terça-feira, novembro 29, 2005
Fernando Pessoa dizia que eramos um País de provincianos...

O presidente da Sonae considera que o nosso país se transformou num país de cigarras, quando devia ser mais de formigas - declarações feitas ontem, no lançamento de um livro de Miguel Cadilhe.



Recorrendo à fábula, Belmiro de Azevedo criticou o excessivo peso do Estado e a tendência de endividamento dos portugueses.
"O Estado, ao longo dos últimos 30 anos, mas sobretudo nos últimos 20, cresceu em dimensão, em complexidade, mas perdeu rumo", disse, confessando que não consegue "vislumbrar estratégia para o país".
"Antes de sermos ricos tornámo-nos acomodados, gastadores, menos trabalhadores, menos formigas e mais cigarras", criticou.
Belmiro de Azevedo falava no lançamento do livro "O Sobre-Peso do Estado em Portugal" de Miguel Cadilhe, onde o antigo ministro das Finanças defende a redução drástica da Função Pública.
Numa obra que o próprio autor considera radical, Cadilhe diz acreditar que a administração do Estado pode emagrecer em pelo menos 25%.
Sobre o Orçamento de Estado, que vai ser em votado no Parlamento, na especialidade, Miguel Cadilhe considera que é mais um documento "pró-cíclico", quando devia ser contra-cíclico.
"Os últimos anos têm trazido orçamentos que agravam a recessão em que estamos e o próximo sofre do mesmo pecado", afirmou.

Fonte: http://www.rr.pt


Concordo a 100%...e não prevejo mudanças a curto ou médio prazo.
segunda-feira, novembro 28, 2005

Há uns dias fui avó pela primeira vez. Claro que para mim é o bebé mais bonito do mundo, como já o tinham sido antes a sua mãe e a sua tia.
Ao olhar para ele penso quantas crianças terão nascido um pouco por todo o mundo…e neste país que cada vez torna mais difícil a vida a quem aqui nasceu. Cada vez mais há pobreza encoberta e envergonhada.
Cada vez há mais mães/crianças que precisam de quem lhes dê apoio e muitas vezes nada encontram. Cada vez mais há quem use e abuse da palavra solidariedade mas nunca chegue a concretizar o que apregoa.
O MTA-Movimento Teresiano do Apostolado tenta na medida do possível colmatar algumas dessas necessidades a nível da região de Elvas.
No próximo sábado o Cine-Teatro recebe o espectáculo de solidariedade “Ajude-nos a Ajudar”. Os bilhetes custam 6 euros e contribuem para várias causas, entre elas conseguir enxovais para jovens mães que não têm possibilidade de comprar uma simples chupeta para o seu bebé…conseguir instalar um elevador para um deficiente motor…ou encher 500 cabazes para tornar o Natal das famílias carenciadas do concelho…um pouco mais parecido com aquilo que todos nós apregoamos.
Se todos nós contribuirmos com um pouco daquilo que a alguns sobra, ajudaremos a tornar a vida de quem precisa um pouco melhor.
Estamos a um mês do Natal. Este ano o meu Natal vai ter um sabor especial. Mas ao mesmo tempo vou talvez ter ainda uma maior consciência de que há um pouco por todo o mundo e aqui mais perto no nosso concelho, crianças recém-nascidas ou de tenra idade que pouco ou nada têm e para quem o Natal vai ser um dia como tantos outros.
Sei que pouco posso fazer sozinha para mudar isso, mas também sei que a muitos sobra, o que outros precisam. Por isso se todos nós pensarmos que temos coisas que não utilizamos, roupas quase novas que não vestimos, brinquedos que os nossos filhos/netos já não querem e um sem fim de outras coisas com as quais podemos ajudar outras pessoas…iremos tornar o Natal bastante mais parecido com aquilo que andamos por aí a falar da boca para fora, apenas para parecermos politicamente correctos.
Neste Natal seja solidário. Ajude a ajudar. Basta contribuir com 1 litro de leite ou 1kg de arroz, ou um pacote de bolachas…ou aquilo que puder. Ajude o MTA a encher 500 cabazes… e tenha um Feliz Natal!

