terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mostra do Sesc valoriza artistas catarinenses do Projeto Pretexto

Panorama de Artes Visuais em Joinville
Mostra do Sesc valoriza artistas catarinenses do Projeto Pretexto

Doze artistas catarinenses participam do “Panorama Sesc de Artes Visuais”, exposição coletiva inédita de artes visuais que abre na próxima quinta-feira (17/12), na Galeria do Sesc, em Joinville. Sob o tema “Rota imaginária”, os artistas foram convidados para representar suas cidades na mostra, que tem como finalidade reunir alguns dos melhores que já participaram do projeto Pretexto, iniciativa do Sesc que ocorre em Santa Catarina desde 2004.

O Pretexto é uma iniciativa que valoriza o contato entre artistas e curadores, bem como a experimentação em arte contemporânea. Desde sua criação, era intenção da instituição organizar um Panorama com artistas de diferentes edições e cidades do Pretexto. O Panorama de Joinville é a segunda iniciativa nesse sentido. A outra foi em Jaraguá do Sul, no mês de outubro, com outros artistas e obras.

Participam da mostra em Joinville os artistas Alena Marmo (Joinville), Beto Werner (Lages), Chan (Jaraguá do Sul), Cláudia Regina Telles (Itajaí), Clóvis Truppel (Blumenau), Daniele Zacarão (Criciúma), Flávia Duzzo (Florianópolis), Janor Vasconcelos (Criciúma), Ricardo Ledoux (Joinville), Ricardo Kolb (Joinville), Rudi Scaranto Dazzi (Concórdia) e Sid Geremia (Chapecó).

Para organizar a mostra, o Sesc convidou Charles Narloch, um dos assessores do Pretexto, para assumir a curadoria do Panorama. Narloch visitou algumas das unidades do Sesc e, com o conhecimento da produção dos artistas, fez a seleção. “Quando iniciamos o processo, não tínhamos idéia do que seria a mostra. Só definimos uma linha curatorial após visitar algumas cidades-pólo e conhecer um pouco mais da produção dos artistas”. O curador explica que toda curadoria é apenas um recorte, mas que outras boas seleções são possíveis.

A escolha do conceito da exposição, “Rota imaginária”, foi motivada pelo fato de que muitos artistas fazem uso do desenho em seus trabalhos, reproduzindo o real ou o imaginário, de modo convencional ou não, ou seja, independentemente do lápis e do papel. Narloch explica que o que define um desenho é a linha e não a forma como se faz uso dela. Assim, há trabalhos que discutem o desenho em vídeo, som, palavra e até como volume, em composições tridimensionais.

Outro estímulo à abordagem do desenho no Panorama foi o fato de que três exposições coletivas em Joinville, ao mesmo tempo, abordarão questões semelhantes, porém com artistas diferentes: a 39ª Coletiva de Artistas de Joinville (com curadoria de Edith Derdyk) na Cidadela Cultural Antarctica, a mostra “Risco”, com acervo do Museu de Arte (curadoria tripla de Alena Marmo, Charles Narloch e Tirotti, que abre no dia 18/12) e o Panorama, na Galeria do Sesc. Segundo Charles, não se trata de uma coincidência, mas de algo programado para permitir a realização de um grande ciclo de exposições na cidade, que permita pensar o papel do desenho na contemporaneidade e suas interações híbridas com outras poéticas das artes visuais.

No texto de apresentação do Panorama, o curador faz uso de um poema de Paulo Leminski, em que o poeta faz uma relação entre a linha e a vida. Para o curador, tudo e nada cabem numa linha. “A linha que tradicionalmente risca o papel, também desenha quando ganha volume, faz a mimese da pintura, invade a parede ou transmuta-se em sinal de vídeo. O som que se reproduz é a leitura do desenho da partitura. A palavra escrita, o mais exímio dos desenhos criados”, conclui.

Todos os artistas estarão presentes na abertura e vão participar de um bate-papo com o público presente, às 19h. Em seguida, às 20h, haverá o coquetel de abertura.

Serviço: O quê: Panorama Sesc de Artes Visuais - “Rota imaginária”. Quando: Bate-papo com artistas e curador: 17/12 (quinta-feira), 19h. Abertura: 17/12, 20h. Visitação: Até 22/02/2010, de terça a domingo, das 9 às 20h; em janeiro e fevereiro, das 9 às 18h. Onde: Galeria de Arte do Sesc de Joinville, Rua Itaiópolis, 470, bairro América, Joinville (SC), fone: (47) 3441-3319. Quanto: Gratuito.

