quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Lapsus..


Passa o tempo
e no decorrer
a vida acontece
e ainda que nada se saiba
gerou
a arte
ainda que oculta
materializa a Alma
lhe dá uma existência 
e vibra...






sexta-feira, 25 de outubro de 2013

as Teias no Provocações Urbanas...


I PROVOCAÇÕES URBANAS 
aconteceu no dia 19 de outubro a partir das 9 horas estava na rua, em pleno sábado nas lidas da tecitura de Teias, instalação realizadas na esquina Rua Hercilio Luz com avenida 7 de setembro, em frente ao Clube Guarani e na praça Vidal Ramos atrás da Igrejinha da Imaculada Conceição e no canteiro central da travessia Igreja Matriz e Rua Hercílio Luz... 
O Projeto de Intervenção Urbana “Teias” tem caráter performático,
 com os fios rabisco no ar um desenho que se expande em linhas que ligam, 
conectam e formam armadilhas pra capturar a poesia e as humanidades do urbano. 
 a pergunta do dia: qual o significado desta Teia? 
a que respondia:
 "o significado só você pode saber através de suas próprias referências e imaginação criativa"... 
foi a resposta, rsss
 
A presença do desenho tecido na rua convida ao corpo-a-corpo com a arte, 
com a paisagem; enreda o olhar e o torna partícipe do trabalho 
e suas possibilidades de simbolização.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

participarei do I Provocações Urbanas...

ProvocacoesUrbanasSite02

 O “I Provocações Urbanas” é um evento interdisciplinar de arte na rua, que tem como proposta deslocar as pessoas de seu movimento cotidiano, e infiltrar na rotina uma dose inesperada de poesia em suas mais diversas manifestações.

A curadoria e organização do evento é feita pelo Eranos Círculo de Artes de Itajaí, que priorizou manifestações de arte que utilizem o meio urbano como matéria prima para criação artística, causando provocações inesperadas e corrompendo de certa forma o ritmo urbano.
Durante uma semana a cidade será tomada por diversas expressões e movimentos artísticos, todos, com caráter de intervenção.
_________________________________________

