O filme data, não de 1935, mas de 1953, tem como realizador Jorge Brum do Canto, que também desempenha o papel de Paiva Couceiro, sendo a personagem de Mouzinho de Albuquerque interpretada por Jacinto Ramos.
"... Artur Portela nasceu em 1901, em Leiria, filho do escritor Severo Portela e de sua mulher Miquelina Penalva de Figueiredo Leite Pereira Jardim, Representante do Título de Viscondessa de Monte São, filha do 2.º Visconde de Monte São, e irmão mais novo do pintor Severo Jardim Portela, Júnior.
Artur Portela começou a escrever para jornais ainda como estudante de liceu. ..." (ler+)
"... 1891 - 1892 - construção do edifício para residência de José Pereira da Silva Rino, casado com D. Capitolina Araújo Guimarães, filha do fundador da Fábrica de Fiação e Tecidos, com projeto atribuível a Gerard Van Kricken; séc. 20, década de 70 - Maria Cristina Rino doou o palacete à Congregação Religiosa de São José de Cluny, que vendeu o seu recheio, um dos mais ricos de Alcobaça; é adaptado a Centro de bem-estar infantil, utilização que atualmente ainda se mantém; 1997, 25 outubro..." (daqui)