Fontes:
Charles Narloch, curador - (47) 8402-6294
Alena Marmo, artista - (47) 9912-9606
Flávia Duzzo, artista - (48) 9921-9100
Ricardo Kolb, artista - (47) 8859-5330
Sid Geremia, artista - (49) 9992-3355

-----------------------------------------------------------------------
Texto de apresentação do curador


“Vim pelo caminho difícil,
a linha que nunca termina,
a linha bate na pedra,
a palavra quebra uma esquina,
mínima linha vazia,
a linha, uma vida inteira,
palavra, palavra minha.”

Paulo Leminski

Esta mostra propõe um panorama sobre o desenho contemporâneo e suas interações com outras poéticas das artes visuais. A linha que tradicionalmente risca o papel, também desenha quando ganha volume, faz a mimese da pintura, invade a parede ou transmuta-se em sinal de vídeo. O som que se reproduz é a leitura do desenho da partitura. A palavra escrita, o mais exímio dos desenhos criados.

O fio é a matéria, o poema que se permite ser sorvido, ponto por ponto, na rota que se desenha da boca ao estômago, dos olhos ao imaginário. Tudo e nada se contemplam numa única linha. No risco, a síntese. Na curva, um átimo transposto. Numa linha, organizo meu pensar. Noutra, junto os cacos de meus devaneios.

O desenho é a reverberação das ondas, o ritmo do coração. O horizonte, os trópicos, o rastro do avião. O risco do dedo sobre o pó. O caminho viscoso da lesma. O rio e o raio. O movimento e a rota. O tempo e o termômetro. No feixe de luz, a relatividade. Na repetição, a monotonia ideal. Na morte, o fim da linha. No absurdo, o fim da picada.

Todo desenho produz ou reproduz, não importa se é real ou imaginário. O desenho que se desdenha traduz: é o caminho, a rota e o risco. Passagem de corredor. Breve utopia planejada? Depende apenas de quem planeja ou contempla...

Charles Narloch, curador.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Panorama SESC de Artes Visuais - Rota Imaginária

Mostra inédita busca valorizar artistas que participam do Projeto PretextoTreze artistas catarinenses participam do 1º Panorama SESC de Artes Visuais, exposição coletiva de artes visuais, em Jaraguá do Sul.
Sob o tema, “Rota imaginária”, os artistas foram convidados para representar suas cidades na mostra, que é inédita e tem como objetivo reunir alguns dos mais qualificados artistas que já participaram do projeto Pretexto, iniciativa do SESC que valoriza a experimentação em arte contemporânea, bem como o contato entre artistas e curadores.
O SESC convidou Charles Narloch, um dos assessores do Pretexto, que assumiu a curadoria do Panorama. O curador, escolheu trabalhos levando em consideração aspectos e fundamentos do desenho.
Os artistas foram convidados para representar suas cidades na mostra, que é inédita e tem como objetivo reunir alguns dos mais qualificados artistas que já participaram do projeto Pretexto, iniciativa do SESC que valoriza a experimentação em arte contemporânea, bem como o contato entre artistas e curadores.

A artista Cláudia Regina Telles, residente em Itajaí, convidada a participar da Exposição com a obra "Cartografia", obra que acontece no espaço expositivo, com desenho-escrita, que é instalado durante a montagem e abertura do evento.blog - www.cláudiareginatelles.blospot.comA abertura da Exposição “Rota Imaginária” acontecerá no dia 17 de dezembro de 2009, às 20:00 horas. Durante a abertura haverá um bate-papo entre artistas, curador e público presente no evento.
Postado por Conselho Municipal de

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exposição “Escritas Femininas: dos bordados às agendas”

detalhe de um dos trabalhos

Escritas Femininas: dos bordados às agendas da artista Cláudia Regina Telles
Abertura no dia 18 de novembro às 18:00 horas no Espaço Sesc de Arte - SESC
Av. Marcos Konder, 888 – Centro - Itajaí
 
“um cruzamento de iconografias na superfície plana da representação”
O Trabalho de Cláudia Regina Telles encontra na pintura apenas uma de suas possibilidades de encarnação, na medida em que toda sua vida é entendida como uma construção de expressões subjetivas potencializadas como linguagem.
(...)
E assim acontece o trabalho que apresenta no Pretexto: um cruzamento de iconografias na superfície plana da representação.

