27 November 2009

DENTE-DE-LEÃO


Dente-de-Leão é o nome comum das várias espécies que fazem parte do género botânico TARAXACUM, doa quais esta erva é mais popular. Também denominada taracaxo, amor-de-homem, salada-de-toupeira ou amargosa, o dente-de-leão é uma planta herbácia, conhecida pela sua cabeça, que facilmente é levada pelo vento, espalhando as suas sementes.

A origem do seu nome significa "erva amarga" que se refere ao seu sabor, muito semelhante ao da Chicória. Pode-se encontrar o dente-de-leão um pouco por todo o mundo. É bastante utilizada no campo espiritual e medicinal.

Espiritualmente, esta planta é conhecida por trazer ESPERANÇA. É até mesmo indicado tê-la em casa. Por sua vez, no campo medicinal é famosa pelas propriedades tónicas que a tornam eficaz para purificar o sangue, facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso é diurética, laxante, e vital para os problemas de figado e vesícula. Quando tomada em forma de chá é óptima para os casos de dificiência cardíaca e hipertensão.

Esta planta deve ser cultivada num clima ameno, de baixas altitudes e é resistente a geadas. Prefere solos drenados e não precisa de muita água. A colheita das suas folhas, flores e frutos pode ser realizada em qualquer altura do ano. As flores são de uma côr amarela intensa, sem centro e brotam de folhas que são compridas e ricas em nutrientes. O caule é ligeiramente ramificado, de cor avermelhada, e contém uma seiva que, apesar de irritante e venenosa, é muito usada no tratamento de problemas cutâneos.

O dente-de-leão também possui vantagens para o seu lar: ao usar as suas raizes para tingir tecidos, vai conseguir tonalidades alaranjadas e rosadas. Aliada à sua beleza, esta planta é óptima para ajudar a emagrecer e a combater a celulite mais incrustada. Para problemas de acne, use compressas diariamente. Ajudam a limpar a pele.

TEMPERO ENERGIZANTE
Rale 5 amêndoas sobre 20gr de Dente-de-leão e adicione óleo de noz.

SUMO ANTI-OSTEOPOROSE
125gr de nabo
125gr de cenoura
125gr de bróculos
1 mão cheia de folhas de Dente-de-leão
175gr de maçã
Esfregue bem a casca do nabo e da cenoura. Esprema todos os ingredientes e, de seguida, bata o sumo no liquidificador com alguns cubos de gelo. Sirva num copo alto e acrescente as folhas de Dente-de-leão.

CHÁ DIURÉTICO
Ferva 1 litro de água e coloque 10gr de folhas de Dente-de-leão logo de seguida. Tape e deixe apurar durante 10 minutos. Coe e beba uma a duas chávenas por dia.

SUMO TÓNICO DE DENTE-DE-LEÃO
4 colheres sopa de abacate
1 laranja pequena
1 colher sobremesa de Dente-de-leão
1/2 limão
1 colher chá de mel
Ferva 1 chávena de chá de água. Retire do lume, coloque numa panela e acrescente o Dente-de-leão. Tape a panela e deixe arrefecer. Misture o chá com os restantes ingredientes e bata tudo num liquidificador. Beba de seguida.

17 November 2009

CARQUEJA


É uma planta a quase todos os climas. É de fácil cultivo e não necessita de cuidados especiais. A melhor forma de ser consumida em CHÁ e infusões tendo efeitos benéficos ao organismo.

É para quem sofre de retenção de liquidos. Ajuda a eliminar toxinas e na digestão de alimentos, pois estimula a secreção da bilis. O chá é indicado para problemas estomacais, de figado, vesísula, pedras nos rins, retenção de liquidos, prisão de ventre e para desintoxicar o organismo. É um excelente auxiliar nas dietas e para quem quer reduzir as taxas de açucar no sangue.

Estudos realizados com o chá desta planta comprovaram que o seu consumo regular reduz os niveis de glicose no sangue. Uma ajuda para quem sofre de diabetes. A Carqueja ainda possuiu um óleo essencial, rico numa substância chamada Carquejol que combate vermes, virus e fungos, um reforço a mais às defesas naturais do organismo.


USOS:
Na saúde - ajuda na má digestão, prisão de ventre e diarreia. Combate a gastroenterite, anemia, gripe, febre, fraqueza e mau estar. Tem ainda a capacidade de proteger o figado contra a acção nociva do álcool.