PROGRAMAÇÃO

17/10 – Quinta-feira
Instalação Urbana TEIAS | Claudia Regina Telles
O Projeto de Intervenção Urbana “Teias” tem caráter performático, com os fios rabisco no ar um desenho que se expande em linhas que ligam, conectam e formam armadilhas pra capturar a poesia e as humanidades do urbano. A presença do desenho tecido na rua convida ao corpo-a-corpo com a arte, com a paisagem; enreda o olhar e o torna partícipe do trabalho e suas possibilidades de simbolização.
Sobre a artista: Percursos poéticos-estéticos de Cláudia Regina Telles, artista se considera poeta que busca expressão em diversas linguagens artísticas. O movimento da performance, do desenho e da palavra são elementos recorrentes em diversas séries da poética realizadas pela artista, que já participou de 15 exposições coletivas e realizou 14 exposições autorais onde assina a curadoria e expografia.
15h Abertura do Evento | Jazz ´n Loft
O cenário urbano será palco e partitura para a expressão musical do Trio Jazz´n Loft. Os contornos, as vias, as sonoridades, o transeuntes, todos serão inspiração e estarão incorporados ao trio, que se mostra em consonância aos significados, e cria, ao ritmo da cidade.
Sobre o trio: Com formação autêntica de um grupo de Jazz: Guitarra, Bateria e Contrabaixo, e com uma sonoridade sofisticada e interativa, o repertório do grupo abrange clássicos do Jazz/Blues norte-americano, apresentando temas de Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Thelonius Monk, Charlie Parker, entre outros consagrados jazzistas. Jazz’n Loft é formado por Ozeias Rodrigues (guitarra), Mário Jr. (bateria) e Duda Cordeiro (contrabaixo).
19/10 – 9h – Sábado
A Tempestade | Leandro Maman
Instalação performática de rua em que a desconexão com os estados in-natura é retratada através da interação do performer com sons. Os ciclos são ignorados enquanto a figura do homem de terno e gravata se move linearmente. A performance é um desdobramento do capítulo “O sonho” de Ronin Luz e Sombra.
Sobre o artista: Formado em Design Industrial (UNIVALI – 2005), atua com teatro em Itajaí desde 1997 e como designer desde 2000. Artista interdisciplinar com incursões em vídeo, fotografia, poesia, artes plásticas e teatro. Sócio fundador do Eranos Círculo de Arte, desenvolve pesquisas na área da interação entre ator e aparatos multimídia.
22/10 – terça-feira
Instalação Urbana ME ADD. | Vê Domingos
O Exagero do uso das redes sociais, a dependência de aparelhos eletrônicos que mantenham a pessoa conectada a rede de computadores mundial. A falsa idéia de tentar “aproveitar” todas as possibilidades de interação em contra ponto ao afastamento das pessoas próximas. Não se tem tempo para mais nada a dança oferecida pelas redes tem dado o tom e o andamento da vida. Não se trata de alienação em não usar as redes, mas sim, trazer à tona o equilíbrio e a consciência que temos que dominar as mídias e não sermos dominados por elas. Talvez estejamos necessitados de revisitar valores mais simples de convivência e interação.
Sobre o artista: Músico, Compositor, artista plástico tem sua base na pintura e no desenho e no estudo da figura humana em seus gestos – A música tem ocupado seu tempo e quase todo espaço, porém uma forma de arte assim, mais direta, além de ser um mundo novo cheio de desafios sedutores, tem uma dinâmica que lhe permite manter-se ativo no universo das artes visuais. “Me interesso em toda forma de expressão” Vê Domingos.
24/10 – Quinta-feira – 15h
O Jardim de Abel | Sandra Coelho
o espaço urbano torna-se lugar de cultivo e resgate da imagem primordial da sabedoria do eu. o gesto de doação do fruto da natureza da vida .é preciso que o outro venha até mim, e que eu me estenda até o outro para que a ilusão da separação se quebre. a performance expressa imagens que dialogam com símbolos antigos, com espaços individuais e coletivos de troca, e relações como possibilidades de construção da identidade.
Sobre a artista: Psicóloga de orientação Junguiana e integrante do Eranos Círculo de Arte. Estuda Mitos, Alquimia, Sonhos e Processos Criativos. Trabalha com, e para pessoas há 12 anos na busca da expressão da alma. Também é devota da poesia, e dialoga a vida em verso e prosa. Pesquisa a relação entre ser humano e tecnologia, ancestral e contemporâneo, e orgânico e digital. Transita por diversas expressões artísticas e por diferentes pensares.
25/10 – Sexta Feira – 18h30min
A Confissão de Agatha – Parte 1 | Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea
Espetáculo teatral sobre o tema da intimidade do performer na cena e a potência política do corpo no contexto contemporâneo. Discutimos a noção de ação e sua operação na atualidade. Existem possibilidades de uma efetiva ação cultural e política hoje em dia, ou tudo que fazemos termina sendo reciclado pela lógica infinita do consumo? O projeto reúne o Grupo Experiência Subterrânea com o pesquisador espanhol Oscar Cornago que tem desenvolvido uma extensa investigação sobre o real e o ficcional na cena contemporânea.
Atuação – Lara Matos | Direção – André Carreira | Texto inspirado em Agatha de Marguerite Youncenar – Experiência Subterrânea | Apoio teórico – Óscar Cornago | Realização – Grupo Teatral Experiência Subterrânea
Sobre o grupo: Desde sua fundação, em 1995, o Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea tem desenvolvido um rigoroso trabalho centrado nos limites do ator, e na experimentação com o espaço cênico. O Grupo (E)xperiência Subterrânea tem concentrado seu trabalho no estudo dos elementos de risco físico na cena teatral e na construção de procedimentos expressivos/criativos do ator bem como na experiência de um teatro de invasão da cidade.
26/10 – Sábado – 11h
Bloco: Tirocínio para ação coletiva.
A cidade é um campo de batalha, esquinas são trincheiras, sinais vermelhos um bloqueio. Os corpos que circulam são parte constituinte desse arranjo, desavisados formam um exército sem rumo, armados apenas com as ruínas do que eles mesmos construíram, sem saber onde estão e o que devem atacar.
Sobre o grupo: O ERRO nasceu no ano de 2001 em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. Em seu currículo, o ERRO Grupo conta com prêmios e a circulação de seu trabalho por mais de 60 cidades do Brasil, além de viagens internacionais apresentando-se em Nova York, Austin, Buenos Aires e Bogotá. Entre os prêmios e incentivos recebidos destaca-se a o edital PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL (2010 – 2012), Premio FUNARTE Myriam Muniz (2006, 2007, 2008), Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua (2009 e 2012) e participação no Palco Giratório 2004 do SESC.