(texto do catálogo Pretexto Pintura – Itajaí/2007)

Fernando Lindote
(artista premiado, membro da AAPLASC/Assosciação de Artistas Plásticos de Santa Catarina, entidade que reúne os mais expressivos artistas de nosso estado, consultor do SESC)

“Escritas Femininas: dos bordados às agendas” foram expostas pela primeira vez no Projeto do SESC, Pretexto Pintura de 2007, com curadoria de Fernando Lindote. Os trabalhos marcaram a estréia da artista na cena das Artes Visuais, como também o nascimento da poética visual, que desenvolve, a construção das obras a partir da palavra e o uso das lupas, com elemento mediador da relação obra/apreciador.
A exposição reúne séries de textos apresentados enquanto artes visuais, pois investiga os referenciais iconográficos do universo feminino através da escrita-desenho, escrituras que fazem as vezes de linha, de traço, com os quais constroem seus desenhos.
As imagens de Escritas Femininas, são reminiscências dos bordados, das escrituras das rebeldes escritoras do passado, das memórias, dos poemas das páginas do diário, dos rabiscos nas folhas em branco de caderno e até das agendas do hoje, dos scraps books, seus adornos e depoimentos. Todas, Escritas Femininas, tramadas num tempo, num espaço de silêncio, de reflexão, de simbolização expressas no cotidiano de ser mulher. O tempo que costura com os fios de memória, alinhava as palavras, as cores como se fossem retalhos/fragmentos a compor imagens no cru tecido da vida.
Imagens que surgem da intenção, do pensar, do sentir o tempo da mulher, seus movimentos, sua obscuridade, suas contradições e seus ciclos... e estabelece um elo, uma cumplicidade através do rito da escritura e da expressão através das gerações, dos paradigmas, dos universos tão díspares e tão unidos pela condição, pela natureza.
O universo da imagem e da palavra sugerem pontes e criam representações através do imaginário da artista...
A poesia visual contempla a plasticidade inerente à escrita, aspecto estético intrínseco aos significantes , para o texto ir além do caráter discursivo, sequencial e linear. O percurso da lupa/olhar sobre a superfície dos desenhos torna-se elemento musical e plástico, pois inclui as sensações vividas num contexto, em que o apreciador faz a leitura da obra de arte.
Na literatura, o desafio é capturar através da palavra a imagem que o tempo consome e gravá-la no espaço; o desafio da pintura, é tirá-la do espaço que a imobiliza, coisifica, integrá-la no movimento sugerido nas pinceladas e cores e incluí-la no tempo.
“a pintura, é poesia muda, a poesia, imagem que fala.”
Simónides de Keos (século VI a. C.)
As Escritas Femininas brincam com estes significados estéticos e filosóficos na busca de dar movimento à imagem, corpo às palavras e experimentação ao apreciador.
Exposição “Escritas Femininas: dos bordados às agendas”
da artista Cláudia Regina Telles
Abertura no dia 18 de novembro às 18:00 horas
no Espaço Sesc de Arte do SESC/Itajaí
Av. Marcos Konder, 888 – Centro

A exposição fica disponível até dia 18 de dezembro de 2009
Confira outros trabalhos da artista através do Orkut
e/ou no blog - http://www.cláudiareginatelles.blospot.com/
Apoio - Setor Cultura do SESC/Itajaí

contatos
e-mail/orkut – claraluacheia@yahoo.com.br
Blog - http://www.cláudiareginatelles.blospot.com/

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cartografias experiências nos espaços expositivos


as pessoas são abordados pela exposição
 e a elas propõe um novo estar no espaço

os amigos vieram estar comigo nesta primeira noite de exposição

e sempre a gente que se embrenha no trabalho
 e por ele e com ele viaja por si mesma

é sempre um grande prazer compartilhar as lidas de arte

Cartografias na Biblioteca da UNIVALI

“Cartografias”, a exposição de Arte Contemporânea & Literatura,
abre à visitação no dia 10 de novembro de 2009, às 18:00 horas na Biblioteca Central da UNIVALI de Itajaí. 
 
 Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, pesquisa diversas linguagem artísticas, graduada em Letra pela UNIVALI, cursou Artes Cênicas na UDESC. Depois de andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 3 anos, onde atua como arte educadora, educadora popular, contadora de histórias, performer, artista visual. Desde 2008 é representante de Literatura no Conselho Municipal de Cultura, do qual desde agosto deste ano é secretária, e é a delegada representante da classe artística na 2ª Conferência Estadual de Cultura, eleita pela classe no dia 20 de outubro na Conferência Municipal de Cultura de Itajaí.