Aqui está a prova...
terça-feira, novembro 22, 2005

Esta flor está considerada como a maior do mundo...e também a mais mal cheirosa...
Esta da imagem floresceu pela primeira vez nos seus 14 anos de vida no Jardim Botânico de Washington.
A Amorphophallus Titanum...é este o seu nome, devido à sua forma fálica, floresce poucas vezes durante os cerca de 40 anos que vivem em média. É originária da Sumatra e o cheiro nauseabundo que desprende nota-se a centenas de metros...(a senhora da foto deve ter um problema de olfacto!!)
domingo, novembro 20, 2005
O meu neto é LINDO!!!!!
sexta-feira, novembro 18, 2005
Ainda não começou a funcionar...e já tem coisas partidas.
Se não se despacham...quando os autocarros se mudarem para lá já está...pronta para novas obras...
Já alguém partiu o nº 8...que indica a pista com esse número e sabe-se lá se não haverá mais coisas já estragadas... com a central às moscas e sem segurança tanto quanto sei...
Do que estão à espera afinal? O que é necessário para que entre finalmente em funcionamento?

PS: (não é o partido!)

Domingo 20 de Novembro:
Afinal há muito mais números partidos...e outros já nem se vêm...
quarta-feira, novembro 16, 2005



Recebi um email de um amigo elvense que reside noutro ponto do país e que aqui reproduzo...

Xanu

Que se passa com os Elvenses?
As coisas passam-se e não nos damos conta das reacções. Será que estão todos amorfos? Onde está o amor à cidade? Será que não percebem que aos poucos vão esvaziando tudo quanto diferenciava a nossa ciddae?
Leio o comunicado da JS aquando da eliminação da Casa de Reclusão e culpam o antigo governo PSD-CDS-PP.
Leio que o Presidente Rondão Almeida na tomada de posse adverte para o adeus a pilares da "personalidade" da cidade: Militares, Maternidade, Polícia, etc...
E fica assim? Não há reacção da população?
Mas então a maioria que elegeu este Presidente não é PS? E quem está a tomar as medidas não é o PS?
É esta a paga?
O Linhas de Elvas nada diz. O Blogger da Câmara Municipal de Elvas nada diz.
Só o Zé de Melo se pronunciou e reagindo ao meu comentário o Tudoben inseriu o agradecimento que o Ze de Melo faz aos militares.
Por favor, penso que era altura de todos se porem de acordo e em uníssono defenderem algo que está nas nossas raízes. Elvas sempre foi e terá que continuar a ser uma cidade fortificada, guardiã do Reino e da Pátria. Uma cidade amuralhada e que seja merecedora do feito dos seus antepassados, caldeados numa simbiose de civis e militares que há séculos têm tido o orgulho de se proclamarem Elvenses.

Receba um Abraço


Fitas Custódio


Ainda sobre este tema e na mesma onda fica a crónica publicada por Aldina Amador no www.tudoben.com



