
O historial do processo do Parque Mayer, agora outra vez muito falado porque Carmona e co-autores de ilegalidades vão ser julgados e porque Santana e os pagamentos a Frank Ghery vão ser investigados, está agora todo sintetizado neste sítio da CDU.
Candidatura de Santana Lopes ofende Lisboa
A CDU entende que a candidatura de Santana Lopes é uma afronta do PSD à Cidade e ao Poder Local.
(...)
2º A única força que se apresenta como uma efectiva alternativa, fundada e comprovada na realidade, à governação de Lisboa e à situação a que a cidade foi conduzida é a Coligação Democrática Unitária».
David Rua de Castro
Idade – 61 anos
Militante do PCP
Profissão – Mecânico Auto
Actividade Autárquica:
- Presidente da Junta de Freguesia da Charneca de 1998/2005
- Membro da Assembleia de Freguesia da Charneca
Actividade Associativa:
- Presidente da Assembleia Geral da União Desportiva da Alta de Lisboa (UDAL)
.
SIC também entra na
ilegalidade ao serviço
dos candidatos do PS e PSD
A CDU tentou saber junto da SIC se outras iniciativas informativas viriam completar esta em tempo imediato, de modo a garantir a igual oportunidade para o esclarecimento público ao primeiro candidato da lista da CDU – Coligação Democrática Unitária à Câmara Municipal de Lisboa – Ruben de Carvalho, como a lei exige.
Não lhe tendo dirigido o mesmo convite para estar no debate do “Jornal da Noite”, a SIC está necessariamente a ocultar as suas opiniões, projectos e críticas – que os cidadãos irão avaliar em sede de votação nas eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro.
.
(...) Pode ler a Nota na íntegra aqui.
Carta de protesto da CDU à Direcção da SIC
Na sequência da Nota anterior, a CDU dirigiu à SIC / Direcção de Informação a carta de protesto que pode ler aqui.
.
Queixa do PCP, enquanto membro da CDU, à CNE
Por outro lado, foi endereçada à Comissão Nacional de Eleições a queixa que pode ler aqui.
.
Queixa do PCP, pela CDU, à ERC
Finalmente, a queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Aqui.
.
-Vitor Agostinho
-Director-Geral da Voz do Operário
-57 anos
-Vice.Presidente. da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto
- Membro dos Corpos Gerentes em várias Colectividades
- Eleito Autárquico desde 1975
- Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora desde 1987
- Membro do Organismo de Direcção da Cidade de Lisboa do PCP.
Nota da Coordenadora da CDU de Alcântara
Apresentação de candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Alcântara
Realizou-se no passado sábado, 25 de Julho, pelas 17 horas, a apresentação pública dos candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Alcântara, no Jardim do Alto de St. Amaro, com a participação de cerca de 150 presenças.
(...)
Clique sobre o link azul aí em cima para aceder ao texto da Nota na íntegra.
.
«Resolver o problema do passivo da Câmara está no topo da lista, uma solução que para Ruben Carvalho está ainda longe de ser concretizada.
Estacionamento, transportes e reabilitação urbana seguem-se nas questões a resolver a que se junta a necessidade, diz o vereador da CDU, de romper com a "subserviência" de António Costa em relação ao poder central».
MENOS TRABALHO PARA OS TAXISTAS de LISBOA
O contingente de táxis vai aumentar. São mais 50 licenças a somar às já existentes
.
Dia 24 – 22h00 – Encontro com Juventude
Jardim da JF de Stª. Engrácia / Freguesia Stª.Engracia
Participa Tiago Saraiva ( Candidato na lista da CM)
Dia 25 – 10h00 – Visita à Freguesia do Beato
Bairros da Picheleira e Qtª.Ourives
Participa Anabela Dinis ( Candidata na lista da CM)
Dia 25 às 17h00 – Apresentação de candidatos da Freguesia de Alcântara
Jardim do Alto de Santo Amaro
Participa- Ruben Carvalho e Modesto Navarro
Dia 25 às 17h00 – Apresentação de candidatos da Freguesia de Alcântara
Jardim do Alto de Santo Amaro
Participa- Ruben Carvalho e Modesto Navarro
Dia 25 – 17h30 – Debate/convívio
“Desporto e Movimento Associativo”
Jardim da Bica do Sapato / Freguesia Stª.Engrácia
Participa Ana Carolina ( Candidata à AR)
.