A Exposição “Cartografias”, reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética. Os textos ou poemas-imagens ou poesia visual são construídos a partir de uma escrita fluída, como a da escritura de cartas, de diários ou mesmo percepções/composições poéticas.

Cartografia é a arte ou a ciência de produzir mapas.

As cartografias de Cláudia Regina compõem com palavras/linhas, percursos poéticos, nos quais a trajetória da escrita desenha formas abstratas, que remetem à imagens de mapas/cartografias, que nomeia a exposição e também às séries. Cada série versa sobre um tema e recebe um título relacionado, como “Cartografias Íntimas” ou “Cartografia: Território Poético”.
A poética visual da artista traduziu sua expressão sobre/através de diversos materiais, superfícies como tecido, tela, papel de desenho e cartão e a própria parede do espaço de exposição.

As obras são abertas a interação através que acontece através da lupa, recurso mediador e que auxilia na leitura dos textos, na percepção dos traços da escritura e da tessitura das superfícies.

Histórico da Exposição Cartografias

“Cartografias” foi exposta durante 15 dias em maio de 2009, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, neste período aconteceu “Cartografias de Encontros com a Arte”.

A exposição foi pretexto para conversas temas pertinentes as artes visuais, durante quatro encontros. “O Desenho nas poéticas contemporâneas ”, “Performance Cartografia da Escritura” , Exibição filme documentário “O Mistério de Picasso “ “Pesquisa de Materiais nas Poéticas contemporâneas”.

“ Cartografias “ também foi montada no Hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, de Itajaí,
e juntamente a artista promoveu “Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”, programação direcionada ao público das escolas.

O evento ofereceu visita à Exposição Cartografias, monitorada pela artista e arte educadora autora da exposição, seguida de conversa sobre o tema, ilustrada por vídeos e imagens de artistas visuais contemporâneos e a partir obras da exposição.
“Cartografias”, exposição de Arte Contemporânea e Literatura Cláudia Regina Telles, no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim,

Ficou disponível à visitação de 08 a 21 de setembro de 2009
nos dias úteis das 14:00 às 22:00 horas

AGENDE
O quê???? exposição “Cartografias” Arte Contemporânea & Literatura
da artista Cláudia Regina Telles
Quando??? abertura 10 de novembro de 2009 às 18horas
Onde??? na Biblioteca Central da UNIVALI
Período de visitação??? a exposição fica disponível de 10 a 25 de novembro de 2009
Horários?? de segunda à sexta-feira, entre 08h e 22h

Informações
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br
mais fotos e textos no blog
http://www.cláudia/reginatelles .blogspot.com/


Abertura de 10 de novembro às 18:00 horas
na Biblioteca Central da UNIVALI

A exposição fica disponível até dia 25 de novembro de 2009
Blog - http://www.cláudiareginatelles.blospot.com/

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Cartografias" no Núcleo de Cultura da ASSEVIM/Brusque em 08 de setembro de 2009

“CARTOGRAFIAS”

Cláudia Regina Telles

A Exposição “Cartografias”, reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética. A exposição apresenta obras realizadas entre 2007 e 2009, e misturam literatura e artes visuais ; frutos do processo investigativo sobre o desenho, o traço, a linha, o manuscrito, a palavra, suas formas, suas histórias e significados, a escritura, suas formas, seus contornos e sua poesia...
no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim
disponível à visitação até 21 de setembro de 2009 nos dias úteis das 14:00 às 22:00 horas

labuta da arte...
montagem da obra "Leitura Cartográfica"

Silvia Teske & Carla Carvalho do Núcleo de Cultura/ASSEVIM
dando uma maozinha na montagemd e Cartografias tarde chuvosa em Brusque

Silvia Teske, artista, arte educadora
e coordenadora do Núcleo de Cultura da ASSEVIM me apresente e apresenta meu trabalho na abertura de Cartografias na chuvosa noite de 08 de setembrod e 2009...