12h Debate sobre arte na rua.

Sobre o Eranos Círculo de Arte - produtor e idealizador do Provocações Urbanas, é um coletivo de artistas de Itajaí/SC que produz e pesquisa arte, e interfaces entre teatro de rua, teatro de animação, performance, vídeo, fotografia, poesia, projeção digital e interferências urbanas. Também pesquisa processos criativos, linguagem onírica e mitologia. Fundado em 2010 como ‘Coletivo Terceira Margem’, alterou sua denominação em 2013 para ‘Eranos – Círculo de Arte.’
A palavra Eranos significa Banquete. Um banquete onde não existe um anfitrião a prover os alimentos, mas onde todos contribuem com o alimento. A essência de Eranos, é de um encontro de pensamento imaginativo-criativo, científico, onde é possível com que cada pessoa ofereça algo de sí-mesmo: uma palavra, um pensamento, uma canção, uma taça de vinho, ou apenas a mente aberta. Também é a designação de um grupo de pensadores dedicados ao estudo da espiritualidade que ocorre em Ascona – Suiça, desde 1933.
Projeto contemplado pelo Edital de Eventos Comunitários de Itajaí
Realização: Eranos Círculo de Arte
Patrocínio: Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí
Apoio: SESC
Informações: contato@eranos.com.br | 47 9924.8581/ 9975.7270

sábado, 14 de setembro de 2013

Projeto de Intervenção Urbana "Teias"

ao passar pela Rua Hercílio no Centro de Itajaí Luz
 em frente da casa da Cultura.


Este Projeto de Intervenção Urbana Teias é uma idéia de 2010 que só agora encontrou o momento pra sua realização neste 2013, instaladas na Exposição Arte na Cidade (fevereiro na Casa da Cultura e cercanias do centro de Itajái e na terça-feira dia 10 de setembro, como manifesto alguns minutos antes da abertura da XV edição Cidade revelada Cidade Criativa - Arte na Cidade
fora da programação mas em sintonia com o pensar que traz o evento e em outubro participarei do Projeto Provocações Urbanas.


O conceito de Teia de Relações que dá suporte as teorias da comunicação e outras ciências e práticas de grupo, me inspirou a visualizar coloridas teias espalhadas por lugares de passagem na cidade.

terça-feira, 28 de maio de 2013

dia no ceramista...

A idéia foi lançada nas redes sociais, a proposta é que hoje dia 28 de maio de 2013, que cada ceramista abrisse o atelier para comemorar este dia, com ações em mídias e visitas aos atelies, conversas sobre processo e muito mais...
  
com certeza foi um movimento que colocou o povo a pensar e saber sobre cerâmica!!!
fiz minha parte, rrsss, a pessoa que participou da vivência no ECEPS
e que fez esta mascara disse que não mexei com argila desde o jardim de infância...

