quinta-feira, 20 de junho de 2019
ccc@crack.2019
Posted by MMMNNNRRRG at 09:55:00 0 comments
Labels: eventos internacionais, gonçalo duarte, rui moura
terça-feira, 18 de junho de 2019
Orientais fofinhos?
Atenção, aviso à leitura deste "post"! Estamos num nível alto de "fofura"! Aliás, isto já é META-fofura! Os trabalhos da chinesa Nhozigra tem aparecido em Portugal através dos esforços de Ema Gaspar, primeiro importando (aló aló serviços de alfandega!) zines dela para feiras de edição independente e depois elaborando aquela que foi até agora a exposição de ilustração mais importante do ano - Sunshowers (Ler Devagar, Lisboa; Jan'19).
Foi na última Feira Morta (última? a final?) que adquiri algumas publicações totalmente loucas pelos materiais diferentes dos de cá (Europa), pela cores, pelo trabalho manual, zeus, sei lá, pela "cuteness" Pop estranha. Desculpem só agora divulgar aqui o trabalho da autora mas entretanto, como sabem, quase deixei de escrever neste blogue, passando os escritos pró jornal A Batalha. Convenhamos, isto é demasiado "cute" para se escrever num jornal de revolucionários de barba rija - de macho ou de trans em processo, tanto faz.
A dúvida fica sempre, isto é bizarro porque vem do outro lado do planeta (sim, enquanto dormimos, bilhões de chineses estão acordados!) ou porque a artista é mesmo fórex? Logo a matar, nem sei intitular os zines dela, estão em chinês (que chinês?). Um deles (imagem de cima) tem um formato de uma lagarta (fofinha, claro) e alberga três mini-BDs sobre coisas simples da vida, como comer "noodles", as vinhetas/ BDs são rodeadas por cores estrambólicas, qual bandeira Pace from Hell. Porquê? Porque não?
Outro objecto é em formato de borboleta ou será uma vagina em RGB? Outro é tipo "pop-up" e com uma BD tão tótó que não me atrevo a descrever para não passar um momento ridículo. Seja como for, tudo isto é irresistível! Pega-se num destes objectos com um sorriso na cara e um coração a bombar pelo inesperado. Como é que isto é possível!? Um chamamento antigo da infância feliz? O açúcar cheios de E's tornam-nos idiotas? Não sei, não deixo de pensar em paralelos como os trabalhos da Jucifer ou Mariana Pita, duas autoras que por detrás de uma certa inocência gráfica e produção de objectos além de BDs e zines (vejam as bonecadas e objectos de Nhozigra, sff) escondem esgares bem maduros, malandros e perversos. Na China será diferente?
Posted by MMMNNNRRRG at 16:03:00 0 comments
Labels: zines
domingo, 16 de junho de 2019
clica para ficar maior e perceberes onde vale a pena ir este ano à Babilónia do Livro
Posted by MMMNNNRRRG at 09:16:00 0 comments
Labels: eventos
quinta-feira, 13 de junho de 2019
ccc@feira.da.alegria
Posted by MMMNNNRRRG at 11:26:00 0 comments
domingo, 9 de junho de 2019
Askar, o General /// ESGOTADO
A Chili Com Carne sempre que se aproxima da América do Sul para justificar a sua denominação gastronómica acaba sempre por ser uma acção associada à El Pep. Foi assim com a antologia luso-brasileira Seitan Seitan Scum e é assim com o livro de BD Askar, o General, estreia da Dileydi Florez, autora natural da Colômbia. O livro foi lançado na El Pep Store & Gallery [Lx Factory, Alcântara], no dia 4 de Abril de 2015, contou com a presença da autora e uma exposição de originais.
Florez (1990) é ilustradora e designer, estudou Design no IADE e Ilustração Artística na Universidade de Évora. Em 2013/14 foi bolseira e finalista do curso de Ilustração e Banda desenhada no Ar.Co. Actualmente vive e trabalha em Lisboa. Esta sua primeira obra de banda desenhada é inspirada em iluminuras persas e gravuras japonesas, e é um prelúdio para um álbum ilustrado (por publicar). O trabalho concorreu ao Toma lá 500 paus e faz uma BD! e apesar de não ter ganho, a sua qualidade gráfica convenceu a Chili com Carne a publicar o livro.