Performance "Escritura Cartográfica"

apreciação de "Cartografia dos Opostos" I na abertura de Cartografias

aproximar a arte do apreciador...

apreciação de "Percursos Poéticos" na abertura de Cartografias

“Cartografias”

no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim

disponível à visitação até 21 de setembro de 2009

nos dias úteis das 14:00 às 22:00 horas

Cartografias em Brusque


“Cartografias”, a exposição de Arte Contemporânea e Literatura abre à visitação no dia 08 de setembro de 2009, às 20 horas no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim.
Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, que depois de algumas andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 3 anos.
A Exposição “Cartografias”, reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética.
A exposição apresenta obras realizadas entre 2007 e 2009, e misturam literatura e artes visuais ; frutos do processo investigativo sobre o desenho, o traço, a linha, o manuscrito, a palavra, suas formas, suas histórias e significados, a escritura, suas formas, seus contornos e sua poesia.
Os textos ou poemas-imagens-poesia visual são construídos a partir de uma escrita fluída, como a da escritura de cartas, de diários ou mesmo percepções/composições poéticas.
Cartografia é a arte ou a ciência de produzir mapas.
As cartografias de Cláudia Regina compõem com palavras/linhas, percursos poéticos, nos quais a trajetória da escrita desenha formas abstratas, que remetem à imagens de mapas/cartografias, que nomeia a exposição e também às séries. Cada série versa sobre um tema e recebe um título relacionado, como “Cartografias Íntimas” ou “Cartografia: Território Poético”.
A poética visual da artista traduziu sua expressão sobre/através de diversos materiais, superfícies como tecido, tela, papel de desenho e cartão e a própria parede do espaço de exposição.
As obras são abertas a interação através que acontece através da lupa, recurso mediador e que auxilia na leitura dos textos, na percepção dos traços da escritura e da tessitura das superfícies.
“Cartografias” foi exposta durante 15 dias em maio de 2009, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, neste período aconteceu “Cartografias de Encontros com a Arte”. A exposição foi pretexto para conversas temas pertinentes as artes visuais, durante quatro encontros. “O Desenho nas poéticas contemporâneas ”, “Performance Cartografia da Escritura” , Exibição filme documentário “O Mistério de Picasso “ “Pesquisa de Materiais nas Poéticas contemporâneas”.
No mês passado “ Cartografias “ foi montada no Hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, de Itajaí., e juntamente a artista promoveu “Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”, programação direcionada ao público das escolas. O evento ofereceu visita à Exposição Cartografias, monitorada pela artista e arte educadora autora da exposição, seguida de conversa sobre o tema, ilustrada por vídeos e imagens de artistas visuais contemporâneos e a partir obras da exposição.
“Cartografias”, exposição de Arte Contemporânea e Literatura Cláudia Regina Telles, no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim, disponível à visitação até 21 de setembro de 2009 nos dias úteis das 14:00 às 22:00 horas

O quê???? exposição “Cartografias” Arte Contemporânea & Literatura
da artista Cláudia Regina Telles
Quando??? abertura 08 de setembro de 2009 às 20horas
Onde??? Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim
Rua Gregório Diegoli, 35 - Brusque - SC, 88351350 - (47) 3355-9033

Período de visitação??? 08 a 21 de setembro de 2009
Horários de segunda à sexta-feira, entre 14h e 22h

Informações
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br fotos e textos no blog http://www.cláudia/reginatelles .blogspot.com/

“Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”,

recebi na escadaria do prédio histórico os alunos da 4ª de uma escola pública municipal de Itaipava bairro rural de Itajaí... e ali teci as recomendações para visitação à exposição Cartografias...

apeciação da obra "Cartografia do dia"

apreciação de "Cartografia dos Opostos I"

“Cartografias de Encontros com a Arte”

Para esta exposição a artista promove “Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”,
e a programação é direcionada ao público das escolas públicas que deverão realizar agendamento prévio.
Os encontros acontecerão nos dias 10 e 17 de agosto de 2009
(segundas-feiras) das 14h às 15h e 15:30h às 16:30h .
O evento oferece visita à Exposição Cartografias, monitorada pela artista e arte educadora autora da exposição, seguida de conversa sobre o tema, ilustrada por vídeos
e imagens de artistas visuais contemporâneos e a partir obras da exposição.
“ Cartografias “ estará no Hall da Biblioteca e pode ser visitada até dia 29 de agosto de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 19h e aos sábados das 08h às 12h.