SINTO GRATIDÃO A VIDA PELA OPORTUNIDADE

terça-feira, 26 de março de 2013


A EXPOSIÇÃO COLETIVA ARTE NA CIDADE ficará aberta até dia 05 de abril 
sempre das 8 as 22 horas na Casa Dd Cultura de Itajai,
 vá espia se nutra com cores, formas e idéias através de trabalhos dos artistas 

Claudia Regina Telles, Diego Diart, Fernando Pauller, 
Kim Kauã Cunha Coimbra, Lallo Bochino, Leandro de Maman e Sandra Coelho, 
Lígia Spernau, Lilian Martins, Lindinalva Deolla, Luis Felipe Berejuk, 
 Mauro Sérgio Santos, Nivaldo Kloppel, Rafaelo de Góes, 
Roberto Bocchino, Rosiane Domiciano Serafim, Silvana Annes, 
Silvestre João de Souza Júnior e Vê Domingos.


A mostra reúne grafite de galeria, instalações, intervenções, pintura, fotografia escultura, desenho...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

abertura Exposição Pretexto Arte na Cidade

A Casa da Cultura de Itajaí, sempre foi um espaço que convergia da arte e cultura local
 A mostra reúne trabalhos que nos comove a sensibilidade 
 com o artista Mauro Sérigo Santos  
   com a fotógrafa Priscila Ferreira 

muitos encontros confraternizaram mais este encontro de vida e arte na Casa da Cultura

fotografias por Mauro Sergio dos Santos

 A exposição estará disponível a visitação até o dia 22 de março, na Casa da Cultura Dide Brandão, situada à Rua Hercílio Luz, n. 323, Centro de Itajaí/SC

Montagem Teia na Galeria I da Casa da Cultura de Itajaí

ontem, 19 de fevereiro durante a montagem da Teia 
que integra a exposição Pretexto Arte na Cidade, 
enquanto tecia, ouvia ao fundo o som das aulas de piano 
e todos aqueles antigos, 
foi lindo ser conduzida a memórias de outros tempos, 

a Casa da Cultura de Itajaí, 
aos poucos vai retomando a vida...
 façamos parte de novo desta bela 



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Exposição Pretexto - A Arte na Cidade


 No dia 19 de fevereiro de 2013, a Galeria de Artes da Casa da Cultura Dide Brandão receberá uma nova exposição: "Pretexto - A Arte na Cidade", a abertura será às 19 horas.
A exposição é dos artistas Adrian Guzmán, Claudia Regina Telles, Diego Diart, Fernando Pauller, Kim Kauã Cunha Coimbra, Lallo Bochino, Leandro de Maman e Sandra Coelho, Lígia Spernau, Lilian Martins, Lindinalva Deolla, Luis Felipe Berejuk, Magru Floriano, Mauro Sérgio Santos, Nivaldo Kloppel, Rafaelo de Góes, Roberto Bocchino, Rosiane Domiciano Serafim, Silvana Annes, Silvestre João de Souza Júnior e Vê Domingos.
 O projeto Pretexto é composto por três etapas de oficinas, nas quais o assessor promove a troca de experiências entre os artistas, discute questões relativas ao circuito de arte no país, retoma a importância da feitura do portifólio do artista, e finaliza com orientações que norteiam o processo de curadoria e montagem. Os artistas desenvolvem uma obra específica para o projeto, montam a exposição no espaço definido pela unidade.


 A exposição ficará aberta ao público durante um período aproximado de 30 dias. A partir da abertura, são oferecidas visitas guiadas com monitores capacitados e programação paralela, uma parceria entre a Fundação Cultural, SESC Itajaí e Univali.


 Os objetivos da exposição são: Fomentar o circuito local de artes visuais; Preparar os artistas para receber curadores em seus ateliês; Difundir a obra artística local para a comunidade de cada cidade. 

A mostra permanece aberta para visitação até o dia 22 de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão está localizada na Rua Hercílio Luz, 323 Centro.

