quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Leitura Crítica da Mídia: Quem controla a mídia no Brasil?



O Media Ownership Monitor responde a seguinte pergunta: Quem controla a mídia em seu país?

A pluralidade da mídia é um elemento chave da democracia porque uma imprensa livre, independente e diversa reflete a variedade de opiniões existentes em uma sociedade. A concentração no mercado de mídia impede a pluralidade e dá aos proprietários dos meios de comunicação uma influência desproporcional na formação da opinião pública.

Um dos maiores obstáculos na luta contra a concentração da propriedade da mídia é a falta de transparência sobre quem são seus donos. Ao chamar atenção para isso e criar uma base de dados com informações a respeito das empresas e de seus proprietários, o MOM pretende dar maior transparência à questão. É este o objetivo do projeto: ampliar a transparência. E, assim, tornar possível a cobrança dos atores políticos e econômicos para que respondam a pergunta: Quem controla a mídia?

O MOM é um projeto global. Com uma metodologia padrão, desenvolveu uma ferramenta de mapeamento que gera um banco de dados disponível publicamente, com detalhes sobre os proprietários dos maiores veículos e grupos de mídia, além de suas relações políticas e interesses econômicos. A informação é publicada em um site, em inglês e na língua local, e constantemente atualizada. O projeto também fornece uma contextualização de cada país, assim como uma análise de seu mercado de mídia e o marco regulatório do setor.

O MOM foi criado e implementado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), uma organização internacional de direitos humanos cujo objetivo é defender direitos humanos, em particular a liberdade da imprensa e o direito de informar e ser informado em qualquer lugar do mundo. No Brasil, foi realizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A pesquisa foi feita, até agora, na Colômbia, Cambodja, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Peru, Filipinas, Mongólia, Sérvia e Ghana. Este ano, além do Brasil, o MOM investiga o mercado de mídia na Albânia e no Marrocos. A iniciativa é financiada pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

O Brasil está em 103º lugar em uma lista de 180 países no Índice Global de Liberdade de Imprensa 2017, uma pesquisa realizada pela Repórteres Sem Fronteiras.

Para defender a transparência na propriedade da mídia, o MOM fornece dados, contexto e análises sobre quem são os proprietários da mídia.