“Cartografias de Encontros com a Arte”
recebeu a visita em 17 de agosto de 2009
os alunso da 4ª E.B. Francisco Celso Mafra


falas sobre meus estudos sobre desenho, sobre as cartografias...

o olhar atento e a mente aberta para as novas percepções...
as perguntas espocam daqui e dali...
ávidos com tantas novidades... possibilidades da arte contemporânea
os alunos expressão através das suas perguntas todas seu interesse pelo universo da arte...
das suas possibilidades de expressão do ser...
visite o orkut:
e confira outras imagens da exposição e seus desdobramentos

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cartografias expostas na Biblioteca Municipal de Itajaí


“CARTOGRAFIAS”exposição de arte contemporânea e literatura
Cláudia Regina Telles

a exposição reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos em pesquisa sobre linguagem e poética...
a poética da artista versa sua expressão sobre diversos materiais, tecido, tela, papel de desenho e cartão...

a exposição estárá disponível de 06 a 29 de agosto em dias úteis
das 08:00 às 19:00 horas e aos sábado das 08:00 as 12:00 horas
no Hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar
Norberto Cândido Silveira Júnior

juntamente com a exposição a artista promove no auditório da Biblioteca:

“Cartografias dos Encontros com a Arte”
Programação

10 e 17 de agosto de 2009 (segundas-feiras)

“o desenho nas poéticas contemporâneas ”

Visita à Exposição Cartografias monitorada pela
artista e arte educadora Cláudia Regina Telles
seguida de conversa sobre o tema ilustrada por imagens de
artistas de renome na história das Artes Visuais
e a partir de imagens das Cartografias

Horários: 14h às 15h e 15:30h às 16:30h

hall e auditório da Biblioteca Pública Municipal e Escolar
Norberto Cândido Silveira Júnior
Rua: Heitor Liberato, 1.100 - Vila Operária - Itajaí – SC

agendamento de escolares3348-3322 e 3348-0038
www.biblioteca.itajai.sc.gov.br
e-mail – biblioteca@itajai.sc.gov.br

informações sobre a programação:Ateliê Clara Lua cheia – (47) 9159-4220
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

as viagens aos Territórios Poéticos através de Cartografias...



“Cartografias”, a exposição de Arte Contemporânea e Literatura deCláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, que depois de algumas andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 3 anos.

A Exposição “Cartografias”, reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética.
A exposição apresenta obras realizadas entre 2007 e 2009, e misturam literatura e artes visuais ; frutos do processo investigativo sobre o desenho, o traço, a linha, o manuscrito, a palavra, suas formas, suas histórias e significados, a escritura, suas formas, seus contornos e sua poesia.
Os textos ou poemas-imagens são construídos a partir de uma escrita fluída, como a da escritura de cartas, de diários ou mesmo percepções/composições poéticas.
Cartografia é a arte ou a ciência de produzir mapas.
As cartografias de Cláudia Regina compõem com palavras/linhas, percursos poéticos, nos quais a trajetória da escrita desenha formas abstratas, que remetem à imagens de mapas/cartografias, que nomeia a exposição e também às séries. Cada série versa sobre um tema e recebe um título relacionado, como “Cartografias Íntimas” ou “Cartografia: Território Poético”.
poética visual da artista traduziu sua expressão sobre/através de diversos materiais, superfícies como tecido, tela, papel de desenho e cartão e a própria parede do espaço de exposição.
As obras são abertas a interação através que acontece através da lupa, recurso mediador e que auxilia na leitura dos textos, na percepção dos traços da escritura e da tessitura das superfícies.
“Cartografias” foi exposta durante 15 dias em maio de 2009, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, neste período aconteceu “Cartografias de Encontros com a Arte”. A exposição foi pretexto para conversas temas pertinentes as artes visuais, durante quatro encontros. “O Desenho nas poéticas contemporâneas ”, “Performance Cartografia da Escritura” , Exibição filme documentário “O Mistério de Picasso “ “Pesquisa de Materiais nas Poéticas contemporâneas”.
No mês passado “ Cartografias “ foi montada no Hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, de Itajaí., e juntamente a artista promoveu “Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”, programação direcionada ao público das escolas. O evento ofereceu visita à Exposição Cartografias, monitorada pela artista e arte educadora autora da exposição, seguida de conversa sobre o tema, ilustrada por vídeos e imagens de artistas visuais contemporâneos e a partir obras da exposição.
E em setembro “Cartografias”, exposição estará aberta à visitação de 08 a dia 21 de setembro Espaço de Exposições do Núcleo de Cultura da ASSEVIN, de Brusque.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bibliomúsica... dá o tom na abertura de Cartografias


um espaço no cotidiano para arte... bem no meio da biblioteca...


uma das atendentes me contou que um garoto, passou uma tarde inteira com a lupa na mão, viajando pelos territórios poéticos... no desenho das palabras... nas linhas do desenho que elas criam... nas paisagens abstratas das cartografias que construí...

labor da arte...

montagem... labor da arte...
trabalho para transformação do espaço espositório...