Na beleza- em forma de chá, ajuda a emagrecer juntamente com um regime alimentar adequado.

Contra-indicações - deve ser evitada em grávidas e lactantes. Em doses excessivas pode fazer baixar a tensão arterial.

Aqui vos deixo algumas receitas benéficas de Carqueja:

CHÁ DE CARQUEJA DIURÉTICO
1 chávena de chá de água quente com 1 colher de chá de carqueja. Deixar fazer esta infusão por 5 minutos. Coe e adoce a gosto. Eu pessoalmente sou da opinião de que qualquer chá se deve beber sem qualquer tipo de adoçante e se tiver de o fazer o melhor é a utilização de MEL.

CHÁ PARA MÁ DIGESTÃO
1 colher sopa de talos frescos de Carqueja picados
2 folhas frescas de Boldo
1 litro de água
Coloque as ervas num recipiente e despeje a água a ferver. Abafe por 5 minutos, espere até ficar mais morno e coe. Tome até 3 chávenas ao longo do dia.

CHÁ PARA CONTROLAR A GLICEMIA
Ferver 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja em 1 litro de água durante 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 chávena 3 vezes ao dia.


03 November 2009

ERVA LIMEIRA

É uma planta muito confundida com a Erva-Cidreira, pois ambas são plantas consideradas cidreiras (relação com a cidra, fruta semelhante ao limão). Porém as plantas possuem diferentes propriedades e podem ser identificadas: a erva Limeira tem folhas compridas e finas, já as folhas da erva Cidreira são ovais, pequenas e serrilhadas, lembrando a Hortelã. As suas folhas, quando amassadas, exalam odor de limão.

É bastante usada para combater dores de cabeça, febre e aliviar dores e cólicas menstruais e intestinais pois possui uma acção analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos musculos e previne as convulsões). Trata o Herpes, melhora a digestão, reduz gazes intestinais, intensifica o sono e melhora a sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição. Pode ser utilizada contra or problemas de circulação e celulite,utilisando massagens com óleo. Contra insectos e traças, pode-se utilizar o seu óleo (conhecido como Citronela Indiana e óleo Citronela da Índia).


USOS
Na Saúde: reafirma a pele. Melhora as condições de quem tem pele oleosa e transpiração escessiva. Também é util em casos de fadiga mental e stress.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado para o fabrico de sabonetes, óleos de massagem e perfumes.


Contra-Indicações: a Erva Limeira é contra indicada para grávidas e lactentes. Utilize o óleo em pequenas quantidades.




RECEITA: Frutos Grelhados com Erva Limeira



Ingredientes:
1 fatia de melão em pedaços
1 papaia cortada aos pedaços
2 ameixas cortadas sem caroço
1 pêssego cortado em pedaços
12 morangos
4 caules de Erva Limeira com extremidades afiadas
Gelado de fruta forte para servir

Para a Marinada:
4 colheres de sopa de sumo de lima
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de Xarope de Boldo (folhas de plátano)
2 colheres de sopa de vodka

Preparação:
Misture os ingredientes da marinada. Coloque as frutas numa tigela e deite por cima da marinada. Tape e deixe por uma hora. Retire as frutas com uma escumadeira e espete pedaços alternativos nos caules da erva limeira. Guarde a marinada. Grelhe a fruta por 8 minutos, virando e regando com a marinada, até a fruta alourar e ficar ligeiramente chamuscada. Sirva com gelado de fruta.

02 November 2009

CALÊNDULA

Oriunda da Europa Meridional, a Calêndula pertence à mesma família das Margaridas. Está directamente relacionada com o sol, pois é uma planta que abre as pétalas ao nascer dos primeiros raios de luz e fecha-as ao anoitecer.
Os romanos chamaram-lhe Calêndula, que significa calendário em latim, porque acreditavam que floriam no primeiro dia de cada mês. É uma planta muito cultivada para fins cosméticos e ornamentais, bem como para o fabrico de medicamentos. De côr amarelada com tons de laranja, a Calêndula é bastante conhecida pelo incomparável perfume e pelas folhas aveludadas. A planta pode atingir cerca de 50cm de altura e os seus caules são ramificados em duas hastes. As folhas interiores são carnudas, de uma côr verde claro.