Tecendo teias pela cidade

Pretexto - A Arte na Cidade do SESC abre dia 19 de fevereiro de 2013, na Galeria de Artes da Casa da Cultura Dide Brandão, participo com uma intervenção urbana e esta espalhada pela cidade a partir de hoje.
rua, andei as voltas com a intervenção urbana que apresento na Exposição Arte da Cidade instalei em diversos pontos nas cercanias da Casa da Cultura, estar ali compondo algo na rua, com as interações é muito vivo
alguns os registros do processo de instalação e montagem da da primeiras teias...


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pretexto Arte Cidade 2013


A convite de Ane Fernandes, participei no dia 29 de janeiro de 2013, da primeira reunião de curadoria do Pretexto Arte Cidade, promovida anualmente pelo SESC.
Na Casa da Cultura, os artistas apresentaram seus quereres e propostas de trabalhos para a exposição que será aberta dia 19 de fevereiro nas galerias e no entorno da Dide Brandão com intervenções urbanas e interações.

Apresentei duas propostas uma que dá sequência a poética das cartografias (2007 a 2010) onde brinca com os conceitos de território, palavra e memória. E outra proposta que será instalada em vários pontos da cidade, em espaços inusitados onde o trabalho de natureza mais lúdica e poético envolve a imaginação e a invenção do olhar do transeunte.

Aguarde novas sobre este processo criativo e imagens do processo de montagem da exposição.

Participarão desta exposição artista como Mauro Sérgio dos Santos, Nivaldo Kloppel, Silvestre João de Souza Júnior, Lindinalva Deolla, Silvana Annes, Fernando Pauler, Vê Domingos, Lilian Martins e Terceira Margem... 

Cartografia Território Poético


Lançado no dia 04 de dezembro de 2012 dentro da programação da reabertura da Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí/SC, o Catálogo 12ºSalão Nacional de Artes de Itajaí "Poéticas pessoais em construção" com curadoria de Josué Mattos e Ricardo Rezende e realizado em 21 de junho a 22 de julho de 2010.

o trabalho selecionado foi a instalação"Cartografia: território poético",  escrita-desenho sobre tela de algodão, está registro do trabalho na pg 40 do catálgo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Exposição Projeto Pretexto Fotografia do SESC Itajaí 2011


Desde o abril  artistas residentes em Itajaí, participam das conversas e debates propostos por Lela Martorano artista visual e pesquisadora residentes em Florianópolis, assessora do SESC para o Pretexto 2011 de Itajaí.

O Projeto Preteto é composto por três etapas de encontros, nas quais Lela promoveu a troca de experiências, através do portifólio de cada artista, levantou questões pertinentes a linguagem, no caso desta edição do Pretexto a FOTOGRAFIA, e todo esse processo caminhou para orientações que norteiam o processo de curadoria e montagem da exposição.


Os artistas desenvolvem uma obra específica para o projeto, ou é pinsada uma obra do portfólio que dialoga com os demais trabalhos, com o espaço expositivo definido construindo coletivamente um conceito, uma proposta para a exposição.

Exposição Projeto Pretexto Fotografia do SESC 2011 abre dia 1º de Junho acontece na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí, a abertura da exposição "PRETEXTO FOTOGRAFIA" promovida pelo SESC, à partir das 19h.
A exposição é resultado de uma série de encontros dos artistas participantes com a curadora Lela Martorano.
Participam da exposição os artistas Cláudia Regina Telles (obra corpo de memórias), Lilian Barbon (obra Cicatriz), Nubia Abe (obra (de)for(mar) ), Odécio Adriano (obra Calamidade Inaudita), Silvestre J. S. Júnior (flamboyant na paisagem) e Leandro De Maman (obra Bruxa Luz), esse último fará uma ação performática/ fotográfica que ocorrerá somente na abertura.
As obras ficaram expostas até o dia 24 de junho das 9 às 19h.
Endereço: Rua Tubarão, nº 305 - Bairro Fazenda - Itajaí - SC. Informações: 47 3348 9291 - 3349 1665.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Projeto Pretexto do Sesc 2011

