25/06/21
23/06/21
12/06/21
11/06/21
10/06/21
08/06/21
04/06/21
Caminhos de Leitura - XVIII Encontro de Literatura Infantojuvenil
Já se inscreveu? Alertamos que terminam hoje as inscrições para a formação creditada. Não se esqueça inscreva-se já!!
Para a formação não creditada as inscrições decorrem até dia 8 de junho.Aguardamos pela sua inscrição.
Juntem-se aos nossos Caminhos!!A viagem está quase a começar!!
03/06/21
Os nossos convidados...
António Jorge Gonçalves
Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Design de Comunicação em Lisboa (Escola Superior de Belas-Artes) e fez mestrado em Cenografia de Teatro em Londres (Slade School of Fine Art), onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Lecionou Espaços Performativos no Mestrado em Artes Cénicas (FSCH, Lisboa).
Autor de Novelas Gráficas publicadas e expostas em Portugal, Austrália, Bélgica, Brasil, França, Macau, Espanha, Coreia do Sul, e Reino Unido.Fez cenografia para teatro trabalhando com vários encenadores. Através do Desenho Digital em Tempo Real e da manipulação de objetos em Retroprojetor de Transparências, tem protagonizado diversas ações performativas com músicos, atores e bailarinos entre os quais Amélia Bentes, Bernardo Sassetti, Camané, Ellen Fullman, Gino Robair, Gustavo Matamoros, Mário Laginha, Micro Audio Waves, Orquestra Divino Sospiro, Orquestra Metropolitana de Lisboa, e Sinfonieta de Lisboa, em Portugal, França, Alemanha, EUA e Japão. Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Desenhou semanalmente entre 2003-2018 cartoon político para o Inimigo Público (jornal Público), tendo também publicado no Le Monde e Courrier Internacional, e sido premiado no World Press Cartoon.
Prémio Nacional de Ilustração 2014 com o livro Uma Escuridão Bonita (com Ondjaki).
Pela primeira vez nos Caminhos de Leitura. A 4 Mãos, é como vamos ver o António Jorge Gonçalves.
É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da música colabora regularmente como compositor e intérprete em Cinema e Teatro. Tem colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto, Vitorino, Amélia Muge, Camané, Carminho, Maria João.
Desde 2004 que colabora com a Cinemateca Portuguesa como pianista residente no acompanhamento de filmes mudos. Convidado pela Cinemateca Portuguesa compôs e gravou a banda sonora para as edições em DVD de dois filmes portugueses do Cinema Mudo, em 2017 foi lançado Lisboa, Crónica Anedótica de Leitão de Barros, tendo ganho uma Menção Honrosa no Festival Il Cinema Ritrovato em Bolonha, e em 2018 O Táxi n.o9297 de Reinaldo Ferreira. Como pianista e em nome próprio, tem-se apresentado em vários festivais de Jazz europeus. Em nome próprio editou os discos: First Falls (2011) – Prémio artista revelação Fundação Amália - , A Hundred Silent Ways (2013), Inquietude (2015), Rita Maria & Filipe Raposo / Live in Oslo (2018), ØCRE (2019).
Pela primeira vez nos Caminhos de Leitura. A 4 Mãos, é como vamos ver o Filipe Raposo.
02/06/21
Os nossos convidados...
Mafalda Milhões
Dedica-se à ilustração, mas também é editora, livreira, autora e mediadora de leitura. Formou-se em Artes Gráficas em Tomar, é discípula de Gutenberg e uma das impulsionadoras do projeto editorial “O Bichinho de Conto”, agora sediado em Óbidos.
A ilustração de Mafalda Milhões expressa bem a sua personalidade e ideias. É uma ilustradora de causas. A sua obra conta com várias distinções, em 2014 foi galardoada em Espanha com o Gourmand Award na categoria Best Illustrated CookBook com o livro Maruxa (OQO).
As suas imagens são de quem mastiga palavras e lê o mundo. Para ela ler também é ouvir, ser, estar e sentir.
Criadora e fazedora das imagens poéticas dos Caminhos de leitura, A Mafalda obriga-nos a ler muitas vezes de cabeça para baixo!
Os nossos convidados...
TRELEAR – Laboratório de Leitura Sensorial e Teatral
Nasceu em 2011 com o nome de Clube de Leitura. Tinha por objetivo possibilitar e motivar os seus participantes para a continuidade da experiência da leitura, num espaço que apelasse a sua vivência com todos os sentidos.
Desde 2014 que habita o Teatro-Cine de Pombal possibilitando a crianças e jovens o encontro com múltiplas formas de expressão.
Contamos, em 2021, com 12 participantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, sendo a mediadora a São Sumares. Professora do 1ºCiclo do Ensino Básico e madeirense de gema, São Sumares, amante da brincadeira com palavras “atarantadas” leva o grupos pelo sonho, mimo e diversão a viver o sentido da palavra oral e escrita, em diferentes registos.
Com um trabalho desenvolvido com a Andante, vamos perceber nos nossos Caminhos de Leitura que, à noite todos os gatos são pardais.
01/06/21
Os nossos convidados...
Andante
Em 1999, nós, Cristina Paiva e Fernando Ladeira, criámos a Andante. Uma companhia de teatro dedicada exclusivamente à promoção da leitura que faz o seu caminho junto dos mais variados públicos mas que dedica grande parte do seu trabalho à infância. Os Caminhos de Leitura fazem naturalmente parte da nossa história.
Somos leitores, atores, encenadores, cenógrafos, leitores, formadores, cantores, coralistas, leitores, músicos, realizadores, produtores, figurinistas, leitores, já tínhamos dito? Somos leitores, viciados em livros, em histórias, em pensamentos em forma de linguagem, amamos os livros e procuramos disseminar esse amor. Em 2019 fomos recompensados com o Prémio Ler+.
Mas a batalha continua: ler e dar a ler. Seja de que forma for.
Amigos de longa data, com um trabalho precioso. Todos os dias são dias de batalha: Ler e dar a ler. Seja de que forma for. Já tinham dito?
Os nossos convidados...
Daniel Completo
Daniel Completo nasceu em Lisboa a 03/06/1964, licenciou-se em Ed. Musical e esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa integrando o grupo Ronda dos Quatro Caminhos durante 15 anos, trilhados na década de 80 e 90.
No ano de 2010 realiza uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares lançando o audiolivro Brincar com as Palavras compondo e interpretando doze dos melhores poemas da vasta obra de Luísa Ducla Soares, valorizando nas letras o aspeto lúdico e brincalhão, como demonstram os poemas Abecedário sem Juízo, A Menina Feia, Na Máquina do Tempo, entre outros.
Em setembro de 2011, realizou novamente um trabalho com a escritora Luísa Ducla Soares lançando o livro+CD O Som das Lengalengas livro este que passado poucos meses entraria para o Plano Nacional de Leitura. Neste trabalho é apresentada uma compilação de lengalengas oferecendo, assim, ao mundo infantil uma obra de grande prestígio e relevo a nível nacional.
Nos anos seguintes seguiram-se cerca de 2 dezenas de audiolivros com mais de 200 cantigas realizados em parceria com vários escritores de literatura infantojuvenil.
Daniel Completo realiza regularmente espetáculos infantis organizados por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia entre outras entidades. Desenvolve também regularmente visitas de autor com ações de incentivo à leitura junto de escolas, bibliotecas e feiras do livro.
Os nossos Caminhos já se cruzaram muitas vezes... Com muita poesia e música ouvimos e escutámos o Daniel Completo. Nos Caminhos de Leitura, entrará numa Ronda inquieta de Poesia.