USOS
Na saúde: é analgésico, anti-espamódica, anti-inflamatória, anti-séptica, anti-viral, bactericida, calmante, cicatrizante e tonificante para a pele. É eficaz em problemas de acne, alergias e queimaduras. É ainda indicada em casos de queimaduras solares, dermatite e feridas.

Na beleza: a sua infusão é óptima para aclarar o cabelo e para refrescar os olhos cansados.

Na cozinha: as suas folhas podem ser usadas em saladas e estufados, e as pétalas em pratos de peixe e saladas. Também dão côr ao arroz.

Contra-indicações: é contra-indicada para o uso interno durante a gravidez.


TÓNICO PARA A PELE:


Coloque de molho 30gr de flores secas de Calêndula em meio litro água fervida. Deixe por 20 minutos. Coe e coloque num recipiente com tampa. Use para limpar a pele.

30 October 2009

COENTROS

Originário da bacia do Mediterrâneo, onde eram utilizados por gregos e romanos em pratos e bebidas, os Coentros eram também utilizados pelos antigos egipcios para embalsamar os corpos. Na idade média, era cultivado nos jardins dos Mosteiros. Também conhecido por salsa árabe ou chinesa. Actualmente é cultivado um pouco por todo o mundo. Pelo nosso país utilizam-se as folhas na confecção de vários pratos.

As folhas dos Coentros embora se assemelhem muito às da salsa, são mais finas e aromáticas. o caule do coentro é fino e redondo, com muitas ramificações. Pode-se picar e usar em sopas e estufados.

USOS:
Na saúde: o Coentro é diurético, anti-espasmódico e anti-inflamatório. As suas sementes quando esmagadas são preciosas no tratamento de aerofagia (gases abundantes no estômago), falta de apetite, dores de caebça causadas por má digestão, histeria e gases intestinais.

Na cozinha: de preferência, as folhas desta planta devem ser utilizadas secas. O caule e a raiz, quando adicionadas aos alimentos, devem ser retirados antes de servir. As sementes moídas são excelentes para esfregar na carne de porco. Podem ser utilizadas em saladas, legumes, sopas, frutos do mar, carnes com sabor forte, peixe, guisados, molhos e arroz.

Contra-indicação: o chá de Coentros é contra-indicante para mulheres lactantes.


O Chá de Coentros é óptimo como chá digestivo!

20 October 2009

ALOÉ VERA

Oriunda do este e Sudeste africano, é uma planta pertencente à familia das Liliáceas. É também conhecida como Erva-Babosa e Babosa. Apesar de ser cultivada por todo o mundo, tem uma forte presença nos campos da Índia Ocidental e na costa da Venezuela. Dentre as suas variedades, conhecem-se mais de 200, embora nem todas sejam apropriadas para o consumo humano.

São constituidas por pequenos espinhos e é nas folhas que se encontra a seiva, que é óptima como hidratante e para aliviar queimaduras.

A raiz da Aloé vera é bastante ramificada, de uma cor castanha e muito forte, pois esta planta tem tendência para crescer em terrenos áridos.
A sua utilização em termos medicinais já é usada há muitos anos, especialmente para cuidar de problemas de pele. Na China é usado como principal ingrediente no fabrico de medicamentos.

Existem duas formas distintas na aplicação que resultam de dois produtos: o gel (extraido da folha) e o Aloés (um sumo desidratado da folha da planta). Diferentes produtos têm naturalmente, diferentes aplicações, contra-indicações e recomendações. A seiva, rica em água e polissacáridos, é um excelente hidratante, cicatrizante e emoliente (acalma a inflamação e a dor). Pode ser aplicada em queimaduras, feridas, eczemas e na psoríase, devido às suas propriedades imunomoduladoras (aumenta a resistência), anti-viral e anti-inflamatória. A seiva existe tmabém na forma de bebida, sendo benéfica no tratamento de úlceras, gastrites, inflamações da garganta, aftas e até do cancro.

Inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina (vitamina B3) que fortalecem o sistema imunitário, defendendo o organismo contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

É a melhor aliada para ajudar a ter uma pele luminosa. Esta planta também tem propriedades calmantes. Muitas pessoas com problemas de ansiedade recorrem a tratamentos complementados com Aloé Vera e sentem-se muito melhor. É importante, contudo, que o uso seja acompanhado por um especialista. De entre os seus outros inúmeros benefícios para a saúde, destacam-se a sua ajuda no combate de alergias, artrites, gengivites, diabetes, otites e conjuntivites.