Desde o abril participo com outros artistas residentes em Itajaí, das conversas e debates propostos por Lela Martorano artista visual e pesquisadora (Florianópolis), assessora do SESC para o Pretexto 2011 de Itajaí.
(Cláudia, Leando, Odécio, Silvestre e Lela no SESC em 09 de abril de 2011)
O Projeto Preteto é composto por três etapas de encontros, nas quais Lela promoveu a troca de experiências, através do portifólio de cada artista, levantou questões pertinentes a linguagem, no caso desta edição do Pretexto a FOTOGRAFIA, e todo esse processo caminhou para orientações que norteiam o processo de curadoria e montagem da exposição.
(Cláudia e Lela no SESC em 09 de abril de 2011)
Os artistas desenvolvem uma obra específica para o projeto, ou é pinsada uma obra do portifólio que dialóga com os demais trabalhos, com o espaço expositivo definido construindo coletivamente um conceito, uma proposta para a exposição.
(artistas no espaço expositivo)
A exposição do Pretexto Fotografia Itajaí 2011 terá abertura no dia 1º de junho e fica disponível até 31 no Espaço expositivo da Casa da Cultura Dide Brandão, na sede provissória que fica na Rua Tubarão.
 
em breve estarei postando convite da exposição...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais em Itajaí

Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais

Participei junto com outros artistas do encontro no dia 27 de abril de 2011, no endereço provisório da Casa da Cultura Dide Brandão, no encontro com o artista joinvilense, Carlos Franzoi, curador da edição de 2011 do projeto Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais, na região Sul, e visita a cidade para conhecer os trabalhos dos artista de Itajaí e Balneário Camboriú.

Franzoi apresentou o vídeo institucional do Projeto Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais e contou como funciona a seleção e curadoria para a edição 2011.

O artista catarinense selecionado em outra edição do Rumos Artes Visuais, contou sua experiência e estimulou os artistas locais a inscreverem projetos de arte contemporânea no edital deste ano e orientou quanto a elaboração das propostas enquanto visualizava o portifólio ou imagens de trabalhos de cada artista.

Agora temos até 29 de maio para compor projeto e realizar a inscrição

Para inscrições e informações acesse: itaucultural.org.br/rumos

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exposição Viver e Morrer em Itajaí

 
VIVER e MORRER em ITAJAÍ


Uma cidade com porto é sempre instigante. Isso porque o mar, talvez o elemento que tenha gerado mais metáforas na história da linguagem, torna-se o espaço para a chegada e a partida do Outro. É como se a cada dia um pedaço da cidade pudesse nascer e se desfazer feito brumas. “Viver e Morrer” é o título desta exposição. Pois aqui, em Itajaí, a experiência da vida e da morte é contígua, sendo que o histórico da zona portuária e das enchentes são apenas alguns exemplos.
De uma parte, surge o Coletivo Terceira Margem a encenar este limiar em “Rounin”. Projeções audiovisuais realizadas no dia da abertura desta exposição tematizaram o samurai (personagem simbólico que encarna a narrativa sobre a morte e o suicídio no Japão).
 
Cláudia Telles, por sua vez, apropria-se do batimento cardíaco para produzir desenhos em que a presença da linha não é apenas um grafismo, mas também o sinal de que ali a vida pulsa.
 
