Sunday, June 27, 2010

Frase deste domingo

"Conhecimento, cultura e criatividade não apenas não se esgotam, como são os únicos recursos que se renovam e se multiplicam com o uso. Divido com você uma maçã, temos metade cada. Divido com você meu conhecimento e temos o triplo: o seu, o meu e o que resultou da interação."

Lala Deheinzelin, em seu artigo "Economia criativa e a reinvenção da economia", publicada em Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações.

Encontros nesta Lua Cheia de junho

Há cerca de cinco anos conheci a Renata Ventura. Ela apareceu na abertura da minha exposição de fotografias sobre a Índia e Nepal, lá no espaço Shivaita Yoga, do querido André Mayer. Depois viramos mitras no curso de Iyengar do Kalidas e, hoje, tenho a honra de fazer um treinamento com ela lá no Yoga Flow, desenvolvendo conjuntamente as percepções e os avanços nesse caminho, principalmente na arte de ensinar o yoga que vai além das posturas físicas.

Ontem, aconteceu a inauguração oficial do espaço dela, batizado de Iyengar Namastê e o do maridão Mário Reinert, Astanga Namaskara . Sri Govinda conduziu uma cerimônia de fogo, rolou quitutes do WHEAT Organics (um pão de queijo com tomate seco maravilhoso!) e reencontro de bons amigos, como a Valéria, Ricardo, Fátima e a Marcinha. Quem mora no Brooklin ou nas redondezas, apareça para fazer aulas lá! Muito orgulho deles.

Aniversário da Cilenita Marcondes! Minha mega-master-plus amiga do coração completa hoje mais um ano de vida! Rolou , ontem, um barzinho absolutamente animado (Squat, nos Jardins). Tentei refletir quando conheci a Cilene, o que já fizemos juntas, mas a importância da nossa amizade chega ser atemporal. É como se sempre existiu e como se não fosse permitido destacar nenhum grande momento pois todos eles, até mesmo os cafezinhos com bobagens no antigo escritório da Triple Comunicação, consagraram-se preciosos. A vida é o que a gente se permite experimentar, acolher, questionar, conhecer, conquistar e abandonar. Cilene me ajuda a lembrar de tudo disso. E vice-versa.

Para ela e para você, que casualmente chegou até aqui, dedico essa reflexão escrita pelo lama tibetano Tarthang Tulku, um dos meus mestres espirituais.

Feliz Ano de Novos Começos, Ci!

"All that is really ours is in our heads and hearts. Our most precious and hard-won possession is our years of living, learning and experiencing. No luxury can compare to the satisfaction that comes from a clear mind and a body vibrant with good feelings.

When we develop a deep appreciation for the riches we bear within ourselves, we can draw upon an open store-house of satisfaction in our later years", Tarthang Tulku, in Knowledge of Freedom (pg. 231)

Saturday, June 26, 2010

Um presente

Compartilhamos as fotos da viagem a Cananeia e fiquei encantada com o olhar fotográfico da amiga Diana Sampaio. Essa sequencia aqui é toda dela. Revela muitas cores, movimentos e cenas descontraídas, capturadas sem serem notadas.

Eu recebi a minha aí de cima como um lindo presente, que me ajudará a lembrar essa volta de barco tocando a água salobra. Feeling the blessings of the nature.
O alongamento da professora Wanda para esvaziar a bota.
Grubba, Hugo e João. Em clima de Copa do Mundo.
As piadas do Trigo, ah, as piadas do Trigo ...
Um sábado matinal, silencioso, na comunidade quilombola Mandira.

Fotos by Diana Sampaio, Cananeia (SP), junho 2010

Da série... Pare o Mundo que Eu Quero Descer

"Julgamento de 23 anos tem pena de 2 anos

Em 1984, um vazamento de gás em uma fábrica de pesticidas matou 15 mil pessoas na cidade indiana de Bhopal, em um dos maiores acidentes industriais da história. Esta semana, depois de 26 anos, oito antigos empregados foram finalmente condenados. A pena: 2 anos de cadeia.
A sentença aplicada por negligência - equivalente à de um acidente de trânsito no país - teve repercussão negativa na Índia, onde 150 mil doentes ainda recebem tratamento por causa do desastre.

Os sete réus que sobreviveram aos 23 anos de julgamento, hoje na casa dos 70 anos, ainda pretendem recorrer da sentença."

Não consta na matéria, mas vale lembrar que a empresa norte-americana Union Carbide foi a responsável pela tragédia. Hoje, a fabricante de produtos químicos é uma das subsidiárias da Dow Chemical Company, que (adivinhem!) não quis assumir o passivo ambiental.