USOS
Na Saúde: contribui para a saúde e higiene bocal, aumenta as defesas do organismo, ajuda a regular o peso e os niveis de energia, já que auxilia a libertação de toxinas. Ajuda também na digestão, auxiliando na absorção dos nutrientes ingeridos, aumenta a elesticidade da pele. As propriedades anti-inflamatórias actuam reduzindo a inflamação sem potenciar efeitos secundários. Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele.

Na beleza: o gel retirado desta planta funciona como boa loção solar, como creme hidratante caseiro e na preparação de shampôs, principalmente para ajudar no caso de irritação e coçeira no couro cabeludo.


Contra-indicações: nos casos em que existe obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa), apendicite, dor abdominal de origem desconhecida, hemorroidas, problemas renais, menstruação e em crianças menos de 12 anos de idade. A sua utilização não deve prolongar-se por mais de 8 a 10 dias consecutivos, sem acompanhamento médico,

ATENÇÃO: O Aloé não deve ser usado em simultâneo com medicamentos para o coração, diuréticos e corticosteroides. E não deve ser administrado durante a gravidez e no periodo de amamentação.



CREME ANTI-RUGAS


1 chávena de chá de creme hidratante para o rosto
3/4 de chávena de chá de gel puro de Aloé Vera


Misture os dois ingredientes e espalhe pelo rosto 1 vez ao dia. Se a sua pele for oleosa inclua no gel a polpa liquidificadora do Aloé Vera.


Pode guardá-lo no frigorifico num recipiente hermético até 2 semanas.

09 October 2009

ARRUDA

Devido às folhas bastante aromáticas, o seu subarbusto é cultivado por todo o mundo. Com uma haste lenhosa e ramificada desde a sua base, pode chegar aproximadamente 1m de altura. As folhas bastantes carnudas, compostas, atingem até 15cm de comprimento. As suas folhas são pequenas e amarelas. O fruto da Arruda pode ter 4 a 5 lobos, salientes e rugosos, que se abrem completamente.

OS SEUS PODERES
Na época do colonialismo, na África, surgiu uma crença popular em que os homens que usassem um galho de Arruda por cima da orelha espantavam os maus espíritos. Era, também, utilixada ba Grécia antiga para afastar doenças contagiosas. A Igreja Católica, de início, fazia raminhos de Arruda para salpicar os crentes com água benta. Quando misturada com outras flores ou ervas funciona como um poderoso componente de banhos, que muitos acreditam atrair sucesso e amor. Com rosas, permite que estas durem por um maior período de tempo. Empregada na saúde, tem bons resultados contra várias enfermidades porém, deve ser usada com precaução pois, em excesso, pode causar vómitos, sonolência, convulsões, hemorragias e abortos.


USOS:
Na Saúde: Análgésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, anti-nevrálgica, bactericida, calmante, cicatrizante. A Arruda é recomendável para conjuntivites e supressão da menstruação. Como chá é óptima para fins calmantes. Combate os piolhos.

Na cozinha: Em quantidades muito pequenas pode juntar-se a alguns molhos, para apurar o seu sabor

Contra-indicações: As grávidas não devem ingerir esta planta, pois é abortiva.

Para acabar com os piolhos junta-se 20g de Arruda a 1 litro de água. Junte tudo e deixe descansar por 5 minutos. Aplique no couro cabeludo e deixe por 20 minutos.

A infusão da Arruda é óptima contra o Acne. Junte 5g de folhas de Arruda com 100ml de água. Junte tudo e deixe ferver por 10 minutos. Aplique na pele e lave de seguida.

24 September 2009

ERVA DOCE

Conhecida como funcho a Erva-dpce é originária da Europa e Médio Oriente. Adaptada aos climas tropicais e temperado, ele precisa de um solo rido em húmus e iluminação para se desenvolver.

AS SEMENTES
A erva-doce é utilizada para a má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e como diurético. A razão desta planta ser tão benéfica ao aparelho gastrointestinal está nos óleos essenciais da sua composição. Eles estimulão as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, o que aumenta a salivação e as secreções pancreáticas, responsáveis pela digestão. Além disso, há um aumento dos movimentos peristálticos (as contracções involuntárias que empurram o alimento do estômago até ao intestino). Isso faz com que haja uma redução nos gases e facilidade para eliminar o bolo fecal.