sexta-feira, 31 de julho de 2009

“CARTOGRAFIAS” Abertura 06 de agosto às 18hs


Exposição de Arte Contemporânea e Literatura
Cláudia Regina Telles

a exposição reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética... as obras são frutos do processo investigativo sobre o desenho... o traço... a linha.... o manuscrito...
a palavra... suas formas... histórias e significados...
a escritura... seus percursos e contornos... melindres e sutilezas...
abertura 06 de agosto as 18:00 horas

no hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar
Norberto Cândido Silveira Júnior
Rua: Heitor Liberato, 1.100 - Vila Operária - Itajaí – SC

a exposição estará disponível até 29 de agosto em dias úteis
das 08:00 às 19:00 horas e aos sábado das 08:00 as 12:00 horas
juntamente com a exposição a artista promove no auditório da Biblioteca:
“Cartografias dos Encontros com a Arte”
Programação

10 e 17 de agosto de 2009 (segundas-feiras)

“o desenho nas poéticas contemporâneas ”

Visita à Exposição Cartografias monitorada pela
artista e arte educadora Cláudia Regina Telles
seguida de conversa sobre o tema ilustrada por imagens de
artistas de renome na história das Artes Visuais
e a partir de imagens das Cartografias

Horários: 14h às 15h e 15:30h às 16:30h


hall e auditório da Biblioteca Pública Municipal e Escolar
Norberto Cândido Silveira Júnior
Rua: Heitor Liberato, 1.100 - Vila Operária - Itajaí – SC

agendamento de escolares

3348-3322 e 3348-0038
www.biblioteca.itajai.sc.gov.br
e-mail – biblioteca@itajai.sc.gov.br

informações sobre a programação:

Ateliê Clara Lua cheia – (47) 9159-4220
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exposição Cartografias promove um encontro com a arte



Inicialmente os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola Pedro Paulo Philippi, de Itajaí, Santa Catarina, chegaram meio desconcertados ao saguão da Prefeitura Municipal. Eles paravam em frente às obras da exposição Cartografias e não entendiam muito bem qual a proposta da artista Cláudia Regina Telles. Lupas dependuradas nas paredes e vários mapas não muito familiares recheados de palavras. Até que Cláudia se apresenta e promove um encontro com a arte.

Na noite de terça-feira, 26/05, os alunos de geografia e artes que fazem parte do projeto Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), participaram de uma aula de campo com a professora de artes, Jussara Malburg. Eles visitaram a exposição “Cartografias”, composta por série de obras da artista Cláudia Regina Telles. A mistura de literatura e artes plásticas a primeira impressão provocou estranhamento, mas conforme Cláudia foi explicando os seus processos construtivos, que são reflexos de sua própria inquietude existencial, “tudo foi ficando mais claro”, como diz o estudante e motorista, Reginaldo Reymond.

Cláudia possui formação acadêmica em letras e artes cênicas, mas mostrou que é uma artista completa. Seu conhecimento e sensibilidade em tentar transpor ao papel poesia em desenho emocionou os alunos. Como muitos estudantes fazem a disciplina de geografia, eles viram através das cartografias um pouco das primeiras experiências de produção de mapas, narradas pelos navegadores aos escritores e desenhistas que ficavam em terra. Ou seja, muitas pessoas que produziam os mapas jamais tinham estado no local que desenhavam e a imaginação florescia nos desenhos. Esta é uma das percepções de Cláudia sobre sua obra.

Para a aluna e comerciante Lenir Lígia, a partir do bate-papo com a artista ela pode observar a exposição de outra forma. “Tudo no início parecia um monte de letrinhas na parede, mas quando ela falou da proposta, dos sentimentos transferidos para o papel tudo foi sendo esclarecido”. Cláudia afirmou que a cartografia funciona como uma descoberta de si mesmo e que é preciso observar com lupa, como um segundo olho, atento, para ver profundamente tudo que cada pessoa nos seus traçdos.

Em uma conversa informal Cláudia falou sobre a arte contemporânea e citou o alemão Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus na segunda metade do século XX. Assim como a artista catarinense, Beuys trabalhou diversas técnicas e suportes, incluindo escultura, performance, vídeo e instalação. São dele as frases: "Toda a gente é um artista", "Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade" e "Tornai os segredos produtivos". Assim como Cláudia Regina Telles, todos os presentes puderem se sentir artistas também. Ela encerrou o encontro com a música “Caçador de mim”, imortalizada na voz de Milton Nascimento, mas composta por Luís Carlos Sá e Sérgio Magrão.

