase ninguém é quase nada. É somente juntos que podemos ser alguma coisa.
Fonte: "Último Volume"
Autor: , Miguel Esteves Cardoso



PS. Pense nisto!

Herminia

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VAI UM PEQUENO SERMÃO?

Esta tradição,tão enraizada entre muitos pais e mães,é um dos maiores mitos da disciplina.Desenganem-se todos:os sermões,pura e simplesmente ,não funcionam.Depois de um sermão começar, a criança "desliga" antes de acabarmos a segunda frase,pois não consegue aturar mais do que algumas frases diretas,simples curtas e simpáticas..Esta,sim,é a linguagem que os nossos filhos entendem.
As crianças,principalmente as mais novas,pensam de uma forma egocêntrica e concreta,pelo que a nossa linguagem tem de se adaptar a elas,se queremos ser eficazes na mensagem a transmitir.Grandes e demoradas considerações sobre o bem e o mal são completamente ineficazes.Se fazemos considerações muito elaboradas, elas perdem os pontos principais.O ideal é a criança perceber o (pouco) que lhe dizemos e conseguir antever e chegar ela própra às conclusões, sem estas precisarem de ser ditas por nós.Desta forma aprendem muito melhor o que lhe queremos transmitir.As melhores oportunidades para comunicar são geralmente as mais simples:enquanto vamos de carro para a escola,quando estamos a pôr a mesa para o jantar,a arrumar o quarto ou a brincar.Estas são oportunidades a agarrar,em que a criança ouve o que lhe queremos dizer de uma forma informal,descontraida e geralmente eficaz.
O sermão,mesmo bem intencionado,não ensina a criança a resolver o problema por si,e pode mesmo fazê-la sentir diminuida ,envergonhada ou incompetente por não ter sido capaz de resolver a situação sozinha..Desta forma, o sermão impede a criança de tomar as suas decisões, boas ou más e de aprender com elas.Impede que os nossos filhos desenvolvam competência para a resolução ddos problemas, enquanto destroi a confiança neles mesmos. Acentuar a imcompetência é uma das melhores formas de destruir a confiança.O melhor que temos a fazer é falar pouco, de uma forma clara e concreta e ajudar as crianças a dsecobrirem as suas forças que as podem levar a resolver os problemas. O nosso objectivo deve ser o de transformar um falhanço não num drama mas numa oportunidade de aprendizagem.
Por vezes temos de puxar pela imaginação quando queremos ensinar algo aos nossos filhos. Como regra, é importante perceber que a criança assimila muito mais facilmente qualquer ensinamento se for ela a chegar a ele,ao contrário de simplesmente ter escutado os pais num pequena dissertação sobre o tema.O melhor é guiar a criança ao longo da conversa para que cada passo em frente seja dado por ela até chegar à conclusão do que pretendemos e tomá-la como sua. É como se tivessemos um guião escondido e levassemos a criança através dele até que ela chegue(brilhantemente) à conclusão certa.
Noutros casos podemos explorar situações hipotéticas."O que fazias se..."pode levar a criança a perceber que determinadas opcções acarretem determinadas ´consequências.O Pai ou a mãe podem mesmo fazer um papel enquanto a criança faz outro,como num teatro simulado. Esta é uma forma criativa dos pais ensinarem e da criança aprender, pois não teme qualquer represália uma vez que tudo não passa de uma encenação..Mas, ao mesmo tempo, vai assimilando qual a atitude correta que terá mais facilidade em pôr em prática quando uma situação real acontecer.
Por fim, podemos tirar partido dos multiplos estimulos a que os nossos filhos estão sujeitos, como a televisão, a rádio ou os jornais.Ver em conjunto um programa(ou uma novela) e ir discutindo se as atitudes que presenciamos são ou não as mais coretas pode ensinar aos nossos filhos muito sobre a forma como vemos a vida e mostrar-nos a nós próprios muito da forma como eles encaram a sua vida e os seus problemas.

(BY Paulo Oom,Pediatra da Clinica Gerações)

Ps.Sei que tirei este "sermão" duma revista, mas, acreditem...já não me lembro de qual. No entanto, tenho a certeza de que aprendi alguma coisa.

Até breve
Herminia

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O CAFÉ POR ONDE PASSO...






Candura...
Gente simples..sentimentos nobres...
Entram...procuram uma mão...
Olhares repousantes...
Mistura de solidão...
Amigos..linguagem de irmão...
Misturam-se jovens...sorrisos rasgados...
Trazem promessas..sonhos...desvarios...
Ajudam a viver...aqueles tão sombrios...
Correm as horas...correm crianças...
Pelas vidraças corre o olhar...
Caricias...em amores enleados...
Recordam os velhos...
É a ternura da lembrança...
E..em ténues luzes macias...
Cai o anoitecer...
Trazendo no regaço toda a Esperança...

Autoria Herminia Lopes

terça-feira, 7 de junho de 2011

PARA A EMILIA.......






PS. A Emilia a estas horas sobrevoa o Atlantico rumo a terras de "Santa Cruz..."
Boas Férias...e NÃO DEIXE O SAMBA MORRER" AÍ ESTÁ MARIA RITA ,NO SEU MELHOR
Um Beijinho

Herminia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

E POR FALAR EM AMIZADE.....




O estudante Arthur Gonçaves descobriu há dois meses que tinha um tipo de câncer, denominado “Sarcoma de Ewing”. Ele foi homenageado pelos colegas de classe, que rasparam a cabeça e gravaram este vídeo. O estudante Lucas Ataíde Avelino, 17 anos, idealizador de movimento que culminou na raspagem de cabelos de alunos de uma escola de ensino médio de Governador Valadares (MG), revelou que o amigo, portador de um câncer na cabeça, ficou com as “pernas tremendo” ao descobrir que a maioria dos alunos da sala onde estuda tinha feito o gesto em solidariedade a ele.


Estas atitudes fazem-me acreditar no ser humano. Há jovens muito solidários, felizmente! Sempre acreditei muito neles!

Emília Pinto