Notícia publicada no O Estado de S.Paulo, 9/06/10, Caderno Internacional A15
Foto retirada do blog Indolink Consulting

Sunday, June 20, 2010

Cananeia, litoral paulista

Conheci a primeira Reserva Extrativista de Desenvolvimento Sustentável estabelecida no Estado de São Paulo, no Quilombo Mandira, em Cananeia.

A visita faz parte do conteúdo do curso de pós graduação Meio Ambiente e Sociedade, que faço na Fundação Escola de Sociologia e Política de SP. Acima, com Fabi e Paulitcha. Abaixo, almoçando com Chico, líder comunitário do Mandira e o casal chuchuzinho Fábio e Karina.

O João e sua viola. "Ando devagar porque já tive pressa..." Trilha pela Mata Atlântica.


Chegada ao mangue para conhecer a principal atividade da comunidade: a produção de ostras de forma ambientalmente correta, em viveiros, respeitando o período de reprodução.



Com o Horácio :)

Mangue.

Gargalhada gostosa do Chico.

Neste viveiro, as ostras passam por um período de engorda. Depois são coletadas e enviadas para a sede da Cooperostra (Cooperativa de Catadores de Ostras de Cananeia), onde passam por depuração (esterilizadas com água filtrada/UV) e vendidas.



Rolou sessão de degustação de ostras lá mesmo no mangue. (Eca)

Hugo, Fabi e Paulinha.




Com a professora Wanda Maldonado, Mara, Fabi e Paulinha. Pés no lodo do mangue.



E a volta, de barco. Natureza exuberante.


Fotos: Cananeia, por Carline Piva, 19 e 20 junho 2010

Neda Soltan

Voltando de Cananeia, bem em cima do horário do jogo do Brasil, aceitei o convite da Vivi para assistir a partida contra a Costa do Marfim em sua casa. By the way, ganhamos de 3 a 1.

Lá, notei uma edição da Carta Capital com a reportagem de capa falando do Irã, aliás, absolutamente bem escrita, vale muito a pena ler. Fiquei sensibilizada com o assassinato da estudante de filosofia Neda Soltan, durante um protesto contra as eleições iranianas. O texto falava que sua morte havia sido filmada e o vídeo tinha percorrido o mundo no youtube, em uma campanha em prol dos Direitos Humanos. Memorizei o nome da estudante e, agora em casa, decidi assistir o vídeo, o que raramente faço quando tem cenas tão trágicas e derramamento de sangue. Depois li sobre a sua história, quais foram as suas últimas palavras, de como virou um símbolo contra as atrocidades já cometidas durante o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O que mais me espantou, porém, foi que ela morreu há exatamente um ano, dia 20 de junho de 2009! Por que será que o seu drama, certamente revivido por milhares de pessoas, chegou até mim justo hoje?

Lembro do Lula chegando a Teerã para fazer negócios e sinto uma tristeza imensa por esse início de parceria internacional. O respeito aos Direitos Humanos deveria ser premissa básica antes da assinatura de qualquer contrato.

May peace and justice prevail in Iran.

Monday, June 07, 2010

Segunda, em que a felicidade vai desabar sobre os homens

Após dias lentos, de febre e dores por todo o corpo por conta dos efeitos colaterais da vacina contra a gripe suína, me sinto renascendo novamente. Dias sofridos, mas, felizmente, impermanentes!

Segunda-feira com gosto de Novos Começos, ao som de Mônica Salmaso...


"Menina amanhã de manhã
Quando a gente acordar quero te dizer
Que a felicidade vai desabar sobre os homens

Vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens

Na hora ninguém escapa
Debaixo da cama, ninguém se esconde
A felicidade vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens

Menina, ela mete medo
Menina ela fecha a roda
Menina não tem saída
De cima, de banda ou de lado

Menina olhe pra frente
Menina, todo cuidado
Não queira dormir no ponto
Segure o jogo, atenção de manhã

Menina a felicidade
É cheia de praça, é cheia de traça
É cheia de lata, é cheia de graça

Menina a felicidade
É cheia de pano, é cheia de peno
É cheia de sino, é cheia de sono (...)"

Se você não conhece a música, clique para ouví-la ao vivo, na Sala São Paulo.

Que tenhamos uma segunda, cheia de sono e felicidade ;)

Foto by Carli, Yoga Pela Paz 2008

Saturday, June 05, 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 2010, não há como dissociar a data com a catástrofe ambiental provocada pela explosão de uma plataforma da British Petroleum, no Golfo do México. Mais de 45 dias da tragédia e ainda não encontraram solução técnica para conter totalmente o vazamento.

Penso no quão confiante somos nessas regras de segurança que teoricamente são seguidas. Imagina só se fosse um acidente envolvendo energia nuclear. Quem pode dar 100% de garantia que não haverá falhas?

Foto: Pássaro coberto de óleo na Luisiana, publicado pelo terra.com