sábado, 28 de julho de 2012

Laboratório Cultura Viva

Como parte da aprovação no 4º Edital do LabCulturaViva, o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura Ventre Livre está, com o seu projeto, participando da Oficina Produção Audiovisual em Ficção, no Rio de Janeiro. A oficina vai até amanhã, 29/07, e conta com transmissão ao vivo, anexada neste mesmo post.
O filme curta-metragem Síndrome é de autoria dos catársicos Gustavo Türck e Têmis Nicolaidis e será filmado nos próximos 2 meses, para fazer parte de uma revista digital que o Lab está finalizando (fazendo parte outros 4 documentários produzidos pelo Coletivo Catarse/Ponto de Cultura Ventre Livre e Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo).
Assista à transmissão!

sábado, 21 de julho de 2012

Mocotó de apoio a Rio dos Macacos

Acontece neste domingo (22.7) o Mocotó Quilombola Negro e Popular, em apoio ao quilombo do Rio dos Macacos (BA). Será no Quilombo da Família Silva, às 12h, contribuição de R$ 7,00.
Leve sua força, prato e talheres.

A Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas, seção RS, visitou na quinta-feira (19.7) o comando de greve dos servidores do INCRA/RS, demonstrando solidariedade à luta dos funcionários públicos. Os grevistas publicaram uma carta em apoio aos quilombolas de Rio dos Macacos, enviada a presidência do INCRA e a outros órgãos envolvidos na titulação da comunidade quilombola:

CARTA PÚBLICA EM DEFESA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO RIO DOS MACACOS - BAHIA

Com vistas à regularização fundiária da Comunidade Remanescente de Quilombo Rio dos Macacos, Estado da Bahia, o INCRA abriu o Procedimento Administrativo SR-05/BA Nº 54160.00316212011, sendo que a comunidade está devidamente certificada pela Fundação Cultural Palmares.

De acordo com o Decreto Nº 4887/2003 e a IN/INCRA Nº57/2009, a superintendência do INCRA/BAHIA concluiu o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID, com vistas à titulação definitiva das terras em nome da associação representativa da comunidade, com cláusulas de impenhorabilidade, inalienabilidade e imprescritibilidade.

O Relatório Técnico é composto de 06 peças, uma das quais o relatório antropológico de caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural, que confirma ser a comunidade um grupo etnicoracial com trajetória histórica própria, dotado de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida e delimita as terras ocupadas pelos remanescentes da comunidade utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

Em desacato à história dessa comunidade, a Marinha do Brasil está na iminência de despejá-la das terras historicamente ocupadas, impetrando a última e derradeira violência contra a comunidade.
 Frente a esta situação, os servidores do INCRA/RS em greve, tendo como um dos pontos de luta a reestruturação da Autarquia para que possa cumprir de forma adequada a sua missão institucional, como é a regularização dos territórios quilombolas, vêm a público manifestar:

* total apoio à comunidade Rio dos Macacos;
* solidariedade aos companheiros do INCRA/BAHIA, que, entendendo o grave atentado que está para ocorrer contra a comunidade, mesmo em greve finalizaram o RTID;
* solicitar ao governo federal a imediata publicação do RTID, como garantia da permanência da comunidade em suas terras.

Porto Alegre, 20 de julho de 2012.
Associação dos Servidores do INCRA/RS
ASSINCRA/RS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uma palhinha do show de sábado

Na sequência, logo mais na semana, vamos publicar o show na íntegra.
Aqui embaixo, a música que abriu uma programação de integração da música caribenha com a brasileira e uruguaia.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Pianista Cubano em Porto Alegre

Neste sábado, 14 de julho, às 20:30, tem show do pianista cubano Juan Prada, em Porto Alegre. Às 15:00 haverá um workshop de Introdução à Música Cubana.

(clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ventre Livre no Teatro São Pedro

No domingo, em atividade do Ponto de Cultura Ventre Livre, houve ida ao teatro. Confira a postagem no blog do ponto, clique aqui.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

A despolpa da Juçara

Durante a oficina para discutir diretrizes de manejo da Palmeira Juçara, uma atividade de despolpa dos frutos aconteceu em um dos intervalos. Confira abaixo.


*a trilha sonora é Arthur, da Pata de Elefante

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficina construirá proposta para regulamentar o manejo sustentável da Palmeira Juçara

Hoje a Rede Juçara inicia em Porto Alegre mais uma etapa do projeto "Palmeira Juçara e Comunidades: manejo sustentável e promoção da cadeia de valor dos frutos", contemplado pelo Programa PDA Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente. Organizado pela ONG Anama, a Oficina de Construção Participativa de Diretrizes de Manejo Sustentável da Palmeira Juçara objetiva a construção de diretrizes de manejo da espécie para produção de frutos e sua regulamentação para produção orgânica. Da oficina tem-se a expectativa de se sair com um documento que servirá de base para a elaboração de texto para compor o Anexo da Instrução Normativa Conjunta nº17 MAPA/MMA, de 28 de maio de 2009 (extrativismo orgânico). Estão inscritos mais de 40 participantes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, entre agricultores, pesquisadores, técnicos governamentais e não-governamentais diretamente envolvidos com a produção e manejo da Palmeira Juçara.


Além da programação das discussões da oficina, destacam-se o Café Biodiverso, que contará com uma mesa recheada de produtos da agricultura familiar e à base de frutas nativas, a despolpa dos frutos da juçara e a degustação do chamado "Capuccino da Mata Atlântica". O evento, que acontece no Convento dos Capuchinhos, se encerra na quinta-feira, 5 de julho.

A oficina de Porto Alegre é o segundo passo de um projeto que se iniciou com a Oficina de Mapeamento da Cadeia de Valor da Polpa dos Frutos da Palmeira Juçara e Priorização dos Territórios, realizada nos dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro. Este vídeo é um registro deste primeiro encontro.


Para ler mais sobre o projeto e as ações da Rede Juçara, acesse o site www.redejucara.org.br.

terça-feira, 3 de julho de 2012