Os óleos essenciais ainda auxiliam no tratamento de cólicas, os soluços e dilatam os vasos sanguineos reduzindo a pressão arterial elevada. Já os fitoesteróis da erva-doce, substâncias com uma acção semelhante à hormona do estrogénio, estimula a produção de leite.

USOS
Na saúde: Anti-espamódico, anti-inflamatório, digestivo, diurético e estimulante do aleitamento. As sementes ajudam a combater a flautulência e as raizes são boas para ajudar em problemas do aparelho urinário. Em forma de infusão, trata infecções bucais.

Na beleza: A sua infusão feita com sementes é boa para a limpeza da pele da face.

Na cozinha: Caules, folhas e raízes podem ser usados para dar sabor a saladas, bolos, pães, sopas ou molhos. Muito utilizado na cozedura das castanhas.

Contra-indicações: Pessoas com úlceras gásticas


Infusão para SPM
2 colheres (sopa) de sementes secas de Erva-doce

2 colheres (sopa) de ramos frescos de Alecrim

Meio litro de água

Mel a gosto

Leve os ingredientes ao lume para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel e tome até 2 chávenas (chá) por dia.

Contra-indicações: gestantes, diabéticos e pessoas com tensão alta não devem consumir Alecrim.

18 September 2009

SALVA

A denominação Salva deriva do latim "Salvere" que significa salvar. Este arbusto muito ramificado e com um cale lenhoso, pode chegar aos 60cm de altura. As folhas, de cor verde acinzentado, possuem uma superficie rugosa, e têm uma haste longa que as une ao caule. Agrupadas em espigas, as folhas têm tons de rosa, branco, azul ou violeta. A salva é bastante usada como ornamento pela sua aparência decorativa e cheio agradável.

É plantada em viveiros entre Janeiro e Fevereiro e em campo aberto entre Abril e Junho. A planta prefere o sol, pelo menos durante uma boa parte do dia, mas também pode estar a meia-sombra. A Salva necessita de solos secos, leves e bem drenados. No entanto adapta-se à grande parte dos solos, à excepção do seco. É resistente ao frio, embora prefira o clima ameno. Não necessita de muita água. Da planta, utilizam-se as sementes, as flores e as folhas que devem ser secas à sombra, num local bem ventilado. Devem ser armazenadas em potes de vidro fechados.

USOS:

Na Sáude: é anti-sudorifica, anti-inflamatória, desinfectante, anti-depressiva, anti-espasmódica, pode curar a inflamação na garganta, sinusite, dificil digestão, edema, infecções da boca, aftas, tosses e bronquites. É anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarreia. O chá alivia as gengivas inflamadas, além de estabilizar os diabetes os sintomas de menopausa. Diminui o suor excessivo e é restauradora de energis. É utilizada para combater tremores e vertigens,

Na beleza: A sua infusão é adstringente para a pele oleosa e um escurecedor de cabelos. Combate a caspa e inflamações do couro cabeludo.

Na cozinha: Usa-se para rechear aves, carnes de porco, pato e salsichas. Pode aromatizar um vinagre e é usado para fazer manteiga de ervas.

Contra-indicações: Não deve ser usado em casos de insuficiência renal, na menstruação ou amamentação: Pode causar um aumento da tensão arterial. Não deve ser tomada por mulheres grávidas e crianças.


INFUSÃO DE SALVA
5g de folhas
100ml de água
Ferva a água durante 10 minutos. Depois junte-lhe as folhas de salva.
Tome 3 vezes por dia.

08 September 2009

MEL & CANELA

A mistura de mel e canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.

A revista 'Weekly World New', do Canadá, na sua edição de 17/01/1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel, misturado com canela

DOENÇAS DO CORAÇÃO
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geléia. Ela reduzirá o colesterol das artérias e previnirá problemas no coração. Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.

ARTRITE E INFECÇÕES DE RINS
Misturar uma xícara de água morna com 02 colheradas de mel e 01 colherinha de canela em pó. Beber uma xícara de manhã e uma de noite. Se tomar com frequência pode até curar a artrite crônica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, 01 colherada de mel e meia colherada de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase já não conseguiam caminhar.