O PSD geriu a CML entre 2002 e meados de 2007 de acordo com objectivos e interesses que não eram os da Cidade: o PSD entregou a Cidade aos grandes interesses e aos grandes negócios – com o PS envolvido directamente nos negócios e compromissos, como foi o caso das alterações simplificadas do PDM.
A regra desse tempo foi a ausência de lei, com o PDM anulado e os planos de urbanização e de pormenor substituídos por loteamentos ilegalmente aprovados – situações que acabaram por desaguar em mais de 60 processos de investigação judiciária e, até agora, mais de uma dezena de arguidos.
As Finanças municipais foram subvertidas e a dívida triplicou num curto período.
Os Serviços foram conduzidos à inoperância, foram desarticulados e a precariedade passou a ser a regra nas admissões, imperaram o padrinhismo e o nepotismo.
PS
No actual mandato, da parte do PS houve muita propaganda mas pouca acção.
No essencial, as políticas continuam as mesmas, embora com alguma camuflagem. O caso do urbanismo é paradigmático.
Com outra roupagem, a verdade é que continua a falta de regras, o PDM é sistemática e cirurgicamente suspenso para permitir grandes lucros aos investidores à custa da qualidade de vida na Cidade.
Como temos afirmado, assiste-se hoje à multiplicação de «planos e projectos parcelares» em zonas estratégicas da cidade, como o Parque Mayer, a «Matinha» e Alcântara, por exemplo, sem que a revisão do Plano Director Municipal (PDM) esteja concluída.
A Cidade continua sem ter sido realizada a revisão do PDM.
O espaço público está miserável, abandonado e degradado, continuaram as operações de privatização de espaços em Lisboa, se não fossem travadas as tentativas de privatização de serviços, hoje a higiene urbana já teria sido concessionada a privados. Tudo, com os elevados custos para o erário publico e mesmo para a defesa do trabalho com direitos.
As dívidas foram simplesmente empurradas para o próximo mandato e para mais além.
Os vereadores do PCP apresentaram hoje uma proposta sobre a necessária requalificação da Praça Afonso do Paço.
.
Pode consultar aqui o texto da proposta.
.
Câmara de Lisboa financia
campanha do PS
António Costa, Presidente da CML pelo PS e candidato do PS a novo mandato, entrou agora naquilo que parece o arranque de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral.
Mais e tão grave quanto isso: em alguns desses materiais de propaganda são divulgadas informações erróneas (mentiras).
Com a chancela da CML e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de propaganda eleitoral – que a CDU denuncia.
.
Na próxima sessão da Asembleia Municipal, na terça, dia 15, a CDU, através do Grupo Municipal do PCP apresenta propostas para debate e votação para solução de problemas da vida local de Lisboa e no interesses dos cidadãos sobre os seguintes assuntos:
1 - RECOMENDAÇÃO: INSEGURANÇA E FALTA DE LIMPEZA EM SANTA CATARINA
2 - RECOMENDAÇÃO:
3 - RECOMENDAÇÃO: MERCADO DE ARROIOS
4- MOÇÃO: PROBLEMAS DE RUÍDO E QUEIXAS DE MORADORES DA RUA DAS JANELAS VERDES
5 - MOÇÃO: PLANO DE URBANIZAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE À ESTAÇÃO DO ORIENTE
6 - MOÇÃO: SITUAÇÃO NA EMEL
.
