Este post esta a muito tempo nos meus rascunhos, e eu tinha que terminá-lo logo, porque eu sei que pode ajudar muita gente!
Eu já falei aqui como eu fiz meu bem-casados. Comprei o pão de ló pronto, só tive trabalho de cortar, rechear, passar calda e embrulhar.
Há algum
Quem quiser baixar o vídeo da aula, a Sammia disponibilizou aqui. A aula foi super divertida, a professora é muito engraçada, e ela dá dicas durante a aula bem interessantes.
Bom, vamos a receita, e depois deixo minhas considerações.
Massa:
-> 3 ovos
-> 3 gemas
-> 8 colheres (sopa) de açúcar
-> 1 colher (sopa) de açucar de baunilha
*Ps. Eu troquei por 1 colher (sobremesa) de baunilha líquida
-> 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
-> 2 colheres (sopa) de amido de milho
Na batedeira, junte os ovos, as gemas, o açucar e a baunilha. Bata bem até triplicar o tamanho e obter uma massa fofa. (Obs. Esta etapa é muito importante, pois esta massa não vai fermento e é aqui que a massa cresce.) Desligue a batedeiria e adicione a farinha de trigo e o amido de milho, delicadamente com um fouet. Coloque a massa em uma assadeira retangular (30x45 cm) untada.
Leve ao forno em temperatura moderada por aproximadamente 10 minutos, ou até ficar ligeiramente dourado, corte os bem-casados com um cortador redondo (aprox. 4 cm).
Recheie, passe a calda e deixe secar por 12 horas, depois embrulhe em celofane, papel crepom e lacinhos de fita.
Recheio tradicional:
Doce de leite ou 1 lata de leite condensado cozido por 30 minutos em panela de pressão
Ps. Eu prefiro a lata de leite condensado e cozido em pressão por uns 20 min, assim fica mais "clarinho".
Calda:
-> 1/2 quilo de açúcar de confeiteiro (glaçucar)
-> 1 xícara (chá) de água fervendo
Misture bem o açucar com a água. Estas medidas são padrões, mas você pode aumentar ou reduzir a quantidade de água, de acordo com a consistencia da calda desejada. Se você colocar menos água, a calda fica mais "crocante". Não esqueça de deixar os bem-casados secando por pelo menos 12 horas, senão eles ficarão enchardos depois de embrulhados no celofane.
DICAS:
-> Peneire os ovos, mas sem pressionar muito. A pelinha da gema não pode passar pela peneira para não deixar aquele cheiro forte de ovo na massa.
-> A receita é muito fácil e prática. Não vai nem fermento.
-> Apesar de toda essa facilidade, eu ainda acho que se você encontrar para comprar a massa de pão de ló pronta, você economiza um bom tempo, apesar de sair um pouco mais caro.
-> Algumas outras dicas sobre bem-casados aqui: http://casandoemjulho.blogspot.com/2011/02/diy-bem-casados.html
-> E aqui a receita fazendo sucesso na bodas da Sushi e do Macarrão:
Ps. Eu não sou especialista no assunto, e nem vendo bem-casados, só queria compartilhar minha experiência com vocês!