Silvestre João de Souza Júnior tem uma vida inteira dedicada às artes na cidade, seu trabalho é infindável. Nesta exposição, comparece com uma obra apresentada na exposição “A Poética da Morte na Cultura Brasileira” realizada no Museu de Arte de Santa Catarina no ano de 2001.
Beto Bocchino fotografa inúmeras fechaduras e pelo procedimento da série constitui sua poética.
De outra parte, encontram-se trabalhos cuja leveza torna-se estandarte àquilo que é vivo: Lilian Martins dedica traços à sua cadela chamada “Violeta”. A relação entre a artista e o animal faz surgir desenhos com extrema delicadeza.
Rudi Scaranto Dazzi é aquele que domina o espaço e o torna outro por meio da intervenção no vazio. Arquiteto de formação, Rudi constrói um projeto improvável no espaço de exposição, utilizando-se de materiais reutilizados.
Por fim, destaca-se o sentido de vida presente nos trabalhos da Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Rio Itajaí-Açu: o humor quase insano travestido de pintura, um coletivo tresloucado que vê tudo das alturas, como se estivessem nas asas de um aeroplano (afinal, como dizia o poeta Paulo Leminski: “Essa vida é uma viagem pena eu estar só de passagem”).


Fernando Boppré
Fevereiro de 2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Matéria sobre a Vozes do Barro na TV Futura

No dia 14 de janeiro o jornalista Almeri e o cinegrafista Juliano da TV UNIVALI, em visita ao Ateliê Cerâmica Alquímica, puderam conhecer o trabalho que realizamos.
A visita aconteceu para composição de uma matéria a ser veiculada no Jornal da TV Futura
O percussionista Chico Pretto, ilustra o vídeo com a percussão dos udus e comentários sobre o uso do instrumento na suas experiências musicais e nós pudemos contar um cadinho do que sabemos e impregnamos na argila ao confeccionarmos os instrumentos da Vozes do Barro.
Silvestre ao modelar um Gathan em frente a Câmera, pode contar um pouco da ciencia cerâmica que envolve a feitura do instrumento e em minhas falas contei um pouco sobre as origens dos instrumentos musicais cerâmicos que realizamos no Ateliê e que compõe o catálogo da Vozes do Barro, voce pode conferir a modelagem de uma ocarina e histórias através do link

Jornal TV FUTURA exibido em 03 de fevereiro de 2011.
confira a matéria no link:  http://www.youtube.com/watch?v=FO8dKKCwmNo
e se desejar deixe um comentário

Silvestre João & Cláudia Regina

VOZES DO BARRO - Instrumentos Musicais Cerâmicos
ciência e arte a serviço da música
Itajaí, Santa Catarina, Brazil
vozesdobarro@gmail.com 47 – 8424-0717
 http://vozesdobarro.blogspot.com/

domingo, 23 de janeiro de 2011

Livro "Itajaí 150 anos" do fotógrafio Azor de Oliveira

O livro traz fotografias e texto que conta e registra "um percurso poético de Cláudia Regina Telles”, a vivência e a poética do trabalho em artes visuais que realiza através da escrita-desenho apresentada em Itajaí, Brusque, Joinville, nas séries da Exposição Cartografias de 2009.
Na página 172 do Livro você tem 2 dos trabalhos da série "cartografias dos opostos" (2009) e na página 173, um breve texto (traduzido para o espanhol e inglês) traça um perfil da artista e dos percursos da poética visual, a sua escrita-desenho e registra os eventos de artes visuais que pretigiaram seu "labor d´arte", que chegou até Lisboa, Portugal em março de 2010.

Você poderá conferir fotos e aspectos da história, trabalhos de grupos de dança e teatro, espaços culturais, músicos, artesãos e artistas visuais registrados pelo fotógrafo e editor paulista Azor de Oliveira, "Itajaí 150 anos", lançado no final do ano de 2010.

O livro "Itajaí 150 anos" foi distribuído pelo patrocinadores do projeto e órgãos públicos o utilizam como divulgação da cidade para visitantes. Os exemplares pode ser encontrados para compra pelo valor de 100,00 reais, nas livrarias de Itajaí: Casa Aberta (rua Lauro Muller, Centro) e Páginas (rua Brusque dentro do Angeloni no Centro)

http://claudiareginatelles.blogspot.com/2011/01/fotografias-e-breve-texto-um-percurso.html