PCP por uma gestão democrática do Metropolitano de Lisboa | ![]() | ![]() | ![]() |
08-JUL-2009 | |
de Lisboa, chamou à Apreciação Parlamentar o Decreto-Lei que altera os Estatutos da Empresa, e fê-lo por duas razões essenciais: Porque nem Presidente da República, nem Primeiro-Ministro, nem Governo, cuidaram da constitucional obrigação de ouvir o parecer da Comissão de Trabalhadores da Empresa. E porque se trata de uma proposta que torna menos transparente a gestão da empresa, permitindo o seu crescente enfeudamento à agenda dos interesses privados que vão tomando conta do próprio sector público. Ler Pedido de Apreciação Parlamentar . |
O PS, na Câmara Municipal de Lisboa, ensaiou uma “manobra” de simulação de consulta aos titulares de alvarás de serviço de táxi em Lisboa, para saber quem estava interessado em adaptar os seus actuais veículos para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida.
O PS e António Costa sabiam perfeitamente que não iria haver adesão, face aos elevados custos de tal transformação, estimados em cerca de 40 mil euros, a menos que tal consulta tivesse subjacente um adequado apoio aos eventuais interessados.
(...)
.
:
Estivemos e estamos no terreno, e essa é a grande diferença que nos caracteriza e que nos levou a um grande trabalho nas eleições para o Parlamento Europeu.
Vamos estar onde estão os problemas e as pessoas, nas ruas e nos bairros, vamos fazer propostas e lutar pela melhoria das condições de vida das populações e dos trabalhadores.
(...)
.
A Câmara de Lisboa aprova as propostas da CDU mas depois não as cumpre: mete-as na gaveta !
.
Como seria hoje Lisboa ?
.
Como estaria hoje a Cidade se as propostas da CDU aprovadas na CML tivessem sido cumpridas?
Já imaginou uma Lisboa com o seu espaço público ordenado e limpo, bem cuidado, bem tratado? Pois foi essa a proposta da CDU na CML e que a Câmara aprovou. Mas que a maioria PS não quis cumprir até hoje.
Já imaginou uma Lisboa cujo Plano Director tivesse sido revisto em tempo útil e onde as urbanizações surgissem mediante planos como a lei determina? Foi essa a proposta da CDU na CML. A Câmara aprovou, mas o PS não a quis cumprir até hoje.
Estas e muitas outras mudanças estariam hoje adquiridas se o PS tivesse sabido e querido cumprir as votações da CML.
Leia nas páginas centrais
.
Eleições legislativas
Não vão resultar as tentativas do PS e do PSD para convencerem o nosso Povo de que só vale a pena votar nesses dois partidos. As eleições europeias, com o crescimento de mais de 20% da votação da CDU, mostraram à saciedade que vale a pena combater as políticas de direita e que esse combate é assegurado pela CDU, independentemente do transvase de votos do PS para o BE… No final de Setembro, no dia das eleições legislativas, teremos nova ocasião para mostrar o cartão vermelho que o Governo merece.
Leia na página 4
A CDU, pela proposta dos Vereadores do PCP na CML, vai dar parecer negativo ao processo do novo Museu dos Coches.
Para lá de problemas com o projecto em si mesmo, persistem aspectos negativos como a indefinição das infra-estruturas, o tratamento dos espaços públicos e sobretudo o sistema viário e as condições de circulação, envolventes ao equipamento em questão, condição essencial da sua viabilidade.
.
Pode ler a proposta na íntegra aqui.
.
Joaquim António Canelhas Granadeiro
- 54 anos
- Desde muito jovem trabalhou como operário nas Oficinas Gerais de Material de Engenharia (O.G.M.E.).
- Aí pertenceu aos órgãos representativos dos trabalhadores e fez parte da Direcção do Sindicato dos Trabalhadores das Forças Armadas sendo seu fundador.
- Ainda na Direcção do Sindicato fez parte da lista para as Eleições Autárquicas da Freguesia da Ajuda.
- Foi eleito no final da década de oitenta, exercendo funções a tempo inteiro na Junta de Freguesia primeiro como Tesoureiro, e nos mandatos seguintes como Presidente, até hoje.
- Mais uma vez será o 1º. Candidato à Assembleia de Freguesia da Ajuda, como membro do Partido Comunista Português, integrado na CDU.
.
Bairro Fiscal do Restelo agora vai ter de atender 6 Freguesias em vez de 3
Governo acaba com Serviço do Bairro Fiscal de Alcântara e complica a vida aos cidadãos
A CDU denuncia.