A cidade das avestruzes

10-11-2005

Custa quando vemos tudo o que fazia parte do nosso mundo ir desaparecendo. São as pessoas, os objectos e tudo o que nos rodeia que se vai alterando.
Há coisas que ainda bem que mudam, mas há outras que gostaríamos que permanecessem iguais. Elvas está a perder as suas características.
Sempre foi uma cidade militar por excelência. E agora? Raramente nos cruzamos com alguém fardado, há muito tempo que os juramentos de bandeira que tanta gente traziam a Elvas, deixaram de ser uma realidade. Continuávamos a encontrar alguns daqueles camiões que em tempos andavam sempre cheios de militares que aproveitavam o seu tempo no exército para tirar a carta, mas ultimamente até esses têm ido desaparecendo.
Que cidade vamos deixar às próximas gerações? Que futuro vão ter os nossos jovens numa cidade onde tudo vai desaparecendo?
Comércio? Moribundo... Quartéis? Às moscas e daqui a pouco aos ratos...
Elvenses autênticos? Daqui a uns tempos deixam de poder dizer que nasceram aqui...passam a ser elvenses nascidos em Portalegre...
Apesar do que nos dizem...no meu ponto de vista, o futuro desta cidade está hipotecado.
E o que fazem os elvenses? Estão amorfos. Parece que nada disto lhes diz respeito.
As forças políticas têm balbuciado uns protestos sem muita convicção e cada um por seu lado esquecendo que a união faz a força.
Os habitantes desta cidade cujo passado assenta nas suas fortificações e por conseguinte naqueles que as defendiam, esses que descendem desse passado militar, estão alheados e à espera que de repente algum milagre aconteça e que tudo volte a ser como antes.
Fazem quase todos o mesmo que as duas avestruzes que o Presidente da autarquia tem na sua propriedade...metem a cabeça debaixo da asa.
Milagres? São cada vez mais raros e para que aconteçam é preciso empenho por parte de quem implora por eles.

...tenha juízo que já tem idade para isso.
Desde que começou a pré-campanha o candidato apoiado pelo PS só se preocupou em atacar os seus opositores...
Eis apenas dois exemplos...

http://http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=201906

http://http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=201925

Não quero um Presidente destes para o meu País!
segunda-feira, novembro 14, 2005



No passado sábado o guarda-redes da selecção nacional foi vaiado pelo público o que levou o selecionador nacional, o brasileiro Luis Filipe Scolari a dizer que existe um lobby contra Ricardo.
Concordo. Há pouco mais de um ano era o herói nacional. Hoje é o alvo a derrubar.
Porque gosto do Ricardo, porque ele é como qualquer de nós capaz de grandes coisas e de dias azarados...aqui fica o meu apoio.
Força Ricardo...e lembra-te do velho ditado..." Os cães ladram mas a caravana passa"



Fotos retiradas de:
http://http://floresdocampo.weblog.com.pt/arquivo/2004/06/
sexta-feira, novembro 11, 2005

Os espanhóis digam o que disserem são bem mais "patrióticos" que nós no que diz respeito à defesa da sua língua (castelhano)
Veja-se os seguintes exemplos:
Filmes...todos dobrados em espanhol, assim como séries, desenhos animados etc.
Traduzem tudo para espanhol e agora resolveram editar um dicionário de dúvidas que pura e simplesmente "espanholiza" todos os anglicanismos como zapping...match point ou top model etc.
Eles defendem a sua língua acima de tudo...e nós?
Cada vez mais os nossos jovens utilizam os Kapas e os xis para escrever palavras que não têm qualquer dessas letras...
São apenas pormenores que fazem toda a diferença...


ler mais aqui...
segunda-feira, novembro 07, 2005

Durante a campanha eleitoral assistimos a um frenesim de inaugurações…entre elas a Central Rodoviária cujas instalações na Fonte Nova foram inauguradas no dia 29 de Setembro.
Até aqui tudo bem.
O que eu gostaria de saber era para que foi a pressa em inaugurar se passado mais de um mês aquelas instalações continuam vazias…os autocarros continuam a parar junto à muralha e a utilizar as instalações que em tempos pertenceram ao Hospital militar.
O que falta para que a Central de camionagem possa entrar em funcionamento?
sexta-feira, novembro 04, 2005

Óbidos vai ser a capital do chocolate entre 8 e 13 de Novembro.
De tudo um pouco, feito em chocolate é o que poderão encontrar naquela vila medieval.


http://spg.sapo.pt/Xd4/618629.html

Blogues da Minha Filha

Seguidores

Arquivo do blogue