Terminando o ano, vem a lembrança que gostamos de presentear alguém, e é sempre melhor quando nossas mãos produzem algo com carinho e amor...
Nesta postagem, vamos aprender como fazer sabonete de oliva processado a frio, uma receita da professora Beth Bacchini.
Você vai precisar de :
Ingredientes*
. 700 g de óleo de oliva extravirgem
. 90 g de hidróxido de sódio (soda cáustica)
. 210 g de água deionizada
. 35 g de óleo essencial de lavandin ou de laranja
. 7 g de vitamina E oleosa
.2 g de oleorresina de alecrim (antioxidante)
Utensílios:
. 1 balança de precisão digital que marque de 1 g em 1 g
. 1 panela de inox ou ágata com capacidade para 1 kg
. 1 espátula de silicone
. 1 recipiente de vidro de 500 ml (para a água)
. 2 recipientes de 100 ml (um para pesar a soda e outro para o óleo essencial e a oleorresina)
. 1 recipiente de 1000 ml (para bater a massa)
. 1 mixer de cozinha
. 1 termômetro de vidro até 110° C ou termômetro digital
. 1 forma de madeira, plástico ou silicone com capacidade para 1 kg
. Filme plástico e papel-manteiga
. 1 cobertor
. Fita plástica para medir o pH
Como fazer:
1. Forre a forma com papel manteiga. Prenda com durex as abas do lado de fora. Vista o material de segurança: luvas, máscara, touca, avental e óculos de proteção.
2. Em uma balança eletrônica de precisão, pese a soda cáustica e a água, separadamente. Devagar, jogue a soda cáustica na água, mexendo com uma colher de plástico de cabo comprido. O líquido vai aquecer. Espere esfriar até 35° (uma hora).
3. Em uma panela de inox, pese o óleo de oliva. Aqueça até 40° (se aquecer mais, o óleo perde suas propriedades). Transfira para o recipiente de 1000 ml.
4. Pese os óleos essenciais e adicione a mistura de vitamina E + oleorresina. Reserve.
5. Derrame sobre o óleo de oliva, cuidadosamente, a mistura de soda cáustica + água, mexendo devagar com a espátula de silicone.
6. Mergulhe o mixer na mistura. Ele deve ficar posicionado na diagonal, para não fazer bolhas de ar e encostar no fundo do balde.
7. Ligue o mixer e bata a mistura por dez segundos.
8. Desligue o mixer, mas continue mexendo a mistura (como se o mixer fosse uma colher) por 30 segundos.
9. Repita esse procedimento. Ligue o mixer de novo e conte até dez. Depois desligue, continue mexendo e conte até 30. Faça isso até a massa engrossar, atingindo o ponto de "traço", quando fica tão viscoso que, ao tirar o mixer da massa, o escorrido deixa uma marca visível na superfície, formando um traço que não desaparece.
10. Coloque a mistura dos óleos essenciais + antioxidantes, mexendo bem com o mixer desligado, até a massa ficar homogênea. Bata mais um pouco com o mixer ligado.
11. Vire cuidadosamente a mistura na forma.
12. Cubra com papel filme. Se a temperatura ambiente estiver abaixo de 22°C, envolva a forma em um cobertor por 24 horas.
13. Após 24 horas, se a barra de sabão estiver bem seca e firme, desenforme, puxando o papel-manteiga para fora da forma. Corte em barras. Meça o pH * que deve ser de 10, e deixe secar por 45 dias numa superfície seca, como uma bandeja, e em local que haja ventilação. Vire as barras toda a semana, alternando as posições. Assim, todos os lados secarão por igual.
* Para medir o pH - separe 2 g de sabão. Coloque em um béquer com 20 g de água deionizada morna. espere o sabão derreter e a água esfriar. Faça um pouco de espuma e molhe uma tira do papel de pH (não pode ser papel tornassol nem medidor de pH para piscina). O índice apresentado deve ser 10. Se der 11, espere 30 dias e meça de novo. Se não baixar, ou der mais que 11, há soda cáustica demais e não pode ser usado na pele. Com luvas, rale a massa e dilua em água (5 litros de água para 1 kg de massa). Use apenas para limpeza de casa.
Onde encontrar os produtos citados -
Engenharia das essências
Império do banho
(ambas vendem pela internet)