COLESTEROL
2 colheradas de mel com 03 colherinhas de canela misturados em meio litro de água.. Tomar 03 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10%, em duas horas. Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim.

CONSTIPAÇÕES OU GRIPES
Para curar completamente sinusite, tosse crônica e constipações comuns ou severas, misturar 01 colherada de mel com 1 colherinha de canela em pó e tomar com frequência.

DOR DE GARGANTA
1 colherada de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra. Tomar de 4 em 4 horas.

PERDA DE PESO
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água. Se beber todos os dias, reduz o peso até de pessoas muito obesas.

PERDA DE CABELO
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva (aqueça o óleo até uma temperatura suportável à pele), 01 colherada de mel e 01 colherinha de canela em pó, no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 05 minutos.

DOR DE DENTES
Fazer uma pasta com 01 colherinha de canela e 05 colherinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 03 vezes ao dia.

PICADAS DE INSETOS
Misture 01 colherinha de mel, 02 colherinhas de água morna e 01 colherinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

DIVERSOS
A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

OBSERVAÇÃO: O mel não deve ser fervido!

07 September 2009

LOURO

Usado na Grécia antiga para confeccionar coroas que premiavam o sucesso de herois nacionais, o Louro é actualmente utilizado na cozinha meditterânea e a medicina popular recomenda-o em caso de problemas digistivos.





Na Ilha da Nadeira, o óleo obtido da baga do Loureiro endémico é conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado de forma bastante eficaz localmente, como remédio caseiro para diversos males.




Pertencente à familia botânica das LAURACEAE, o Loureiro ou Louro é oriundo do Mediterrâneo e pode chegar aos 200m de altura. As folhas têm um odor muito peculiar, e são bastante utilizadas na culinária.


A medicina popular indica o chá das folhas de louro em caso de problemas digestivos. Além do Laurus Nobilis, existem duas espécies que são bastante semelhantes nos Arquipélagos dos Açores (L. Azorica), Madeira e Canárias (L. Novocanariensis).

É preciso, no entanto, ter bastante cuidado e atenção e não confundir o Louro com o Loureiro-rosa que serve unicamente para ornamentação. Este género de erva possui folhas e bagas tóxicas pelo que, se consumidas, podem causar sérios danos à saúde, levando mesmo até à morte, devido a problemas que podem atingir directamente o coração.
USOS:
NA SAÚDE: Num preparado de chá é benéfico no alivio de gases, problemas digestivos e mau hálito.

NA COZINHA: As folhas de louro podem ser utilizadas na culinária para dar um óptimo sabor aos cozinhados.

CONTRA-INDICAÇÕES: As grávidas devem evitar a sua ingestão.


CHÁ DE LOURO:
1 Colher de sopa de folhas de louro
1 Chávena chá de água

Coloque as folhas de louro num recipiente e junto sobre elas a àgua fervida. De seguinte tape e deixe a infusão por uns 10 minutos. Coe e adoce com mel, se necessário. Tome ainda quente!

03 September 2009

CHÁ DE MORANGO

Uma das minhas frutas favoritas são definitivamente os MORANGOS.

Sei que o Chá de Morango tem efeitos estrondosos na cura da infalamção dos rins, azia, diarreia, e reumatismo.

Tem poderes diurético, depurativo, contendo Cálcio e Vitamina C.

Fica óptimo quando misturado com Chá verde, pois este tem super propriedades medicinais.

Aproveitem o doce que esta fruta vos pode oferecer com todos os poderes que ela nos pode ajudar na nossa saude fisica.

CHÁS E GRIPES

Da mesma forma que falei no meu blog de Aromaterapia sobre gripes...(nomeadamente a que mais se fala agora a H1N1), acredito que TUDO se cura com um cházinho.



Como fã que sou de chás e do seu poder de cura, deixo aqui uma boa receita para curar aqueles sintomas mais desagradaveis que a gripe nos proporciona, mais nomeademente o cansaço fisico, as dores no corpo, o nariz sempre a pingar, as dores de cabeça, entre outros.
Esta receita é suberba para quem deseja o desaparecimento desses sintomas horriveis:



1 Gengibre fatiado
Casca de meio limão
1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã
1 colher de sobremesa de folhas secas de tomilho

Misturar todos os ingredientes e de seguida despejar a água quente por cima fazendo a infusão.
Consumir duas a três vezes ao dia.



AS MELHORAS!!!