32p. 21x27cm p/b, capa a duas cores - ISBN: 978-989-8363-31-2 - 500 exemplares - Apoio do IPDJ
pode ser que encontrem ainda alguns exemplares na Tasca Mastai, FNAC, Mundo Fantasma, Bertrand, BdMania, Utopia, LAC e Tigre de Papel.
Exemplos de páginas do livro:
Sara Figueiredo Costa in Blimunda
Nomeada para Melhor Publicação Independente e Melhor Desenho Central Comics 2016
Posted by MMMNNNRRRG at 10:10:00 0 comments
Labels: 500 paus, dileydi florez
sexta-feira, 7 de junho de 2019
quinta-feira, 6 de junho de 2019
Fábio Zimbres em Portugal até 6 de Junho
Esse cara aí, é nem mais nem menos mas o grande FÁBIO ZIMBRES!
Artista Gráfico único no Brasil e mais outro pedaço do Mundo bem grande, editor omnisciente (era ele o responsável pela revista ANIMAL : FEIO, FORTE, FORMAL!), autor de BD desigual e pessoa incrível e légau!
Para quem tem olhos - ou seja, quem comprou o Sírio - já sabe que o próximo volume da colecção RUBI é Música para Antropomorfos, um trabalho sinergético com a banda Mechanics.
Atenção que 300 exemplares apenas vai ter a oferta do CD Music for Antropomorphics dos Mechanics, editado em parceria com a Zerowork Records!!
E então? O homem tem o seguinte plano de actividades:
- 6 de JUNHO
De resto, em Beja foi assim (fotos de Cecília Silveira):
Posted by MMMNNNRRRG at 15:01:00 0 comments
Labels: cecilia silveira, eventos, fábio zimbres, marcos farrajota, RUBI
ccc@tinta.nos.nervos
Posted by MMMNNNRRRG at 10:35:00 0 comments
Labels: andré ruivo, eventos
QCDA #2000 ESGOTADO
Cover - Hetamoé |
Sketch - Sofia Neto |
Embrenhadas em procuras, vagueando fora do tempo, as Quatro Chavalas do APOPcalipse [Sofia Neto, Silvia Rodrigues, Hetamoé e Amanda Baeza]
vêem os percursos cruzarem-se, conjuradas pela Chili Com Carne.
Desse encontro resulta o QCDA#2000, uma antologia de BD em formato A3. Tal como no QCDA #1000, que o precede, cada uma encontra em quatro páginas o espaço para mostrar a sua procura, seja ela de uma identidade dupla, de sobrevivência de sentido num mundo próximo da ruína, de verdade entre aqueles que não a querem ver ou de amor entre bosques densos em que a voz se perde.
ver todo o zine:
Posted by MMMNNNRRRG at 10:33:00 1 comments
Labels: amanda baeza, hetamoe, QCDA, silvia rodrigues, sofia neto
QCDA #2000 SOLD OUT
Cover - Hetamoé |
Sketch - Sofia Neto |
Still with burning fingers from the bonfire, Sofia Neto, Silvia Rodrigues, Hetamoé and Amanda Baeza grubbed up carbonized remains of old stories.
And they say
"We are not looking for treasures or answers."
Oh! Their efforts and wanderings may seem so futile! Purposeless at first, and even their flesh garments meaningless! But look further. Yes. Look thoughtfully. Even without a battle or mission there is an incorporeal ambition in them. They know that nothing rises from rotten bodies.
Maybe you still can find some copies @ Ediciones Valientes (Spain), Fat Bottom Books (Barcelona), Orbital (London), Quimby's (Chicago), Seite (Los Angeles) and Floating World (Portland)
Posted by Amanda Baeza at 10:00:00 2 comments
Labels: amanda baeza, hetamoe, QCDA, silvia rodrigues, sofia neto