sábado, 11 de outubro de 2008

Verão Antárctico











Olá a todos!








Tem sido um periodo muito ocupado. Nestes meses, tem havido numerosas viagens em trabalho que tempo tem sido escasso. Férias nem vê-las mas quando se gosta do que se faz....








Após Junho, fui a uma fantástica conferência que reunia, pela primeira vez na história, cientistas que trabalham no Árctico com aqueles que trabalham no Antárctico, na conferência IASC/SCAR (International Arctic Science Council/ Scientific Committee for Antarctic Research), em St. Petersburgo. Ai tive 5 apresentações, que incluia falar com os grandes responsáveis pelo Ano Polar Internacional, falar sobre a minha ciência, do nosso trabalho educacional em Portugal e numa workshop sobre jovens cientistas e o seu papel na ciência polar. Foi uma semana muito ocupada mas muito boa.








No fim de Julho fui ao ESOF 2008, uma conferência europeia que reune cientistas de topo, politicos e os media. O grande objectivo é por up-to-date sobre os presentes desafios que a ciência europeia atravessa. Foi fascinante conhecer vencedores do Nobel, membros do parlamento europeu, e conhecer alguns dos cientistas espanhois que fazem ciência polar. A convite do International Programme Office do Ano polar internacional, apresentei as razões do sucesso de Portugal no Ano Polar, que correu muito bem.








Em Agosto e Setembro foi voltar a Inglaterra, onde em Cambridge passei o Verão a analisar amostras recolihdas no úlitmo cruzeiro na Antárctica. Estive particularmente interessado em avaliar diferenças entre a distribuição e biologia de espécies de peixe polares, pois alguns deles são muito pouco conhecidos mas que têm um papel importante no ecosistema marinho.








Agora é regresso a Portugal por uns tempos....