Últimos dias da exposição

Na próxima quinta-feira, 28/05, às 19h30min, outro encontro como este deve acontecer e vai contar ainda com a participação da artista e arte educadora Rosane Martins Fernandes. Será discutido o tema “Pesquisa de Materiais nas Poéticas Contemporâneas”. Ao final de todos os encontros será disponibilizado um certificado de participação de oito horas.

Hoje, quarta-feira, 27, às 19h acontece a exibição do documentário “O Mistério de Picasso”, do diretor Henri Georges Clouzot. O filme apresenta o processo criativo de Picasso na década de 50. Esta película faz parte do tesouro nacional do governo francês devido ao teor de sua obra, pois todas as ilustrações realizadas pelo artista durante as filmagens foram destruídas logo após o término das gravações.

Mais informações sobre a exposição Cartografias
Segundo a artista Cláudia Regina Telles seus trabalhos são “frutos do processo investigativo sobre o desenho, o manuscrito, o traço, o espaço, a escritura, assim como o uso da palavra, da linguagem poética, seus contornos, melindres e sutilezas”.

A exposição Cartografias é composta por séries de obras de diversos tamanhos e suportes, elas foram realizadas entre 2007 e 2009. São poemas de escrita fluída, ou seja, composições poéticas ou de natureza psicológica. As palavras não necessitam de narrativa linear, mas são transcritas em forma de desenho e remetem à imagens de mapas. Para compor as obras foram utilizados diversos materiais, como telas, tecido, papel cartão e até a própria parede da galeria.

A idéia da exposição se consolidou com a obra “Cartografia” produzida especificamente para a mostra Pretexto Arte Contemporânea do Sesc, realizada entre os dias 07 e 30 de abril na prefeitura. Esta cartografia desenho/instalação contém três metros quadrados, foi composta diretamente no painel/parede da estrutura. “Este trabalho é único, tem caráter performático, efêmero e só existe naquele espaço”, completa Cláudia. Todas as obras podem ser conferidas até o dia 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí. A exposição conta com apoio da Fundação Cultural de Itajaí.
Serviço
O quê: Programação especial da exposição “Cartografias” da artista Cláudia Regina Telles
Quando: de 25 à 28 de maio (segunda à quinta-feira), a partir das 19h30min. Na quarta-feira o horário previsto é 19h.
Onde: Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí - Rua: Alberto Werner, 100 - Vila Operária - Itajaí/SC
Período de visitação: de 14 até 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 21h

Informações e agendamento de escolas e grupos
Contato: Ateliê Clara Lua Cheia - (47) 3248-2184 ou 9159-4220
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br

Fotos: Cláudia Regina Telles e Simone Castro
Texto: Simone Castro
Jornalista - DRT SC 03440 JP
Fones: (47) 8422-6733 e (47) 3344-0191
E-mail e MSN: simonecastro81@gmail.com

Exposição Cartografias.... oferece...

“Cartografias de Encontros com a Arte”
25 a 28 de maio de 2009

Programação gratuita

quarta-feira – 27 de maio as 19:00 - Auditório Prefeitura
Exibição filme documentário “O Mistério de Picasso “
Direção: Henri Georges Clouzot - Duração: 75minutos
Ano: 1955 - edição restaurada em magnífico P/B

O Mistério de Picasso

Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês (As Diabólicas, O Salário do Medo), está fazendo um filme.
Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade.
Para o filme, o mestre criou 20 telas.
Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real.
Quando o artista decidiu pintar em óleo,
Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion.
Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado.
O governo francês declarou em 1984 este documentário um tesouro nacional. O velho lobo do mar Jules, ajudante de Jean, percebe a situação e sai em busca de Juliette.
Aclamado pela crítica mundial como um dos mais belos e poético filme já realizado. Último filme dirigido por Jean Vigo, considerado o Rimbaud do cinema.
Duração de 75 min. em edição restaurada em magnífico preto e branco.

terça-feira, 26 de maio de 2009

“Cartografias de Encontros com a Arte”



“CARTOGRAFIAS”


Exposição de Arte Contemporânea e Literatura

Cláudia Regina Telles

 
“Cartografias de Encontros com a Arte”

25 a 28 de maio de 2009


Programação gratuita

terça-feira – 26 de maio as 19:30 horas

 
“Performance Cartografia da Escritura”

Diálogos sobre processo de composição da exposição artista e arte educadora

Cláudia Regina Telles


Ateliê Clara Lua cheia - (47)  9159-4220e-mail